Controle o Portão automatizado pelo farol Alto do carro
Controle o Portão automatizado pelo farol Alto do carro
Este tutorial é aplicável em qualquer veiculo.
Para quem tem o veiculo na garantia recomenda-se que faça com um plug da forma quando você for levar o veiculo na revisão o esquema ai possa ser removido, pois se for visto pela concessionária adeus a sua garantia da parte elétrica!
Faça por sua conta e risco. Uma instalação mal feita poderá danificar seu veiculo.
Prós:
-Não precisa ficar procurando controle nem qual botão apertar (tenho 2 controles de 3 botoes e 4 portoes)
-Não precisa tirar as mãos do volante pra abrir o portão e nem parar o carro
Contras:
-Não pode apertar o controle mais de 256 vezes se não dessincroniza o controle com o receptor do portão
-Não pode usar luz alta direto pelo mesmo motivo do item de cima (vou desenvolver algum esquema com 2 relês pra resolver esse problema, mas como nem uso o alto direito, pra mim ta mais que ótimo)
-Mais coisa dentro do capô.
entre outros...
Vamos começar então...
Voce vai precisar de:
-Um controle remoto de portão em média R$15,00 (de preferencia os mais antigos que são maiores e mais fáceis de soldar)
-Fios (eu recomendo os fios que vem dentro do cabo de rede que são bem finos e fáceis de soldar e moldar)
-Um Relê de 12v de 4 ou 5 pinos (no tuto foi usado um de 5)
-Soldador
-Solda (liga de estanho)
-Alicate de Corte (Eu recomendo um cortador de unha para lidar com fios finos)
-Chave de fenda pequena
-Multímetro
-Dremmel (opcional)
e por ultímo paciência e capricho
Como Fazer:
Abrir o controle fazendo uma pressão no vão de abertura

Soltar o Circuito da capa fazendo uma alavanca de leve

Observar o circuito e procurar pelo botão que quer ligar no farol
no meu caso foi o do lado direito, virando o circuito para o lado verde
seria o botão do lado Esquerdo.

O botão possui 4 pinos, vou chamá-los de 1,2,3 e 4

Meça os 4 pinos com o multímetro, usando a opção resistencia 200 ohms, dois a dois:
1 com 2, 3 com 4, 1 com 3 e 2 com 4
O multímetro na opção resistencia 200 ohms, sem ligar em nada marca: 1
sem contato = 1
com contato = diferente de 1
Os pontos que derem contato entre si podem ser ligado juntos
os que não dão contato, darão contato quando o botão for pressionado
no meu caso... os pinos 1 e 2 podem ser ligados juntos em um pino.

e os pinos 3 e 4 juntos em outra perna

Na figura 2 eh um relê desligado na figura 1 eh um relê ligado.

Então solde os fios 1 e 2 na perna do meio do Relê, depois solde os fios 3 e 4 na perna de baixo do lado esquerdo

e por fim solde um fio no pino direito de cima do relê que será o positivo e um fio no pino esquero de cima do relê, no qual será o negativo.

Seu controle está pronto! a partir de agora eh soh acabamento:
Lixe a beirada do controle com uma dremmel ou faça um furo pra passar os fios e feche o controle

Quando terminado vai ficar +ou- assim (detalhe: depois disso isole tudo muito bem).

Depois disso soh ligar um fio no terra (lataria do carro) e o outro no positivo do farol alto
Créditos: Omayr - Clube Peugeot
Para quem tem o veiculo na garantia recomenda-se que faça com um plug da forma quando você for levar o veiculo na revisão o esquema ai possa ser removido, pois se for visto pela concessionária adeus a sua garantia da parte elétrica!
Faça por sua conta e risco. Uma instalação mal feita poderá danificar seu veiculo.
Prós:
-Não precisa ficar procurando controle nem qual botão apertar (tenho 2 controles de 3 botoes e 4 portoes)
-Não precisa tirar as mãos do volante pra abrir o portão e nem parar o carro
Contras:
-Não pode apertar o controle mais de 256 vezes se não dessincroniza o controle com o receptor do portão
-Não pode usar luz alta direto pelo mesmo motivo do item de cima (vou desenvolver algum esquema com 2 relês pra resolver esse problema, mas como nem uso o alto direito, pra mim ta mais que ótimo)
-Mais coisa dentro do capô.
entre outros...
Vamos começar então...
Voce vai precisar de:
-Um controle remoto de portão em média R$15,00 (de preferencia os mais antigos que são maiores e mais fáceis de soldar)
-Fios (eu recomendo os fios que vem dentro do cabo de rede que são bem finos e fáceis de soldar e moldar)
-Um Relê de 12v de 4 ou 5 pinos (no tuto foi usado um de 5)
-Soldador
-Solda (liga de estanho)
-Alicate de Corte (Eu recomendo um cortador de unha para lidar com fios finos)
-Chave de fenda pequena
-Multímetro
-Dremmel (opcional)
e por ultímo paciência e capricho
Como Fazer:
Abrir o controle fazendo uma pressão no vão de abertura

Soltar o Circuito da capa fazendo uma alavanca de leve

Observar o circuito e procurar pelo botão que quer ligar no farol
no meu caso foi o do lado direito, virando o circuito para o lado verde
seria o botão do lado Esquerdo.

O botão possui 4 pinos, vou chamá-los de 1,2,3 e 4

Meça os 4 pinos com o multímetro, usando a opção resistencia 200 ohms, dois a dois:
1 com 2, 3 com 4, 1 com 3 e 2 com 4
O multímetro na opção resistencia 200 ohms, sem ligar em nada marca: 1
sem contato = 1
com contato = diferente de 1
Os pontos que derem contato entre si podem ser ligado juntos
os que não dão contato, darão contato quando o botão for pressionado
no meu caso... os pinos 1 e 2 podem ser ligados juntos em um pino.

e os pinos 3 e 4 juntos em outra perna

Na figura 2 eh um relê desligado na figura 1 eh um relê ligado.

Então solde os fios 1 e 2 na perna do meio do Relê, depois solde os fios 3 e 4 na perna de baixo do lado esquerdo

e por fim solde um fio no pino direito de cima do relê que será o positivo e um fio no pino esquero de cima do relê, no qual será o negativo.

Seu controle está pronto! a partir de agora eh soh acabamento:
Lixe a beirada do controle com uma dremmel ou faça um furo pra passar os fios e feche o controle

Quando terminado vai ficar +ou- assim (detalhe: depois disso isole tudo muito bem).

Depois disso soh ligar um fio no terra (lataria do carro) e o outro no positivo do farol alto
Créditos: Omayr - Clube Peugeot
Power...
Re: Controle o Portão automatizado pelo farol Alto do carro
muito engenhoso, meus parabens.....mas eu ainda prefiro deixar o controle no quebra sol e apertar o botao mesmo....hehe 

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Mto doido isso msm...
- Velha Guarda
vai vendo.. tem nego q vende esse eskema no mercado livre.. ahuhuahuaahu.. só que vendem já pronto pra instalar no veiculo..rss
Power...
de repente seria legal pegar o positivo da ignição, e em série com o contato do relé, um contato de uma botoeira adpatada (nao retentiva)...assim nao tinha o problema de ficar dando sinal pro controle toda vez que se usar o farol alto....
mas se eu entendi direito, a pilha do controle teria que continuar a ser trocada , certo?
mas se eu entendi direito, a pilha do controle teria que continuar a ser trocada , certo?

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Ae Araujo, então se pá sim hein.. huahuahuahua
sobre o que vc disse de ligar na ignição seria por acaso seria algo de por um dotao dentro do carro pra acinar ele é isso?
sobre o que vc disse de ligar na ignição seria por acaso seria algo de por um dotao dentro do carro pra acinar ele é isso?
Power...
é....vc liga o positivo do rele na ignição, deixando ele sempre ligado assim que ligar o carro...depois poe um botao ali embaixo do painel, tipo aqueles de buzina maritima pra fechar o contato do controle..
Contato NA do relé em série com o botão e em paralelo com o NA do controle...
assim nao teria aquele problema de ficar dando sinal no controle a toa....
Contato NA do relé em série com o botão e em paralelo com o NA do controle...
assim nao teria aquele problema de ficar dando sinal no controle a toa....

XV,XR,XS
- Velha Guarda
se bem que...pensando bem, se for usar um botao, o relé é dispensável.....
mas ai interessante seria pegar 12V da bateria e fazer uma caixinha com um transformador pra jogar 3,5V no controle, dispensando a pilha....ai ficaria show de bola!!
mas ai interessante seria pegar 12V da bateria e fazer uma caixinha com um transformador pra jogar 3,5V no controle, dispensando a pilha....ai ficaria show de bola!!

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Poxa Araujo, para ta ficando chato.. vc tá começando a falar ai e o baguio virou de amador pra profissional,, uhauhauhauhauhauhaauhauhauhauhuha 

Power...