Ajuda para montar bom projeto som CxB

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Ajuda para montar bom projeto som CxB

por Hellfile » Sex Dez 25, 2009 5:40 am

Bom, recentemente comprei meu Punto 1.4 ELX, e quero colocar um som bom apenas para o ambiente interno, que privilegie a qualidade sonora em um volume apenas para os ocupantes do carro..

Bom, inicialmente, pretendo manter o MP3 Player original do carro, mas gostaria que me sugerissem uma outra opção.. no valor de até R$400,00, que tenha no mínimo entrada USB ou auxiliar para Ipod, e equalizador de 3 bandas .

Quanto ao resto do som, estou pensando nos seguintes itens:

Subwoofer:
Bomber Slim' 10 polegadas 200W - R$250,00

Alto Falante - Frontais:
Kit 2 vias - Bravox CS60D 140W rms (Par), 2 Tweeters NeoTech 120W (par), 2 crossovers . ------ R$290,00
ou
Kit 2 vias - Bomber Bicho Papão 320W, 2 midbass 80W Rms, 2 tweeter 80W rms, 2 crossover . ------ R$220,00

Alto Falante - Traseiros::
kit Bravox Coaxial 6' CX60b 130W rms ---- R$130,00

Módulo Amplificador:
o amplificador, é onde eu estou mais perdido.. o valor não pode ser muito alto, em torno de R$300,00.

Gostaria de sujestões, para chegar ao melhor som possível dentro do que posso gastar..

Abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Ajuda para montar bom projeto som CxB

por Hellfile » Sex Dez 25, 2009 6:47 am

Obs: desconheço a performance desse sub Bomber Slim, mas creio que seja semelhante a um sub de 10' na caixa dutada.. um amigo tem um sub de 10' na caixa, em um palio, e treme todo carro.. a performance desse Bomber Slim, é semelhante ?

Cheguei a todos os itens da lista acima através de pesquisas.. porque na verdade não manjo mierda nenhuma...

Abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por marcelbonvechio » Sex Dez 25, 2009 9:07 am

O falante de trás é de 5", esse coaxial não caberia. O amplificador pode ir de Hurricane HA4.120
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Hellfile » Sex Dez 25, 2009 7:32 pm

Bom, quanto ao modulo, esse hurricano eu ligaria os falantes da frente em 2 canais e o sub ligado nos outros 2 canais cm bridge, e os autos falantes traseiros direto no som??
Ouvi dizer que ligar em bridge diminui a qualidade do som em relacao caso fosse soh 1 canal mono, verdade isso?
E ligar os auto falantes traseiros direto no som n vai ficar ruin?

E algm tem alguma opiniao sobre o sub q eu citei (bomber slim)

Abs
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por punta cana » Sáb Dez 26, 2009 10:02 am

Coloca um bomber up grade. Melhor e bate mais.

Na frente coloca o kit da bravox.

Na traseira só cabe o de 5"

Módulo, coloca o Hurricane 4.120 e liga os falantes estéreo frente e traseira em uma saída e deixa outra para o sub.

Abraços
Imagem

Xenon 6000K - Rodas 17" 205/40 - Molas JJ 7cm - Film G5 - Bocão - Aerofólio - DVD Pioneer - Sub E2k 12" - Módulos Roadstar 1200 D - Tapetes com Logo Punto - Soleira de portas Punto - GPS
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por felipe.mm » Sáb Dez 26, 2009 10:48 am

Hellfile escreveu:Bom, quanto ao modulo, esse hurricano eu ligaria os falantes da frente em 2 canais e o sub ligado nos outros 2 canais cm bridge, e os autos falantes traseiros direto no som??
Ouvi dizer que ligar em bridge diminui a qualidade do som em relacao caso fosse soh 1 canal mono, verdade isso?
E ligar os auto falantes traseiros direto no som n vai ficar ruin?

E algm tem alguma opiniao sobre o sub q eu citei (bomber slim)

Abs

Amigo, esse negocio de ligar o sub em bridge diminui a qualidade, nunca ouvi falar, e qq instalador, inclusive os bons usam esse tipo de ligaçao, nao seria logico todos usarem se acontecesse isso, portanto, na minha opiniao eh mito!
Quanto a ligar os falantes de tras direto no som, eh escolha sua.. Vc pode querer 2 amps, mas ai vc ja sai de um projeto custo/beneficio, alem do mais, se eu fosse vc investiria a grana do kit de tras no kit da frente e no amplificador, vc vera q o kit 2 vias da frente bem alimentado ja da conta de jogar o som pra cabine do carro inteira, aliado a isso vc tera o conceito de palco sonoro, que eh a simulaçao de um show ao vivo em teu carro.. Com o dinheiro do kit diamond de tras, da pra vc pegar um Audiophonic Club 4100 (amplificador) e se sobrar investir num kit melhor na frente.. Ate porque se vc vai ligar direto no som, eh uma grana jogada fora vc investir num kit, coloque no maximo coaxiais, senao estara gastando grana a toa, a nao ser que pretenda futuramente colocar um amp mono soh pro sub...

punta cana escreveu:Coloca um bomber up grade. Melhor e bate mais.

Na frente coloca o kit da bravox.

Na traseira só cabe o de 5"

Módulo, coloca o Hurricane 4.120 e liga os falantes estéreo frente e traseira em uma saída e deixa outra para o sub.

Abraços

Um sub bate tanto quanto o amplificador, portanto nao adianta por um sub de 250W Rms na bridge de um amplificador que nao fornece isso, um sub com menos potencia nominal do que o canal em bridge do amplificador ai sim bate mto mais macio e facil, pois o amplificador tera força suficiente para excursionar o cone do sub sem fazer esforço, entao recomendo um sub de maximos 200W Rms, um bom custo/beneficio eh o NAR 10SW2 ou o Audiobank SW10S..

A meu ver eu ficaria com esse sistema:

- Kit 2 Vias Beyma RF One (se for sobrar grana passaria para um Kenwood)
- Amplificador Audiophonic Club 4100
- Subwoofer NAR 10SW2 (caso queira economizar espaço va de sub Audiobank)

Abs ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Hellfile » Dom Dez 27, 2009 12:40 am

Em relação ao subwoofer:

Bom, respondendo o punta cana, em relação ao Bomber Upgrade.. não queria um subwoofer na caixa (ocupa muito espaço na mala), por isso perguntei se esse Bomber Slim é muito inferior em termos de performance e qualidade de som (no meu caso, ouço desde um 50 cent com o sub bombando.. até um rock de boa tipo Oasis)
Caso seja realmente a melhor opção um subwoofer na caixa, tenho pensado no Subwoofer NAR 10SW2 indicado pelo felipe.mm

Então pra decidir isso em relação ao sub, peço a ajuda de todos mais entendidos do assunto.

Quanto aos altos falantes frontais:
felipe.mm, Decidi abandonar por enquanto os altos falantes traseiros, e investir num kit de 2 vias melhor . Então nesse kit de 2 vias, máximo algo em torno de R$400,00.. Selecionei algumas opções (não conheço todas), portanto, caso esteja faltando alguma opção a se considerar, me indiquem:

Soundstream Kit 2 vias XTC 6' 110W rms 4ohms - R$449,00
Bravox Kit 2 vias Hi-End CS60K Kevlar 140W rms - R$375,00 (me interessou bastante)

Dos mais baratinhos, e bons.. quais desses vocês recomendam??
Beyma Kit 2 Vias RFK-62 6" 100WRMS - R$289,00
ou
Kit 2 vias - Bravox CS60D 140W rms (Par), 2 Tweeters NeoTech 120W (par), 2 crossovers . ------ R$290,00

Em relação ao amplificador, pensei em algumas opções e selecionei alguns modelos:

Falcon HT1500T 2x90W 1x200W - R$289,00
Hurricane HA4.120 480W - R$329,00
Taramps T400X4D 4x100W - R$439,00
Audiophonic 4100 Club 4x100W - R$561,00

Como já indicado pelo felipe.mm, o Audiophonic acredito que seja a melhor opção (porém está fora do meu orçamento), mas gostaria que me indicassem entre as outras 3 opções, qual seria o melhor ou se existem outras opções boas dentro desse patamar de preço .

Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Hellfile » Dom Dez 27, 2009 1:41 am

Outra dúvida, queria saber se futuramente, vou poder ligar outro kit de 2 vias (para as portas de trás) nesse amplificador que comprarei hoje .. e o subwoofer ligar em um módulo mono aparte que comprarei mais pra frente. É possivel fazer isso ? É uma boa opção ?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por felipe.mm » Sex Jan 01, 2010 10:14 pm

Hellfile, os kits 2 vias que vc mostrou interesse nao valem a grana a mais que vc disporia, portanto se nao for para pegar kit como Kenwood, fique no patamar do Beyma ou do CS60D e gaste a mais no modulo...

qto as opçoes de modulos, com certeza o hurricane ou taramps sao mto mto melhores que o falcon.. mas ainda sim o Hurricane eh mais conhecido no mercado e ja aprovado enqto o Taramps eh uma incognita, vc poderia decidir se arriscar, dada o nome da marca, com ctz nao deve fazer feio ;P ha a possibilidade do Audiobank KA4100 nesse pareo ai.. portanto, pesquise na internet sobre esses produtos e veja o que cai melhor para vc..

ee, comprando um amp de 4 canais, futuramente vc podera sim colocar um amp mono soh pro sub e o de 4 canais pra 2 kits 2 vias..

abs
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Hellfile » Sex Jan 08, 2010 5:08 pm

Bom, quanto aos falantes, acho que vou ficar com o Beyma ou CS60D mesmo..
O modulo, vou ficar com o Hurricane. Futuramente ligarei mais um kit de 2 vias nesse módulo, e comprarei um modulo independente pro sub.

Minha última dúvida, é só em relação ao subwoofer. Ninguém tem nenhuma opinião a respeito do Bomber Slim?
Não queria uma caixa dutada no porta malas.. mas caso esse Bomber Slim não seja tão eficiente, vou com o NAR mesmo.. ou num Piooner W308, que está o mesmo preço.

Só peço a ajuda da galera pra me ajudar a escolher o SUB agora.. prioriozo qualidade, e graves profundos... ouço desde um 50 cent (com o sub batendo forte), à um bom rock como Oasis, mais de boa.
Qual subwoofer vai satisfazer melhor minhas exigências?

agradeço a ajuda de todos..

Abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo