Consumo do 1.4 será verdade?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por mariopjunior » Seg Jul 05, 2010 11:58 am

Olha como ficou o meu, vejam se esta na média.

Fui de Belém/Pa para Imperatriz/MA (600km) com ar ligado direto, gasolina, 5 pessoas no carro, rodas aro 15, 30 de calibragem dos pneus, pisando fundo em mais 70% do trajeto (não diminuia de 120km/h, chegando as vezes em 160 a 180km/h nas descidas) fiz em 5:45h. No CB ele marcava 9.5 a 10km/l.

Na volta vim um pouco mais devagar, e não tinha tanta mala, mas tinham as mesmas 5 pessoas, não pisei tanto pq ja estava de noite, fiz a média de 11km/l no máximo.

Meu sonho é um dia ver no CB ele marcar mais de 14km/l na estrada e 12km/l na cidade. Na cidade ele nunca passou de 10km/l
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por Ferranda » Seg Jul 05, 2010 5:19 pm

Como já foi dito, tudo influencia....
Vento, combustivel, temperatura do ar, calibragem e principalmente como se dirige.
No meu, já cheguei a fazer media de 14km/l, com Cruise control ligado nos 100km/h.
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por mauriliosantosjunior » Seg Jul 05, 2010 5:58 pm

ontem, dia 4 de julho de 2010, abasteci no posto Brigmann na entrada de Florianópolis, com álcool (50l) , fui a Jurerê e voltei a Lages, SC, com uma média de 9,8 no álcool, multiplicando pelo "fator gasosa" (1,43) obtive uma média equivalente de 14,1 km/l de gasolina, em subida de serra, com 4 pessoas, na bagagem apenas um notebook. Velocidade entre 90-110, não usando banguela, apenas cut-off. Uma boa média, ainda com os pneus largos 195 e o carro com apenas 2700km. Uma coisa curiosa é que nas decidas de serra apliquei sempre a descida engrenada, porém, o pessoal que defende ferrenhamente o "cut off" não consegue me explicar porque o motor não esfria, ou seja, a temperatura do motor continuou constante, logo, a alegada economia do "cut off" não é tão pronunciada não, a única razão técnica para usá-lo seria a maior segurança de permanecer com o motor ligado, economizar freios, não comprometer a assistência a direção hidráulica e aos freios que podem ficar compromentidas se o motor parar. Mas dizer que o combustível é totalmente cortado no "cut off" no caso do pálio me soa como inverídico pois não reparei um resframento no motor. Outro detalhe, procurei em viagem deixar a rotação entre 3.000 e 3500 no máximo.
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por gustavoa » Seg Jul 05, 2010 8:48 pm

No início o meu 1.4 fazia 7 no alcool no centro de BH. Depois da revisão de 30.000 está fazendo 7,5 a 8 no alcool na cidade, e 10,5 na gasolina na cidade. Na estrada fez 11 no alcool. Depois da troca de velas e com o motor mais amaciado ele melhora o consumo e o desempenho, achei que melhorou muito. O motor está perceptivelmente mais forte.
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por VLA » Ter Jul 06, 2010 12:20 pm

mauriliosantosjunior escreveu:...
Uma coisa curiosa é que nas decidas de serra apliquei sempre a descida engrenada, porém, o pessoal que defende ferrenhamente o "cut off" não consegue me explicar porque o motor não esfria, ou seja, a temperatura do motor continuou constante, logo, a alegada economia do "cut off" não é tão pronunciada não,
...


cut-off nao tem nada a ver com a temperatura do motor nao... primeiro pq o motor continua trabalhando por inércia, e ainda assim com um consumo minimo (o consumo nao é zero absoluto como alguns pensam)... segundo pq mesmo que o consumo fosse zero durante esse periodo, ainda assim o tempo que o cut-off fica em ação nao seria suficiente pra baixar a temperatura do motor, ou vc desce uma serra durante mais de meia hora seguida sem acelerar?
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por mauriliosantosjunior » Ter Jul 06, 2010 3:23 pm

uma sensível redução da temperatura deveria ser pelo menos observada, o que não ocorre, quando tinha o pálio e deixava na boleia, reduzia a temperatura em 1 quarto da escala, no punto, independentemente se for na boleia ou engrenado crava, ora, se ar frio entra dentro do motor, este ar leva o calor que ele possui, se ele mantém a temperatura, alguém tem que estar suprindo esta temperatura e este "alguém" é o combustível, logo, se fica a temperatura igual a se estivesse na boleia o cut off é inócuo, porém se ele fosse realmente econômico deveria se notar uma redução da temperatura, não noto absolutamente nada, o ponteiro crava no meio e pronto. Alguém tem que estar provendo esta energia, e se o atrito do motor gera todo este calor, então estariamos roubados, ou seja não existe cut off, existe marcha lenta virtual, o que pode até ser prejudicial ao motor. Outra coisa, o ronco, o motor continua roncando, o que significa combustível queimando, de modo que o assunto para mim está bem esclarecido: o cut off é uma nulidade.
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por Ferranda » Ter Jul 06, 2010 5:56 pm

VLA escreveu:
mauriliosantosjunior escreveu:...
Uma coisa curiosa é que nas decidas de serra apliquei sempre a descida engrenada, porém, o pessoal que defende ferrenhamente o "cut off" não consegue me explicar porque o motor não esfria, ou seja, a temperatura do motor continuou constante, logo, a alegada economia do "cut off" não é tão pronunciada não,
...


cut-off nao tem nada a ver com a temperatura do motor nao... primeiro pq o motor continua trabalhando por inércia, e ainda assim com um consumo minimo (o consumo nao é zero absoluto como alguns pensam)... segundo pq mesmo que o consumo fosse zero durante esse periodo, ainda assim o tempo que o cut-off fica em ação nao seria suficiente pra baixar a temperatura do motor, ou vc desce uma serra durante mais de meia hora seguida sem acelerar?



Não acredito em queda tão expressiva de temperatura, Não se esqueçam que a temperatura é medida na água do bloco, e não no radiador. A válvula termostatica atuando corretamente, não deixaria água fria do radiador "gelar" o bloco em cut off (inclusive podendo causar choque termico e possiveis danos).
Já tive carro sem a válvula termostatica, porem carburado. Com a depressão do coletor o carburador manda gasolina pro motor, em menor quantidade, porem manda bastante. E o motor esfriava bem nas descidas de serra, chegava a falhar de tão frio.
Estando engrenado, mesmo sem atuação do acelerador, o processo de admissão, compressão e escape continua ocorrendo, porem sem a fase de explosão (ausência de combustível), por isso o ruído de escape continua.
Quem duvida do cut off e tem computador de bordo, zere o mesmo numa descida de serra e veja o resultado no pé da serra.
PS: O computador de bordo interpreta o pulso de injeção (X pulsos = y ml de combustível) e depois faz uma simples divisão por km rodado.
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por filipe.salese » Ter Jul 06, 2010 7:12 pm

Eh isso msm cara...

ta otimo o consumo, tenho q encher um tanque de gasosa ainda q n enchi.,..desde q peguei o carro uns 3 meses atraz soh meti alcool,

tah fazendo 9 na cidade e 10,5 na estrada...

tah otimo pra mim...

abx
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por mauriliosantosjunior » Ter Jul 06, 2010 10:27 pm

Os dados do computador de bordo são parcialmente confiáveis, principalmente em situações de vácuo extremo ( descer engrenado ) ou de abertura total da borboleta (aceleração em carga), para que o computador de bordo fosse confiável deveria haver pelo menos 2 fluxímetros, 1 que medisse a entrada da bomba e outra que medisse o retorno do tanque, de modo que a situação de zerar em cima da serra, não condiz. O computador de bordo só é confiável em situações de aceleração normais, não é para situação de cut off e nem para aceleração em carga ( com a borboleta totalmente aberta). O que o fabricante da injeção poderia disponibilizar seria qual o consumo em cut off, e creio que será o mesmo do de marcha lenta. Outra opção seria pegar o firmware (código fonte) da central e dar uma olhada como é na real;

A unica razão para eu manter o motor engrenado é por questão de segurança, fora isto, acredito que a banguela pode ser muito mais econômica no que se refere a combustível. Vou continuar descendo engrenado, mas por enquanto os argumentos pró cut off são vagos, se houvesse uma real economia em relação a marcha lenta, então deveria haver uma leve redução na temperatura do conjunto do motor, o que não é observado. Com respeito aos ciclos de compressão, explosão e escape, o mesmo gás comprimido depois é expandido, gerando uma situação neutra, porém se o gás entra frio (ar frio) e sai quente e não há combustão ou há uma combustão reduzida ( o que pode ser muito grave, principalmente se houver excesso de oxigênio, que em alta temperatura se torna muito reativo e danifica as sedes de válvula, por isto a mistura tem estar na medida, se o seu carro é muito econômico, cuidado, a mistura pode estar muito pobre em combustível e logo, logo seu motor vai pro pau) então o ar deve drenar o calor de dentro do motor e a redução de temperatura deve ser sentida no mostrador, como já não observei isto no meu carro, o único supridor deste calor é o combustível.
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Re: Consumo do 1.4 será verdade?

por Ferranda » Qua Jul 07, 2010 1:21 am

Mais amigão...
Vce ta se esquecendo de um detalhe muito importante.....
Quando vce está em situação de cut off, a borboleta esta fechada, ou seja, o motor fica tentando aspirar, porem sem êxito.
Concordo com a oxidação do sistema, óleo e etc. caso houvesse entrada de ar. Porem ela não existe.
Por isso o "freio motor" funciona, ele trabalha tentando vencer o vácuo gerado .....
Pra que complicar, colocando fluximetro na saída e no retorno do tanque, se o único ponto de consumo de combustível é nos bicos injetores.
Mais fácil seria colocar só 1 fluximetro na flauta após o regulador de pressão.
Diga-se de passagem, nos carros da FIAT (aspirados) a pressão da linha é constante (3,5 bar), diferente dos da VW antigos que levam em conta a pressão do coletor, desta forma mantendo o leque mais constante. Porem os modernos tambem é constante a 3 bar.
Falando em carros originais, (não os preparados), os bicos injetores nunca trabalham em regime aberto (100%), mesmo em situações de exigência extrema, e os pulsos são medidos em ms (mili segundos). Nem nos preparados usa-se fator acima de 80% na abertura dos bicos.
Claro que podem existir pequenas diferenças na quantidade injetada por cada bico, mais é mínimo. Vide a exatidão dos dados mostrados no CB.
Se vce instalar um hallmeter no carro, vai perceber claramente a atuação do cut off.
Mas, se mesmo assim vce não se convença, continue agindo corretamente e de forma segura, descendo sempre engrenado.
Abçs
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