Amaciando ou Desgastando o motor ?
Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
bauken escreveu:
O carro cria mapas? Mas os mapas já não vem todos gravados no módulo de injeção?
William Grana escreveu:
Entao a injecao remapeia de acordo com o peso do pé do cába ? hauahauaa
abs
Sim o carro na vem com mapas prontos... mas são mapas "moldáveis" pelo próprio carro... ele tem geralmente margem de até 5% para alterar parâmetros como ponto, resposta do acelerador, quantidade injetada de combustível, etc...
Quando se compra carro semi-novo, é bom dar um reflash na injeção para voltar os mapas standard... dai depois de um tempo ele vai se acostumar com o novo motorista.
abs.
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
William Grana escreveu:andretissot escreveu:O meu tá com 38000Km, dei pau nele desde cedo também, agora to andando mais de boa, mas notei que o carro ta andando mais e tá mais econômico também, mesmo com rodas 17...
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Seu carro ta com qtos Klm rodados hoje ?
abs
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TISSOT
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
Ah blz cara....
Vou parar de ralar tanto entao...vou andar um pouco mais forte na estrada msm...na cidade vou levar mais de boa....esticar ate uns 3500rpms 4000 no maximo...
vlw ai rapaziada...
abs
Vou parar de ralar tanto entao...vou andar um pouco mais forte na estrada msm...na cidade vou levar mais de boa....esticar ate uns 3500rpms 4000 no maximo...
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William Grana


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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
com 170km meu punto ja tava dano 210...
fock off essa de vai durar menos ou mais...
Se vc cuidar direito ele vai durar , se nao nao vai, eh bem simples... nao estamos mais e 1970 onde os motores nunca giravam antes dos donos pegarem... esses motores já sao pré amaciados, prontos pro abate
fock off essa de vai durar menos ou mais...
Se vc cuidar direito ele vai durar , se nao nao vai, eh bem simples... nao estamos mais e 1970 onde os motores nunca giravam antes dos donos pegarem... esses motores já sao pré amaciados, prontos pro abate
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Pelo prazer de dirigir...

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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
lex.bh escreveu:esses motores já sao pré amaciados, prontos pro abate
CARNICEIRO!!!!
hauhaihuaiohiahiaa mas é +- por ai...
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
viniat escreveu:lex.bh escreveu:esses motores já sao pré amaciados, prontos pro abate
CARNICEIRO!!!!
hauhaihuaiohiahiaa mas é +- por ai...
x2
ahauhauahauhau
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
O conceito de amaciar é permitir a livre movimentação das peças devido a redução de atrito e isso implica em desgaste.
Logo amaciar é uma certa forma de desgastar o motor, mas é um desgaste inicial benéfico desde que fique apenas no período inicial sem exageros.
Os motores modernos não precisam ser amaciados de forma agressiva como os motores de antigamente que vinham praticamente travados. O avanço no processo de fabricação dos motores diminuiu muito o atrito entre as peças e além disso hoje temos lubrificantes muito mais eficientes, porém é importante lembrar que um motor moderno ainda precisa de amaciamento SIM.
Entre os 100km a 500km é preciso ir com calma para permitir o correto assentamento dos anéis que não podem ser forçados, após essa km inicial pode-se explorar todo o regime de giros com frequência, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas.
Em contrapartida não se deve estender a utilização em regime de alto giro por milhares de quilômetros, pois em determinado momento o amaciamento já estará feito e a partir de então ocorrerá o desgaste prematuro do motor. Costuma-se dizer que os 5000 km iniciais ou até a primeira troca de óleo são fundamentais para o período de amaciamento agressivo.
Logo amaciar é uma certa forma de desgastar o motor, mas é um desgaste inicial benéfico desde que fique apenas no período inicial sem exageros.
Os motores modernos não precisam ser amaciados de forma agressiva como os motores de antigamente que vinham praticamente travados. O avanço no processo de fabricação dos motores diminuiu muito o atrito entre as peças e além disso hoje temos lubrificantes muito mais eficientes, porém é importante lembrar que um motor moderno ainda precisa de amaciamento SIM.
Entre os 100km a 500km é preciso ir com calma para permitir o correto assentamento dos anéis que não podem ser forçados, após essa km inicial pode-se explorar todo o regime de giros com frequência, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas.
Em contrapartida não se deve estender a utilização em regime de alto giro por milhares de quilômetros, pois em determinado momento o amaciamento já estará feito e a partir de então ocorrerá o desgaste prematuro do motor. Costuma-se dizer que os 5000 km iniciais ou até a primeira troca de óleo são fundamentais para o período de amaciamento agressivo.
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
Frmg escreveu:O conceito de amaciar é permitir a livre movimentação das peças devido a redução de atrito e isso implica em desgaste.
Logo amaciar é uma certa forma de desgastar o motor, mas é um desgaste inicial benéfico desde que fique apenas no período inicial sem exageros.
Os motores modernos não precisam ser amaciados de forma agressiva como os motores de antigamente que vinham praticamente travados. O avanço no processo de fabricação dos motores diminuiu muito o atrito entre as peças e além disso hoje temos lubrificantes muito mais eficientes, porém é importante lembrar que um motor moderno ainda precisa de amaciamento SIM.
Entre os 100km a 500km é preciso ir com calma para permitir o correto assentamento dos anéis que não podem ser forçados, após essa km inicial pode-se explorar todo o regime de giros com frequência, o que ajuda até a não "amarrar" o motor -- sobretudo em um esportivo de 16 válvulas.
Em contrapartida não se deve estender a utilização em regime de alto giro por milhares de quilômetros, pois em determinado momento o amaciamento já estará feito e a partir de então ocorrerá o desgaste prematuro do motor. Costuma-se dizer que os 5000 km iniciais ou até a primeira troca de óleo são fundamentais para o período de amaciamento agressivo.
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Fala pessoal...blz ?
Boa Frmg...foi exatamente o que eu fiz....peguei o carro com 15klm rodados...até os 500klm eu levei bem de boa...sem esticadas....dos 500 aos 800klm rodados eu dava uma esticada ate uns 3000rpms...a partir dos 800klm rodados comecei a mandar bala...esticando todas as marchas de 4000rpms e em alguns momentos até 5000rpms...e continuo assim...e percebi que o carro ta menos preso...isso senti msm...em relacao às primeiras esticadas. Agora a pergunta...
Até qtos mil klm vc indica manter esse amaciamente ?
abs
William Grana


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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
E aí galera? Segue um site com alguns mitos e lendas sobre carros. Pode ser útil. http://www2.uol.com.br/bestcars/lendas.htm
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Re: Amaciando ou Desgastando o motor ?
William Grana escreveu:Até qtos mil klm vc indica manter esse amaciamento ?
Quando fizer a primeira troca de óleo toda a sujeira e material desprendido devido ao atrito gerado no amaciamento inicial deverá ser eliminada no escoamento que não deve ser feito a vácuo e passará a dar lugar a um filtro de óleo novo e um lubrificante novo livre de impurezas.
Após essa troca você já vai sentir os benefício de um motor bem lubrificado e com atrito reduzido, porém ainda assim o carro ainda vai estar em processo de amaciamento por alguns mil kms
Existem preparadores que utilizam as mais diferentes técnicas para amaciar motores de competição e eu procuro utilizar um meio termo para motores de carros de passeio filtrando as informações das técnicas que considero mais eficientes e menos agressivas a vida útil do motor.
A tabelinha que uso e que não precisa ser seguida a risca é:
- 0-500km -> Evitar ultrapassar a rotação de torque máximo a todo custo. Pé super leve.
- 500-2000km -> Tornar o método carga um hábito enfiando o pé no acelerador até o fundo até para andar de um semáforo a outro. Quando possível dar uma arrancada para atingir o corte de giro 1 vez por dia ou 1 vez a cada dois dias.
- 2000km-7500km -> Procurar explorar a faixa de rotação entre a de torque máximo e a de potência máxima. Sempre que possível manter o motor em funcionamento por certos períodos na rotação de potência máxima em rodovias. Para isso uma boa dica é usar a 4ª marcha e manter assim por alguns poucos minutos. (Não ultrapasso 3 min)
Eventualmente dar esticadas até o limite de corte de giro no máximo 2 vezes por semana aproximadamente.
- 7500km primeira troca de óleo:
Escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote (Se quiser posso informar melhor sobre os benefícios de condicionadores no amaciamento, suavidade e vida útil do motor a longo prazo)
- 7500-10000km - O amaciamento inicial já estará feito e você já vai sentir o motor muito mais solto. Nessa fase procuro manter a rotação o máximo de tempo na faixa de torque máximo usando o método carga para arrancar e as arrancadas até o corte são feitas 1 vez por semana no máximo.
- 10000-15000km - Pode-se abandonar o método carga o tempo inteiro e as esticadas até o corte de giro do motor são feitas apenas 1 vez a cada 15 dias.
15000km segunda troca de óleo:
Novamente escoamento por cárter + filtro de óleo novo + Condicionadores de motor Militec ou Molicote renovados
Após a segunda troca de óleo seu motor já estará totalmente amaciado. A partir dai continuar enfiando o pé no acelerador ao máximo já não trás ganho algum, apenas desgaste prematuro.
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