Relato sobre o câmbio Dualogic

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Relato sobre o câmbio Dualogic

por mauro0x52 » Qui Ago 19, 2010 9:20 am

Galerê,

Muitos vem me perguntando o que estou achando do câmbio Dualogic, se ele realmente é bom, se ele dá trancos, etc. Resolvi criar este tópico para fazer uma breve análise sobre o câmbio.

Vida a bordo

O Dualogic possui 2 modos de operação. No sequencial (ou "manual"), é o condutor escolhe quando trocar as marchas usando o câmbio na posição "+" ou "-". No automático (ou "drive"), o carro muda de marcha automaticamente.

O carro não possui embreagem. Então, para os condutores de primeira viagem em um carro sem embreagem, pisadas com a perna esquerda no pedal de freio serão comuns. Preparem-se para alguns micos no trânsito =P

A marcha atual e o modo selecionado é mostrado no computador de bordo.

Em um ou dois dias você se acostuma com o câmbio.

Darei algumas dicas de como reduzir os soquinhos durante as trocas, para aumentar o conforto e o desempenho ao volante.


Automático

No dia a dia, provavelmente você vai usar mais o modo automático.

O carro muda de marcha sozinho. Ele é bem esperto.

Para o condutor menos agressivo, as trocas de marcha no automático são bem suaves. Apenas na troca da primeira marcha para a segunda que de vez em quando os soquinhos são maiores, mas nada que comprometa a dirigibilidade.

Se você pisar fundo no acelerador, ele faz a troca de marcha em mais altas rotações e, se necessário, ele reduz a marca para aproveitar o uso do torque. No entanto, para quem pisa fundo, os soquinhos das trocas ficam mais intensos, mas mesmo assim, sem comprometer muito a dirigibilidade.

O câmbio ainda conta com um botão S (de "sportivo" =D), o que joga as trocas de marchas láááá no alto. Se você pisar fundo, mas fundo mesmo, as trocas de marchas são feitas em torno de 6000 rpm. Com o modo S ligado, o câmbio faz uma troca de marcha mais rápida. Então se você tiver dirigindo mais calmo, em baixas rotações, o carro vai dar umas soluçadas. Mas para os pé-de-chumbo, vai se divertir pacas.

Eu dirigindo um carro manual dou muito mais soquinhos do que o automático heheheeheh! O maior problema do soluço é quando ele aparece no meio de uma curva, às vezes parece que o carro perdeu a estabilidade (mas só parece).

Prós: não se preocupe em mudar de marcha
Contras: alguns soluços ainda são involuntários / troca de marcha mais lenta


Manual

Para quem curte uma pegada mais esportivas, ou gosta de mudar de marcha, ou quer aniquilar de vez os soquinhos, este é o melhor modo.

A troca de marchas é bem mais firme do que no modo automático, os soluços são menores e o tempo de troca mais rápido. Além disso você não corre o risco de uma troca de marcha surpresa no meio de uma curva. Mas é preciso saber dominá-lo para aniquilar de vez os soluços.

Quando você for diminuir a marcha, você provavelmente está pisando no freio e a troca ocorre sem o menor soquinho. Mas se você não estiver freiando, apenas quer reduzir para aproveitar o torque em altas rotações, o melhor é continuar pisando no acelerador na mesma intensidade que você vinha pressionando antes.

Na hora de aumentar a marcha, pense num carro manual, tire um pouco o pé do acelerador, engate uma marcha maior, e acelere novamente.

Já para grandes acelerações, na hora de aumentar a marcha, despreocupe-se em tirar o pé do acelerador. Apenas pise fundo e divirta-se =D

Prós: maior agilidade / menor tempo de troca de marcha / possibilidade de evitar soquinhos
Contras: para mim nenhum


Piloto automático

O Dualogic já vem de série o piloto automático. Vou aproveitar e falar dele aqui.

Ele funciona em quarta ou quinta marcha. Com ele desligado, acelere até mais ou menos até a velocidade desejada. Ligue o piloto automático e use a alavanca para aumentar ou diminuir a velocidade. Pronto, seu carro está em velocidade de cruzeiro e ele se esforçará para mantê-lo.

Em descidas, é capaz que a velocidade dê uma aumentadinha.

É possível acelerar para fazer ultrapassagens e depois é só tirar o pé do acelerador que o carro volta à velocidade memorizada.

Se você usar o freio ou alterar a marcha, o piloto se desliga automaticamente.

Para ligar novamente, na velocidade memorizada, basta apertar o botão "RES".

Minha opinião

É um bom câmbio, superou todas minhas espectativas. Acredito eu que não haja perdas de despenho em relação ao câmbio manual. Se houver, a perda é mínima.

Os soluços que sobrarem não incomodam nada e a vida a bordo é só alegria.

Para quaisquer dúvidas, deixe seu comentário =]

Abrasssss
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 113
Registrado em: Sáb Ago 07, 2010 10:40 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por bauken » Qui Ago 19, 2010 9:36 am

Mauro, parabéns pelo post! Explicou tudo!

Lendo isso, deu pra ter uma idéia clara de como funciona o Dualogic com o E.torQ!!

Confesso que nunca gostei de carro automático, mas com certeza o Dualogic estará entre as minhas opções na próxima troca de carro!!!! :twisted:

Abraço!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 324
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:23 am
Localização: São Léo-RS

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por mcd » Qui Ago 19, 2010 10:15 am

Fala Mauro, valeu mesmo pelo post, acabei de comprar um 1.8 16V dualogic, e nao vejo a hora de pegar!!!

Só me tira uma dúvida... existe a possibilidade de vc estar usando no modo automático, e resolver fazer uma redução pela alavanca, sem ter que jogar pra esquerda mudando pro manual? tipo, sem ter que pisar mais fundo pra ele reduzir sozinho entende, vc dar uma cutucada no cambio e ele reduzir... ou essa função fica inabilitada totalmente no automatico?

nao sei se me fiz entender, mas a dúvida é essa....

Outra coisa, outro dia fizum teste drive no linea dualogic, um BREVE test mesmo, voltinha no quarteirão (que raiva do vendedor dauqela loja!) e qdo o carro estava em 3ª marcha, eu esperei chegar nuns 2 mil giros e pisei fundo.. notei que o carro nao reduziu para segunda, manteve em terceira e foi subindo de giro.... isso no automatico mesmo... nao rolou a reduzida que eu esperava... isso acontece no seu ou eu que nao soube fazer direito?

Mais uma dúvida, o piloto automático vem só nos sporting ou em TODOS dualogic? onde fica o botão do piloto automatico??

Obrigado e um abraço!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Ago 09, 2010 9:39 am
Localização: são paulo

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por mauro0x52 » Qui Ago 19, 2010 10:23 am

É possível trocar de marcha manualmente pela alavanca no modo automático sim, tanto aumentar quanto diminuir.

2 mil giros o carro já tem fôlego para acelerar, pelo menos o Punto. Acho que por isso ele não reduziu. Numa menor rotação ou no modo S provavelmente ele reduziria.

Acredito eu que o piloto automático venha em todos Dualogic. Ele fica à esquerda do volante, logo abaixo da alavanca de seta.

Abrass!
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 113
Registrado em: Sáb Ago 07, 2010 10:40 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por mcd » Qui Ago 19, 2010 10:26 am

Valeuuuu!!!! agora vc só aumentou ainda mais minha coceira e deixou meus dias mais loooongos atéa chegada da criança! rssss...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Ago 09, 2010 9:39 am
Localização: são paulo

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por mauro0x52 » Qui Ago 19, 2010 10:28 am

Ahahaha ainda bem que já passei dessa fase de espera. Foram os dias mais longos da minha vida!
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 113
Registrado em: Sáb Ago 07, 2010 10:40 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por malicia » Qui Ago 19, 2010 11:05 am

falae mauro...
esse negocio do soluco na curva acontece cmg em qqer carro automatico q eu dirigi.....
e' uma questao de acostumar....


eu acho que como qqer coisa o negocio e' se acostumar, o duro era com os primeiros dualogics do stilo que nao tinha como se acostumar...
heheheheheheheh a tarde eu pego o meu to bem ansioso.... mas pelo menos vc ja deu noticias boas (:D)
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 384
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 4:16 am
Localização: sao paulo

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por mcd » Qui Ago 19, 2010 11:08 am

putzzzzz... a tarde!!! ô invejinha... mas da boa hein... nao me entenda mal! rssss.... comprei dois, e um deles, sem dualogic sai hj... mas o meu dualogic... xiiiiii... deita eespera....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 154
Registrado em: Seg Ago 09, 2010 9:39 am
Localização: são paulo

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por Winner » Qui Ago 19, 2010 12:32 pm

Mauro, muito obrigado pelo post. Melhor impossível. Agora sim fico sem receio de comprar meu próximo carro com o Dualogic. Valeu mesmo e divirta-se com o novo bólido hehehe. Abraço!!!
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 1452
Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:13 pm
Localização: Natal/RN

Re: Relato sobre o câmbio Dualogic

por mauro0x52 » Qui Ago 19, 2010 1:38 pm

malicia, depois nos diga o que achou! E se as dicas que eu dei serviu pra alguma coisa ou não eheheh!

Winner, com certeza vale o conforto!
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 113
Registrado em: Sáb Ago 07, 2010 10:40 pm
Localização: Campinas, SP

Próximo

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes
cron