Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
Re: Potenciômetro e Corpo de Borboleta do motor 1.8 RECALL JÁ!!!
agvedotti, pelo que voce falou ("ele parece que engasga, acende a luz no painel e já era, o acelerador não responde mais... Só volta a funcionar desligando e ligando o carro") é exatamente o que a maioria do pessoal comenta em outros foruns.... Parece que todo Fiat com motor 1.8 8v FPT sobre deste mau.
Isso é gravíssimo na minha opinião... Um carro ficar sem aceleração no meio de uma ultrapassagem pode causar um acidente e a morte dos ocupantes do carro...
Agora eu fico pensando que tipo de recall iriam fazer? Trocar as peças com problema por outras que apresentarão o mesmo problema depois de 1 ano? Ficar trocando eternamente? Nesse tempo todo a Fiat nem se quer descobriu qual o real defeito dessas peças
Isso é gravíssimo na minha opinião... Um carro ficar sem aceleração no meio de uma ultrapassagem pode causar um acidente e a morte dos ocupantes do carro...
Agora eu fico pensando que tipo de recall iriam fazer? Trocar as peças com problema por outras que apresentarão o mesmo problema depois de 1 ano? Ficar trocando eternamente? Nesse tempo todo a Fiat nem se quer descobriu qual o real defeito dessas peças

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
VLA, o que acha que devo fazer? Já levei o carro umas 4 vezes na Fiat e nada. Será que ligo para o 0800 da fiat?... Pensei em levar em outro mecânico para ouvir outras opiniões.
[]s
[]s
- Piloto de Atari
agvedotti,
O mesmo ocorreu com o meu. Trocaram a arruela do potenciometro. Resolveu por um tempo.
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. A luz acendia, o computador de bordo dizia algo como "verificar motor" e o carro simplesmente nao respondia ao acelerador (detalhe: na estrada!). Ligava o carro de novo, após alguns minutos morria de novo. Chamei o reboque e levei na concessionária. O resto da história eu já relatei acima.
Concordo totalmente. Isso pra mim é motivo pra Recall.
Sugiro ligar pro 0800 da FIAT... Boa sorte.
Tive esse problema meses atrás, levei na fiat e foi trocado o potenciômetro, o carro parecia que pipocava em baixa rotação... Depois da troca ficou tudo bem!
O mesmo ocorreu com o meu. Trocaram a arruela do potenciometro. Resolveu por um tempo.
ele começou a dar uns problemas em alta rotação, por exemplo: quando eu 'preciso' do carro, para uma ultrapassagem, dar uma forçada no motor... ele parece que engasga, acende a luz no painel e já era, o acelerador não responde mais... Só volta a funcionar desligando e ligando o carro...
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. A luz acendia, o computador de bordo dizia algo como "verificar motor" e o carro simplesmente nao respondia ao acelerador (detalhe: na estrada!). Ligava o carro de novo, após alguns minutos morria de novo. Chamei o reboque e levei na concessionária. O resto da história eu já relatei acima.
Concordo totalmente. Isso pra mim é motivo pra Recall.
Sugiro ligar pro 0800 da FIAT... Boa sorte.
- Piloto de Atari
Foi o que fiz, liguei para o 0800 da Fiat ontem e ontem mesmo levei para uma concessionária. Agora é esperar a análise deles.
Valeu!
Valeu!
- Piloto de Atari
o problema é que, volto a dizer, nem a fiat sabe como resolver esse problema... ela troca peças, quebra um galho durante um tempo, e depois o problema reaparece...
eu acho que o pessoal que trocou peças relacionadas a esse problema fora da garantia deveria entrar na justiça para garantir a devolução do valor gasto e das futuras manutençoes nesses componentes...
se houvessem MUITAS queixas registradas, o ministerio publico poderia ate intervir, por se tratar de um risco à seguranca de quem compra o carro.
eu acho que o pessoal que trocou peças relacionadas a esse problema fora da garantia deveria entrar na justiça para garantir a devolução do valor gasto e das futuras manutençoes nesses componentes...
se houvessem MUITAS queixas registradas, o ministerio publico poderia ate intervir, por se tratar de um risco à seguranca de quem compra o carro.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Sim, isso é um risco à segurança, eu quase me f*** na estrada por causa disso, entrei numa via, tentei fazer uma retomada e... o cara não respondeu =/ Quase que um caminhão me pegou. Triste... E o mais triste é que a Fiat não está nem aí.
- Piloto de Atari
E como alguns relatos daqui, o meu também voltou a apresentar esse famoso problema. Já havia trocado o corpo da borboleta mesmo fora de garantia. Só quero ver agora. Vou aguardar mais um pouco e vou entrar em contato novamente com a Fiat. Vamos ver no que vai dar.
- Velha Guarda
Acabaram de me ligar, que constataram que o problema é o corpo da borboleta... Eles são bons mesmo ein! rs... E que a Fiat é tão boazinha que vai me dar a peça e a mão de obra como cortesia... Devo rir ou chorar?
- Piloto de Atari
Vamos para a Justiça com base na garantia contratual !!!
Um colega deste tópico perguntou: "Nao sei se entendi bem, mas por acaso estao fazendo a troca da peca de graca, mesmo fora da garantia?"
Pois é. Aí é que está a questão do Recall. Em alguns casos eles trocam mesmo fora da garantia de fábrica (1 ano). Um companheiro acabou de relatar isso aqui neste Fórum.
Se isso ocorreu em virtude de garantia contratual (uma garantia extra oferecida pela Concessionária), geralmente de 100.000 Km se você fizer todas as revisões lá, tudo bem.
Mas se a troca foi por uma "liberalidade" da Fiat, é porque ela está usando dois pesos e duas medidas.
Bem, estou é juntando a documentação e vou entrar na Justiça contra a concessionária. Ela colocou no caderno de garantia uma exceção dizendo que o "corpo de borboleta" não compõe o "motor", para efeito de garantia de "caixa e motor".
Ora, se esta exceção à garantia só é esclarecida depois da compra, não vale. Vale o que foi anunciado. E o que foi anunciado é: "garantia de 100.000 Km de caixa e motor".
Aí entra outra coisa interessante. É que as concessionárias estão oferecendo, mas não estão anunciando a famosa "garantia de 100.000 Km de caixa e motor".
Como? O vendedor diz "de boca" para você. Mas não entrega nada escrito. Assim, seu único documento é o certificado de garantia que é entregue junto com o veículo (depois que você já contratou e pagou).
Enfim, mais uma vez temos sido feitos de bobo. A cada 100 bobos, 5 correm atrás. É por isto que vale a pena manter um motor bixado como este no mercado, mesmo dando garantia de 100.000 Km.
Pois é. Aí é que está a questão do Recall. Em alguns casos eles trocam mesmo fora da garantia de fábrica (1 ano). Um companheiro acabou de relatar isso aqui neste Fórum.
Se isso ocorreu em virtude de garantia contratual (uma garantia extra oferecida pela Concessionária), geralmente de 100.000 Km se você fizer todas as revisões lá, tudo bem.
Mas se a troca foi por uma "liberalidade" da Fiat, é porque ela está usando dois pesos e duas medidas.
Bem, estou é juntando a documentação e vou entrar na Justiça contra a concessionária. Ela colocou no caderno de garantia uma exceção dizendo que o "corpo de borboleta" não compõe o "motor", para efeito de garantia de "caixa e motor".
Ora, se esta exceção à garantia só é esclarecida depois da compra, não vale. Vale o que foi anunciado. E o que foi anunciado é: "garantia de 100.000 Km de caixa e motor".
Aí entra outra coisa interessante. É que as concessionárias estão oferecendo, mas não estão anunciando a famosa "garantia de 100.000 Km de caixa e motor".
Como? O vendedor diz "de boca" para você. Mas não entrega nada escrito. Assim, seu único documento é o certificado de garantia que é entregue junto com o veículo (depois que você já contratou e pagou).
Enfim, mais uma vez temos sido feitos de bobo. A cada 100 bobos, 5 correm atrás. É por isto que vale a pena manter um motor bixado como este no mercado, mesmo dando garantia de 100.000 Km.
- Piloto de Atari
agvedotti escreveu:Sim, isso é um risco à segurança, eu quase me f*** na estrada por causa disso, entrei numa via, tentei fazer uma retomada e... o cara não respondeu =/ Quase que um caminhão me pegou. Triste... E o mais triste é que a Fiat não está nem aí.
Pois é companheiro, é justamente por isto que tem de ser "recall", não pode ser "campanha".
Quem morreu na estrada não pode contar no Fórum que foi por causa dos "bixamentos" do motor 1.8 do Punto.
No meu caso, imagino-me bem seu susto. Rodo sempre na BR-381. Nela, a resposta do motor não é luxo. É requisito de segurança.
Por isto o produto da fiat está colocando em risco a segurança do consumidor. Por esta razão tem de fazer o recall deste famoso "corpo de borboleta" e do potenciômetro.
- Piloto de Atari