Alcool x Gasolina ???????

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Alcool x Gasolina ???????

por kadinokara » Sáb Set 11, 2010 11:21 pm

Abastecer com gasolina ou álcool?

Para usuário de carro flex, abastecer com álcool só tem vantagem se o preço corresponder a no máximo 70% do valor da gasolina. Isso porque o álcool faz com que o carro tenha um rendimento, em média, 30% menor. Para saber se é vantajoso abastecer, o motorista deve dividir o preço do álcool pela gasolina e o resultado não pode ultrapassar 0,7.

Espero ter ajudado.!

Abraxxx PUNTANHADA!
Imagem
Maquina Italiana - Aro 17" Kromma Grafitte - Molas Eibach - Teto Black - Retrovisor Fibra de Carbono - Bocao - Xenon Milha
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: Alcool x Gasolina ???????

por je9445 » Dom Set 12, 2010 9:26 am

(=D>) (=D>)

boa iniciativa brother
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por kadinokara » Dom Set 12, 2010 1:31 pm

Valew Jefferson! Procuro nao somente acessar o site e sim da dicas!

Que bom que gostou da dica!

Abracosss!
Imagem
Maquina Italiana - Aro 17" Kromma Grafitte - Molas Eibach - Teto Black - Retrovisor Fibra de Carbono - Bocao - Xenon Milha
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por sepacheco » Dom Set 12, 2010 2:15 pm

Olha tem um custo que não aparece nessa conta... o conforto...
Por exemplo o punto 1.4 é um carro á gasolina que pode andar com alcool. Com casolina ele fica bem mais macio, silencioso e linear que com alcool. desisti de usar alcool no Punto...

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por AlexJW » Dom Set 12, 2010 3:17 pm

Boa dica, é bem conhecida, mas sempre vai ter alguém que vai tomar conhecimento pela primeira vez.

Eu particularmente só abasteço com gasolina, mas no último tanque resolvi botar meio tanque de gasosa e meio de álcool, conforme uma dica recebida aqui mesmo no Fórum, acho que foi do Shadowzin.

abçs!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por kadinokara » Dom Set 12, 2010 3:26 pm

Fala Alex!

Eu tambem ouvir falar desse lance de colocar meio a meio, meio tanque gasolina e meio tanque alccol.

Sera se e uma boua??

O que voces acham???

Valew, abraxxxx
    Imagem
    Roda dura de Auto Escola
    Roda dura de Auto Escola

por Ziguratt » Dom Set 12, 2010 6:40 pm

Bom, essa discussão sempre dá pano pra manga.

Pessoalmente falando: tô indo pro meu terceiro carro flex. O meu primeiro foi um Siena, que peguei em 2005. Blz, fui na concessionária pegar o carro e falaram: primeiro abastecimento é no alcool. Ok.

Dái, em 2007 troquei pelo Punto. Blz, fui na concessionária pegar o carro e falaram: primeiro abastecimento é no alcool. Ok.

Dias atrás fui na concessionária pegar meu Punto novo e falaram: primeiro abastecimento é na gasolina. :?

Dá pra entender??

No começo eu tentei me informar sobre o assunto. O que pude apurar é: dá pra usar qualquer um, em qualquer medida, durante qualquer tempo, misturado ou não. Na real, é até bom usar o álcool pelas suas propriedades detergentes, o que faz desnecessário usar gasolina aditivada, pois o benefício desta é conseguido com o uso do álcool. Eu uso qualquer um dos dois. O que estiver mais em conta!

E tb não tem problema usar gasolina aditivada com álcool. Acho que o importante, no caso da aditivada é usar sempre a mesma, pois os aditivos são diferentes em uma marca e outra de combustíveis.

Muitas vezes, qdo pego estrada, coloco entre 60, 65% de gasolina e o resto de álcool. Daí fico com a ilusão que o álcool vai me dar alguma potência extra em ultrapassagens. Qdo o álcool tá barato, faço o inverso pra ter ilusão de economia na estrada Haha Mas não sei se essa teoria procede!

Eu uso os dois combustíveis sem problema. Isolados ou misturados.
    Imagem
    Meus Fiat´s:
    (2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
    Barbeiro de Auto Escola
    Barbeiro de Auto Escola

por ferreirafp » Dom Set 12, 2010 7:41 pm

Bom, desculpem, mas essa conta de 70% o valor da gasolina é somente NA MÉDIA para conferência rápida na bomba, pois supõe-se que faça 10 km/L com gasolina e 7 km/L com alcool. Bom, explicarei melhor:
    Se o preço da gasolina for R$ 2,40 e o do álcool R$ 1,40 (como estava aqui em Floripa a uns dias atrás), isso significa que pra valer a pena o alcool o consumo com alcool deve ser no mínimo 58% o da gasolina, isto é, se o consumo com gasolina for 10km/L, o com alcool deve ser de no mínimo 5,8 km/L para valer a pena. Se for 6,0 km/L, 6,5 km/L e/ou 7 km/L melhor.
    Bom, no nosso exemplo hipotético, obviamente que se o seu carro fizer 11 km/L na gasolina, para valer a pena com o alcool, o consumo deve ser 6,4 km/L no mínimo e assim por diante.
    Este final de semana, o preço do alcool aqui em floripa disparou para R$ 1,70 e o da gasolina está R$ 2,40, o que dá um fator de 0,70, isto é, para valer a pena, o consumo com o alcool deve ser de no mínimo 70% do da gasolina. Se o seu carro faz com gasolina o que o meu faz, em torno de 10 km/L, deve fazer 7km/L com o alcool. Bom, o meu estava fazendo isso. Mas troquei de posto esta semana e o CB com alcool está marcando agora 5,9 km/L. Bom, paguei R$ 1,40 pelo alcool, mas me ferrei porque saí de um consumo de 7,0 km/L para 5,9 km/L. Mesmo valendo a pena me ferrei, porque tudo indica que o alcool que peguei é batizado com esse consumo. Até o arranque do carro está mais devagar...rsrsrs.
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por Ziguratt » Dom Set 12, 2010 8:33 pm

Ferreira,

Muito interessante teu post. Eu nunca havia pensado no lance do consumo do carro no álcool na hora de abastecer. Tipo, eu considerava apenas essa continha dos 70% e só. Mas se o consumo não chega aos 58%, como vc falou, acaba não valendo a pena, mesmo que a conta dos 70% indique o contrário.

Muitas vezes já me perguntei se não existe uma combinação/mistura ideal entre gas/alc que garanta uma boa média entre consumo e desempenho...
    Imagem
    Meus Fiat´s:
    (2005-2007) Siena HLX 1.8, Vermelho Alpine [05/05] ///// (2007-2010) Punto HLX 1.8, Prata Bari [07/08] ///// (2010 - ) Punto Essence 1.6, Cinza Cromo, Creative II [10/11]
    Barbeiro de Auto Escola
    Barbeiro de Auto Escola

por ferreirafp » Dom Set 12, 2010 10:46 pm

Então, ninguém se dá conta disso. Na realidade, o que quero dizer é que temos que cuidar ambos, o consumo do carro e o preço na bomba do alcool e da gasolina. Então terá postos q valerá a pena e outros não, tanto pelo preço quanto pela variação de consumo que a gasolina/alcool vendidos estão proporcionando no carro. Por exemplo, no meu caso, mesmo baixando o consumo de 7 km/L para 5,9 km/L na última abastecida com alcool, ainda vale a pena financeiramente porque o meu ponto de corte é 5,8 km/L. Mas nas próximas abastecidas, já terei que pular para gasolina novamente porque o ponto de corte com o preço de R$ 1,70 para o alcool aqui em floripa, no meu caso, puxará meu ponto de corte para 7,0 km/L com alcool, o que é dificil de alcançar com o alcool porcaria que estão vendendo.
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

Próximo