Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Você sabe a diferença entre "recall" e "campanha" ? ???

a) são a mesma coisa.
7
7%
b) o "recall" é um nome bonito para "campanha".
9
8%
c) "Campanha" é um nome italiano para "recall".
5
5%
d) "Campanha" é uma ação feita pela fábrica, na moita, e sem o devido acompanhamento dos órgãos de defesa do consumidor. "Recall" é um procedimento público, de convocação ostensiva dos consumidores para a solução de um defeito reconhecido e com o acompanhamento dos órgão de defesa do consumidor.
85
80%

Total de votos : 106

Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!

por Leonardo-BH1 » Qua Fev 03, 2010 10:31 pm

Interessantes explicações sobre o Potenciômetro e Corpo de Borboleta (que demonstram como eles são sistemas internos ao motor) podem ser observados nos seguintes sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Injec%C3%A ... %C3%B3nica

http://sistemasautomotivos.blogspot.com ... oleta.html

http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... 86&edid=18

Vamos ajuizar ações em massa contra as concessionárias Fiat cobrando o cumprimento da garantia contratual.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mario2010 » Sex Fev 12, 2010 8:01 pm

Caros colegas do puntoclube,

Tive recentemente o tão famoso problema com o corpo da borboleta do meu punto hlx 1.8. Conversei com um mecânico particular, e ele me disse que as concessionárias da fiat estão fazendo a substituição da peça por conta deles (nada mais justo!!!) nestes casos, inclusive em carros fora da garantia. O segredo é não aceitar o orçamento e pedir que a concessionária troque sem custos para você, pois o problema é da fiat! Segui o conselho do mecânico, a concessionária fez uma encenação, aquela psicologia de demorar a responder pra ver se o cliente perde a paciência de tanto ficar sem o carro e manda reparar de uma vez o defeito... Cinco dias depois de meu carro parado lá na concessionária me disseram que o reparo tinha sido autorizado sem custos para mim, e a garantia do meu carro já acabou há seis meses, mas eu havia feito todas as revisões iniciais em concessionárias fiat. Mas inicialmente a história foi outra, queriam me empurrar um orçamento de mais de mil reais pra trocar a tal peça. Divulguem isso, não aceitem essa pilantragem! Afinal de contas, um carro com 29 mil km parar de funcionar do nada e precisar de reboque, ainda mais comigo que sou chato com carro e cuido bem... Não aceitem essa história de "a vida útil dessa peça é essa mesma" ou "seu carro não está mais na garantia". Já que não houve recall ainda, temos que apelar pra teimosia de enfrentar essas concessionárias devoradoras do nosso dinheiro!!! Um abraço e boa sorte!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mario2010 » Sex Fev 12, 2010 8:05 pm

Só pra complementar: depois dessa, fiat nunca mais... Tô pensando já num honda fit ou num focus.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por FABIOLCCOSTA » Sex Fev 12, 2010 8:18 pm

M.P entrar na briga, só se alguém entrar com uma ação, e conjunta seria melhor.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Leonardo-BH1 » Ter Fev 16, 2010 10:27 pm

FABIOLCCOSTA escreveu:M.P entrar na briga, só se alguém entrar com uma ação, e conjunta seria melhor.

Estou nessa.
Como a Concessionária Strada-BH não trocou a peça para mim, entrei com uma ação judicial pedindo devolução em dobro do dinheiro gasto, corrigido e com juros e danos morais.

Portanto, o material já está quase no jeito para fazer uma representação à ALMG, ao MP, ao Procon e à veículos da imprensa.

Não sou do tipo de gente que passa raiva e fica por isso mesmo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por paulobf » Qui Fev 18, 2010 11:34 am

Deixei o meu hoje na concessionaria. Vamos ver o resultado do diagnostico.

Segundo a atendente eles vão verificar e como o meu não tinha apresenado o problema até agora (38000km) pode ser que só precise de uma "adequação", que acredito ser a arruela.

Depois posto o diagnostico.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ronaldo_epr » Qua Mar 10, 2010 3:30 pm

putzz...em que buraco eu fui me meter!!! (~X() :cry:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por kbçote » Sex Mar 12, 2010 10:24 am

A garantia contratual que a fiat oferece (1 ano, 100.000 km e tudo mais) é para cobrir defeitos causados pelo uso normal do produto. Ou seja, o produto não possui defeito de fabricação, mas posteriormente, com os desgaste causado pelo uso no nosso dia a dia, o defeito aparece.

Com relação a defeitos de fabricação, como por exemplo o do corpo da borboleta/potenciômetro do 1.8; dos parachoques do Punto que dilatam quando expostos ao sol; das rodas do Stilo que se soltam sozinhas, dentre outros; não existe prazo para troca. A fabrica é responsável por ter colocado no mercado produto com defeito de fabricação, e por isso é deve proceder o reparo de tal defeito sem custos para o proprietário, quantas vezes forem necessário, independentemente do prazo ou de garantias.

Vou comprar um Punto usado de um particular e sei deve estar com esses problemas no corpo da borboleta e parachoques que dilatam. Se a Fiat não quiser trocar gratuitamente, tenho 99,9% de certeza que ganho uma ação na justiça contra eles para procederem a troca da peça ou reembolso do valor gasto. E aconselho todos a fazerem o mesmo. Troca de produto com defeito de fábrica é OBRIGAÇÃO DO FABRICANTE.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Th3bo » Sáb Mar 13, 2010 12:05 pm

Com certeza desgaste prematuro é uma coisa e para isso serve a garantia e geralmente é para casos isolados, agora peça com defeito que ocorrem em todos os carros ou na maioria do modelo é outros quinhentos... e na lei é obrigação da FIAT fazer a troca da peça e arcar com qualquer prejuízo ou dano causado ao comprador/cliente...
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por fnogarol » Sáb Mar 13, 2010 3:02 pm

Estou com o mesmo problema. O pior é que esse pessoal, que se diz entendido, não faz a menor idéa do que seja o defeito e ficam "chutando" soluções. Geralmente acusam o combustível. (X()
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo