Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Eh simples.... Põe o computador de bordo na opção de consumo instantaneo, enquanto o consumo estiver em 50 km/l, vc estará economizando combusutível, quando esse valor começar a diminuir, o motor está sendo alimentado. Para economizar basta manter o valor mais próximo do 50....
- Barbeiro de Auto Escola
amcp21 escreveu:Pra que ainda tem dúvidas sobre o punta-taco aqui vai uma aula do mestre Senna.
Grande mestre !!!
William Grana

esse punta taco eu fazia com meu outro carro, não faço com o punto pois não consigo apertar os 3 pedais ao mesmo tempo (embreagem, freio, acelerador).
Fazendo isso, você vai economizar combustivel e dar uma vida maior a suas pastilhas de freio. Esse negócio de que vai gastar a embreagem, nao acho que seja tão critico como falaram aih não.
Depois que você aprende esse punta taco, fica melhor que freio ABS!
Fazendo isso, você vai economizar combustivel e dar uma vida maior a suas pastilhas de freio. Esse negócio de que vai gastar a embreagem, nao acho que seja tão critico como falaram aih não.
Depois que você aprende esse punta taco, fica melhor que freio ABS!

- Piloto de Autorama
Alguém explica qual o papel do freio no punta taco? Não seria só acelerar enquanto pisa na embreagem pra aumentar a rpm?
- Piloto de Atari
Lí desde de a primeira página tô até com as vistas doendo, tópico bastante técnico.
Resumindo meu entendimento, me corrijam se eu estiver errado.
Chegar o mais rápido a uma marcha leve,respeitando o limite de rotação de cada marcha, e manter a velocidade constante gera mais economia; Quando estiver de 5ª marcha,velocidade ideal para a marcha, tirar o pé do acelerador gera economia ; Quando estiver em aclives, usar a marcha leve pisando no acelerador até que o carro tenha força antes de reduzir para uma marcha mais pesada gera mais economia que reduzir antes para ter que pisar menos no acelerador.
Se tiver equivocado agradeço qualquer correção e peço compreensão, pois pra quem entende foram 3 aulas de 50 min e não é com uma lida de 15min que me tornarei um expert.
Resumindo meu entendimento, me corrijam se eu estiver errado.
Chegar o mais rápido a uma marcha leve,respeitando o limite de rotação de cada marcha, e manter a velocidade constante gera mais economia; Quando estiver de 5ª marcha,velocidade ideal para a marcha, tirar o pé do acelerador gera economia ; Quando estiver em aclives, usar a marcha leve pisando no acelerador até que o carro tenha força antes de reduzir para uma marcha mais pesada gera mais economia que reduzir antes para ter que pisar menos no acelerador.
Se tiver equivocado agradeço qualquer correção e peço compreensão, pois pra quem entende foram 3 aulas de 50 min e não é com uma lida de 15min que me tornarei um expert.
- Motorista de Auto Escola
Fala ai rapaziada...
Frmg vc que é o cara no assunto cut-off...!!! Usando o Cutt-off o CB chega aos 50 km/l...qdo eu deixo em ponto-morto em movimento tb chega aos 50 km/l...entao o cut-off tambem é acionado em ponto-morto ? qdo eu paro o carro o que informa é ------ km/l.
Abs
Frmg vc que é o cara no assunto cut-off...!!! Usando o Cutt-off o CB chega aos 50 km/l...qdo eu deixo em ponto-morto em movimento tb chega aos 50 km/l...entao o cut-off tambem é acionado em ponto-morto ? qdo eu paro o carro o que informa é ------ km/l.
Abs
William Grana

William Grana escreveu:Fala ai rapaziada...
Abs
Posso estar enganado, mas muita gente diz que carro com injeção em ponto morto gasta mais que engrenado, que o ponto morto economizava em carros carburados apenas. Mas daqui a pouco alguém explica isso com mais propriedade.
Ex Fiat Punto HLX 1.8 Prata Bari < Link do Tópico
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris
Atual Chevrolet Cruze LT R7D (AT+Couro) Prata Polaris
pois é meio toscão ele afirmar que para manter 100km/h por exemplo em 5ª numa subida com pé no talo, gasta-se mais do que com 4ª e pé frouxo..
alguém pode explicar melhor o erro do CB em relação ao consumo?
esse erro é só no consumo instantaneo ou ele acaba errando no consumo médio tbm?
esse erro é só no consumo instantaneo ou ele acaba errando no consumo médio tbm?
- Piloto de Atari
Kd a galera da área técnica, aguardamos a força.
- Motorista de Auto Escola
Slashz escreveu:pois é meio toscão ele afirmar que para manter 100km/h por exemplo em 5ª numa subida com pé no talo, gasta-se mais do que com 4ª e pé frouxo..
Não acho que isso seja verdade não. Se o cutoff do carro é um sistema que justamente entende que vc quer parar o carro e corta a injeção de combustível quando você tira o pé, mantendo isso até que a rotação vá a um mínimo para que o carro não morra, o contrário tem que ser verdade, ou seja:
Pisar até o fundo significaria para a central de que você está precisando de muito motor, ou está num ladeirão ou está querendo correr muito, em qualquer das duas hipóteses a central entende que é pra dar o máximo do motor, e ela fará isso enriquecendo a mistura. Ou seja, aumentando o consumo. Isso é claro para motores com eixo comando de válvulas normal sem qualquer dispositivo que altere o ponto de ignição em função da situação em que o carro está. Seria análogo a um carburador que abre toda a borboleta quando você pisa fundo.
Mas se você reduz a marcha, a redução da caixa passa a transmitir mais torque para as rodas facilitando sua subida e exigindo menos do motor, que pode subir com giro mais baixo e te obrigando a pisar menos, logo enriquecendo menos a mistura e consumindo menos.
Então, vale a pena rodar na marcha certa, com o giro certo pois, se ao mesmo tempo que andar em 5 pisando fundo consome muito, andar em 5 com giro baixo consome muito tambem pois te obriga a pisar e injetar mais combustível.
- Piloto de Kart de feriado