Pedido de HT - Skydome + Telecomando
Tutorial com fotos para operar o teto sem a chave
Conforme prometido, segue tutorial com fotos para a alteração no Punto para que o teto passe a obedecer os botões mesmo sem a chave.
Algumas considerações antes de iniciar:
Não sou aventureiro, mexo com eletronica desde os 12 anos de idade. Sou acostumado a mexer nos meus carro e conheço até as manhas de acabamento para acessar determinadas areas.
Antes mesmo de testar a alteração mostrada aqui, testei com equipamentos as todas as conexões para saber quando havia energia ou não, e se a voltagem era compatível para evitar qualquer dano. Não existe qualquer motivo para preocupação e a Fiat só não fez o que fiz para manter o carro em uma categoria inferior a um carro médio. No caso do Brasil, o Stilo.
Existem diversos tutoriais na internet sobre vários tipos de assunto, todos eles não se responsabilizam pelo resultado final porque ninguem pode prever o que a pessoa que tenta executar vai fazer. Com esse tutorial não é diferente.
Se você tem a minima experiencia em descascar fios, junta-los e passar uma fita isolante, o encorajo a executa-lo você mesmo, pois você verá que não é complicado. Se você não tem a menor experiencia com o assunto, leve esse tutorial a um instalador de alarme ou coisa do tipo de confiança. Se ele estiver com preguiça, em meia-hora vai executa-lo. Vale lembrar que quando o carro não é seu, você não se preocupa em fazer de qualquer jeito, e esse turorial é detalhado para que alguem da autorizada não perceba qualquer alteração sem desencapar o chicote e não causar perda da garantia. Se você não tem mais a garantia, ou se está pouco se cagando pra ela, apenas corte o fio fino e ligue em qualquer lugar do fio grosso.
Não tenho a menor intenção em ganhar dinheiro ou qualquer outra coisa com isso, graças a Deus não preciso. Tenho minha profissão e isso é meu hobbie. Já que estou fazendo pra mim, o que custa passar isso para os outros?
Vamos começar:
O que você vai precisar:
Alicate pra cortar o fio fino.
Estilete pra desencapar o fio grosso.
Pedaço pequeno de fita isolante para cobrir a emenda.
Desligue a chave e mantenha o teto na posição de totalmente fechado.
Entre no banco traseiro e sente-se no meio, você vai ver isso:
Isso é o meio do teto entre um vidro e outro, você está na parte de trás. Essa bolinha de plástico serve para, no caso do teto para de funcionar, você tire-a e com uma chave alen em um parafuso feche manualmente o teto. Esse parafuso está na central, então esse é nosso destino.
Veja como fica quando você tira a capinha:
Coloque a mão por cima da borracha de acabamento e puxe-a. Ela sai fácil.
Quando a borracha sair, vai ficar a lata preta e abaixo o forro:
Puxe nas laterais tambem, onde faz a curva, pra borrachar descer mais e te dar espaço para trabalhar.
Livre da borracha, é isso que você vai ver:
Puxe o forro para baixo e lá está ela! A tão procurada central, o motor conjugado a ela, e nosso alvo: o conector.
Um zoom no conector. Note a trava na parte de baixo dele, onde tem pintura em verde
Veja melhor o conjunto e note que o chicote fica escondido acima da central:
Agora vamos para uma tarefa um pouco dificil. A trava é dura e o conector é dificil de sair mesmo destravado. O correto é apertar a trava como na foto abaixo com a mão esquerda e puxar o conector com a mão direita. Cuidado pra não descer demais o forro e estraga-lo. Quando você apertar a trava e puxar, talvez escute um clique, isso quer dizer que a trava soltou. A maneira mais fácil do conector sair e ir mexendo com ele pra frente e para trás, naquele movimento básico de soltar algo que está apertado.
Após desconectar, pode puxar o chicote em sua direção e depois para baixo, ele vai sair pela fresta que existe entre a central e a lata
Tire-o de dentro do forro para você poder trabalhar e repare na fita que o fabricante de chicote usa como capa.
Tente com a unha encontrar o inicio dessa fita, que é enrolada em espiral
Comece a desenrolar
Até um ponto que fique longe do "homem da garantia"
Repare nos fios:
4 vão para os botões do teto. O amarelo é um botão, o azul é outro, o preto fino é o terra e o vermelho fino é o 12v para acender as luzes dos botões, esse só é alimentado com a chave ligada e é ele que diz para a central não movimentar o motor. Então esse é nosso alvo.
O preto e vermelho grosso são a alimentação da central e do motor. Eles estão constantementes alimentados.
Em destaque, os nossos fios: Vermelho fino e grosso:
Corte o fio vermelho fino com o alicate. A ponta que vai para o conector da central vc vai descascar, mas não use o estilete para descasca-lo pois ele é muito frágil e vai cortar. Descasque-o com a unha ou aperte o alicate de leve e puxe. 1 cm é suficiente.
A outra ponta, que vai para o resto do carro, deixe como está que não tem onde ela encostar, ainda mais pq vc vai enrolar a fita original de volta.
Usando o estilete, tire uma parte da capa do fio vermelho grosso.
Tire de leve e por partes, para não corta-lo.
Veja como fica um ao lado do outro:
Aspecto geral:
Enrole a parte descascada do fio fino na parte desencapada do fio grosso:
Enrole em espiral e bem firme, pra dar bom contato e evitar que solte.
Agora vamos colocar a fita isolante para isolar e segurar ainda mais a conexão:
Veja:
Aspecto final dos cabos:
Enrole de volta em spiral a fita original do chicote:
E está pronto:
Abaixe o forro e coloque-o de volta pra dentro:
Agora coloque-o de volta em cima da central usando a fresta de onde ele saiu:
Reencaixe o conector prestando atenção na trava, que deve ficar para baixo:
Com a chave desligada, aperte o botão de abrir o teto e veja o que acontece...
Remontando:
Reencaixe a borracha, comece pelas curvas de ambos os cantos.
A borracha tem um tipo de trilho onde a chapa vai dentro pra dar encaixe. Como o resto ainda está no trilho, não existe dificuldade em alinhar pra borracha entrar. Se ela travar para entrar verifque se a lata está entrando no trilho da borracha ou se o forro está encostado na lata impedindo a borracha de entrar, arrume e vá colocando parte por parte com calma.
Pronto!!!
Quer moleza? Toma sopa de minhoca
Agora vamos ao próximo passo. Como diz o cachaceiro semi-analfabeto: "A luta continua, companheiros!"
Algumas considerações antes de iniciar:
Não sou aventureiro, mexo com eletronica desde os 12 anos de idade. Sou acostumado a mexer nos meus carro e conheço até as manhas de acabamento para acessar determinadas areas.
Antes mesmo de testar a alteração mostrada aqui, testei com equipamentos as todas as conexões para saber quando havia energia ou não, e se a voltagem era compatível para evitar qualquer dano. Não existe qualquer motivo para preocupação e a Fiat só não fez o que fiz para manter o carro em uma categoria inferior a um carro médio. No caso do Brasil, o Stilo.
Existem diversos tutoriais na internet sobre vários tipos de assunto, todos eles não se responsabilizam pelo resultado final porque ninguem pode prever o que a pessoa que tenta executar vai fazer. Com esse tutorial não é diferente.
Se você tem a minima experiencia em descascar fios, junta-los e passar uma fita isolante, o encorajo a executa-lo você mesmo, pois você verá que não é complicado. Se você não tem a menor experiencia com o assunto, leve esse tutorial a um instalador de alarme ou coisa do tipo de confiança. Se ele estiver com preguiça, em meia-hora vai executa-lo. Vale lembrar que quando o carro não é seu, você não se preocupa em fazer de qualquer jeito, e esse turorial é detalhado para que alguem da autorizada não perceba qualquer alteração sem desencapar o chicote e não causar perda da garantia. Se você não tem mais a garantia, ou se está pouco se cagando pra ela, apenas corte o fio fino e ligue em qualquer lugar do fio grosso.
Não tenho a menor intenção em ganhar dinheiro ou qualquer outra coisa com isso, graças a Deus não preciso. Tenho minha profissão e isso é meu hobbie. Já que estou fazendo pra mim, o que custa passar isso para os outros?
Vamos começar:
O que você vai precisar:
Alicate pra cortar o fio fino.
Estilete pra desencapar o fio grosso.
Pedaço pequeno de fita isolante para cobrir a emenda.
Desligue a chave e mantenha o teto na posição de totalmente fechado.
Entre no banco traseiro e sente-se no meio, você vai ver isso:
Isso é o meio do teto entre um vidro e outro, você está na parte de trás. Essa bolinha de plástico serve para, no caso do teto para de funcionar, você tire-a e com uma chave alen em um parafuso feche manualmente o teto. Esse parafuso está na central, então esse é nosso destino.
Veja como fica quando você tira a capinha:
Coloque a mão por cima da borracha de acabamento e puxe-a. Ela sai fácil.
Quando a borracha sair, vai ficar a lata preta e abaixo o forro:
Puxe nas laterais tambem, onde faz a curva, pra borrachar descer mais e te dar espaço para trabalhar.
Livre da borracha, é isso que você vai ver:
Puxe o forro para baixo e lá está ela! A tão procurada central, o motor conjugado a ela, e nosso alvo: o conector.
Um zoom no conector. Note a trava na parte de baixo dele, onde tem pintura em verde
Veja melhor o conjunto e note que o chicote fica escondido acima da central:
Agora vamos para uma tarefa um pouco dificil. A trava é dura e o conector é dificil de sair mesmo destravado. O correto é apertar a trava como na foto abaixo com a mão esquerda e puxar o conector com a mão direita. Cuidado pra não descer demais o forro e estraga-lo. Quando você apertar a trava e puxar, talvez escute um clique, isso quer dizer que a trava soltou. A maneira mais fácil do conector sair e ir mexendo com ele pra frente e para trás, naquele movimento básico de soltar algo que está apertado.
Após desconectar, pode puxar o chicote em sua direção e depois para baixo, ele vai sair pela fresta que existe entre a central e a lata
Tire-o de dentro do forro para você poder trabalhar e repare na fita que o fabricante de chicote usa como capa.
Tente com a unha encontrar o inicio dessa fita, que é enrolada em espiral
Comece a desenrolar
Até um ponto que fique longe do "homem da garantia"
Repare nos fios:
4 vão para os botões do teto. O amarelo é um botão, o azul é outro, o preto fino é o terra e o vermelho fino é o 12v para acender as luzes dos botões, esse só é alimentado com a chave ligada e é ele que diz para a central não movimentar o motor. Então esse é nosso alvo.
O preto e vermelho grosso são a alimentação da central e do motor. Eles estão constantementes alimentados.
Em destaque, os nossos fios: Vermelho fino e grosso:
Corte o fio vermelho fino com o alicate. A ponta que vai para o conector da central vc vai descascar, mas não use o estilete para descasca-lo pois ele é muito frágil e vai cortar. Descasque-o com a unha ou aperte o alicate de leve e puxe. 1 cm é suficiente.
A outra ponta, que vai para o resto do carro, deixe como está que não tem onde ela encostar, ainda mais pq vc vai enrolar a fita original de volta.
Usando o estilete, tire uma parte da capa do fio vermelho grosso.
Tire de leve e por partes, para não corta-lo.
Veja como fica um ao lado do outro:
Aspecto geral:
Enrole a parte descascada do fio fino na parte desencapada do fio grosso:
Enrole em espiral e bem firme, pra dar bom contato e evitar que solte.
Agora vamos colocar a fita isolante para isolar e segurar ainda mais a conexão:
Veja:
Aspecto final dos cabos:
Enrole de volta em spiral a fita original do chicote:
E está pronto:
Abaixe o forro e coloque-o de volta pra dentro:
Agora coloque-o de volta em cima da central usando a fresta de onde ele saiu:
Reencaixe o conector prestando atenção na trava, que deve ficar para baixo:
Com a chave desligada, aperte o botão de abrir o teto e veja o que acontece...
Remontando:
Reencaixe a borracha, comece pelas curvas de ambos os cantos.
A borracha tem um tipo de trilho onde a chapa vai dentro pra dar encaixe. Como o resto ainda está no trilho, não existe dificuldade em alinhar pra borracha entrar. Se ela travar para entrar verifque se a lata está entrando no trilho da borracha ou se o forro está encostado na lata impedindo a borracha de entrar, arrume e vá colocando parte por parte com calma.
Pronto!!!
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Agora vamos ao próximo passo. Como diz o cachaceiro semi-analfabeto: "A luta continua, companheiros!"
Punto HLX 2008/2008
Skydome, Laranja Spot, BlueMe, Airbags dianteiros, ABS, Todos os sensores
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thales escreveu:O meu nem tem Sky e eu li tudo q vc escreveu, muito bom cara, parabens msm. Qual é o proximo passo?
Vlw.
acionar com a chave telecomando, para abrir e fechar.
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
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O próximo passo a fazer o teto fechar na chave junto com os vidros. Já sei qual o fio que chega na central dos vidros para dar o comando de fechar todos, basta analizar o sinal e ver como faremos. Me parece que o sinal dura menos de meio segundo, mas precisavamos de uns 10 segundos pra fechar o teto totalmente com segurança. Alguma coisa vai precisar ser feita.
Punto HLX 2008/2008
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Gente, obrigado pela força, isso ajuda bastante pra continuar o trabalho.
Bom, já tenho mais ou menos uma idéia de como a coisa vai funcionar daqui pra frente.
Eu queria que fosse o mais simples possível, tipo ligar um fio no outro, mas estou acreditando que não vá ser. Independente de como é o sinal do receptor de comandos da chave, pelo menos um relê vai ser necessário com um transistor pra não sobrecarregar as centrais e isola-las. O mais correto ainda seria usar um acoplador óptico. Mas se o sinal for de menos de meio segundo como fui informado pela fabricante daquele alarme vagabundo, eu tenho um circuito pra montar que dispara com o pulso curto e mantem um relê ligado pelo tempo que escolhermos. Esse relê vai acionar o botão como fazemos, mas precisamos subir um fio para o comando do teto. Isso é fácil, basta passa-lo pela borracha da porta. Essa centralzinha que vamos montar não passa de R$20 em materiais. Posso comprar os materiais, montar e distribuir para o pessoal. Passo a nota do que foi comprado, mas vou comprar tudo de uma vez. Quantas pessoas aqui podem estar interessadas? Sou novo aqui e não faço a menor idéia.
Bom, já tenho mais ou menos uma idéia de como a coisa vai funcionar daqui pra frente.
Eu queria que fosse o mais simples possível, tipo ligar um fio no outro, mas estou acreditando que não vá ser. Independente de como é o sinal do receptor de comandos da chave, pelo menos um relê vai ser necessário com um transistor pra não sobrecarregar as centrais e isola-las. O mais correto ainda seria usar um acoplador óptico. Mas se o sinal for de menos de meio segundo como fui informado pela fabricante daquele alarme vagabundo, eu tenho um circuito pra montar que dispara com o pulso curto e mantem um relê ligado pelo tempo que escolhermos. Esse relê vai acionar o botão como fazemos, mas precisamos subir um fio para o comando do teto. Isso é fácil, basta passa-lo pela borracha da porta. Essa centralzinha que vamos montar não passa de R$20 em materiais. Posso comprar os materiais, montar e distribuir para o pessoal. Passo a nota do que foi comprado, mas vou comprar tudo de uma vez. Quantas pessoas aqui podem estar interessadas? Sou novo aqui e não faço a menor idéia.
Punto HLX 2008/2008
Skydome, Laranja Spot, BlueMe, Airbags dianteiros, ABS, Todos os sensores
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Junior_HLX escreveu:Gente, obrigado pela força, isso ajuda bastante pra continuar o trabalho.
Bom, já tenho mais ou menos uma idéia de como a coisa vai funcionar daqui pra frente.
Eu queria que fosse o mais simples possível, tipo ligar um fio no outro, mas estou acreditando que não vá ser. Independente de como é o sinal do receptor de comandos da chave, pelo menos um relê vai ser necessário com um transistor pra não sobrecarregar as centrais e isola-las. O mais correto ainda seria usar um acoplador óptico. Mas se o sinal for de menos de meio segundo como fui informado pela fabricante daquele alarme vagabundo, eu tenho um circuito pra montar que dispara com o pulso curto e mantem um relê ligado pelo tempo que escolhermos. Esse relê vai acionar o botão como fazemos, mas precisamos subir um fio para o comando do teto. Isso é fácil, basta passa-lo pela borracha da porta. Essa centralzinha que vamos montar não passa de R$20 em materiais. Posso comprar os materiais, montar e distribuir para o pessoal. Passo a nota do que foi comprado, mas vou comprar tudo de uma vez. Quantas pessoas aqui podem estar interessadas? Sou novo aqui e não faço a menor idéia.
anota 1 ai!
eu quero
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Junior_HLX escreveu:Gente, obrigado pela força, isso ajuda bastante pra continuar o trabalho.
Bom, já tenho mais ou menos uma idéia de como a coisa vai funcionar daqui pra frente.
Eu queria que fosse o mais simples possível, tipo ligar um fio no outro, mas estou acreditando que não vá ser. Independente de como é o sinal do receptor de comandos da chave, pelo menos um relê vai ser necessário com um transistor pra não sobrecarregar as centrais e isola-las. O mais correto ainda seria usar um acoplador óptico. Mas se o sinal for de menos de meio segundo como fui informado pela fabricante daquele alarme vagabundo, eu tenho um circuito pra montar que dispara com o pulso curto e mantem um relê ligado pelo tempo que escolhermos. Esse relê vai acionar o botão como fazemos, mas precisamos subir um fio para o comando do teto. Isso é fácil, basta passa-lo pela borracha da porta. Essa centralzinha que vamos montar não passa de R$20 em materiais. Posso comprar os materiais, montar e distribuir para o pessoal. Passo a nota do que foi comprado, mas vou comprar tudo de uma vez. Quantas pessoas aqui podem estar interessadas? Sou novo aqui e não faço a menor idéia.
Eu também tenho interesse.
[ ]s
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