Regular o farol do veiculo.
Re: Regular o farol do veiculo.
Descordo do Eric; o correto são os 2 faróis na mesma altura, c/ alinhamento paralelo e a tendência de conversão p/ o chão (tecnicamente 1%).
Não confunda facho assimétrico c/ diferença de altura!
Exemplo de regulagem correta: altura h iguais e distancia d igual a distancia entre as lâmpadas do farol.


Não confunda facho assimétrico c/ diferença de altura!
Exemplo de regulagem correta: altura h iguais e distancia d igual a distancia entre as lâmpadas do farol.


- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 557
- Registrado em: Qua Abr 01, 2009 3:23 pm
- Localização: São Paulo
Re: Regular o farol do veiculo.
O meu tá assim... mas foi bem ruim conseguir...
- Velha Guarda
- Mensagens: 16149
- Registrado em: Qui Dez 25, 2008 1:35 am
- Localização: Campinas-SP
Re: Regular o farol do veiculo.
O meu também está assim, quando você olha numa pista "livre" da impressão que lá longe no fim da iluminação o lado do motorista é mais baixo pelo fato de que o farol tende a "cortar" aquele lado, olhando numa parede o facho fica nivelado mesmo...
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 963
- Registrado em: Dom Mar 08, 2009 12:08 pm
- Localização: Itupeva
Re: Regular o farol do veiculo.
Qual a distância média, que o farol baixo, deve iluminar ?
O meu veio com a regulagem original de fábrica, muito alta.
Mandei por várias vezes regular e agora ele esta iluminando, aproximadamente, 150 metros a frente.
O correto é isto mesmo ?
O meu veio com a regulagem original de fábrica, muito alta.
Mandei por várias vezes regular e agora ele esta iluminando, aproximadamente, 150 metros a frente.
O correto é isto mesmo ?
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 515
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 6:24 am
- Localização: Triângulo Mineiro
Re: Regular o farol do veiculo.
Acho q é isso mesmo....
JRFabbi,
Única coisa q eu reparei q o meu corte está mais pro lado do passageiro... O lado do motorista ilumina mais completo, hehehehe Vai ver o meu é trocado, huahuauhahua
JRFabbi,
Única coisa q eu reparei q o meu corte está mais pro lado do passageiro... O lado do motorista ilumina mais completo, hehehehe Vai ver o meu é trocado, huahuauhahua
- Velha Guarda
- Mensagens: 16149
- Registrado em: Qui Dez 25, 2008 1:35 am
- Localização: Campinas-SP
Re: Regular o farol do veiculo.
O meu se parece muito com o da imagem que postaram só que do lado do passageiro ele abre mais ou menos assim "_/" e o lado do motorista a abertura é metade quase da do passageiro mas da a impressão de ser uma luz mais "cheia" mesmo (o lado do motorista) em quanto o do passageiro parece que ilumina mais pra fora (pra iluminar a sinalização também), acho que é isso.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 963
- Registrado em: Dom Mar 08, 2009 12:08 pm
- Localização: Itupeva
Re: Regular o farol do veiculo.
O meu na parede fica reto oO
- Velha Guarda
- Mensagens: 5143
- Registrado em: Sex Fev 06, 2009 9:49 am
- Localização: SP
Re: Regular o farol do veiculo.
Tá certo. oO
Tem que ficar reto com uma pequena parte "subindo" em direção ao lado do passageiro próximo do meio do facho e outra perto da linha de direção do carro (que serve pra iluminar as sinalizações).
Tem que ficar reto com uma pequena parte "subindo" em direção ao lado do passageiro próximo do meio do facho e outra perto da linha de direção do carro (que serve pra iluminar as sinalizações).
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 963
- Registrado em: Dom Mar 08, 2009 12:08 pm
- Localização: Itupeva
Re: Regular o farol do veiculo.
Boas novas, pelo menos p/ o Yellow Rocket...
Finalmente, conseguiram regular os faróis.
Levei-o numa autoelétrica tradicional da cidade e pronto.
Segundo o chefe da autoelétrica, aquela máquina de regular farol, é fria...
Ele, tem duas, uma mais antiga e outra mais nova. Mas, todas duas estão "aposentadas".
Ele usa o mesmo "esquema" citado no 1º post do tópico.
Abrs.

Finalmente, conseguiram regular os faróis.
Levei-o numa autoelétrica tradicional da cidade e pronto.
Segundo o chefe da autoelétrica, aquela máquina de regular farol, é fria...

Ele, tem duas, uma mais antiga e outra mais nova. Mas, todas duas estão "aposentadas".

Ele usa o mesmo "esquema" citado no 1º post do tópico.
Abrs.
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 515
- Registrado em: Dom Ago 02, 2009 6:24 am
- Localização: Triângulo Mineiro
Re: Regular o farol do veiculo.
Galera.. deixa eu dar uma dica aqui..
Eu trabalho em uma montadora automobilistica, com desenvolvimento de.. FAROL.
Esse jeito que vocês deram no fórum não está 100% correto.
Todo farol possui uma porcentagem de decaimento, ou seja, o quanto o farol "aponta" para baixo e isso varia entre os fabricantes. Do tutorial que foi passado aqui, estão como fator de decaimento de 1%. Você pode encontrar essa informação no farol mesmo, abra o capô e procure as inscrições no farol. Tem várias informações e uma delas é o fator. É o único valor com porcentagem. Normalmente, os carros são de 1% até 1,3%. O Punto eu não lembro quanto é.
Portanto, o jeito correto para se alinhar o farol é assim: pega um lugar escuro o suficiente para você ver com clareza as linhas do farol (horizontal e a de 15º). O local tem que ser PLANO. Pare o carro a cerca de 3 a 5 metros de distância da parede (não é 3 a 5 metros do parachoque até a parede, mas sim do PONTO FOCAL do farol até a parede) e certifique-se que ele está alinhado com a parede, ou seja, os dois faróis estejam na mesma distância da parede. Com isso, meça a distância do PONTO FOCAL do farol até o chão. Agora vem a matemática. A fórmula para você calcular qual deve ser a altura do facho do farol na parede a frente é a seguinte:
H = A - D*F
Onde H é a altura do facho horizontal na parede, A é a distância do ponto focal do farol até o chão, D é a distância do ponto focal até a parede e F é o fator de decaimento.
Por exemplo, um carro com altura de 68cm a 5 metros da parede com decaimento de 1,2%:
H = 68 - 500*0,012 -> H = 62 cm.
Portanto, no nosso exemplo, o facho na parede deve estar com altura de 62cm do chão.
Para regular é só fazer como falaram, normalmente tem um tipo engrenagem ou parafuso. Só girar e ver o farol subir ou descer. Lembrar que em caso de carros que tem a opção de regulagem elétrica do farol devido a carga, a regulagem do farol deve ser feita no ponto ZERO.
Faça isso para os dois lados e você estará com o farol regulado da forma correta.
Eu trabalho em uma montadora automobilistica, com desenvolvimento de.. FAROL.
Esse jeito que vocês deram no fórum não está 100% correto.
Todo farol possui uma porcentagem de decaimento, ou seja, o quanto o farol "aponta" para baixo e isso varia entre os fabricantes. Do tutorial que foi passado aqui, estão como fator de decaimento de 1%. Você pode encontrar essa informação no farol mesmo, abra o capô e procure as inscrições no farol. Tem várias informações e uma delas é o fator. É o único valor com porcentagem. Normalmente, os carros são de 1% até 1,3%. O Punto eu não lembro quanto é.
Portanto, o jeito correto para se alinhar o farol é assim: pega um lugar escuro o suficiente para você ver com clareza as linhas do farol (horizontal e a de 15º). O local tem que ser PLANO. Pare o carro a cerca de 3 a 5 metros de distância da parede (não é 3 a 5 metros do parachoque até a parede, mas sim do PONTO FOCAL do farol até a parede) e certifique-se que ele está alinhado com a parede, ou seja, os dois faróis estejam na mesma distância da parede. Com isso, meça a distância do PONTO FOCAL do farol até o chão. Agora vem a matemática. A fórmula para você calcular qual deve ser a altura do facho do farol na parede a frente é a seguinte:
H = A - D*F
Onde H é a altura do facho horizontal na parede, A é a distância do ponto focal do farol até o chão, D é a distância do ponto focal até a parede e F é o fator de decaimento.
Por exemplo, um carro com altura de 68cm a 5 metros da parede com decaimento de 1,2%:
H = 68 - 500*0,012 -> H = 62 cm.
Portanto, no nosso exemplo, o facho na parede deve estar com altura de 62cm do chão.
Para regular é só fazer como falaram, normalmente tem um tipo engrenagem ou parafuso. Só girar e ver o farol subir ou descer. Lembrar que em caso de carros que tem a opção de regulagem elétrica do farol devido a carga, a regulagem do farol deve ser feita no ponto ZERO.
Faça isso para os dois lados e você estará com o farol regulado da forma correta.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 11
- Registrado em: Dom Jan 09, 2011 2:43 pm
- Localização: Tatui
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes