How to: Como abrir o forro das portas traseiras do Punto.
How to: Como abrir o forro das portas traseiras do Punto.
Existe um How To sobre a troca do alto falante das portas traseiras, com as dicas que usei para abrir as minhas portas, mas não havia fotos e quase fiquei perdido em alguns passos, mas é realmente simples e posto agora o passo-a-passo de como fazer. Ao final eu mostro como trocar as maçanetas internas!
Você vai precisar de uma chave ALLEN (tb nao sei o numero), uma chave de fenda phillips, um alicate e será muito útil se você tiver uma chave de fenda com a ponta dobrada, pois tem peças que com uma chave de fenda normal será complicado de trabalhar.

O que te aguarda:

COMEÇANDO:
1) Retire os 2 parafusos abaixo do puxador da porta.

2) Cuidado pra não fazer essa @#%$^&! que eu fiz.... quebrei o meu rs...

Apenas puxe os parafusos.
3) Tire a tampinha da parte interna da maçaneta no forro da porta que irá revelar um parafuso a ser removido.

Veja a chave que usei pra fazer isso facilmente

Tampa removida...

4) Retire os 2 parafuso da parte de baixo do forro da porta.

5) Agora você deve remover a manivela do vidro. No how to do alto falante traseiro, falaram: "revova o cupilho", logo me perguntei que diabos é isso!! Mistério resolvido, pra nós aqui isso se chama grampo
. Usei a mesma chave de fenda dobrada pra puxá-lo, simples assim.

5) O forro fica encaixado em cima. Libere essa parte primeiro puxando para cima e para trás até liberar toda a parte de cima.

6) Presilhas: É importante que você puxe perto de onde elas estão, quanto mais longe da presilha você faz força, maior a possibilidade dela quebrar. Eu abri as quatro portas sem quebrar nenhuma, veja a localização das presilhas.

7) Desconecte o cabo da maçaneta (interna).

Se quiser então trocar as maçanetas internas:

Puxe o pino central da maçaneta com um alicate de bico ou empurre com uma chave de fenda.

Se você tirou e a molinha saiu do lugar e você não sabe mais como ela ficava (igual aconteceu comigo) vai ai uma foto ilustração da posição original.

9) Pegue a sua nova maçaneta e substitua pela atual, simples "tira e põem", então coloque o pino novamente.

10) Conecte o cabo na maçaneta - ATENÇÃO: CONECTE O CABO!! Não vá fechar a porta na empolgação sem conectar o cabo igual eu fiz rs...

PARA MONTAR O FORRO DA PORTA DO PUNTO:
1) Não encaixe nenhuma presilha. A primeira coisa a fazer é encaixar a parte de cima do forro, se você não fizer isso antes, não conseguirá puxar o forro por cima para encaixar e terá que desmontar a porta toda novamente correndo o risco de quebrar presilhas.
2) Encaixe as presilhas, pode bater.
3) Aperte os parafusos que retirou e coloque a tampinha que também foi removida. PRONTO!
Eu gastei 1 hora pra fazer a primeira porta e menos de 30 minutos pra abrir o forro das outras 3 portas do carro!!
Confira o tutorial com detalhes sobre como abrir as portas dianteiras do punto.
viewtopic.php?f=17&t=220
O RESULTADO:

Você vai precisar de uma chave ALLEN (tb nao sei o numero), uma chave de fenda phillips, um alicate e será muito útil se você tiver uma chave de fenda com a ponta dobrada, pois tem peças que com uma chave de fenda normal será complicado de trabalhar.

O que te aguarda:

COMEÇANDO:
1) Retire os 2 parafusos abaixo do puxador da porta.

2) Cuidado pra não fazer essa @#%$^&! que eu fiz.... quebrei o meu rs...

Apenas puxe os parafusos.
3) Tire a tampinha da parte interna da maçaneta no forro da porta que irá revelar um parafuso a ser removido.

Veja a chave que usei pra fazer isso facilmente

Tampa removida...

4) Retire os 2 parafuso da parte de baixo do forro da porta.

5) Agora você deve remover a manivela do vidro. No how to do alto falante traseiro, falaram: "revova o cupilho", logo me perguntei que diabos é isso!! Mistério resolvido, pra nós aqui isso se chama grampo

5) O forro fica encaixado em cima. Libere essa parte primeiro puxando para cima e para trás até liberar toda a parte de cima.

6) Presilhas: É importante que você puxe perto de onde elas estão, quanto mais longe da presilha você faz força, maior a possibilidade dela quebrar. Eu abri as quatro portas sem quebrar nenhuma, veja a localização das presilhas.

7) Desconecte o cabo da maçaneta (interna).

Se quiser então trocar as maçanetas internas:

Se você tirou e a molinha saiu do lugar e você não sabe mais como ela ficava (igual aconteceu comigo) vai ai uma foto ilustração da posição original.

9) Pegue a sua nova maçaneta e substitua pela atual, simples "tira e põem", então coloque o pino novamente.

10) Conecte o cabo na maçaneta - ATENÇÃO: CONECTE O CABO!! Não vá fechar a porta na empolgação sem conectar o cabo igual eu fiz rs...

PARA MONTAR O FORRO DA PORTA DO PUNTO:
1) Não encaixe nenhuma presilha. A primeira coisa a fazer é encaixar a parte de cima do forro, se você não fizer isso antes, não conseguirá puxar o forro por cima para encaixar e terá que desmontar a porta toda novamente correndo o risco de quebrar presilhas.
2) Encaixe as presilhas, pode bater.
3) Aperte os parafusos que retirou e coloque a tampinha que também foi removida. PRONTO!
Eu gastei 1 hora pra fazer a primeira porta e menos de 30 minutos pra abrir o forro das outras 3 portas do carro!!
Confira o tutorial com detalhes sobre como abrir as portas dianteiras do punto.
viewtopic.php?f=17&t=220
O RESULTADO:

- Administrador
Re: How to: Como abrir o forro das portas traseiras do Punto.
Parabéns...
Ficou show, é assim que gente ajuda gente rsrsrsrs
Eu queria ter uns contatos assim, para pegar partes de carro que cai de cegonha!
Ficou muito legal o interior de seu carro.
Ficou show, é assim que gente ajuda gente rsrsrsrs
Eu queria ter uns contatos assim, para pegar partes de carro que cai de cegonha!

Ficou muito legal o interior de seu carro.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
Ehehehehe vlw! =)
- Administrador
Luiz delicado...
Arrancou a porta no braço! ahuauhahu...
Mas muito bom how to...
Só que você poderia mostrar tb como trocou os frisos do painel né...
Ah... e arrumar o contato pra gente pegar peças de Punto assim!
Arrancou a porta no braço! ahuauhahu...
Mas muito bom how to...
Só que você poderia mostrar tb como trocou os frisos do painel né...
Ah... e arrumar o contato pra gente pegar peças de Punto assim!

VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
hahaha eu pensei: ah esse puxador da porta deve sair: PUF... e realmente ele saiu na minha mao todo quebrado! rs..
Eu nem conhecia o cara do ferro velho nao! Ai que está! Eu passei na avenida vi o punto jogado lá e parei pra perguntar!!
Os frisos da frente eu troquei logo no mesmo dia, nem tava com máquina fotográfica, mas é simples.. Só enfiar a chave de fenda pelo canto perto da porta e fazer força e ir enfiando mais até sair todos os pinos!
Se algum dos pinos quebrar, não tem problema. Bata a chave para desobistruir o buraco e encaixe o novo friso. Izi =)
Eu nem conhecia o cara do ferro velho nao! Ai que está! Eu passei na avenida vi o punto jogado lá e parei pra perguntar!!

Os frisos da frente eu troquei logo no mesmo dia, nem tava com máquina fotográfica, mas é simples.. Só enfiar a chave de fenda pelo canto perto da porta e fazer força e ir enfiando mais até sair todos os pinos!
Se algum dos pinos quebrar, não tem problema. Bata a chave para desobistruir o buraco e encaixe o novo friso. Izi =)
- Administrador
Ae Luiz, parabens pelo tuto... ficou mto bom... 

- Velha Guarda
vixe to pensando em desmontar a porta traseira lado do passageiro do meu carro pra ver se consigo tirar um grilo... que trabalhão! #@%&! que não sei ao certo se vem de lá... acho que vou pedir alguém pra dirigir enquanto eu mapeio a localização desse grilo rsrsrs
vlw pelo tutorial!
vlw pelo tutorial!
Punto HLX - HSD, VET, Couro, Xenon 8k H1, Rodas Sporting 16
- Motorista de Auto Escola
O problema é saber onde que ta o grilo né?
- Velha Guarda
Na ultima semana desmontei todas as portas do meu carro e usei nada mais nada menos que 18 bastões de cola-quente em todas as juntas de plastico dos forros das portas.
Resolveu várias vibrações....
O problema de grilos é da própria manufatura do forro da porta... é plástico injetado... e tem outras peças de plástico preso ao forro... as frestas que ficam nas junções desses plásticos são os maiores causadores de ruidos e vibrações do carro.
Resolveu várias vibrações....
O problema de grilos é da própria manufatura do forro da porta... é plástico injetado... e tem outras peças de plástico preso ao forro... as frestas que ficam nas junções desses plásticos são os maiores causadores de ruidos e vibrações do carro.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional