HOW TO - Conexão para IPod com Rádio Original e Connects2

Instalações, montagens, alterações... Discuta aqui o passo-a-passo de como fazer. Tutoriais, Artigos e Dicas de como fazer em casa.

HOW TO - Conexão para IPod com Rádio Original e Connects2

por fmarcos » Seg Set 14, 2009 2:23 pm

Oi pessoal, replico aqui (com algumas ediçoes) o tutorial que está lá no meu blog.

Comprei um Punto faz duas semanas. O carro é bacana, bonito e tá muito bom pro momento (com isenção do IPI e talz). Mas faltava alguma coisa. Como eu não gostei da idéia de pagar 2 mil reais a mais pra ter o opcional "Blu&Me tive que buscar alternativas no mercado. E encontrei algo que já conhecia há algum tempo. Um kit de uma empresa chamada Connects2. Veja, este kit é composto de alguns cabos, conectores e uma pequena caixinha mágica que faz o papel de enganar o aparelho de som original de fábrica do seu carro, para ele achar que o Ipod é uma disqueteira.

O grande lance da Connects2 é que ela fabrica um adaptador de Ipod específico para cada modelo de carro e rádio.

Obviamente que alguns modelos ficam de fora, mas eu diria que uns 80% estão lá. Na página deles, você pode buscar o modelo compatível para o seu carro, seguindo o link Ipod Adapters e selecionando entre Original (para os rádios originais de fábrica) e Aftermarket, para quem colocou um aparelho comprado no mercado.

Para comprar, existem 2 alternativas para o público brazuca.

1) Comprar diretamente com o distribuidor no Brasil, a Vionick. Eles fazem a encomenda direto com o fabricante e isso implica em um prazo maior para entrega, mas pelo menos você conta com a garantia. A Vionick têm também um adaptador da Dension, chamado Gateway 300 que me parece ser uma solução técnicamente superior, mas que vêm acompanhada do preço maior também. Se você ligar para eles, procure a Ludmila e diga que fui eu quem indicou. Ela não vai te dar um desconto nem nada, mas quem sabe ela ache que você é alguém importante (hahaha) e provavelmente te dê mais atenção.

2) Comprar on-line com a loja Mr.Interface da Argentina. Mande um e-mail para a Monica ([email protected])e especifique o modelo do teu carro e do teu rádio. A média de preço é de US$ 125,00 + U$ 15,00 de envio. Dá quase uns R$ 300,00, se você não for taxado pela Receita, o que é uma loteria, mas diria que a possibilidade é menor já que vêm de um país que não é exatamente assim um pólo exportador de tecnologia. Talvez de drogas...

Ah, importante: Se você tem um Iphone ou um Ipod Touch, irá precisar comprar um adaptador de corrente, pois estes aparelhos funcionam em outra voltagem. Este adaptador é vendido pelos mesmos vendedores do Connects2.

Unboxing:
Imagem

Bom... não é assim um show de tecnologia. O troço vêm num saco tipo zip, enrolado num plástico bolha. Apenas um papel sulfite com algumas instruções. Você não irá precisar muito mais do que isso.

Instalação

A instalação do Connects2 é bastante simples e, na maioria das vezes, não requer nenhum conhecimento técnico especializado. Mas talvez exija algumas ferramentinhas para a retirada do rádio do carro. Se você não possui as chaves específicas, pode ir numa loja que faz instalação de som e pedir pros caras emprestarem apenas para você remover o rádio. Para recolocá-lo no lugar, você não irá precisar das ferramentas. Mas se quiser pedir que eles instalem pra você, pague apenas um cafézinho - porque o trabalho que dá é ridículo de fácil

Mas se você, caro Mcgyver, têm sobrando um conjunto de ferramentas como as abaixo, pode se virar sem precisar ir até a loja de som. Serve até mesmo alguns clips mais grossos.

Imagem

Aqui vai o passo a passo

1) Remover o conjunto do saco zip.

Imagem

2) Remover o cabo preto adaptador do outro saco que vêm dentro do saco zip.

Imagem

3) Remover o rádio do painel. Este passo exige um pouco de cuidado para não danificar nada. É mais jeito que força. Eu utilizei um kit de ferramenta de torx pequenas. Inseri uma ferramenta em cada orifício (DO RADIO!) conforme as fotos abaixo.

Imagem

4) Puxar com cuidado, fazendo com que a frente inteira seja deslocada. Após ela vir um pouco para frente, você já pode puxá-la pelo corpo do rádio. Tome apenas cuidado para não forçar os cabos.

Imagem

5) Você verá que na parte traseira do rádio há um espaço para conectores. No caso do rádio do Punto, a conexão deve ser feita do lado esquerdo do rádio. Se o conector não entrar, não force, pois ele só pode ser encaixado do jeito correto.

Imagem

6) Após conectar o equipamento, passe o fio preto de conexão ao Ipod por dentro do porta-luvas. Você vai ter que pescar o fio, mas não é difícil. Ligue o fio na caixinha do Connect2.

Imagem

Imagem

7) Conecte o Ipod e faça um teste antes de fechar tudo. Ligue o som e aperte duas vezes a entrada CD do seu aparelho. Assim ele entrará no modo "CD CHANGER". Veja se o som está funcionando certinho. Se não estiver, veja se está tudo conectado novamente.

Imagem

8) Se está tudo certo, recoloque o rádio no lugar.

Imagem

Operação do Ipod

Quando conectado, o Ipod continua funcionando normalmente, mas você poderá operá-lo também através dos controles do seu rádio. Inclusive se seu rádio tiver controles do rádio no volante, estes irão funcionar também.

O grande barato são as playlists. Você pode criar 5 playlists no Ipod. Estas playlists podem ser selecionadas pelo rádio correspondendo a cada um dos botões numerados de 2 a 6 (o botão 1 funciona para tocar todas as músicas do Ipod).

Pelos controles do rádio você aumenta o volume e muda as faixas.

Mas ai aparecem os primeiros pontos fracos do aparelho: O display do seu rádio irá exibir apenas os tracks de 1 a 3, quando você mudar de música novamente ele volta para o 1. Ele não mostra o nome das faixas ou qualquer coisa do gênero.

Um terceiro ponto fraco, mas que está sob investigação é um pequeno chiado (bem baixo mesmo) ao selecionar a entrada CD Changer. Mas isto pode ser devido a falta de instalação do fio terra que eu não fiz. Vou fazer uma nova verificação e atualizo o site depois.
Fernando Maciel
Punto 2009/2010 - Cinza Scandium
Meu blog -->> http://tralharia.blogspot.com/ <<--
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Conexão auxiliar rádio original

por rodrigodk » Qui Out 15, 2009 1:21 pm

ei fmarcos , vc poderia criar um outro post com este seu tutorial pois ele é uma forma diferente do ja apresentando aqui.;.;
gostei dele e o elgal é que dá pra mudar o som pelo controle do voltante.. a única falha pra mim em todos os sistema de por uma player ligado no som original é a falta de ver o nome da música no visor... pois no caso pra quem tem varios mp3 o legla é ver o nome do som... mas achei super show o tutorial parabens!!!..

ahh.. cria um novo post pra ele.. (=D>)
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Connects2 - Conexão para IPod para Rádio Original

por elton » Ter Out 20, 2009 12:53 pm

Tópicos divididos!
Ótimo tutorial Fernando! (:D)
Punto ELX 1.4 Vermelho Alpine
Tópico do meu carro
Administrador
Administrador

Re: HOW TO - Conexão para IPod com Rádio Original e Connects2

por rafaelsiq » Qui Dez 03, 2009 6:21 pm

Excelente!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por caps » Qui Dez 10, 2009 12:42 pm

Opa, td bem?

Quanto saiu esse cabo para você?
Tentei entrar em contato com o pessoal da Vionick pra ver se eles tinham algo assim, a pronta entrega, mas nadaa

Valeu!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por DanielSp » Dom Jan 17, 2010 1:00 pm

Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por heitoor » Seg Abr 26, 2010 7:38 pm

Eba, esse salvou minha vida.
Tava indo comprar outro radio em guaira, agora vou apenas comprar um ipod simples hehe.
Muito bom!
Valeu!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Diego15 » Qua Abr 28, 2010 1:13 pm

Opa então eu tenho um itouch e vc disse que ele funciona em outra voltagem neh ? e esse adaptador de corrente custa em media quanto ?
Punto Elx 1.4 / Kit Creative / Farol Dayline / Cabo Aux / Modulo Hurricane 4.120 /Subwoofer Bravox UXP / Insufilm / Xenon 6000k milha e farol baixo / Intake Racechrome + filtro Racechrome
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Guilan » Ter Out 05, 2010 2:16 pm

E ae rapazeada...

Alguém comprou no esquema do link acima do Daniel, dá certo, algum macete??

Estou vendo de colocar um esquema desse no meu Punto...

Valeu
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Dumbaum » Sex Set 16, 2011 2:26 pm

alguem sabe d um cntato mais facil pra compra, tipo mercado livre???
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo