Como fazer as conexoes e quais cabos usar no som?

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Como fazer as conexoes e quais cabos usar no som?

por netikaum » Qua Abr 28, 2010 10:11 am

Pessoal,
Apesar de já ter conversado com o Socket por MP, vim tirar umas duvidas aqui no fórum , só pra ver realmente qual a melhor opção.
meu punto com som original e estou com o seguinte set:

1x Bravox Subwoofer UXP 10" 400w RMS (2+2)
1x Amplificador Taramps T400 1 canal 400w RMS
1x Amplificador Hurricane HA4.120 4x75w
1x Bravox Kit 2 vias CS60D 6" 75w RMS
1x coaxial a ser definido para a traseira (provavelmente o cx50d), talvez até deixar os originais (a depender do q puder ou não fazer)

Então, como meu som é o original do punto ele não tem RCA e só tem 4 canais, dessa forma vou comprar o conversor de rca (http://www.r2audio.com/som-automotivo-1 ... 4vias.html )
preciso saber qual a melhor forma de fazer as conexões?
Tipo, como são só 4 canais e todos são esteros, me parece que vou usar 2 canais só pro sub (taramps+uxp), daí sobra apenas 2 canais pra o hurricane com os kits 2 vias + coaxias.

Nesse caso, acredito que vou ter que ligar o kit duas vias (midbass+tweeter) e os coaxias traseiros em apenas 2 canais do hurricane, pra poder usar os 2 canais restantes, ou tem como usar os 4 canais da hurricane (no caso 1 canal pra cada coaxial e 1 canal pra cada lado do kit duas vias), e ligar nos 2 canais do som com o convertor?
Existe essa possibilidade?
Lembrando que a hurricane também serve com fio de baixa impedancia ao inves do RCA, seria essa uma melhor opção?

Alguem pode dizer a melhor forma de fazer as conexões, mesmo que seja diferente do que eu to dizendo acima?

Quanto aos cabos, quantos e quais devo comprar? precisa de alguma conexão em Y? um cabo de 3 metros dá ou precisa ser o de 5 ?

vlw galera!
Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X
Take a look at it: viewtopic.php?f=23&t=8643

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Como fazer as conexoes e quais cabos usar no som?

por netikaum » Qua Abr 28, 2010 5:43 pm

pelo oq me falaram, a melhor opção é
1 cabo rca 2 canais de 5metros pro taramps+ uxp ligados em 2 canais do conversor
1 cabo rca 2 canais de 5 metros + 2 cabos Y (1femea e 2 machos), assim vai ficar usando os outros 2 canais do conversor e com os Y vou ter um total de 4 canais pro hurricane, fechando perfeitamente o numero de conexoes.
eh isso msm?
qual marca de cabo usar, levando em consideracao o nivel de qualidade do meu som (n eh HI-FI mas tb n kero cabo vagabundo)? alguma sugestao?
Netikar Silver= Punto 1.4 ELX Prata Bari - Roda 17" Momo Striker Silver - Mola Esportiva Eibach - G5 lateral - G35 Parabrisa - Ponteira de Escape Raceway RW 106X

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por felipe.mm » Qua Abr 28, 2010 8:33 pm

isso msm..
minimo uns Uniq Cable TOP.. ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Takinarios » Qua Abr 28, 2010 9:22 pm

Da pra liga os 4 falantes em 1 amp de 2 canais?
Velha Guarda
Velha Guarda

por netikaum » Qui Abr 29, 2010 9:55 am

felipe.mm escreveu:isso msm..
minimo uns Uniq Cable TOP.. ;)

Vou postar algumsa opções, se vc ou outra pessoa puder indicar o melhor custo benefício, eu agradeço (separei por local de venda):
Fosgate top de linha por 99R$
Monster Cable XLN101 por 60R$ cada ou 2 por 100R$
Y Sound Stream top d linha por 40R$ se ficar com 2 faço 70R$ o par ( na verdade eu ainda consegui pra q ele abaixasse pra 60 o par)

Monster 201 XLN 2CH 5M por R$84,90 cada, 02 unidades saem por R$169,80

Audiophonic EDGE AS1003 por R$ 89,99

UniqCable Top Series Cabo RCA Top 5 por R$89,00
UniqCable TOP Series Cabo RCA Y (1 Femea e 2 Machos) por R$39,00

E tem outra proposta boa: Um kra ta importando Cabos e conectores Carnare direto do japão, ouvi dizer que é de qualidade HI-FI, mto bom mesmo. E ta suuuper barato pro oq dizem do cabo. O problema é que vai demorar uns 40 dias pra chegar pq ta vindo do japão:
Entao vamos la os dois cabos RCA com 5 metros cada, com 8 plugs dao 139 reais.
e os 2 Y ( 6 plugs dao 63 reias, + e 1 metro do cabo L-4E6S, 11 reais )
COM UM TOTAL DE R$139,00 DOS CABOS RCA + 6 PLUGS PARA O Y R$63,00 REIAS + R$ 11,00 L-4E6S PARA FAZER O CABO Y == (R$213,00)

Diante das circusntancias, to kerendo comprar esses daki:
2 Monster Cable XLN101 + 2 Y Sound Stream top d linha por 160 reais
mas nao conheço esse modelo da monster XLN101, não sei se é tão boa quanto a 201. Alguem aí sabe indicar?

Abraço!

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por felipe.mm » Qui Abr 29, 2010 6:28 pm

Takinarios escreveu:Da pra liga os 4 falantes em 1 amp de 2 canais?

soh ligar os falantes em paralelo ou em serie.. mas dai vc perde o fader...

olha, na minha opiniao eu ficaria com o XLN201 ou o Audiophonic a pronta entrega.. o primeiro eu sei q eh bom, o segundo eu gostei do q vi das imagens, para ser bem montado e talz, qto a qualidade nao sei..

ja os cabos DIY, dependendo de quem fizer seria um grande negocio.. ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por netikaum » Qui Abr 29, 2010 7:48 pm

é os cabos DIY parecem ser um bom negovio mesmo, o kra q ta vendendo disse q iria fazer pra mim e entregar pronto, só q o problema eh q ele nao tem todos os componentes a pronta entrega, falta conectores femeas e também a solda. ele disse q ia fazer com solda de prata, q ia ficar de prima mesmo
o problema eh a demora...

Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por triatletadan » Qui Abr 29, 2010 8:05 pm

cara, vá de canare... é bem melhor que os outros...

como segunda opção eu iria de monster ou knukonceptz
Clarion DRZ9255/Alpine D300/Mcintosh MCC404/Morel Hybrid&Elate/Merlin Mozart/Nordost Blue Heaven/Absolute Wave Ultra/Chord Carnival Silver Screen/Canare 4S6/JL 10w1
Montando proximo set... Mcintosh MX5000/MDA5000/MPM4000/MCC404/Alpine 3681(ok)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama