Amaciando ou Desgastando o motor ?
Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
Indiretamente sim 

- Piloto de Auto Escola
Frmg escreveu:William Grana escreveu:Até qtos mil klm vc indica manter esse amaciamento ?
Quando fizer a primeira troca de óleo toda a sujeira e material desprendido devido ao atrito gerado no amaciamento inicial deverá ser eliminada no escoamento que não deve ser feito a vácuo e passará a dar lugar a um filtro de óleo novo e um lubrificante novo livre de impurezas.
Após essa troca você já vai sentir os benefício de um motor bem lubrificado e com atrito reduzido, porém ainda assim o carro ainda vai estar em processo de amaciamento por alguns mil kms
Existem preparadores que utilizam as mais diferentes técnicas para amaciar motores de competição e eu procuro utilizar um meio termo para motores de carros de passeio filtrando as informações das técnicas que considero mais eficientes e menos agressivas a vida útil do motor.
A tabelinha que uso e que não precisa ser seguida a risca é:
- 0-500km -> Evitar ultrapassar a rotação de torque máximo a todo custo. Pé super leve.
- 500-2000km -> Tornar o método carga um hábito enfiando o pé no acelerador até o fundo até para andar de um semáforo a outro. Quando possível dar uma arrancada para atingir o corte de giro 1 vez por dia ou 1 vez a cada dois dias.
- 2000km-7500km -> Procurar explorar a faixa de rotação entre a de torque máximo e a de potência máxima. Sempre que possível manter o motor em funcionamento por certos períodos na rotação de potência máxima em rodovias. Para isso uma boa dica é usar a 4ª marcha e manter assim por alguns poucos minutos. (Não ultrapasso 3 min)
Eventualmente dar esticadas até o limite de corte de giro no máximo 2 vezes por semana aproximadamente.
- 7500km primeira troca de óleo:
Escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote (Se quiser posso informar melhor sobre os benefícios de condicionadores no amaciamento, suavidade e vida útil do motor a longo prazo)
- 7500-10000km - O amaciamento inicial já estará feito e você já vai sentir o motor muito mais solto. Nessa fase procuro manter a rotação o máximo de tempo na faixa de torque máximo usando o método carga para arrancar e as arrancadas até o corte são feitas 1 vez por semana no máximo.
- 10000-15000km - Pode-se abandonar o método carga o tempo inteiro e as esticadas até o corte de giro do motor são feitas apenas 1 vez a cada 15 dias.
15000km segunda troca de óleo:
Novamente escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote renovados
Após a segunda troca de óleo seu motor já estará totalmente amaciado. A partir dai continuar enfiando o pé no acelerador ao máximo já não trás ganho algum, apenas desgaste prematuro.
Haja gasosa pra esse monti de pé embaixo !!! o
rsrsrsr
- Piloto de Autorama
É verdade, nessa fase gasta combustível demais. 

- Piloto de Auto Escola
Frmg escreveu:É verdade, nessa fase gasta combustível demais.
Entao...na sexta-feira abasteci com gasolina aditivada...percebi que o consumo melhorou...12km/l antes 11.4km/l e andando daquele jeito...pe embaixo...chegando de 5000 a 6000rpm...e uma ves por dia como sua recomendacao até o corte a 7000rpm...no alcool acho que tava fazendo 9km/l...
mas percebi que mesmo andando assim meu carro ta melhorando o consumo a cada vez mais...subindo para 12.1....12.2...12.3 km/l...
Essa é uma tendencia msm do carro ?
abs
William Grana

- Barbeiro de Auto Escola
Sim, quando é muito novo a tendência é melhorar, mas também não espere milagres.
E bem notado, aditivada ajuda a limpar todo o sistema de injeção de combustível até mesmo os bicos.
Muitos pensam que o Álcool tem propriedades detergentes. E é verdade se o nosso Álcool não fosse hidratado e depois batizado com água de torneira que contém cloro ou então outros batismos com agentes corrosivos que acabam por entupir os bicos.
Sendo assim a limpeza dos bicos acaba por ser um serviço necessário infelizmente.
E bem notado, aditivada ajuda a limpar todo o sistema de injeção de combustível até mesmo os bicos.
Muitos pensam que o Álcool tem propriedades detergentes. E é verdade se o nosso Álcool não fosse hidratado e depois batizado com água de torneira que contém cloro ou então outros batismos com agentes corrosivos que acabam por entupir os bicos.
Sendo assim a limpeza dos bicos acaba por ser um serviço necessário infelizmente.
- Piloto de Auto Escola
E ai senhores...
Entendi cara...na maior da minha ignorancia eu achava que o "nosso"alcool que fazia esse limpeza...ate mecanicos dizem isso...!!!! Agora pelo preco do alcool to abastecendo com gasolina...e a diferenca entre o tanque cheio de gasolina comum com a aditivada varia entre 5 a 7 reais aqui no interior...mas se fizer o calculo nao compensa abastecer com aditivada...pq cai abaixo dos 0,70...mas como vc falou...a aditivada ajuda na limpeza...vale a pena algumas vezes abastecer com aditivada.
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... AJOSO.html
Grande abs
Entendi cara...na maior da minha ignorancia eu achava que o "nosso"alcool que fazia esse limpeza...ate mecanicos dizem isso...!!!! Agora pelo preco do alcool to abastecendo com gasolina...e a diferenca entre o tanque cheio de gasolina comum com a aditivada varia entre 5 a 7 reais aqui no interior...mas se fizer o calculo nao compensa abastecer com aditivada...pq cai abaixo dos 0,70...mas como vc falou...a aditivada ajuda na limpeza...vale a pena algumas vezes abastecer com aditivada.
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... AJOSO.html
Grande abs
William Grana

Essa questão de amaciamento é muito discutida e sempre gera opiniões adversas. Meu carro foi amaciado na "brutalidade" e hoje anda bem de mais e tem um consumo excelente pro carro que é (um Fiesta SuperCharger).
Só acho que o mais importante a maioria nunca dá atenção, que é respeitar a temperatura de funcionamento do motor e um tempo mínimo que o óleo leva pra chegar a todas as partes. Ou seja, Ligou o carro depois de muito tempo parado, não sai já "socando a bota". Dá um tempo pra temperatura estabilizar e o óleo lubrificar o motor por inteiro.
E outra coisa, que pode parecer clichê e óbvio, mas eu insisto em tocar em todos os lugares q escrevo sobre o assunto: manutenção em dia! Troca de óleo com mais de 5mil Km é coisa do passado. Trânsito intenso requer, obrigatóriamente, trocas mais frequentes de óleo.
Abraço!
Só acho que o mais importante a maioria nunca dá atenção, que é respeitar a temperatura de funcionamento do motor e um tempo mínimo que o óleo leva pra chegar a todas as partes. Ou seja, Ligou o carro depois de muito tempo parado, não sai já "socando a bota". Dá um tempo pra temperatura estabilizar e o óleo lubrificar o motor por inteiro.
E outra coisa, que pode parecer clichê e óbvio, mas eu insisto em tocar em todos os lugares q escrevo sobre o assunto: manutenção em dia! Troca de óleo com mais de 5mil Km é coisa do passado. Trânsito intenso requer, obrigatóriamente, trocas mais frequentes de óleo.
Abraço!
- Piloto de Atari
Boa tlopes....
Na questao da temperatura sempre aguardo o ponteirinho chegar no meio pra comecar a pisar forte...no manual recomenda esse procedimento tb...andar de boa ate chegar na temperatura ideial...!!! Oh oleo vou trocar com 7.500 km rodados...como manda a regra...!!! eu que uso bastante em estrada...mais que cidade...acho que da pra ser nos 7500km rodados...!!!
Na questao do amaciamento, nao pq to andando forte...mas senti msm um desempenho melhor...principalmente nas retomadas...nas saidas tb...!!! to sentindo o carro mais esperto...!!! nao que eu queira que ele ande como o HLX 1.8 ou o T-Jet...nada disso...mas to buscando o melhor que o motor do "meu"carro pode dar.
Ta saindo cavaco do motor do Deadmau5...hauhauahauha
abs...
Na questao da temperatura sempre aguardo o ponteirinho chegar no meio pra comecar a pisar forte...no manual recomenda esse procedimento tb...andar de boa ate chegar na temperatura ideial...!!! Oh oleo vou trocar com 7.500 km rodados...como manda a regra...!!! eu que uso bastante em estrada...mais que cidade...acho que da pra ser nos 7500km rodados...!!!
Na questao do amaciamento, nao pq to andando forte...mas senti msm um desempenho melhor...principalmente nas retomadas...nas saidas tb...!!! to sentindo o carro mais esperto...!!! nao que eu queira que ele ande como o HLX 1.8 ou o T-Jet...nada disso...mas to buscando o melhor que o motor do "meu"carro pode dar.
Ta saindo cavaco do motor do Deadmau5...hauhauahauha
abs...
William Grana

lex.bh escreveu:Vcs vao me desculpar, mas fazer isso eh totalmente desnecessario e exagerado, diria eu frescura.
Nao digo que é errado, pelo contrario, pode ser até muito bom... mas se fosse necessario, viria escrito em manual, etc etc... se fosse assim , nenhum carro de nossa frota ia rodar nd, pq ninguem tem esse cuidado extra entende?
Meu carro já ta com 70 mkm , nao baixa 1ml de oleo, nao tive nenhum cuidado extra...
A questao é respeitar trocas de oleo, e viscosidade exigida pela fabrica..No meu caso sempre as faço de 5 em 5 juntamente com filtro.
enfim, com eu disse, nao acho errado, ma acho desnecessário
Concordo com o lex.bh
Todos os meus carros sempre foram amaciados no pau (mas hj em dia estou mais calmo) porém sempre mantendo a manutenção em dia e como manda o manual mas sem exageros se não me engano "Frmg" que postou akela listinha de coisas pra fazer tbm digo, não que akilo seja errado mas hj em dia com a tecnologia empregada nas peças e controle de qualidade, fazendo as trocas de óleo mantendo especificações descritas em manual e enfim manutenção preventiva ta loko de bom...
Nunca meus carros baixaram nada de óleo nunca fumaram nem nada, então não existe mistério apenas manutenção preventiva e pronto ao meu ponto de vista...
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola
Por mais que o processo de construção dos motores modernos trabalhe na redução de atrito entre os componentes, motores de carros de passeio ainda estão muito longe de vir amaciados de fabrica como muitas publicações afirmam. Nem mesmo carros de F-1 com a supertecnologia de redução de atrito estão livres de amaciamento, imagine nossos motores brucutus.
Obviamente não é mais necessário longos períodos de contenção até começar a dar pau no motor. Hoje em dia a recomendação para "abrir" o motor pisando fundo chega com uma quilometragem muito mais curta.
Porém se você é um saudosista que preza pela melhor performance do seu carro, amaciar ainda é necessário.
Todo o preciosismo que coloquei na lista não é necessário para amaciar um motor relativamente bem. Lembrem que aquilo é apenas uma referência do que considero ideal levando em consideração e ponderando a preparação + uso urbano alternadamente.

Obviamente não é mais necessário longos períodos de contenção até começar a dar pau no motor. Hoje em dia a recomendação para "abrir" o motor pisando fundo chega com uma quilometragem muito mais curta.
Porém se você é um saudosista que preza pela melhor performance do seu carro, amaciar ainda é necessário.
Todo o preciosismo que coloquei na lista não é necessário para amaciar um motor relativamente bem. Lembrem que aquilo é apenas uma referência do que considero ideal levando em consideração e ponderando a preparação + uso urbano alternadamente.
- Piloto de Auto Escola