Taxar/Modificar Cabeçote - HLX

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Taxar/Modificar Cabeçote - HLX

por d.frison » Qui Nov 05, 2009 11:58 pm

Olá amigos!
Sou novo no fórum. Fiz uma busca rápida aqui, e não achei referências sobre minha dúvida.

Sou o feliz proprietário de um HLX 2010 zeradinho...

Gostaria de obter informações sobre rebaixar cabeçote, ou mesmo trocar o original. Por ser o mesmo powertrain dos carros GM, acredito que as possibilidades sejam muitas.

Sei que a taxa original (referência) é +- 10,5:1
O que daria pra fazer? Em caso de taxar só pra alcool (convenhamos, 90% dos possuidores de carros flex em SP só roda no alcool, ou coloca o famoso "deizão de aditivada" vez ou outra), seria necessário remapear, ou a central seria capaz de se adaptar sozinha às novas condições?
Cabeçote e comando do Stilo 16v: viável?
Quanto rebaixar, etc? Existem referências do tipo na net?
Com isso tudo nem viso muito desempenho (sei que só com isso a mudança não é assim significativa), mas principalmente melhora de consumo (utilizando só alcool) e com um custo relativamente baixo.

As dúvidas são muitas, mas infelizmente meu conhecimento no assunto é pouco hehehe
Qualquer ajuda é válida!

Espero poder começar a participar mais ativamente no fórum.
Abração!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Taxar/Modificar Cabeçote - HLX

por Blackpunto » Sáb Nov 07, 2009 12:28 pm

d.frison escreveu:Cabeçote e comando do Stilo 16v: viável?
Quanto rebaixar, etc? Existem referências do tipo na net?

O cabeçote 16v vai sair muito caro, e o ganho vai ser pouco. Não compensa.
Rebaixar o cabeçote, bom, eu nao sei se melhora o consumo, mas o desempenho
melhora. Acho que da pra baixar até 12;...
mas isso é puro achismo. Aqui no forum a galera não meche muito com essas coisas,
vc vai encotrar mais isso no forum do corsa/astra/montana , os quais usam o mesmo
motor 1.8, e la certamente vai ter gente que fez isso.
Espero ter ajudado.
FLW (:-c)
Punto Sporting Cinza Cromo -Insulfilme- Rodas 17 Linea T-Jet, Ac dig., Side Bag, Skydome, Blue&me,Filtro Duplo fluxo,Escapamento,Bi-Xenon 8000k,Bocão,RedCoil.
Imagem
Top. do carro:/viewtopic.php?f=23&t=5346&p=98794#p98794
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Jeyson_osti » Sex Nov 13, 2009 9:32 am

Cabeçote do 1.8 é roletado, não tem como taxar. Se tentar plainar para rebaixar o cabeçote e tentar taxa a partir daí não vai funcionar. O fato de ser roletado já tem resultados excelentes. Tanto que o motor já vem com 114cv. Se quiser mais terá que avaliar a programação da injeção, pq cabeçote é só dor de cabeça.

Qto ao cabeçote 16v, não serve, a plataforma é outra, posição de fluxo, chicotes, polias, admissão e escape, injeção, juntas, td diferente. Mas se quer otimizar o uso do álcool num flex, só conheço dois motores flex com vocação para otimizar o álcool: 1.4 economy e 1.0 VHCe ambos da GM.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por d.frison » Qui Nov 19, 2009 1:33 pm

Então amigos...

Antes de mais nada, muito obrigado pelas opiniões.
Eu estava lendo aquele tópico do T-Jet que remapeou, subiu o turbo e etc. E pelo citado, a economia de combustível conseguida foi ridícula.

Citei essa mudança de taxar/substituir o cabeçote visando muito mais economia ao invés de desempenho. Talvez seja essa a diferença dos dois casos.
Esse fato do carro ser um pato, que funciona com tudo mas não faz nada direito, incomoda um bocado hehehe
É impressionante. Se vc souber pisar leve, o carro é até bem econômico pro porte do motor. E se souber pisar forte, vira um canhãozinho. Acontece que quando você pisa amigo...parece que tem um anão no tanque bebendo sua cana!
E sinceramente, como 99% do pessoal aqui, pretendo rodar só no alcool, por motivos bem óbvios.

Não sei então qual seria a saída pra esse caso. No caso de remapear, achei que fosse possível melhorar (mesmo que pouca coisa) o desempenho eeee...ainda de quebra melhorar bem o consumo, ao "escravizar" a central.
Por acaso EXISTE como aumentar desempenho e melhorar consumo numa tacada só?? :|

Abração!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Tiodoca » Qua Jan 20, 2010 5:00 am

d.frison escreveu:Então amigos...

[...]

Por acaso EXISTE como aumentar desempenho e melhorar consumo numa tacada só?? :|

Abração!

Sim. Turbocompressor é a solução . =)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Tiodoca » Qua Jan 20, 2010 5:38 am

.

Em relação ao cabeçote .. taxa.. etc. Tenho un HLX 1.8 .. e digamos que fui o pioneiro em preparação aspirada no Punto.
Andei com o carro por uns 3 meses .. todo Orginal , etc.. e foi ai que veio a oportunidade de "mexer" na criança. hehehhe

Bom, pra resumir.. Ferramentas na bancada, capô aberto e disposição em alta; meti a mão na massa e começei a desmontar .. depois que retirei o cabeçote, levei em uma retifica conhecida e requisitei o serviço de plainagem com 8 décimos de mm. E me perguntem o por que de somente 8 décimos ! --> Bom , por 2 coisas ,a 1ª é porque existe um limite de retifica a ser respeitado, visando a viabilidade de futuras retificas caso haja algun empenamento ou algo do tipo ! E 2ª por receio de mecher no cabeçote sem nunca ter tido nenhuma experiencia com esses motores.

Dpois de feita a retifica .. retornei pra minha garagem e iniciei a montagem . Dpois de tudo no lugar..tudo sincronizado xegou a melhor hora.. a hora de ligar o baby.. =)

Pegou de primeiraa.. =) e então deixei atingir a temperatura ideal pra verificar se o sistema estava funcionando. Tudo OK . Sai pra dar uma volta e testar desempenho.
Nada muito perceptivel .. notei um pequeno ganho nas rotaçôes. mas nada que me surpreende-se . A taxa foi alterada.. mas não foi muita coisa,justamente por ter receio na hora de retificar.
O consumo aumentou CONSIDERAVELMENTE =) hehehehe.. digo algo em torno de 4,0 km/L andando forte .
Acho que um Punto Original.. andando forte também gaste uns 30% menos que isso.

Andei 1 mes com o carro assim. smpre forçando.. exigindo o limite ... rodando em diversas condições.. pra ver mesmo se o motor tava perfeito. Até então nenhum problema.
Ai veio a zica.. vazamento no sistema de refrigeração do motor.. ou seja . Todo fluido do radiador vazando pelo tubo .. elevando MUITO a temperatura.. era andar 6 minutos que o computador de bordo começava a avisar " DESLIGAR MOTOR" . Um belo dia emprestei o carro pra minha mãe .. e quando ela voltou a temperatura ja tava mais alta que o Everest.. -__- . Resultado --> Junta derretida.. Balancin Estourado..Cabeçote Empenado, Comando Riscado devido ao balancin estourado.etc =x
E vamos lá abrir o motor mais uma vez hehhehe.. troquei as peças.. levei o cabeçote para uma nova retifica de 2 décimos. Agora no total o motor ta 1mm rebaixado.
Aproveitei a oportunidade do motor aberto para novas modificaçôes.. isso foi final de semana passado.. o carro ta aqui na garagem com tudo demosntado..

De la pra cá, vim pensando no comando de valvulas do Stilo , que no caso trabalha com 16 valvulas contra 8v do Punto. Logo mudei de ideia pois se tornaria inviavel.
Continuei com o carro do msmo jeito e entao resolvii trocar o comando por outro no qual eu calculei a graduação/lob de acordo com meu objetivo, que no caso era Algo forte, mas nao prejudicando tanto o torque e ao mesmo tempo firme em altas rotações.

Bom.. o comando xega semana que vem e assim que eu remontar o motor e testa-lo venho correndo aqui pra relatar as mudanças.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Tiodoca » Qua Jan 20, 2010 5:42 am

Jeyson_osti escreveu:Cabeçote do 1.8 é roletado, não tem como taxar. Se tentar plainar para rebaixar o cabeçote e tentar taxa a partir daí não vai funcionar. O fato de ser roletado já tem resultados excelentes. Tanto que o motor já vem com 114cv. Se quiser mais terá que avaliar a programação da injeção, pq cabeçote é só dor de cabeça.

Qto ao cabeçote 16v, não serve, a plataforma é outra, posição de fluxo, chicotes, polias, admissão e escape, injeção, juntas, td diferente. Mas se quer otimizar o uso do álcool num flex, só conheço dois motores flex com vocação para otimizar o álcool: 1.4 economy e 1.0 VHCe ambos da GM.

Claro que dá .. .. hehe o.O =)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por marcelsovi » Qua Jan 20, 2010 8:12 pm

No aguardo... 8)
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola