Truques para abastecer os veículos

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Truques para abastecer os veículos

por AraujoJr » Dom Abr 11, 2010 4:07 am

pedrosouza escreveu:
Fofa Charmosa escreveu: Espero que seja útil, recebi esse e-mail e achei interessante
Repassando...
>
> O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
>
> Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos!
>
>
> Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são
> explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu
> dinheiro.. .
> >
>
> *1º Truque:
>
> Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
> A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de
> combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra,
> a densidade da gasolina e do diesel é menor...





Eu jurava ter aprendido em física que quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas e, consequentemente, maior o volume...como a massa não se altera...MENOR a densidade quando está mais quente, pois há mais volume e a massa se mantém, e o contrário também, quanto mais frio, menor o volume e a massa se mantém, então maior a densidade...então de manhã cedo ou quando está mais frio o combustível estaria MAIS denso e não MENOS denso...
Pensando em coisas assim que eu me pergunto: Até que ponto dicas assim são realmente dadas por pessoas que conhecem do assunto ? O cara trabalha em refinaria por 30 anos e comete um erro desses ?!
Não quero dizer que esteja tudo errado...mas até que ponto tudo isso é confiável ?


Vc tem razão, mas acho que vc não atentou a um detalhe que ocorre com liquidos voláteis confinados...., eles evaporam facilmente e liberam uma massa gasosa volumosa, porém muito leve em relação à massa líquida. Com o calor o combustível está MAIS denso sim, pq houve muita evaporação, o volume da parte gasosa é relevante, mas a massa não, por ser muito leve. Então olhando só a parte líquida, que é a parte de fato vai para o nosso tanque, houve um aumento da densidade, porque o volume diminuiu e a massa é praticamente a mesma ou diminuiu em uma porcentagem desprezível em relação ao volume, como d=m/V....a densidade aumenta..., no frio o contrario, menos evaporação, mais volume líquido e mesma massa....menor densidade. Mas vale repetir, esse fenômeno é em líquidos voláteis CONFINADOS, ou seja a massa gasosa fica ali dentro, passando de liquido pra gasoso o tempo todo, de acordo com a temperatura...e causa esse efeito. Se não estivesse confinado, aí valeria a sua explicação, pq a massa gasosa evaporaria em volume e massa relevantes, diminuindo a densidade. E antes que alguém diga Tb...aqueles respiros que existem são para liberar massa gasosa quando a proporção de massa gasosa e liquida no tanque é perigosa, favorável a uma explosão, então o respiro regula essa proporção...., é como aquela história...é melhor um carro capotar de tanque cheio do que com meio tanque ou menos....pq quem explode é a massa gasosa, e não o liquido como muita gente pensa.
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Re: Truques para abastecer os veículos

por shadowcps » Dom Abr 11, 2010 9:20 am

AraujoJr escreveu:
pedrosouza escreveu:
Fofa Charmosa escreveu: Espero que seja útil, recebi esse e-mail e achei interessante
Repassando...
>
> O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
>
> Truques de um Engenheiro de Segurança para abastecer os veículos!
>
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> Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são
> explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu
> dinheiro.. .
> >
>
> *1º Truque:
>
> Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.
> A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de
> combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra,
> a densidade da gasolina e do diesel é menor...





Eu jurava ter aprendido em física que quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas e, consequentemente, maior o volume...como a massa não se altera...MENOR a densidade quando está mais quente, pois há mais volume e a massa se mantém, e o contrário também, quanto mais frio, menor o volume e a massa se mantém, então maior a densidade...então de manhã cedo ou quando está mais frio o combustível estaria MAIS denso e não MENOS denso...
Pensando em coisas assim que eu me pergunto: Até que ponto dicas assim são realmente dadas por pessoas que conhecem do assunto ? O cara trabalha em refinaria por 30 anos e comete um erro desses ?!
Não quero dizer que esteja tudo errado...mas até que ponto tudo isso é confiável ?


Vc tem razão, mas acho que vc não atentou a um detalhe que ocorre com liquidos voláteis confinados...., eles evaporam facilmente e liberam uma massa gasosa volumosa, porém muito leve em relação à massa líquida. Com o calor o combustível está MAIS denso sim, pq houve muita evaporação, o volume da parte gasosa é relevante, mas a massa não, por ser muito leve. Então olhando só a parte líquida, que é a parte de fato vai para o nosso tanque, houve um aumento da densidade, porque o volume diminuiu e a massa é praticamente a mesma ou diminuiu em uma porcentagem desprezível em relação ao volume, como d=m/V....a densidade aumenta..., no frio o contrario, menos evaporação, mais volume líquido e mesma massa....menor densidade. Mas vale repetir, esse fenômeno é em líquidos voláteis CONFINADOS, ou seja a massa gasosa fica ali dentro, passando de liquido pra gasoso o tempo todo, de acordo com a temperatura...e causa esse efeito. Se não estivesse confinado, aí valeria a sua explicação, pq a massa gasosa evaporaria em volume e massa relevantes, diminuindo a densidade. E antes que alguém diga Tb...aqueles respiros que existem são para liberar massa gasosa quando a proporção de massa gasosa e liquida no tanque é perigosa, favorável a uma explosão, então o respiro regula essa proporção...., é como aquela história...é melhor um carro capotar de tanque cheio do que com meio tanque ou menos....pq quem explode é a massa gasosa, e não o liquido como muita gente pensa.



(=D>) (=D>) (=D>) e por isso também é bom nunca deixar o frentista dr aquela enchida a mais no tanque, pra "arredondar" que aí, eles enchem até o bocal e nessas, o cânister, quee é o filtro para reter esses vapores inflamáveis, se encharca, perde a função e se estraga, além de aumentar o risco de explosão.
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Re: Truques para abastecer os veículos

por Fofa Charmosa » Seg Abr 12, 2010 3:22 pm

O BICHO TÁ PEGANDO POR AQUI...UNS APLAUDEM, OUTROS QUEREM DAR TAPA!! SÓ TOMARA QUE NENHUM PEGUE EM MIM. KKKKKKKKK MAS TÁ LEGAL ESSE PAPO AQUI.
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Re: Truques para abastecer os veículos

por jaydee_ro » Seg Abr 12, 2010 3:29 pm

Pega não.... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: Truques para abastecer os veículos

por saul » Seg Abr 12, 2010 3:37 pm

old e repost mas valeu a intenção
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Re: Truques para abastecer os veículos

por JRFabbi » Seg Abr 12, 2010 3:38 pm

Oxi... entre tapas e etc... já tão até se preocupando com o pega. :shock:
Calma gente, o negócio aqui é não pegar fogo no carro e só bater no frentista que fizer @#%$^&!! 8)
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Re: Truques para abastecer os veículos

por jacsonlanhi » Seg Abr 12, 2010 11:46 pm

faça isso por um ano, junte suas economias e compre um litro de coca cola
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Re: Truques para abastecer os veículos

por Th3bo » Ter Abr 13, 2010 12:26 pm

jacsonlanhi escreveu:faça isso por um ano, junte suas economias e compre um litro de coca cola


shaushausahushau
é bem por ai mesmo.....
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Re: Truques para abastecer os veículos

por rodrigocalango » Ter Mai 18, 2010 5:56 pm

Aqui em brasília o que não falta é posto com gasolina batizada, fora que o preço aqui é o mais caro do Brasil....

O que der pra economizar está valendo...vlw pelo post (=D>)
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Re: Truques para abastecer os veículos

por William Grana » Seg Mai 24, 2010 10:07 am

Legal...boas dicas...!!!! vou tentar por aqui...

obrigado
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