Alcool x Gasolina ???????
Re: Alcool x Gasolina ???????
Gnt, e como saber o que presta e o que nao presta??? (qualidade)
[img]C:\Users\KikoeFlorzinha\Pictures\Carro\06082010(004).jpg[/img]
- Piloto de Autorama
ferreirafp escreveu:Bom, desculpem, mas essa conta de 70% o valor da gasolina é somente NA MÉDIA para conferência rápida na bomba, pois supõe-se que faça 10 km/L com gasolina e 7 km/L com alcool. Bom, explicarei melhor:
Se o preço da gasolina for R$ 2,40 e o do álcool R$ 1,40 (como estava aqui em Floripa a uns dias atrás), isso significa que pra valer a pena o alcool o consumo com alcool deve ser no mínimo 58% o da gasolina, isto é, se o consumo com gasolina for 10km/L, o com alcool deve ser de no mínimo 5,8 km/L para valer a pena. Se for 6,0 km/L, 6,5 km/L e/ou 7 km/L melhor.
Bom, no nosso exemplo hipotético, obviamente que se o seu carro fizer 11 km/L na gasolina, para valer a pena com o alcool, o consumo deve ser 6,4 km/L no mínimo e assim por diante.
Este final de semana, o preço do alcool aqui em floripa disparou para R$ 1,70 e o da gasolina está R$ 2,40, o que dá um fator de 0,70, isto é, para valer a pena, o consumo com o alcool deve ser de no mínimo 70% do da gasolina. Se o seu carro faz com gasolina o que o meu faz, em torno de 10 km/L, deve fazer 7km/L com o alcool. Bom, o meu estava fazendo isso. Mas troquei de posto esta semana e o CB com alcool está marcando agora 5,9 km/L. Bom, paguei R$ 1,40 pelo alcool, mas me ferrei porque saí de um consumo de 7,0 km/L para 5,9 km/L. Mesmo valendo a pena me ferrei, porque tudo indica que o alcool que peguei é batizado com esse consumo. Até o arranque do carro está mais devagar...rsrsrs.
Resumindo:
FATOR COMBUSTÍVEL = relação do preço etanol/gasolina
FATOR CONSUMO DO CARRO = relação do consumo etanol/gasolina do seu carro (geralmente próximo de 0,7 mas vc mesmo deve fazer o teste)
Faz-se a conta:
FATOR COMBUSTÍVEL > FATOR CONSUMO DO CARRO = Vantagem abastecer com GASOLINA
FATOR COMBUSTÍVEL < FATOR CONSUMO DO CARRO = Vantagem abastecer com ETANOL
Me corrija se interpretei errado, mas acho que é isso.

- Piloto de Atari
Meu Punto tá fazendo média no CB 7,8km/l com álcool... Já abasteci em postos diferentes e nao varia o consumo tanto assim nao.
Por aqui o alcool custa R$1,18~1,20 e a gasolina R$2,39.
Conclusão: Meu tanque nunca viu uma gota de gasolina rsrsrsrs
Por aqui o alcool custa R$1,18~1,20 e a gasolina R$2,39.
Conclusão: Meu tanque nunca viu uma gota de gasolina rsrsrsrs
Attractive 1.4 2010/11 JABULAAAANIIII
Preto "escuro" (vulcano) rsrsrs
G20 + Diamond Vision 5K + Pingos Autocom
Resto Stockão msm, inclusive caloteiro...

Preto "escuro" (vulcano) rsrsrs
G20 + Diamond Vision 5K + Pingos Autocom
Resto Stockão msm, inclusive caloteiro...

- Piloto de Autorama
Há alguns pontos que não foram levantados ainda do alcool em relação à gasolina:
A gasolina possui algumas impurezas que sobram no processo de crackeamento do petróleo como os compostos de enxofre que, além de serem maléficas para o meio ambiente e para a respiração, diminuem a vida útil do motor.
A gasolina aditivada passa por um processo a mais em que esses resíduos acabam sendo filtrados, mas mesmo assim sobra um pouco.
Já o alcool é um combustível limpo. Seu próprio processo de produção contribui para a eliminação de impurezas.
E, além disso, o alcool é um combustível renovável e muito menos poluente, por mais que consuma mais.
Eu sempre boto alcool independentemente do preço.
A gasolina possui algumas impurezas que sobram no processo de crackeamento do petróleo como os compostos de enxofre que, além de serem maléficas para o meio ambiente e para a respiração, diminuem a vida útil do motor.
A gasolina aditivada passa por um processo a mais em que esses resíduos acabam sendo filtrados, mas mesmo assim sobra um pouco.
Já o alcool é um combustível limpo. Seu próprio processo de produção contribui para a eliminação de impurezas.
E, além disso, o alcool é um combustível renovável e muito menos poluente, por mais que consuma mais.
Eu sempre boto alcool independentemente do preço.
- Piloto de Autorama
bem lembrado Mauro e ainda acho válido lembrar um pequeno detalhe dos motores Flex da FIAT ,inclusive o novos E-TorQ, que ajudará na decisão de quem busca, somente, economia x consumo: a taxa de compressão dos motores flex FIAT é relativamente baixa, ao redor de 10,3 a 10,6:1 ou seja, é mais adeuqada para o uso da gasolina. Por isso o consumo um tanto qto alto com etanol, sem considerar tbem, no caso dos 1.4 flex, a diminuição do nível de ruído com gasolina. Por essas e outras é que continou naquele meu esquema de misturar, isto é, para o tanque, tenho colocado 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina, o que faz que o consumo por km rodado vá a 10,5 km/l, com motor mais silencioso e sem alterar o desempenho.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Meu Punto tb só ando no alcool......
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- Piloto de Testes novato
shadowcps escreveu:bem lembrado Mauro e ainda acho válido lembrar um pequeno detalhe dos motores Flex da FIAT ,inclusive o novos E-TorQ, que ajudará na decisão de quem busca, somente, economia x consumo: a taxa de compressão dos motores flex FIAT é relativamente baixa, ao redor de 10,3 a 10,6:1 ou seja, é mais adeuqada para o uso da gasolina. Por isso o consumo um tanto qto alto com etanol, sem considerar tbem, no caso dos 1.4 flex, a diminuição do nível de ruído com gasolina. Por essas e outras é que continou naquele meu esquema de misturar, isto é, para o tanque, tenho colocado 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina, o que faz que o consumo por km rodado vá a 10,5 km/l, com motor mais silencioso e sem alterar o desempenho.
Boa Shadowzin... meu último tanque foi meio a meio (gasosa x álcool). Vamos ver como o bólido se comporta... vou repetir nos próximos dois ou três tanques e ver os resultados.
abçs!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
Voltando ao post original do tópico... essa info é antiga, mas é sempre bom refrescar na mente nova dos intrépidos membros...
O forum tá ficando gigantesto... tem um tópico falando sobre isso e é um dos primeiros do forum todo...
O forum tá ficando gigantesto... tem um tópico falando sobre isso e é um dos primeiros do forum todo...
- Velha Guarda
é jaydee, só que como acontece em outros foruns (lei do menor esforço) pra quê usar a ferramenta Pesquisar e ficar "perdendo tempo precioso" lendo o que for listado SE é muito mais fácil criar um tópico "novo" e perguntar o desejado, principalmente sabendo que sempre serão obtidas respostas e opiniões ? Ainda mais que, usando no título caps lock e as palavras "Urgente", "Socorro" "Ajuda", o resultado virá muito mais depressa ... 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
o modera ta cabrero hj.....
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87