Polemicos aditivos de combustivel
Polemicos aditivos de combustivel
Polêmicos aditivos de combustível
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
Melhorar o consumo, dar mais potência ao motor ou simplesmente manter limpos bicos injetores, válvulas, velas, entre outros componentes. Esses são alguns dos resultados prometidos pelos fabricantes de aditivos para combustível, encontrados em postos de gasolina, centros especializados e até mesmo em supermercados.
No entanto, o debate em torno desse tipo de produto é amplo e muito complicado. Enquanto alguns especialistas aconselham a utilização dos aditivos, outros colocam em dúvida a sua eficácia.
Os aditivos são substâncias químicas derivadas do petróleo que prometem algumas vantagens para aqueles que buscam preservar a saúde e a longevidade do motor e seus componentes. De acordo com Simone Hashizume, coordenadora de desenvolvimento de produtos da Bardahl e membro da Comissão Técnica de Combustíveis, Lubrificantes e Aditivos da AEA (Associação de Engenharia Automotiva), existem basicamente três tipos de aditivos: o Clean Up, que serve para limpar o sistema de alimentação do propulsor; o Keep Clean, que tem a missão de manter limpos os componentes do motor; e por fim o chamado Booster, que confere ao motor uma ligeira melhora no desempenho.
"Os aditivos para combustíveis são produtos que proporcionam uma combustão mais completa, reduzindo o consumo. Eles mantêm limpas e lubrificadas as partes altas do motor, o sistema de alimentação, válvulas e sede de válvulas, bicos injetores ou carburadores e velas.
Proporcionam a redução da emissão de poluentes, pois evitam a formação de depósitos. Reduzem os custos com manutenção para limpeza e regulagem do motor", explica Simone.
O motorista também precisa prestar atenção. Existem aditivos para veículos a gasolina, álcool e diesel, e cada um tem uma função diferente. Os aditivos para veículos que rodam com gasolina ou diesel possuem detergentes que inibem a ação de partículas comumente encontradas em combustíveis adulterados. Já os destinados a carros a álcool têm a função de prevenir a corrosão das peças, pois o etanol tem essa característica.
Outro lado - No entanto, há quem coloque em dúvida todas essas promessas. Segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, os aditivos não são tão milagrosos como algumas empresas afirmam. "Nenhuma montadora aconselha o motorista a utilizar aditivos periodicamente. Tanto que não existe qualquer menção sobre esses produtos nos manuais do proprietário", explica Venosa.
"Os fabricantes de automóveis desenvolvem motores seguindo os padrões do combustível de cada país. Aqui no Brasil, por exemplo, a gasolina tem muito enxofre e uma determinada porcentagem de octanos - que é diferente em outras nações. Então, quando se usa aditivos, modifica-se a característica do combustível", revela o engenheiro mecânico.
No entanto, apesar de a maioria das fabricantes de aditivos ser de outros países, a comercialização e a produção desses produtos é autorizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). "Não existem restrições para a utilização dos aditivos no combustível, pois conforme Portaria ANP 41, que regulamenta a comercialização de aditivos para combustíveis automotivos e de combustíveis automotivos aditivados, ‘aditivo para combustível automotivo é o produto constituído de um ou mais componentes ativos, com ou sem diluente, que agrega características benéficas ao combustível automotivo.' Esses produtos devem possuir um registro junto à ANP, que tem de constar no rótulo junto com outras informações requeridas pela Portaria", explica Simone.
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
Melhorar o consumo, dar mais potência ao motor ou simplesmente manter limpos bicos injetores, válvulas, velas, entre outros componentes. Esses são alguns dos resultados prometidos pelos fabricantes de aditivos para combustível, encontrados em postos de gasolina, centros especializados e até mesmo em supermercados.
No entanto, o debate em torno desse tipo de produto é amplo e muito complicado. Enquanto alguns especialistas aconselham a utilização dos aditivos, outros colocam em dúvida a sua eficácia.
Os aditivos são substâncias químicas derivadas do petróleo que prometem algumas vantagens para aqueles que buscam preservar a saúde e a longevidade do motor e seus componentes. De acordo com Simone Hashizume, coordenadora de desenvolvimento de produtos da Bardahl e membro da Comissão Técnica de Combustíveis, Lubrificantes e Aditivos da AEA (Associação de Engenharia Automotiva), existem basicamente três tipos de aditivos: o Clean Up, que serve para limpar o sistema de alimentação do propulsor; o Keep Clean, que tem a missão de manter limpos os componentes do motor; e por fim o chamado Booster, que confere ao motor uma ligeira melhora no desempenho.
"Os aditivos para combustíveis são produtos que proporcionam uma combustão mais completa, reduzindo o consumo. Eles mantêm limpas e lubrificadas as partes altas do motor, o sistema de alimentação, válvulas e sede de válvulas, bicos injetores ou carburadores e velas.
Proporcionam a redução da emissão de poluentes, pois evitam a formação de depósitos. Reduzem os custos com manutenção para limpeza e regulagem do motor", explica Simone.
O motorista também precisa prestar atenção. Existem aditivos para veículos a gasolina, álcool e diesel, e cada um tem uma função diferente. Os aditivos para veículos que rodam com gasolina ou diesel possuem detergentes que inibem a ação de partículas comumente encontradas em combustíveis adulterados. Já os destinados a carros a álcool têm a função de prevenir a corrosão das peças, pois o etanol tem essa característica.
Outro lado - No entanto, há quem coloque em dúvida todas essas promessas. Segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, os aditivos não são tão milagrosos como algumas empresas afirmam. "Nenhuma montadora aconselha o motorista a utilizar aditivos periodicamente. Tanto que não existe qualquer menção sobre esses produtos nos manuais do proprietário", explica Venosa.
"Os fabricantes de automóveis desenvolvem motores seguindo os padrões do combustível de cada país. Aqui no Brasil, por exemplo, a gasolina tem muito enxofre e uma determinada porcentagem de octanos - que é diferente em outras nações. Então, quando se usa aditivos, modifica-se a característica do combustível", revela o engenheiro mecânico.
No entanto, apesar de a maioria das fabricantes de aditivos ser de outros países, a comercialização e a produção desses produtos é autorizada pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). "Não existem restrições para a utilização dos aditivos no combustível, pois conforme Portaria ANP 41, que regulamenta a comercialização de aditivos para combustíveis automotivos e de combustíveis automotivos aditivados, ‘aditivo para combustível automotivo é o produto constituído de um ou mais componentes ativos, com ou sem diluente, que agrega características benéficas ao combustível automotivo.' Esses produtos devem possuir um registro junto à ANP, que tem de constar no rótulo junto com outras informações requeridas pela Portaria", explica Simone.
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
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- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Tem postos que sempre oferecem esses aditivos. Eu nunca usei e nem pretendo usar. Pra mim não é vantajoso. Nunca precisei fazer sequer uma limpeza de bico no carro. Sempre capricho nas manutenções preventivas.
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Nunca me oferecem aditivo nenhum!
Tb não colocaria!
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VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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- Velha Guarda
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Nunca usei, e acredito que não fazem diferença nenhuma. Acho que conseguem vender pra quem usa o carro só como transporte, não sabe nem olhar o nivel do óleo...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
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- Registrado em: Seg Abr 07, 2008 7:34 pm
- Localização: Barra do GarçasMT
Tudo que seu carro precisa vem com o combustível... esquece essas coisas...
A Unica coisa que funciona são os octane booster da NOS e STP, mas só se você tem um carro supertaxado.. se não é jogar dinheiro fora....
Bico só se limpa quendo põe combustivel ruim MESMO, os bicos tem revestimento de teflon e trabalham com alta pressão.. e o que passa ali é... Alcool ou gasolina que são excelentes solventes.. logo... não gaste dinheiro com isso.
Claro que um carro fumando ou que usou um combustivel MUITO ruim pode criar incrustrações nos bico SE SE TRATAR DE UM CARRO COM INJEÇÃO DIRETA mas ai só limpa com ultra som, ou seja limpeza que não desmonta o bico só serve pra engordar o bolso do mecânico.
[]
Sandro
A Unica coisa que funciona são os octane booster da NOS e STP, mas só se você tem um carro supertaxado.. se não é jogar dinheiro fora....
Bico só se limpa quendo põe combustivel ruim MESMO, os bicos tem revestimento de teflon e trabalham com alta pressão.. e o que passa ali é... Alcool ou gasolina que são excelentes solventes.. logo... não gaste dinheiro com isso.
Claro que um carro fumando ou que usou um combustivel MUITO ruim pode criar incrustrações nos bico SE SE TRATAR DE UM CARRO COM INJEÇÃO DIRETA mas ai só limpa com ultra som, ou seja limpeza que não desmonta o bico só serve pra engordar o bolso do mecânico.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
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- Piloto de Auto Escola
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- Registrado em: Dom Fev 17, 2008 11:06 am
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E aquela estoria de colocar bolinha de naftalina no tanque c/ gasolina p/ dar mais "potencia".
Nunca vi ninguem fazer isso, acho q deva ser mais uma lenda... 


Punto Elx Vermelho Alpine
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- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
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mkk escreveu:E aquela estoria de colocar bolinha de naftalina no tanque c/ gasolina p/ dar mais "potencia".Nunca vi ninguem fazer isso, acho q deva ser mais uma lenda...
Diziam que era muito bom... se vc tivesse baratas no tanque!


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mkk escreveu:E aquela estoria de colocar bolinha de naftalina no tanque c/ gasolina p/ dar mais "potencia".Nunca vi ninguem fazer isso, acho q deva ser mais uma lenda...
Tinha a lenda de que aumentava a octanagem da gasolina. Mas nunca foi comprovado...
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
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