Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Histórico do Automodelismo de Fenda no Brasil
No final da década de 50 e início da década de 60, os então automodelistas de competição com seus micro-modelos a controle remoto encontravam dificuldade na disputas, pois muitas vezes acabavam enroscados com os cordões umbilicais que ligavam os controladores (direção, aceleração e frenagem) aos seus micro-modelos.
Baseados na observação do férro-modelismo, imaginaram criar a semelhança de trilhos, Fendas (Slots) que servissem de guia para a direção de seus auto-modelos; criaram inicialmente pinos fixos nos chassis para seguir a fenda, e os contatos eram fixados ao fundo dos mesmos chassis. Posteriormente, adotaram sapatas móveis (pickup-shoes) com os contatos, já com cordoalhas fixados nas mesmas, o que permitiria aos contatos permanecerem alinhados com as tiras de cordoalhas fixas ao longo da pista. Para a transmissão da corrente elétrica, introduziram duas sapatas flexíveis (lâminas de latão ou niquelina) que entravam em contato com dois trilhos metálicos ligados aos controladores, reóstatos, que eram manejados pelos competidores.
O sistema foi aperfeiçoado com a adoção da sapata móvel e a instalação de cordoalhas na pista, em substituição aos frisos metálicos.
O automodelismo de fenda nasceu nos EUA sob o nome de Slot car e posteriormente com a industrialização do Japão recebeu o nome comercial de autorama. Sob licença passou a ser produzido no Brasil pela fábrica Estrela, mantendo a denominação japonesa e sendo divulgado como brinquedo. Com essa denominação o automodelismo de fenda quase foi jogado ao abandono das caixas de brinquedos em quartos de crianças.
Em 1961, o autorama já era um brinquedo difundido nos Estados Unidos. Em Porto Alegre, alguns comandantes da Varig trouxeram a novidade para o Brasil.
Na mesma época em São Paulo, o grupo de senhores, Felício Cavalli, Bié, Alfredo Araujo, Ewaldo Pacini de Almeida, José Alvares Moraes e outros todos do signo de escorpião começaram se interessar também pelo esporte e fundou a primeira escuderia, a "SCORPIUS" que treinava e competia numa pista montada num quintal do Brás.
A pista foi feita com martelos e talhadeiras, os carrinhos eram preparados por eles mesmos.
Em 1963 a loja Mobral Modelismo de São Paulo, começou a importar equipamentos e carrinhos de autorama, no ano seguinte a Estrela lançava seu primeiro autorama no festival realizado no DEFE, no qual Emerson Fittipaldi tiraria o terceiro lugar.
Alguns pioneiros, que eram automodelistas de "carteirinha" entusiasmados com a oportunidade, iniciaram com a desculpa de "manutenção e testes" passaram a dedicar-se de corpo e alma ao novo ESPORTE-MODELISMO. Assim começaram a surgir casas especializadas.
Surgiram algumas pistas de competição amadoras, subseqüentemente algumas profissionais. Iniciou-se assim um movimento espontâneo de retorno às origens do automodelismo de fenda. Com isso pais e filhos passaram a dedicar-se juntamente com amadores e profissionais no desenvolvimento desse esporte modelismo.
O autorama ou slot car, como é conhecido nos EUA, é um carro em escala 1/24 ou 1/32 que anda em uma pista de madeira, geralmente com 48m de comprimento, ou como foi mais conhecido no Brasil como o autorama residencial amador, com peças de encaixar de plástico.
Os carros andam em uma fenda que possue duas cordoalhas e alimentadas com 13.8 volts de corrente continua (baterias).
O carro em escala possue um guia para andar na fenda, chassis em aço, carroceria em lexan ou acetato, pneus de borracha relação de coroa e pinhão em aço e nylon, e motor elétrico de 13.8 volts (corrente continua) de escovas (carvões) e imãs permanentes.
Estes "carrinhos" nos seus modelos mais sofisticados chegam aos inacreditáveis 160 km/h !!!
Estes carros necessitam de muito reflexo, em uma pista oficial com traçado "Blue king" de 48 metros, o recorde mundial de tomada de tempo, (dar uma volta completa no circuito) informatizado, é de 1.590 segundos !!!
É o segundo esporte em reflexo perdendo apenas para a esgrima.
Nas corridas quem ganha é quem der mais voltas, (com tempo determinado) revezando nas 8 fendas que as pistas tem, identificadas por cores que acompanham a cordoalha.
No final da década de 50 e início da década de 60, os então automodelistas de competição com seus micro-modelos a controle remoto encontravam dificuldade na disputas, pois muitas vezes acabavam enroscados com os cordões umbilicais que ligavam os controladores (direção, aceleração e frenagem) aos seus micro-modelos.
Baseados na observação do férro-modelismo, imaginaram criar a semelhança de trilhos, Fendas (Slots) que servissem de guia para a direção de seus auto-modelos; criaram inicialmente pinos fixos nos chassis para seguir a fenda, e os contatos eram fixados ao fundo dos mesmos chassis. Posteriormente, adotaram sapatas móveis (pickup-shoes) com os contatos, já com cordoalhas fixados nas mesmas, o que permitiria aos contatos permanecerem alinhados com as tiras de cordoalhas fixas ao longo da pista. Para a transmissão da corrente elétrica, introduziram duas sapatas flexíveis (lâminas de latão ou niquelina) que entravam em contato com dois trilhos metálicos ligados aos controladores, reóstatos, que eram manejados pelos competidores.
O sistema foi aperfeiçoado com a adoção da sapata móvel e a instalação de cordoalhas na pista, em substituição aos frisos metálicos.
O automodelismo de fenda nasceu nos EUA sob o nome de Slot car e posteriormente com a industrialização do Japão recebeu o nome comercial de autorama. Sob licença passou a ser produzido no Brasil pela fábrica Estrela, mantendo a denominação japonesa e sendo divulgado como brinquedo. Com essa denominação o automodelismo de fenda quase foi jogado ao abandono das caixas de brinquedos em quartos de crianças.
Em 1961, o autorama já era um brinquedo difundido nos Estados Unidos. Em Porto Alegre, alguns comandantes da Varig trouxeram a novidade para o Brasil.
Na mesma época em São Paulo, o grupo de senhores, Felício Cavalli, Bié, Alfredo Araujo, Ewaldo Pacini de Almeida, José Alvares Moraes e outros todos do signo de escorpião começaram se interessar também pelo esporte e fundou a primeira escuderia, a "SCORPIUS" que treinava e competia numa pista montada num quintal do Brás.
A pista foi feita com martelos e talhadeiras, os carrinhos eram preparados por eles mesmos.
Em 1963 a loja Mobral Modelismo de São Paulo, começou a importar equipamentos e carrinhos de autorama, no ano seguinte a Estrela lançava seu primeiro autorama no festival realizado no DEFE, no qual Emerson Fittipaldi tiraria o terceiro lugar.
Alguns pioneiros, que eram automodelistas de "carteirinha" entusiasmados com a oportunidade, iniciaram com a desculpa de "manutenção e testes" passaram a dedicar-se de corpo e alma ao novo ESPORTE-MODELISMO. Assim começaram a surgir casas especializadas.
Surgiram algumas pistas de competição amadoras, subseqüentemente algumas profissionais. Iniciou-se assim um movimento espontâneo de retorno às origens do automodelismo de fenda. Com isso pais e filhos passaram a dedicar-se juntamente com amadores e profissionais no desenvolvimento desse esporte modelismo.
O autorama ou slot car, como é conhecido nos EUA, é um carro em escala 1/24 ou 1/32 que anda em uma pista de madeira, geralmente com 48m de comprimento, ou como foi mais conhecido no Brasil como o autorama residencial amador, com peças de encaixar de plástico.
Os carros andam em uma fenda que possue duas cordoalhas e alimentadas com 13.8 volts de corrente continua (baterias).
O carro em escala possue um guia para andar na fenda, chassis em aço, carroceria em lexan ou acetato, pneus de borracha relação de coroa e pinhão em aço e nylon, e motor elétrico de 13.8 volts (corrente continua) de escovas (carvões) e imãs permanentes.
Estes "carrinhos" nos seus modelos mais sofisticados chegam aos inacreditáveis 160 km/h !!!
Estes carros necessitam de muito reflexo, em uma pista oficial com traçado "Blue king" de 48 metros, o recorde mundial de tomada de tempo, (dar uma volta completa no circuito) informatizado, é de 1.590 segundos !!!
É o segundo esporte em reflexo perdendo apenas para a esgrima.
Nas corridas quem ganha é quem der mais voltas, (com tempo determinado) revezando nas 8 fendas que as pistas tem, identificadas por cores que acompanham a cordoalha.
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Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Eis a minha coleção:

Lotus Renault Preta JPS ano 1985 - Senna - Motor Mabuchi e Lotus Ford Preta JPS ano 1972 - Emerson Fittipaldi - Motor Estrelinha


McLaren MP4/4 Honda - Senna - ano 1988 - Motor Mabuchi e McLaren M23 Ford - Fittipaldi - ano 1974 - Motor Estrelinha


FIAT 147 - Motor Mabuchi - ano 1980:

FIAT 147 com os faróis acesos:

Várias equipes:
Ferrari F1 642 - Prost - Motor Mabuchi - Ano 1991 e Ferrari 312 T4 - Jody Scheckter - Motor Mabuchi - Ano 1979
Nota: os decalques da 312 T4, infelizmente, não são originais da época.

Lotus 99T Honda - Senna - Motor Mabuchi - ano 1987 e Ligier Ford JS11 – Jacques Laffite - Motor Mabuchi - Ano 1980

BMW - "genérica" - Motor Mabuchi - Ano 2000 e Tyrrel 018 Ford - Alboreto - Motor Mabuchi – Ano 1989
Nota: esta versão da BMW não há em catálogos oficiais e nem mesmo nas equipes reais.

Pista Oficial Estrela:

Pista atual - adaptação livre - 8,5 metros:




Carros na pista:




Carros extras:
Lotus Rosa - da minha filha - motor mabuchi - ano 2010 e Lotus Verde - inspirada na Lotus 38 dos anos 60 - motor mura doze - ano 1980


Lotus Renault Preta JPS ano 1985 - Senna - Motor Mabuchi e Lotus Ford Preta JPS ano 1972 - Emerson Fittipaldi - Motor Estrelinha


McLaren MP4/4 Honda - Senna - ano 1988 - Motor Mabuchi e McLaren M23 Ford - Fittipaldi - ano 1974 - Motor Estrelinha


FIAT 147 - Motor Mabuchi - ano 1980:

FIAT 147 com os faróis acesos:

Várias equipes:
Ferrari F1 642 - Prost - Motor Mabuchi - Ano 1991 e Ferrari 312 T4 - Jody Scheckter - Motor Mabuchi - Ano 1979
Nota: os decalques da 312 T4, infelizmente, não são originais da época.

Lotus 99T Honda - Senna - Motor Mabuchi - ano 1987 e Ligier Ford JS11 – Jacques Laffite - Motor Mabuchi - Ano 1980

BMW - "genérica" - Motor Mabuchi - Ano 2000 e Tyrrel 018 Ford - Alboreto - Motor Mabuchi – Ano 1989
Nota: esta versão da BMW não há em catálogos oficiais e nem mesmo nas equipes reais.

Pista Oficial Estrela:

Pista atual - adaptação livre - 8,5 metros:




Carros na pista:




Carros extras:
Lotus Rosa - da minha filha - motor mabuchi - ano 2010 e Lotus Verde - inspirada na Lotus 38 dos anos 60 - motor mura doze - ano 1980

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Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Obrigado.
Abrs.
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Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Obrigado Rodrigo.
Abrs.
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Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
caramba show de bola! tenho 4 carros... 3 mura 12 e um parma...
faz anos que nao ando, mas estou com muita vontade de retomar... lembro-me que era muito divertido! hehe
faz anos que nao ando, mas estou com muita vontade de retomar... lembro-me que era muito divertido! hehe
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Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Obrigado.
Quando eu era "moleque" frequentava muito a Sebring. Bons tempos...
Há alguns anos fui fazer um curso aí e cheguei até o Ibirapuera. Mas, apenas p/ comprar umas peças.
O pessoal que estava correndo no dia, utilizavam aquele modelo profissional com "abas" de plástico na lateral.
Sou mais saudosista, prefiro os modelos antigos, de plástico duro mesmo.
Não sou muito fã de bolhas...
Abrs.
Quando eu era "moleque" frequentava muito a Sebring. Bons tempos...

Há alguns anos fui fazer um curso aí e cheguei até o Ibirapuera. Mas, apenas p/ comprar umas peças.
O pessoal que estava correndo no dia, utilizavam aquele modelo profissional com "abas" de plástico na lateral.

Sou mais saudosista, prefiro os modelos antigos, de plástico duro mesmo.

Não sou muito fã de bolhas...

Abrs.
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Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Eu tinha o Nelson Piquet Série Super Curva, mas vendi pra um cara que coleciona aqui em SP.
Ele me disse que o carro mais raro é a Willians do Senna de 94, a Estrela lançou o Autorama mas parou a fabricação logo após a morte dele, quem comprou, comprou....por isso são raros! segundo ele tem valor de cerca de R$1.000 reais um carrinho desse...é verdade?!
De brinquedos antigos eu ainda tenho um Colossus vermelho, funcionando.
Ele me disse que o carro mais raro é a Willians do Senna de 94, a Estrela lançou o Autorama mas parou a fabricação logo após a morte dele, quem comprou, comprou....por isso são raros! segundo ele tem valor de cerca de R$1.000 reais um carrinho desse...é verdade?!
De brinquedos antigos eu ainda tenho um Colossus vermelho, funcionando.

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- Velha Guarda
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Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda
Os valores "médios" de um slot car, com carroceria em perfeito estado de conservação, decalques originais da época e revisado (balanceamento, limpeza do induzido, carvão, pneus, e contato novos) gira em torno de R$ 300,00.
Não sei te falar quanto ao preço da Willians 94...
Mas, como foi uma edição "limitada" acredito que possa até ultrapassar este valor...
Veja estes exemplos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ilhoso-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onando-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-case-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM
Abrs.
Não sei te falar quanto ao preço da Willians 94...
Mas, como foi uma edição "limitada" acredito que possa até ultrapassar este valor...
Veja estes exemplos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ilhoso-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onando-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-case-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM
Abrs.
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