Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por JRFabbi » Ter Jun 08, 2010 5:23 pm

Hehe... comentei do supercharger sim... mas, tá enchendo a turbina com quantos RPM +/-?
Adaptar um supercharger seria muito complexo e como o motor tá trabalhando com pressão alta em altas rotações precisaria de um esquema que liberasse o supercharger ou daria problema, não compensa (a não ser que se queira deixar sem turbo-lag).
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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por t-jet-DF » Ter Jun 08, 2010 9:21 pm

JRFabbi,

Cara, com certeza, a melhor opcao, seria um supercharger, mas, como voce mesmo disse, e muito complexo e trabalhoso. Mas voce tem razao sim...ela esta enchendo com 4.000RPM....antes disso, ela vai que nem uma CG 150cc. kkkkkkkkkkkk. Mas como postei la em cima, acabei com o problema do turbo lag, aumentando o corte de giro para os 7.100RPM. Ai, quando troco de marchas, o motor ja esta rodando mais que os 4.000RPM. Entao, quando vem, ja vem com tudo!

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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por sepacheco » Ter Jun 08, 2010 9:59 pm

Tenho um Amigo o Eduardo de curitiba que tem um TJEt branco com 240 CV no Dinamômetro e não precisou fazer tanta coisa. bicos, Bomba turbina maior, escape filtro e remapeamento.

A GT2560R é muito grande pro 1.4, não vai ficar legal... No Marea 2.0 pega só em 3000 RPM no Tjet deve entrar pra cima dos 4500... muito perto do corte faixa pequena de utilização...

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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por viniat » Ter Jun 08, 2010 11:40 pm

Sandro,

Não sabia que o carro do bomba tava mexido... me parece que não eheim... vi ele direto esses ultimos 15 dias.
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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por IgorSilva » Qua Jun 09, 2010 12:57 am

Esse Dyno de Curitiba PRADO é fake total :) CLIENTE FELIZ

Amigo nosso aqui tem um GOL que tem 450cv beleza...
Aqui no dyno o maaaaaaaaaaximo que deu foi 450cv com 2,5kg de pressão

ai em curitiba deu 620cv com 1,5kg
totalmente fake :)

dino cliente feliz aperta o botao pra ele sorrir!

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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por cgw » Qua Jun 09, 2010 7:25 am

Antônio, parece que nas fotos da SuperSpeed que o carro tá com a ponteira dupla maior, vc trocou as ponteiras tambem?
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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por sepacheco » Qua Jun 09, 2010 8:16 am

Não é do Bomba, o carro não é nem do clube...

O Dino da Prado é um pouco inflacionado sim, mas não é desse jeito tambem...
No clube do Marea vivemos fazendo dino day e da Prado não é o que indica mais.. tem 4 dinamômetro de rolo em Curitiba, o da Prado não é o que marca mais..
Prado 482 CV - Top Dino (Que é o que menos apresenta potencia) 468 CV. Esse carro foi pra São Paulo no Dinojet que mede pra varias revistas e tem tabela de competição e marcou 476 CV. Um desvio muito parecido com os demais medidos. Alem disso só dá para considerar o que vem na roda, o estimado no motor é mais chute que qualquer outra coisa... è aplicado um fator genérico de correção que não é o mesmo pra todos os carros, por exemplo um opala tem bem mais perdas de transmissão que um gol, mas eles usam o mesmo indice ... :?
Alem disso há que se tomar cuidado com carros adaptados principalmente os Ap, pois o povo não instala sensor barométrico e a turbina não tem regulagem eletronica de wastegat (Pieburg) sendo assim mudando altitude e temperatura muda a medida.

Pro Tjet acredito que uma turbina boa seja a Garret GT2554R da Garret, deve dar pra tirar uns 300CV do motorzinho 1.4 maior que isso fica complicado de encher...

Mas nunca se engane com valores absolutos, o que importa na verdade é o tempo de 0-100, 0-200, 100-200 em ultima marcha e 201 e 402m. Parei de me preocupar faz tempo com esses numeros absolutos de CV e Kgmf pra me ligar em tempos. Não adianta ter um pico de 1000 CV se quando entra a proxima marcha cai na turbina morta e quando a turbina enche sai lixando tudo...Já vi carros de 550 CV fazendo mesmo 0-100 de carro de 310 CV... O que importa é a janela de trabalho ou seja a area em baixo da curva do dino e não o maximo...

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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por t-jet-DF » Qua Jun 09, 2010 2:38 pm

CGW,

A ponteira foi sim trocada, por uma similar a original, porem de 2,5pol. Tudo no carro esta "escondido". Estou preparando um lobo disfarcado de lebre. hehehehehehe. Todos os carros turbo que tive, eu mantive o aspecto da originalidade.

Sepacheco,

Nesse topico, eu expliquei o que tive que fazer para que a turbina ficasse boa para meu carro. O veiculo esta transitando normalmente pelas ruas de Brasilia e com tudo citado no topico. Ainda vem mais coisas por ai. Eu apenas estou iniciando meu upgrade e quando ficar pronto por completo, o negocio vai ser mais tenso!


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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por sepacheco » Qua Jun 09, 2010 6:14 pm

Sim esticou o corte para 7200.. como está seu carro+- aos 3500 RPM ? Com uma turbina um pouco menor estaria tendo mais rendimento que tem hoje. Não tem como um motor de 1.4 L encher direito essa turbina vai estar sempre sub aproveitada e você andando com um carro bobo em baixa. Seu carro está sem retomada. Já vi a mesma coisa em alguns mareas o povo usa turbinas Gigantes com caixa quente .7, vem MUITA potencia (com uma .7 e Chip faz 460 CV no Marea brincando sem muita coisa á mais pra fazer. Mas o carro fica ridiculo, só funciona bem entre 5000 e 7200. (Corte original) a proxima marcha vem morta e quando entra destraciona valendo... na pista fica uma B.... pra arrancada até que dá pra aturar, mas os resultados com turbinas menores são melhores. o consenso no clube do Marea é que maior que a super 50 pra rua não rola, o carro fica ruim, só pra pista e mesmo assim passar de 0,7 e com muita preparação é besteira.. O marea mais forte do Brasil tem, 737 CV nas rodas esta com uma Turbina Borg Warner Bullseye S362 com caixa quente .55... é um motor 2.0 20 V com comandos variaveis bem mais otimizado e com mais recursos que o motor do Tjet. A turbina que escolheu é praticamente uma Super 50... Ou seja essa turbina não está correta. Ela é uma LUVA pro Marea (Vem 380 CV facil, o pessoal baixa pra 300 na gasosa e 330 no alcool pra não dar problema, o miolo do motor original roda bem atpé 350 CV sem forjar, e a transmissãoaté 420 CV ( o primeiro a ir é o diferencial), passou disso tem que andar com muito cuidado pra não quebrar, quem não quer se encher não passa dos 340 CV sem forjar) Pega em 2800 e enche até 7000 depois começa a estrangular. Dá pra rodar com 1.2 com booster para 1.5 de boa no Marea. com 1.5 direto, chip e escapamento vem 340 CV, se abrir os bicos, trocar dosador e bomba ai vem os 380. Nessa turbina dá pra tirar até 420 CV no Marea.
Em um track day um carro assim toma binoculo de carros bem mais fracos, exatamente pela manutenção de torque nas curvas e uma saida de curva mais linear. Carro de tração dianteira quando destracionana curva passa reto.. não dá pra brincar de drift (:D)

Ou seja turbinas grandes demais ou é delirio de preparador ou é porque o dono quer ver o valor maximo de CV sem se importar com o comportamento do carro.

No mesmo evento que esteve tinha um Marea com um GT25, motor sem forjar sem linha suplementar, sem blocante, na faixa dos 320 CV e... bem se estava lá viu o 2x1 que deu no WRX fuçado.. feio foi que na que perdeu chamou o cara do subaru pelo microfone :?

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Re: Quem realmente ja fez upgrade de potencia?

por Ferranda » Qua Jun 09, 2010 7:21 pm

Realmente Potencia maxima não quer dizer muita coisa....
O que interessa é ela começar a aparecer cedo e não morrer aos 5000rpm.

Antonio.
Realmente deve ter ficado animal, porem no dia a dia não ficou um carro que só anda esguelando (cuspindo as valvulas) ?

Parabens pela iniciativa e boa sorte no projeto :wink:
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