CAI - Cold Air Intake By Karecones! 8)
eu_okra escreveu:FICOU SHOW DE BOLA, EU PRETENDO COLOCAR NO MEU. MAIS TENHO Q ARRUMAR ALGUEM Q FACA O SERVICO DIREITO.
EU TINHA UM FILTRO ESPORTIVO NUM ASTRA SPORT. ELE FICOU COM
UM RONCO SHOW DE BOLA.
Num tem segredo não velho!
Só comprar um filtro de boa qualidade (não precisa ter marca e sim qualidade) e já era!
- Motorista de Auto Escola
Frmg escreveu:Gostei muito, mas estou com dúvida em relação aos dias de chuva, será que com o carro em alta velocidade na estrada em dias de chuva não vai entrar água ???
Não capta água pq o filtro fica acima da grade. Se olhar a grade bem de frente, só verá os radiadores. Para ver o filtro, tem que abaixar mais, pois ele esta mais pra cima.
Frmg escreveu:Outra dúvida é se o Punto não possui nenhum tipo de sensor de temperatura para o ar, pois isso traria enorme prejuízos usando um CAI
Não tenho certeza se tem ou não, mas não entendi o pq do prejuízo.
Se ele tivesse sensor, iria injetar mais combustível pq o ar estaria mais frio. Em contrapartida o fluxo de ar é maior e se adaptaria c/ o maior fluxo de combustível.
Se não tivesse sensor (acho que não tem), a injeção se adapta somente so maior fluxo de ar de admissão.
Kareka ABC escreveu:[Não tenho certeza se tem ou não, mas não entendi o pq do prejuízo.
Se ele tivesse sensor, iria injetar mais combustível pq o ar estaria mais frio. Em contrapartida o fluxo de ar é maior e se adaptaria c/ o maior fluxo de combustível.
Se não tivesse sensor (acho que não tem), a injeção se adapta somente so maior fluxo de ar de admissão.
O prejuízo que me refiro seria em relação ao consumo e performance caso tenha sensor e esse seja removido ou inutilizado em um CAI simples.
- Piloto de Auto Escola
Frmg escreveu:Kareka ABC escreveu:Não tenho certeza se tem ou não, mas não entendi o pq do prejuízo.
O prejuízo que me refiro seria em relação ao consumo e performance caso tenha sensor e esse seja removido ou inutilizado em um CAI simples.
Não acontece não!
O consumo se manteve o mesmo e a performance não notei muita melhora não.
O torque parece que esta mais nervozinho, mas pode ser pela quilometragem tb, já que estou na casa dos 7 mil.
Percebo que em certas subidas já não é mais necessário baixar marchas como era antes.
O negócio e medir no dinamômetro, mas tô sem $$$ pra isso. Tb não tneho pressa pra isso, pois estou curtindo mto o carro!
Se o consumo se manteve o mesmo é muito bom, isso é um bom sinal.
Estava olhando o seu projeto e pesquisei sobre filtros esportivos no Punto.
Você comentou sobre fazer uma caixa de ar para isolar o filtro do ar quente do motor. Já tem ideia de como isso será feito ?!?
Estou idealizando uma caixa de afunilamento que vai coletar ar dessa mesma entrada ao lado do radiador que você usou para seu filtro. Ela vai ter forma de funil para pressurizar o ar na boca do filtro o que em altas velocidades geraria cada vez mais pressão de ar aumentando ainda mais os ganhos de potência. E com toda a vantagem da caixa isolar completamente o ar quente que a ventoinha do radiador espalha pela região quando entra em funcionamento nesse setor em que seu filtro de ar se encontra.
A dúvida é ... Qual a marca do filtro e modelo que você esta usando ???
É monofluxo ??? duplofluxo ???
Você comentou sobre fazer uma caixa de ar para isolar o filtro do ar quente do motor. Já tem ideia de como isso será feito ?!?
Estou idealizando uma caixa de afunilamento que vai coletar ar dessa mesma entrada ao lado do radiador que você usou para seu filtro. Ela vai ter forma de funil para pressurizar o ar na boca do filtro o que em altas velocidades geraria cada vez mais pressão de ar aumentando ainda mais os ganhos de potência. E com toda a vantagem da caixa isolar completamente o ar quente que a ventoinha do radiador espalha pela região quando entra em funcionamento nesse setor em que seu filtro de ar se encontra.
- Piloto de Auto Escola
Frmg escreveu:Se o consumo se manteve o mesmo é muito bom, isso é um bom sinal.
Então, estou apenas pensando em isolar o filtro do cofre do motor c/ uma chapa. Deste modo o motor aspira somento o ar frio externo. Mas vai demorar um pouco pq tô sem tempo.
Não sei se rola espaço suficiente pra bolar essa caixa cônica que vc tá a fim...
Comprei esse filtro na F2 Racing, em SBC. Tem encaixe de 3" e é fabricado em tela c/ papel filtrante azul.
É mono-fluxo pq pra 1.4 duplo-fluxo não tem necessidade e na posição que o meu está, em alta velocidade o ar ia se "perder".
Fico devendo a marca, nem eu sei. Comprei o mais barato pra ver se dava certo, pra trocar futuramente. Como está me atendendo, vou trocá-lo por outro igual qdo estiver mto sujo.
Kareka, o que vc fez com aquelas mangueiras menores (não lembro se é uma ou duas) que saiam da parte plástica que encaixava na entrada do filtro e uma outra que vai até o cabeçote?
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
- Piloto de Auto Escola
CAPRA escreveu:Kareka, o que vc fez com aquelas mangueiras menores (não lembro se é uma ou duas) que saiam da parte plástica que encaixava na entrada do filtro e uma outra que vai até o cabeçote?
CAPRA só existem 2 encaixes.
O do filtro no corpo de borboletas, que é o encaixe maior, onde vai a mangueira do CAI e a outra pequena é o respiro do motor, que eu prendi com cinta plástica num cabo que não me lembro qual.
Não liguei o respiro no CAI pq ia ter que furar o cano ou a mangueira e adaptar. Não existe a necessidade ligá-lo ao sistema e não se pode tampá-lo, então deixei ele ali quietinho!