Leitura do PC - OBD2
Leitura do PC - OBD2
Olá,
Pessoal estou com vontade de instalar um leitor dos dados na porta OBD2 que fica na caixa de fusível...
to com umas idéias aqui de por um leitor via bluetooth e usar um software para smartphone...
da para ler informações de posição do acelerador, temp. do ar admitido, mistura ar/comb., temp. do motor, pressão de óleo, rpm, velocidade real, pressão na linha de combustivel e várias outras coisas além de poder controlar o som do carro remotamente
A dúvida é se o Punto usa a porta padrão OBD2 de 16 pinos ou aquela dos Fiat Coupe de 3 pinos?
Alguém sabe qual o protocolo do sistema CAN-BUS do Punto?
Se essa coisarada toda der certo vai ser bem divertido
abs.
Pessoal estou com vontade de instalar um leitor dos dados na porta OBD2 que fica na caixa de fusível...
to com umas idéias aqui de por um leitor via bluetooth e usar um software para smartphone...
da para ler informações de posição do acelerador, temp. do ar admitido, mistura ar/comb., temp. do motor, pressão de óleo, rpm, velocidade real, pressão na linha de combustivel e várias outras coisas além de poder controlar o som do carro remotamente

A dúvida é se o Punto usa a porta padrão OBD2 de 16 pinos ou aquela dos Fiat Coupe de 3 pinos?
Alguém sabe qual o protocolo do sistema CAN-BUS do Punto?
Se essa coisarada toda der certo vai ser bem divertido

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
Re: Leitura do PC - OBD2
Cara, fala com o povo da Rally Som, que monta interface pro volante, pros comandos de som... Eles devem saber...
- Velha Guarda
Estou curioso para saber como fazer isto, se conseguir posta pra galera.
- Motorista de Auto Escola
Aew... chegou o bagulho...
É por interface bluetooth... então deixei conectado no carro direto... nem aparece ser non-OEM...
Instalei 13 softwares diferentes no notebook e nada conseguir ler... uns não aceitavam a porta COM que estava aberta do notebook... outros não liam sistema CAN do Punto... tava triste que não ia dar certo, achei que era culpa do punto nosso ser gambiarrizado em relação ao Grande Punto (EU)
Até que achei um software chamado FiatECUScan
Leu tudo!!! (ou quase)
Lista do que deu certo:
- Rotação com todas as casas de precisão (meu corte foi em 6.532 rpm)
- Velocidade real (voltei da facul a 170 de painel e 162 de real pela leitura da OBD2)
- Posição do acelerador (não chega a 100% nunca... o máx no meu foi 88,7% isso pisando tudo)
- Temperatura do motor (liga a ventuinha em 96ºC e desliga em 92ºC)
- Temperatura do ar admitido (estava 17ºC no painel hoje, e a leitura dava 26ºC com o carro andando e 34ºC com o carro parado admitindo ar quente do cofre =/)
- Ponto de ignição (-4º a -8,3º usando 100% alcool)
- Ponto de vela
- Leitura do MAP (manifold air pressure)
- Leitura do ar admitido
- Lambda 1
- Lambda 2 (não sei pq tem duas)
- IDLE RPM (rotação que o motor está tentando alcançar automaticamente... tipo andando em 2º marcha sem acelerar a ECU acelera o carro para manter ligado e não morrer)
- Percentual de abertura de cada bico injetor
- Mistura ar/combustivel
- Pressão na linha de combustivel
- Tempo de pré-injeção (em micro segundos)
Da para gerar gráficos de até 4 itens desses acima por vez.
Da para montar gráficos de sprint run (tempo real que demora de 0-100 a partir do momento que solta a embreagem)
Têm infos do hodometro... da para zerar certas coisas que não vou comentar aqui hhahahahha
Lê tempo e intensidade (0% - 100%) de atuação do ABS em cada roda
Tem muito mais sensores monitorados.. não lembrei de todos... amanha ou depois posto um print screen da tela do PC
abs.
É por interface bluetooth... então deixei conectado no carro direto... nem aparece ser non-OEM...
Instalei 13 softwares diferentes no notebook e nada conseguir ler... uns não aceitavam a porta COM que estava aberta do notebook... outros não liam sistema CAN do Punto... tava triste que não ia dar certo, achei que era culpa do punto nosso ser gambiarrizado em relação ao Grande Punto (EU)
Até que achei um software chamado FiatECUScan

Leu tudo!!! (ou quase)
Lista do que deu certo:
- Rotação com todas as casas de precisão (meu corte foi em 6.532 rpm)
- Velocidade real (voltei da facul a 170 de painel e 162 de real pela leitura da OBD2)
- Posição do acelerador (não chega a 100% nunca... o máx no meu foi 88,7% isso pisando tudo)
- Temperatura do motor (liga a ventuinha em 96ºC e desliga em 92ºC)
- Temperatura do ar admitido (estava 17ºC no painel hoje, e a leitura dava 26ºC com o carro andando e 34ºC com o carro parado admitindo ar quente do cofre =/)
- Ponto de ignição (-4º a -8,3º usando 100% alcool)
- Ponto de vela
- Leitura do MAP (manifold air pressure)
- Leitura do ar admitido
- Lambda 1
- Lambda 2 (não sei pq tem duas)
- IDLE RPM (rotação que o motor está tentando alcançar automaticamente... tipo andando em 2º marcha sem acelerar a ECU acelera o carro para manter ligado e não morrer)
- Percentual de abertura de cada bico injetor
- Mistura ar/combustivel
- Pressão na linha de combustivel
- Tempo de pré-injeção (em micro segundos)
Da para gerar gráficos de até 4 itens desses acima por vez.
Da para montar gráficos de sprint run (tempo real que demora de 0-100 a partir do momento que solta a embreagem)
Têm infos do hodometro... da para zerar certas coisas que não vou comentar aqui hhahahahha

Lê tempo e intensidade (0% - 100%) de atuação do ABS em cada roda
Tem muito mais sensores monitorados.. não lembrei de todos... amanha ou depois posto um print screen da tela do PC
abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
OMG... Boa, gostei!
- Piloto de Auto Escola
Caramba oO
- Velha Guarda
Boaaaaaaaaaaaaaaaaa, posta fotos depois....
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

- Instrutor de Auto Escola
Boa....
- Velha Guarda
hã, pra começar daria pra TRADUZIR tudo isso ? num entendi nda ou melhor, quase nada...

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Velha Guarda