Consumo do 1.4 será verdade?
Re: Consumo do 1.4 será verdade?
Olha como ficou o meu, vejam se esta na média.
Fui de Belém/Pa para Imperatriz/MA (600km) com ar ligado direto, gasolina, 5 pessoas no carro, rodas aro 15, 30 de calibragem dos pneus, pisando fundo em mais 70% do trajeto (não diminuia de 120km/h, chegando as vezes em 160 a 180km/h nas descidas) fiz em 5:45h. No CB ele marcava 9.5 a 10km/l.
Na volta vim um pouco mais devagar, e não tinha tanta mala, mas tinham as mesmas 5 pessoas, não pisei tanto pq ja estava de noite, fiz a média de 11km/l no máximo.
Meu sonho é um dia ver no CB ele marcar mais de 14km/l na estrada e 12km/l na cidade. Na cidade ele nunca passou de 10km/l
Fui de Belém/Pa para Imperatriz/MA (600km) com ar ligado direto, gasolina, 5 pessoas no carro, rodas aro 15, 30 de calibragem dos pneus, pisando fundo em mais 70% do trajeto (não diminuia de 120km/h, chegando as vezes em 160 a 180km/h nas descidas) fiz em 5:45h. No CB ele marcava 9.5 a 10km/l.
Na volta vim um pouco mais devagar, e não tinha tanta mala, mas tinham as mesmas 5 pessoas, não pisei tanto pq ja estava de noite, fiz a média de 11km/l no máximo.
Meu sonho é um dia ver no CB ele marcar mais de 14km/l na estrada e 12km/l na cidade. Na cidade ele nunca passou de 10km/l
- Piloto de Atari
Como já foi dito, tudo influencia....
Vento, combustivel, temperatura do ar, calibragem e principalmente como se dirige.
No meu, já cheguei a fazer media de 14km/l, com Cruise control ligado nos 100km/h.
Vento, combustivel, temperatura do ar, calibragem e principalmente como se dirige.
No meu, já cheguei a fazer media de 14km/l, com Cruise control ligado nos 100km/h.

- Velha Guarda
ontem, dia 4 de julho de 2010, abasteci no posto Brigmann na entrada de Florianópolis, com álcool (50l) , fui a Jurerê e voltei a Lages, SC, com uma média de 9,8 no álcool, multiplicando pelo "fator gasosa" (1,43) obtive uma média equivalente de 14,1 km/l de gasolina, em subida de serra, com 4 pessoas, na bagagem apenas um notebook. Velocidade entre 90-110, não usando banguela, apenas cut-off. Uma boa média, ainda com os pneus largos 195 e o carro com apenas 2700km. Uma coisa curiosa é que nas decidas de serra apliquei sempre a descida engrenada, porém, o pessoal que defende ferrenhamente o "cut off" não consegue me explicar porque o motor não esfria, ou seja, a temperatura do motor continuou constante, logo, a alegada economia do "cut off" não é tão pronunciada não, a única razão técnica para usá-lo seria a maior segurança de permanecer com o motor ligado, economizar freios, não comprometer a assistência a direção hidráulica e aos freios que podem ficar compromentidas se o motor parar. Mas dizer que o combustível é totalmente cortado no "cut off" no caso do pálio me soa como inverídico pois não reparei um resframento no motor. Outro detalhe, procurei em viagem deixar a rotação entre 3.000 e 3500 no máximo.
- Usuário Banido
No início o meu 1.4 fazia 7 no alcool no centro de BH. Depois da revisão de 30.000 está fazendo 7,5 a 8 no alcool na cidade, e 10,5 na gasolina na cidade. Na estrada fez 11 no alcool. Depois da troca de velas e com o motor mais amaciado ele melhora o consumo e o desempenho, achei que melhorou muito. O motor está perceptivelmente mais forte.
- Piloto de Atari
mauriliosantosjunior escreveu:...
Uma coisa curiosa é que nas decidas de serra apliquei sempre a descida engrenada, porém, o pessoal que defende ferrenhamente o "cut off" não consegue me explicar porque o motor não esfria, ou seja, a temperatura do motor continuou constante, logo, a alegada economia do "cut off" não é tão pronunciada não,
...
cut-off nao tem nada a ver com a temperatura do motor nao... primeiro pq o motor continua trabalhando por inércia, e ainda assim com um consumo minimo (o consumo nao é zero absoluto como alguns pensam)... segundo pq mesmo que o consumo fosse zero durante esse periodo, ainda assim o tempo que o cut-off fica em ação nao seria suficiente pra baixar a temperatura do motor, ou vc desce uma serra durante mais de meia hora seguida sem acelerar?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
uma sensível redução da temperatura deveria ser pelo menos observada, o que não ocorre, quando tinha o pálio e deixava na boleia, reduzia a temperatura em 1 quarto da escala, no punto, independentemente se for na boleia ou engrenado crava, ora, se ar frio entra dentro do motor, este ar leva o calor que ele possui, se ele mantém a temperatura, alguém tem que estar suprindo esta temperatura e este "alguém" é o combustível, logo, se fica a temperatura igual a se estivesse na boleia o cut off é inócuo, porém se ele fosse realmente econômico deveria se notar uma redução da temperatura, não noto absolutamente nada, o ponteiro crava no meio e pronto. Alguém tem que estar provendo esta energia, e se o atrito do motor gera todo este calor, então estariamos roubados, ou seja não existe cut off, existe marcha lenta virtual, o que pode até ser prejudicial ao motor. Outra coisa, o ronco, o motor continua roncando, o que significa combustível queimando, de modo que o assunto para mim está bem esclarecido: o cut off é uma nulidade.
- Usuário Banido
VLA escreveu:mauriliosantosjunior escreveu:...
Uma coisa curiosa é que nas decidas de serra apliquei sempre a descida engrenada, porém, o pessoal que defende ferrenhamente o "cut off" não consegue me explicar porque o motor não esfria, ou seja, a temperatura do motor continuou constante, logo, a alegada economia do "cut off" não é tão pronunciada não,
...
cut-off nao tem nada a ver com a temperatura do motor nao... primeiro pq o motor continua trabalhando por inércia, e ainda assim com um consumo minimo (o consumo nao é zero absoluto como alguns pensam)... segundo pq mesmo que o consumo fosse zero durante esse periodo, ainda assim o tempo que o cut-off fica em ação nao seria suficiente pra baixar a temperatura do motor, ou vc desce uma serra durante mais de meia hora seguida sem acelerar?
Não acredito em queda tão expressiva de temperatura, Não se esqueçam que a temperatura é medida na água do bloco, e não no radiador. A válvula termostatica atuando corretamente, não deixaria água fria do radiador "gelar" o bloco em cut off (inclusive podendo causar choque termico e possiveis danos).
Já tive carro sem a válvula termostatica, porem carburado. Com a depressão do coletor o carburador manda gasolina pro motor, em menor quantidade, porem manda bastante. E o motor esfriava bem nas descidas de serra, chegava a falhar de tão frio.
Estando engrenado, mesmo sem atuação do acelerador, o processo de admissão, compressão e escape continua ocorrendo, porem sem a fase de explosão (ausência de combustível), por isso o ruído de escape continua.
Quem duvida do cut off e tem computador de bordo, zere o mesmo numa descida de serra e veja o resultado no pé da serra.
PS: O computador de bordo interpreta o pulso de injeção (X pulsos = y ml de combustível) e depois faz uma simples divisão por km rodado.

- Velha Guarda
Eh isso msm cara...
ta otimo o consumo, tenho q encher um tanque de gasosa ainda q n enchi.,..desde q peguei o carro uns 3 meses atraz soh meti alcool,
tah fazendo 9 na cidade e 10,5 na estrada...
tah otimo pra mim...
abx
ta otimo o consumo, tenho q encher um tanque de gasosa ainda q n enchi.,..desde q peguei o carro uns 3 meses atraz soh meti alcool,
tah fazendo 9 na cidade e 10,5 na estrada...
tah otimo pra mim...
abx
- Piloto de Autorama
Os dados do computador de bordo são parcialmente confiáveis, principalmente em situações de vácuo extremo ( descer engrenado ) ou de abertura total da borboleta (aceleração em carga), para que o computador de bordo fosse confiável deveria haver pelo menos 2 fluxímetros, 1 que medisse a entrada da bomba e outra que medisse o retorno do tanque, de modo que a situação de zerar em cima da serra, não condiz. O computador de bordo só é confiável em situações de aceleração normais, não é para situação de cut off e nem para aceleração em carga ( com a borboleta totalmente aberta). O que o fabricante da injeção poderia disponibilizar seria qual o consumo em cut off, e creio que será o mesmo do de marcha lenta. Outra opção seria pegar o firmware (código fonte) da central e dar uma olhada como é na real;
A unica razão para eu manter o motor engrenado é por questão de segurança, fora isto, acredito que a banguela pode ser muito mais econômica no que se refere a combustível. Vou continuar descendo engrenado, mas por enquanto os argumentos pró cut off são vagos, se houvesse uma real economia em relação a marcha lenta, então deveria haver uma leve redução na temperatura do conjunto do motor, o que não é observado. Com respeito aos ciclos de compressão, explosão e escape, o mesmo gás comprimido depois é expandido, gerando uma situação neutra, porém se o gás entra frio (ar frio) e sai quente e não há combustão ou há uma combustão reduzida ( o que pode ser muito grave, principalmente se houver excesso de oxigênio, que em alta temperatura se torna muito reativo e danifica as sedes de válvula, por isto a mistura tem estar na medida, se o seu carro é muito econômico, cuidado, a mistura pode estar muito pobre em combustível e logo, logo seu motor vai pro pau) então o ar deve drenar o calor de dentro do motor e a redução de temperatura deve ser sentida no mostrador, como já não observei isto no meu carro, o único supridor deste calor é o combustível.
A unica razão para eu manter o motor engrenado é por questão de segurança, fora isto, acredito que a banguela pode ser muito mais econômica no que se refere a combustível. Vou continuar descendo engrenado, mas por enquanto os argumentos pró cut off são vagos, se houvesse uma real economia em relação a marcha lenta, então deveria haver uma leve redução na temperatura do conjunto do motor, o que não é observado. Com respeito aos ciclos de compressão, explosão e escape, o mesmo gás comprimido depois é expandido, gerando uma situação neutra, porém se o gás entra frio (ar frio) e sai quente e não há combustão ou há uma combustão reduzida ( o que pode ser muito grave, principalmente se houver excesso de oxigênio, que em alta temperatura se torna muito reativo e danifica as sedes de válvula, por isto a mistura tem estar na medida, se o seu carro é muito econômico, cuidado, a mistura pode estar muito pobre em combustível e logo, logo seu motor vai pro pau) então o ar deve drenar o calor de dentro do motor e a redução de temperatura deve ser sentida no mostrador, como já não observei isto no meu carro, o único supridor deste calor é o combustível.
- Usuário Banido
Mais amigão...
Vce ta se esquecendo de um detalhe muito importante.....
Quando vce está em situação de cut off, a borboleta esta fechada, ou seja, o motor fica tentando aspirar, porem sem êxito.
Concordo com a oxidação do sistema, óleo e etc. caso houvesse entrada de ar. Porem ela não existe.
Por isso o "freio motor" funciona, ele trabalha tentando vencer o vácuo gerado .....
Pra que complicar, colocando fluximetro na saída e no retorno do tanque, se o único ponto de consumo de combustível é nos bicos injetores.
Mais fácil seria colocar só 1 fluximetro na flauta após o regulador de pressão.
Diga-se de passagem, nos carros da FIAT (aspirados) a pressão da linha é constante (3,5 bar), diferente dos da VW antigos que levam em conta a pressão do coletor, desta forma mantendo o leque mais constante. Porem os modernos tambem é constante a 3 bar.
Falando em carros originais, (não os preparados), os bicos injetores nunca trabalham em regime aberto (100%), mesmo em situações de exigência extrema, e os pulsos são medidos em ms (mili segundos). Nem nos preparados usa-se fator acima de 80% na abertura dos bicos.
Claro que podem existir pequenas diferenças na quantidade injetada por cada bico, mais é mínimo. Vide a exatidão dos dados mostrados no CB.
Se vce instalar um hallmeter no carro, vai perceber claramente a atuação do cut off.
Mas, se mesmo assim vce não se convença, continue agindo corretamente e de forma segura, descendo sempre engrenado.
Abçs
Vce ta se esquecendo de um detalhe muito importante.....
Quando vce está em situação de cut off, a borboleta esta fechada, ou seja, o motor fica tentando aspirar, porem sem êxito.
Concordo com a oxidação do sistema, óleo e etc. caso houvesse entrada de ar. Porem ela não existe.
Por isso o "freio motor" funciona, ele trabalha tentando vencer o vácuo gerado .....
Pra que complicar, colocando fluximetro na saída e no retorno do tanque, se o único ponto de consumo de combustível é nos bicos injetores.
Mais fácil seria colocar só 1 fluximetro na flauta após o regulador de pressão.
Diga-se de passagem, nos carros da FIAT (aspirados) a pressão da linha é constante (3,5 bar), diferente dos da VW antigos que levam em conta a pressão do coletor, desta forma mantendo o leque mais constante. Porem os modernos tambem é constante a 3 bar.
Falando em carros originais, (não os preparados), os bicos injetores nunca trabalham em regime aberto (100%), mesmo em situações de exigência extrema, e os pulsos são medidos em ms (mili segundos). Nem nos preparados usa-se fator acima de 80% na abertura dos bicos.
Claro que podem existir pequenas diferenças na quantidade injetada por cada bico, mais é mínimo. Vide a exatidão dos dados mostrados no CB.
Se vce instalar um hallmeter no carro, vai perceber claramente a atuação do cut off.
Mas, se mesmo assim vce não se convença, continue agindo corretamente e de forma segura, descendo sempre engrenado.
Abçs

- Velha Guarda