Consumo do 1.4 será verdade?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por Warley Taveira » Qua Jul 07, 2010 3:00 am

qsboy escreveu:Nas minhas últimas viagens eu só tenho usado o [modo véia ON]... acima de 13km/l

huahuahauhauaha
Vou instalar esse opcional no meu... pq ta gastando demais... Rsrsrsr
[X]Rodas 16'' TSW [X]Bocão [X]Ponteira [X]Aerofólio [X]Spoilers Frontais, Laterais e Traseiro [X]Pedaleiras
Link do meu carro (fotos nas pag 1 e 2):
Imagem
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=6253&st=0&sk=t&sd=a&start=15
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mauriliosantosjunior » Qua Jul 07, 2010 12:28 pm

Para Ferranda

Num motor turbo, logo depois do compressor coloca-se o intercooler para drenar o calor gerado pela compressão do gás (ar) aumentando a eficiência de volumétrica do motor. E o contrário também é verdadeiro: quando o motor gera vácuo o ar que entra quando submetido a vácuo absorve o calor de forma muito mais acentuada do que simplesmente estivesse "passando pelo motor" de modo que o motor se transforma numa "bomba de calor" drenando o calor para fora, de modo que deveria haver sim uma expressiva redução da temperatura devido o efeito de vácuo. De modo que suprir o mesmo calor e ainda sob vácuo implica num consumo muito maior de combustível, eles não mudam isto porque é muito cômodo continuar como está.

Daqui 5 anos vou registrar a patente de um projeto de um motor 2T Supercharged de 1000 cm3 com 250 HP. Não registro agora porque tenho somente 15 anos de direitos de patente. Estou trabalhando nisto há mais de 25 anos. Também estou trabalhando no desenvolvimento de motores de plástico, sem cilindros, porém quero focar no mercado de estacionários.
Usuário Banido
Usuário Banido

por Ferranda » Qua Jul 07, 2010 3:24 pm

Maurilio..
Muito legal os seus projetos, espero que tenha sucesso.

Discussões técnicas e embasadas, são sempre muito proveitosas, sempre se aprende mais um pouquinho. :wink: .

Quanto ao motor trabalhando em situação de vácuo, a retirada de temperatura é muito inferior, e não mais expressiva como vce falou.
Em vácuo, as moleculas estão muito mais esparsas, tendo muito menos "contato" para a transferência térmica. Por isso isolações criogênicas (-200 Celsius) são realizadas a vácuo.

Todos os fabricantes de injeção (Magneti Marelli, Bosch, etc. ) explicam claramente o processo de cut off, não vou ser eu que vou tentar ensinar os "padres" do assunto a rezar a missa !!! :wink: E pode ter certeza que em condição de cut off o seu carro gasta infinitamente menos que em "banguela".

Uma situação nada aconselhável, porem possível de teste rápido, seria numa descida de serra, desligar a ignição do veiculo em situação de cut off e verificar se houve alteração do comportamento do veiculo, inclusive no que tange a temperatura.
Nessa situação o sistema não seria de forma nenhuma alimentado de combustível (bomba e injetores desligados).

Não acredito que os fabricantes de injeção tenham motivos para enganar os fabricantes de veículos, que são muito mais "ferrenhos e técnicos" que nós consumidores.

De uma olhada nesse site:

www.volkspage.net/technik/manuaisecatal ... so4LVB.pps
Se der uma pesquisada, todos falarão a mesma coisa.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por mauriliosantosjunior » Qua Jul 07, 2010 5:10 pm

Ferranda

Uma coisa notei, a desaceleração do Punto é muito menor que o antigo Pálio que possuia, pelo material que vc passou, notei que existe um recurso chamado "dash pot", isto justifica o porque o punto segurar tão pouco no freio motor. Logo seria este "dash pot" o responsável pelo aquecimento. O vácuo que vc fala como isolante térmico não é o mesmo vácuo de que estou falando, posso falar como vácuo no sentido diferencial, no sentido de que o ar está numa pressão menor que a pressão atmosférica, neste caso este ar passa a absorver calor, o vácuo neste sentido envolve um processo dinâmico, o vácuo que você cita envolve um processo estático. Por exemplo, o ar comprimido dentro de um compressor está num processo estático, o ar que está sendo comprimido no pistão compressor envolve um processo dinâmico, a pressão é a mesma, porém no pistão envolve uma troca de calor, tanto o é que o pistão do compressor aquece, embora o ar comprimido dentro do reservatório não.

Com respeito a padres saberem ou não a rezarem missa, etc, houve tempos que existiam verdadeiros doutores do vinil, depois veio o cd, e agora até o cd está indo pro pau, a procura de um modo mais eficiente de se locomover, com potência e economia são uma constante, novos motores, novas tecnologias irão surgindo, jogando para o passado as missas e seus conceitos

Valeu
Usuário Banido
Usuário Banido

por mauriliosantosjunior » Qua Jul 07, 2010 5:29 pm

e atualmente, por melhor que seja um carro, no máximo, de 100 litros que você coloca num carro, apenas 25 você usa efetivamente para andar, ou seja, se estes padres sabem tanto assim, deveria ser um assunto trivial fazer um carro de uma tonelada fazer 30km/l na cidade, tem muita coisa para fazer. O motor de um carro é um excelente aquecedor, você joga energia fora, joga energia fora no escape, pois a mistura queimada sai sob pressão (energia) e quente (energia), no radiador você ainda dissipa mais energia, ora você tem uma "maquina" que tem 25% de rendimento, há margem para 80% de rendimento, mas chegando nos 50% já está de bom tamanho. Pegue o turbo, o turbo tenta fazer um pouco disto, tenta pegar a energia cinética da mistura queimada e aproveitá-la para comprimir, logo o rendimento de um motor turbo é maior, mas está longe de ser o ideal.

Pegue os novos e-torq, o que fizeram de real mudança? Apenas mais do mesmo, a velha receita de bolo, reduzir peso de bielas, sinterizar, mas nada de efetivamente novo, inclusive jogaram a corrente de comando para dentro do motor. Em vez de fazerem um projeto totalmente novo, fizeram a mesmice de sempre, é possivel sim reduzir em 8x a exigência da corrente de comando num motor 16V, mas para isto é preciso pensar, é preciso pensar fora da caixa, como os padres vivem no preceito do não modernismo, creio que o clericato da engenharia vai de vento em popa. A menor exigência da corrente de comando é peça fundamental num projeto 16v, o problema não é 1 ou 2 anos, é 5, são os carros jogados nas garangens que "ninguém quer", este é problema, pelo que vi, os "novos motores" da fiat, conforme observei não vão passar disto.
Usuário Banido
Usuário Banido

por Ferranda » Qua Jul 07, 2010 5:29 pm

Maurilio...
O material que eu te passei, refere-se a injeção utilizada na VW, porem acredito que não haja alteração entre as montadoras.
Amigão, com relação ao vácuo, indiferente da maneira como foi conseguido, as moléculas por estarem espaçadas transferirão muito menos energia.
Em situação de Cut off o vácuo pode atingir -1bar . (Isso é vácuo dos bons) tanto que é esse vácuo que é utilizado no servo freio.
E o ar comprimido por um pistão num compressor esquenta muito, e chega sim a esquentar o reservatório. A questão é que o ar passa por uma serpentina antes de chegar ao reservatório.
A válvula dash pot nada mais é que uma válvula amortecedora para retardo da borboleta, ou seja, ela não deixa a borboleta estancar de imediato a entrada de ar.
Funcionaria como um amortecedor.
O golpe de ariete danificaria e muito o sistema (Corpo borboleta e etc.)

Espero ter ajudado.
Abraços
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Qua Jul 07, 2010 5:39 pm

mauriliosantosjunior escreveu:e atualmente, por melhor que seja um carro, no máximo, de 100 litros que você coloca num carro, apenas 25 você usa efetivamente para andar, ou seja, se estes padres sabem tanto assim, deveria ser um assunto trivial fazer um carro de uma tonelada fazer 30km/l na cidade, tem muita coisa para fazer. O motor de um carro é um excelente aquecedor, você joga energia fora, joga energia fora no escape, pois a mistura queimada sai sob pressão (energia) e quente (energia), no radiador você ainda dissipa mais energia, ora você tem uma "maquina" que tem 25% de rendimento, há margem para 80% de rendimento, mas chegando nos 50% já está de bom tamanho. Pegue o turbo, o turbo tenta fazer um pouco disto, tenta pegar a energia cinética da mistura queimada e aproveitá-la para comprimir, logo o rendimento de um motor turbo é maior, mas está longe de ser o ideal.

Pegue os novos e-torq, o que fizeram de real mudança? Apenas mais do mesmo, a velha receita de bolo, reduzir peso de bielas, sinterizar, mas nada de efetivamente novo, inclusive jogaram a corrente de comando para dentro do motor. Em vez de fazerem um projeto totalmente novo, fizeram a mesmice de sempre, é possivel sim reduzir em 8x a exigência da corrente de comando num motor 16V, mas para isto é preciso pensar, é preciso pensar fora da caixa, como os padres vivem no preceito do não modernismo, creio que o clericato da engenharia vai de vento em popa. A menor exigência da corrente de comando é peça fundamental num projeto 16v, o problema não é 1 ou 2 anos, é 5, são os carros jogados nas garangens que "ninguém quer", este é problema, pelo que vi, os "novos motores" da fiat, conforme observei não vão passar disto.

Isso infelizmente é uma barreira a ser vencida, e quem conseguir colocar o ovo em pé, vai ser uma pessoa a quem toda a humanidade vai agradecer.
Tanto com relação a consumo, quanto poluentes.
Realmente são limitações tecnicas, visando realmente algo descartavel em no maximo 8 anos. Lamentavel.
Não vejo milagre acontecendo, e existem varios padres que estão mais afim de azarar a "mulecada" da primeira comunhão.. rsrsrs :shock:
O comentario de padre rezando a missa, foi só uma brincadeira. :lol:
E sobre o cut off? 8) Convencido?
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por mauriliosantosjunior » Qua Jul 07, 2010 5:54 pm

Pelo que observei, o cut off não é o responsável pela economia, se fosse não haveria o dash pot, logo, um cut off puro faria o efeito puro de freio motor, o que ocasionaria a frenagem do carro e esfriamento do motor. Na minha opinião para haver a máxima economia deve-se manter o carro o máximo possivel em velocidade constante, evitando variações em descidas, deixar o carro levemente acelerado para manter a velocidade e usar o cut off somente na intensão de reduzir a velocidade. Se o cut off fosse perfeito, não haveria o dash pot.
Usuário Banido
Usuário Banido

por Ferranda » Qua Jul 07, 2010 6:17 pm

Ferranda escreveu:.
A válvula dash pot nada mais é que uma válvula amortecedora para retardo da borboleta, ou seja, ela não deixa a borboleta estancar de imediato a entrada de ar.
Funcionaria como um amortecedor.
O golpe de ariete danificaria e muito o sistema (Corpo borboleta e etc.)

Esse "amortecedor" faz a borboleta fechar mais lentamente, porem em no maximo 1 segundo.

Nunca foi afirmado que o ponto de economia é gerado em cut off.
Defendi a bandeira que em situação de cut off, não existe injeção de combustivel, portanto é mais economico que andar na "banguela" onde existe o consumo de marcha lenta.
Para conseguir um otimo rendimento, deve-se sim andar em velocidade constante, porem baixa e utilizar muito bem o cambio. Evitando-se acelerações bruscas e rotações altas. De nada adianta andar a 60km/h em segunda a 5000rpm. Rsrsrsrsrs :twisted:
Bom, acho que já escrevemos muito e estamos desviando o topico :roll:
Já que vce esta desenvolvendo algo novo, utilize a ferramenta fale conosco dos fabricantes de injeção. Isso é de suma importancia para o seu projeto.
http://www.bosch.com.br
http://www.magnetimarelli.com.br
No que eu puder ajudar, estou a disposição
Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por ttorquati » Sex Jul 23, 2010 8:01 pm

Nossa estou viajando demais ... e estou tentando entender direito mesmo pq nunca tive carro, só moto ...
Eu coloquei só um pouco de alcool pra treinar aqui perto de casa, 11,5 litros de alcool, vi que na autonomia estava marcando 84km, isso significa que com os 11,5 eu devo fazer em média 80km?

Desculpa se estou no tópico errado, mas acho que a maioria está contando sobre o consumo de gasolina, estou errado em colocar alcool? oO
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo