motor 1.8 - 16V

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

motor 1.8 - 16V

por DJAVU » Sáb Jul 24, 2010 6:27 pm

Pessoal,
nao entendo nada de mecanica....
to querendo muito trocar o meu sporting pelo novo 2011...falta apenas juntar o money.

tenho um receio apenas no modelo com motor 16V. Lembro sempre do tempra , tipo, marea e por ai vai. Estes carros nao foram pra frente e muitos reclamavam do motor.

Alguem poderia me falar a respeito, tipo, diferencas...

valeu. abracos a todos.
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Re: motor 1.8 - 16V

por Frmg » Sáb Jul 24, 2010 7:20 pm

Bom lá vamos nós...

Os primeiros motores 16V que desembarcaram no Brasil, não apenas os da Fiat, tiveram inúmeros problemas em sua maioria devido a falta de manutenção adequada por despreparo dos profissionais do ramo, leia-se mecânicos, e também por custos de manutenção e maus hábitos dos proprietários.

As trocas de óleos passaram a ser de fundamental importância e a utilização de lubrificantes de melhor qualidade passou a ser necessária. Na época não existia a popularização de óleos semi-sintéticos e sintéticos e a disponibilidade desse tipo de lubrificante era rara e muito cara, fazendo os proprietários reclamarem e cometerem o maior dos pecados... Colocar um óleo abaixo das especificações do fabricante o que fatalmente gerou inúmeros problemas de borra no motor.
Na época poucos mecânicos tinham ferramentas adequadas para trocar de correia dentada e ajuste de ponto em motores 16V, portanto após a troca era comum ocorrer problemas.

Os motores 16V de primeira geração não possuíam tecnologias como comando de válvulas variável ou ajustes específicos para obter bom torque em baixo giro e com a popularização dos motores 16V de baixa cilindrada, muito proprietários se queixaram de falta de força do carro em uso urbano.

Todos os problemas acima citados já foram superados.

Os motores 16V atuais possuem bom torque em praticamente todas as faixas de rotação, inclusive os novos motores E-torQ da Fiat são destaque quando o assunto é torque em baixo giro. A curva linear de torque oferecendo força em praticamente toda a faixa de giro é uma vantagem considerável. Hoje para efeito de comparação a apenas 1500rpm o motor 1.6 16V já entrega mais força que a força total do motor 1.4 que só aparece a 3500rpm. Ou seja, encostou no acelerador você já tem mais força no motor.
O cenário nacional atual já esta devidamente abastecido de óleos de excelente qualidade a preços justos, logo não justifica-se mais a economia sem sentido.
A maioria das oficinas mecanicas e profissionais atuais já possui know-how para trabalhar com motores 16V depois de tanto terem sido criticados no passado.
Os valores de manutenção de um motor 16V atual são equivalentes aos valores de um motor 8V

E por último os motores E-TorQ Fiat adicionalmente não possuem correia dentada e sim corrente o que diminui consideravelmente os custos de manutenção e aumenta e muito a confiabilidade mecanica do conjunto evitando quebras e ajustes errados feitos por profissionais não qualificados.

Resumindo, dessa vez parece que a Fiat aprendeu com os erros do passado e fez a lição de casa direitinho. :wink:
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Re: motor 1.8 - 16V

por DJAVU » Sáb Jul 24, 2010 10:02 pm

Cara,
show de bola...obrigado ai pelo texto-comentarios. Muito bom.

Estou querendo o motor 1.8 16v....

abs
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Re: motor 1.8 - 16V

por je9445 » Seg Jul 26, 2010 9:05 am

Frmg escreveu:Bom lá vamos nós...

Os primeiros motores 16V que desembarcaram no Brasil, não apenas os da Fiat, tiveram inúmeros problemas em sua maioria devido a falta de manutenção adequada por despreparo dos profissionais do ramo, leia-se mecânicos, e também por custos de manutenção e maus hábitos dos proprietários.

As trocas de óleos passaram a ser de fundamental importância e a utilização de lubrificantes de melhor qualidade passou a ser necessária. Na época não existia a popularização de óleos semi-sintéticos e sintéticos e a disponibilidade desse tipo de lubrificante era rara e muito cara, fazendo os proprietários reclamarem e cometerem o maior dos pecados... Colocar um óleo abaixo das especificações do fabricante o que fatalmente gerou inúmeros problemas de borra no motor.
Na época poucos mecânicos tinham ferramentas adequadas para trocar de correia dentada e ajuste de ponto em motores 16V, portanto após a troca era comum ocorrer problemas.

Os motores 16V de primeira geração não possuíam tecnologias como comando de válvulas variável ou ajustes específicos para obter bom torque em baixo giro e com a popularização dos motores 16V de baixa cilindrada, muito proprietários se queixaram de falta de força do carro em uso urbano.

Todos os problemas acima citados já foram superados.

Os motores 16V atuais possuem bom torque em praticamente todas as faixas de rotação, inclusive os novos motores E-torQ da Fiat são destaque quando o assunto é torque em baixo giro. A curva linear de torque oferecendo força em praticamente toda a faixa de giro é uma vantagem considerável. Hoje para efeito de comparação a apenas 1500rpm o motor 1.6 16V já entrega mais força que a força total do motor 1.4 que só aparece a 3500rpm. Ou seja, encostou no acelerador você já tem mais força no motor.
O cenário nacional atual já esta devidamente abastecido de óleos de excelente qualidade a preços justos, logo não justifica-se mais a economia sem sentido.
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Os valores de manutenção de um motor 16V atual são equivalentes aos valores de um motor 8V

E por último os motores E-TorQ Fiat adicionalmente não possuem correia dentada e sim corrente o que diminui consideravelmente os custos de manutenção e aumenta e muito a confiabilidade mecanica do conjunto evitando quebras e ajustes errados feitos por profissionais não qualificados.

Resumindo, dessa vez parece que a Fiat aprendeu com os erros do passado e fez a lição de casa direitinho. :wink:


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