Conheça melhor as características dos pneus

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Conheça melhor as características dos pneus

por rodrigodk » Sex Ago 27, 2010 8:05 am

*** Boa hien... ***

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Chegou a hora de trocar os pneus do carro e você está em dúvida em qual escolher? Não sabe se coloca os pneus confortáveis e econômicos sugeridos ou se mete quatro rodas aro 17’’ com pneus fininhos e com performance arrasadora?! Bem, nós não vamos te dizer qual você deve comprar, mas podemos te ajudar a entender algumas propriedades dos pneus que irão mudar o desempenho do seu carro de acordo com a finalidade que você busca.

A escolha do pneu adequado para cada carro é feita ainda no projeto, sempre baseado em suas características (velocidade que irá atingir, peso, qual será o sistema de suspensão, propósito de uso, etc.), mas principalmente de maneira empírica: na pista de testes! A verdade é que a escolha do pneu para o carro é mais uma questão de tentativa-e-erro (testes) do que matemática.

Ok, o carro sai da montadora com aqueles pneus “perfeitos” para ele, mas será que é realmente o que você quer? Conforto, desempenho e estética são características geralmente antagônicas, então é bom estar bem certo de qual o propósito mais desejado. E lembre-se, consulte um profissional quanto ao tamanho adequado. Pneus mais largos que o aceitável e rodas maiores podem te render multas e problemas para o carro.

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O perfil do pneu – Conforto X Rendimento

Rendimento ou conforto, eis a questão. Há muitas características a serem levadas em consideração na hora de escolher o pneu, mas aqui está a principal delas. A altura do flanco, ou perfil do pneu, pode mudar completamente o comportamento do seu veículo.

Pneus com perfil mais alto são mais confortáveis, pois absorvem mais o impacto das irregularidades da pista. Sua perda de rendimento é refletida principalmente nas curvas, quando se dobram mais e acabam se deformando com a força lateral, alterando a direção do carro para o chamado ângulo de deriva. O resultado é uma curva um pouco mais aberta do que a posição apontada no volante sugeria.

Já os pneus com perfil mais baixos, muito usados em superesportivos, são feitos para tirar o melhor rendimento do carro. Sim, eles são mais desconfortáveis, mais suscetíveis a cortes e rasgos e mais ásperos, o que os fazem gerar maior ruído, porém são o máximo nas curvas e ficam lindos com rodas acima do aro 15’’. Com menor altura de flanco, há menor deformidade do pneu, deixando o carro mais na mão do motorista nas curvas. Eles são bons, sim, mas nem pense em colocar quatro desses no seu carro se o objetivo for passer diariamente por ruas esburacadas e estradas de terra.

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Profundidade – Tração X Rendimento

Os pneus realmente ideais são aqueles sem nenhuma ranhura, como os slick da Fórmula 1. O problema é que eles são bons se, e somente se, você for dirigir em um piso tão bom quanto o de um autódromo - e sem chuva. As ranhuras, ou sulcos, são fundamentais para o escoamento da água e para aumentar a aderência do pneu em pistas com muitos detritos.

Novamente temos um embate de características. Um milímetro de profundidade de sulcos a mais ou a menos pode fazer muita diferença em um dia de chuva (e aqui está a importância de se trocar os pneus antes da temporada de chuvas da região onde você mora). Ranhuras mais largas e fundas garantem maior tração na chuva e diminuem os riscos de aquaplanagem, enquanto os sulcos mais rasos aumentam o desempenho em pistas secas, garantindo maior área de contato entre a banda de rodagem e a estrada. Se você não quiser ter dois jogos de pneus, como na Fórmula 1, o melhor mesmo é procurar a sigla M+S, ideal para todos as estações do ano.

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Pneus duros ou macios? – Durabilidade X Rendimento

Dúvida comum nas equipes de Fórmula 1, mas simples de resolver. Pneus macios são mais rápidos, mas acabam rapidinho. Lembra dos pneus do Bugatti Veyron que acabam em 30 minutos? Pois é, aqueles são tão macios quanto seu travesseiro, fazem dele o carro ser o mais rápido do mundo, e de deixam um pouquinho mais pobre a cada acelerada. Pneus duros são mais lentos, mas sua durabilidade é a chave fundamental. Em uma corrida, será que vale mais a pena sair rápido na frente ou não precisar trocar os pneus? E para você, vale mais acelerar fundo ou passar algum tempo a mais sem precisar gastar uma grana na borracharia?

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Saiba entender o nome do pneu

Num mundo ideal, alfabetizado e sagaz, bastaria ler as especificações do pneu e fazer a escolha certa para a sua carranga ser a mais confortável e econômica ou a mais rápida da galera. Na denominação P195/60 R15 88 V M+S, por exemplo, P é o modelo do pneu (Passenger Car – carro de passeio), e 195/60 é a largura da banda de rodagem em milímetros e a altura do perfil em percentual, nesse caso 60% de 195 mm. A letra R de radial, aro 15, com capacidade de carga 88 (560 kg cada pneu) e com classificação de velocidade V, ou seja, até 240 km/h, e o geralmente encontrado M+S, que significa que o pneu é adequado para todas as estações.

Outras marcações no pneu podem ajudar na escolha. O Treadwear representa a durabilidade e pode variar de 60 a 600 - quanto maior melhor. Traction mostra a capacidade de tração em asfalto (AA, A, B, C), Temperature indica em 3 níveis o comportamento do pneu com o aumento de temperatura, A, B e C. A matrícula DOT te livrará dos pneus velhos. É com ela que se sabe em qual semana de qual ano o pneu foi fabricado. Em um DOT nº 4008 por exemplo, o 40 significa a quadragésima semana e o 08 significa o ano de 2008.

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Re: Conheça melhor as características dos pneus

por je9445 » Sex Ago 27, 2010 4:15 pm

(=D>) (=D>) (=D>)
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Re: Conheça melhor as características dos pneus

por Lbonetto » Sex Ago 27, 2010 4:21 pm

Que bom !

nao sabia dessa fita do: com capacidade de carga 88 (560 kg cada pneu) e com classificação de velocidade V, ou seja, até 240 km/h, e o geralmente encontrado M+S, que significa que o pneu é adequado para todas as estações.
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Re: Conheça melhor as características dos pneus

por AraujoJr » Sex Ago 27, 2010 4:31 pm

o indice de velocidade é super importante...
um amigo meu tinha um Marea Turbo e na época trocou as rodas e os pneus dele...pensando só no preço ele acabou colocando sem querer pneus com velocidade menor que os de fábrica...
resultado....num retão onde ela estava a quase 200km/h,um pneu deformou e saiu do aro...ele rodou por um grande trecho, o que foi a sorte dele pq reduziu bastante a velocidade.....depois bateu com o porta mala numa arvore, capotou umas 5 vezes...ele estava de cinto, e só arranhou a testa....nasceu de novo!
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Re: Conheça melhor as características dos pneus

por rodrigodk » Sex Ago 27, 2010 9:05 pm

AraujoJr escreveu:o indice de velocidade é super importante...
um amigo meu tinha um Marea Turbo e na época trocou as rodas e os pneus dele...pensando só no preço ele acabou colocando sem querer pneus com velocidade menor que os de fábrica...
resultado....num retão onde ela estava a quase 200km/h,um pneu deformou e saiu do aro...ele rodou por um grande trecho, o que foi a sorte dele pq reduziu bastante a velocidade.....depois bateu com o porta mala numa arvore, capotou umas 5 vezes...ele estava de cinto, e só arranhou a testa....nasceu de novo!


Meu esse é um relato importatíssimo.. pois em 80% dos casos pneu é escolhido pelo preço!!
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Re: Conheça melhor as características dos pneus

por Lbonetto » Sáb Ago 28, 2010 6:38 pm

AraujoJr escreveu:o indice de velocidade é super importante...
um amigo meu tinha um Marea Turbo e na época trocou as rodas e os pneus dele...pensando só no preço ele acabou colocando sem querer pneus com velocidade menor que os de fábrica...
resultado....num retão onde ela estava a quase 200km/h,um pneu deformou e saiu do aro...ele rodou por um grande trecho, o que foi a sorte dele pq reduziu bastante a velocidade.....depois bateu com o porta mala numa arvore, capotou umas 5 vezes...ele estava de cinto, e só arranhou a testa....nasceu de novo!


TENSOOOOO :shock:
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