Alcool x Gasolina ???????

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Alcool x Gasolina ???????

por prkiko10 » Seg Set 13, 2010 12:43 am

Gnt, e como saber o que presta e o que nao presta??? (qualidade)
[img]C:\Users\KikoeFlorzinha\Pictures\Carro\06082010(004).jpg[/img]
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por eevandro » Seg Set 13, 2010 3:16 am

ferreirafp escreveu:Bom, desculpem, mas essa conta de 70% o valor da gasolina é somente NA MÉDIA para conferência rápida na bomba, pois supõe-se que faça 10 km/L com gasolina e 7 km/L com alcool. Bom, explicarei melhor:
Se o preço da gasolina for R$ 2,40 e o do álcool R$ 1,40 (como estava aqui em Floripa a uns dias atrás), isso significa que pra valer a pena o alcool o consumo com alcool deve ser no mínimo 58% o da gasolina, isto é, se o consumo com gasolina for 10km/L, o com alcool deve ser de no mínimo 5,8 km/L para valer a pena. Se for 6,0 km/L, 6,5 km/L e/ou 7 km/L melhor.
Bom, no nosso exemplo hipotético, obviamente que se o seu carro fizer 11 km/L na gasolina, para valer a pena com o alcool, o consumo deve ser 6,4 km/L no mínimo e assim por diante.
Este final de semana, o preço do alcool aqui em floripa disparou para R$ 1,70 e o da gasolina está R$ 2,40, o que dá um fator de 0,70, isto é, para valer a pena, o consumo com o alcool deve ser de no mínimo 70% do da gasolina. Se o seu carro faz com gasolina o que o meu faz, em torno de 10 km/L, deve fazer 7km/L com o alcool. Bom, o meu estava fazendo isso. Mas troquei de posto esta semana e o CB com alcool está marcando agora 5,9 km/L. Bom, paguei R$ 1,40 pelo alcool, mas me ferrei porque saí de um consumo de 7,0 km/L para 5,9 km/L. Mesmo valendo a pena me ferrei, porque tudo indica que o alcool que peguei é batizado com esse consumo. Até o arranque do carro está mais devagar...rsrsrs.

Resumindo:

FATOR COMBUSTÍVEL = relação do preço etanol/gasolina
FATOR CONSUMO DO CARRO = relação do consumo etanol/gasolina do seu carro (geralmente próximo de 0,7 mas vc mesmo deve fazer o teste)

Faz-se a conta:

FATOR COMBUSTÍVEL > FATOR CONSUMO DO CARRO = Vantagem abastecer com GASOLINA

FATOR COMBUSTÍVEL < FATOR CONSUMO DO CARRO = Vantagem abastecer com ETANOL

Me corrija se interpretei errado, mas acho que é isso.

8)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ferbosso » Seg Set 13, 2010 8:26 am

Meu Punto tá fazendo média no CB 7,8km/l com álcool... Já abasteci em postos diferentes e nao varia o consumo tanto assim nao.
Por aqui o alcool custa R$1,18~1,20 e a gasolina R$2,39.
Conclusão: Meu tanque nunca viu uma gota de gasolina rsrsrsrs
Attractive 1.4 2010/11 JABULAAAANIIII
Preto "escuro" (vulcano) rsrsrs
G20 + Diamond Vision 5K + Pingos Autocom
Resto Stockão msm, inclusive caloteiro...
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mauro0x52 » Seg Set 13, 2010 8:43 am

Há alguns pontos que não foram levantados ainda do alcool em relação à gasolina:

A gasolina possui algumas impurezas que sobram no processo de crackeamento do petróleo como os compostos de enxofre que, além de serem maléficas para o meio ambiente e para a respiração, diminuem a vida útil do motor.

A gasolina aditivada passa por um processo a mais em que esses resíduos acabam sendo filtrados, mas mesmo assim sobra um pouco.

Já o alcool é um combustível limpo. Seu próprio processo de produção contribui para a eliminação de impurezas.

E, além disso, o alcool é um combustível renovável e muito menos poluente, por mais que consuma mais.

Eu sempre boto alcool independentemente do preço.
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Seg Set 13, 2010 9:44 am

bem lembrado Mauro e ainda acho válido lembrar um pequeno detalhe dos motores Flex da FIAT ,inclusive o novos E-TorQ, que ajudará na decisão de quem busca, somente, economia x consumo: a taxa de compressão dos motores flex FIAT é relativamente baixa, ao redor de 10,3 a 10,6:1 ou seja, é mais adeuqada para o uso da gasolina. Por isso o consumo um tanto qto alto com etanol, sem considerar tbem, no caso dos 1.4 flex, a diminuição do nível de ruído com gasolina. Por essas e outras é que continou naquele meu esquema de misturar, isto é, para o tanque, tenho colocado 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina, o que faz que o consumo por km rodado vá a 10,5 km/l, com motor mais silencioso e sem alterar o desempenho.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por je9445 » Seg Set 13, 2010 9:49 am

Meu Punto tb só ando no alcool......
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por AlexJW » Seg Set 13, 2010 5:43 pm

shadowcps escreveu:bem lembrado Mauro e ainda acho válido lembrar um pequeno detalhe dos motores Flex da FIAT ,inclusive o novos E-TorQ, que ajudará na decisão de quem busca, somente, economia x consumo: a taxa de compressão dos motores flex FIAT é relativamente baixa, ao redor de 10,3 a 10,6:1 ou seja, é mais adeuqada para o uso da gasolina. Por isso o consumo um tanto qto alto com etanol, sem considerar tbem, no caso dos 1.4 flex, a diminuição do nível de ruído com gasolina. Por essas e outras é que continou naquele meu esquema de misturar, isto é, para o tanque, tenho colocado 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina, o que faz que o consumo por km rodado vá a 10,5 km/l, com motor mais silencioso e sem alterar o desempenho.

Boa Shadowzin... meu último tanque foi meio a meio (gasosa x álcool). Vamos ver como o bólido se comporta... vou repetir nos próximos dois ou três tanques e ver os resultados.

abçs!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por jaydee_ro » Ter Set 14, 2010 12:22 pm

Voltando ao post original do tópico... essa info é antiga, mas é sempre bom refrescar na mente nova dos intrépidos membros...

O forum tá ficando gigantesto... tem um tópico falando sobre isso e é um dos primeiros do forum todo...
    Imagem
    Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
    Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por shadowcps » Ter Set 14, 2010 3:26 pm

é jaydee, só que como acontece em outros foruns (lei do menor esforço) pra quê usar a ferramenta Pesquisar e ficar "perdendo tempo precioso" lendo o que for listado SE é muito mais fácil criar um tópico "novo" e perguntar o desejado, principalmente sabendo que sempre serão obtidas respostas e opiniões ? Ainda mais que, usando no título caps lock e as palavras "Urgente", "Socorro" "Ajuda", o resultado virá muito mais depressa ... :roll:
    ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
    Moderador
    Moderador

por je9445 » Ter Set 14, 2010 3:39 pm

o modera ta cabrero hj.....
    Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
    - EX Uno Economy 09/10 "Okm"
    - EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
    - EX Palio EX 97/97
    - EX Voyage 87/87
    Piloto de Testes novato
    Piloto de Testes novato