Colocaram óleo errado no meu T Jet!
Colocaram óleo errado no meu T Jet!
Semana passada troquei o óleo do motor do meu T Jet.
Fui viajar pois estou de férias e só na volta fui verificar o manual e constatei que colocaram o óleo do motor 1.4 no meu T Jet.
Colocaram o óleo SELENIA K PURE ENERGY 5W30 (sintético) ao invés do SELENIA K SL 15W40 (base sintética) que é o especificado para o motor 1.4 turbo.
Até hoje rodei mais de mil quilômetros com este óleo menos viscoso.
Em primeiro lugar gostaria de saber se prejudica o motor do T Jet rodar com este óleo do motor 1.4 que é menos viscoso?
O que vocês acham que eu devo fazer?
Rodar com este óleo mesmo e na próxima troca daqui uns 6 mil km colocar o óleo correto?
Ou voltar na concessionária e fazer eles colcoarem o óleo correto, sem custo nenhum para mim?
Já que eles erraram na especificação devem colocar o óleo de especificação correta e não me cobrarem nada senão eu meto 0800 neles!
Aguardo a opinião de vocês!
Agradeço desde já!
Fui viajar pois estou de férias e só na volta fui verificar o manual e constatei que colocaram o óleo do motor 1.4 no meu T Jet.
Colocaram o óleo SELENIA K PURE ENERGY 5W30 (sintético) ao invés do SELENIA K SL 15W40 (base sintética) que é o especificado para o motor 1.4 turbo.
Até hoje rodei mais de mil quilômetros com este óleo menos viscoso.
Em primeiro lugar gostaria de saber se prejudica o motor do T Jet rodar com este óleo do motor 1.4 que é menos viscoso?
O que vocês acham que eu devo fazer?
Rodar com este óleo mesmo e na próxima troca daqui uns 6 mil km colocar o óleo correto?
Ou voltar na concessionária e fazer eles colcoarem o óleo correto, sem custo nenhum para mim?
Já que eles erraram na especificação devem colocar o óleo de especificação correta e não me cobrarem nada senão eu meto 0800 neles!
Aguardo a opinião de vocês!
Agradeço desde já!
i30 que mais deveria se chamar i24 = carro de gayzinho
Pagar mais de 50 mil em um i30 é só para gay e trouxa!
Agora sim! Meu motor gira a 8400 rpm!
- Roda dura de Auto Escola
Re: Colocaram óleo errado no meu T Jet!
tendo prova de q foi esse o oleo colocado, manda trocar.
Abs
Abs
- Motorista de Auto Escola
chm0d escreveu:tendo prova de q foi esse o oleo colocado, manda trocar.
Abs
x2
cara, primeira coisa, registra TUDO no 0800! se seu motor der problema depois fora da garantia é um ótimo argumento
e guarde tudo que puder que sirva de prova pra uma eventual necessidade, vai saber o que isso vai impactar no motor
eu pediria a troca do oleo e filtro imediatamente
e guarde tudo que puder que sirva de prova pra uma eventual necessidade, vai saber o que isso vai impactar no motor
eu pediria a troca do oleo e filtro imediatamente
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
- Piloto de Kart de feriado
Prova eu tenho sim.
Inclusive eu acompanhei de perto a troca e tirei foto da embalagem do óleo que marca exatamente este 5W30.
Além disso na nota fiscal está especificado o óleo 5W30.
Amanhã eu vou voltar lá e fazer eles trocarem.
Meu receio é deles alegarem que apesar de indicar no manual que deve ser usado o 15W40, não tem problema usar o 5W30.
Achei interessante as informações deste site:
http://www.posto7.com.br/lubrificantes.htm
Inclusive eu acompanhei de perto a troca e tirei foto da embalagem do óleo que marca exatamente este 5W30.
Além disso na nota fiscal está especificado o óleo 5W30.
Amanhã eu vou voltar lá e fazer eles trocarem.
Meu receio é deles alegarem que apesar de indicar no manual que deve ser usado o 15W40, não tem problema usar o 5W30.
Achei interessante as informações deste site:
http://www.posto7.com.br/lubrificantes.htm
Eu trocaria.
- Motorista de Auto Escola
Eu trocaria...
Aliás, fiquei com dúvida de qual trocaram no meu... vou ligar lá amanhã pra conferir... e perguntar como quem não quer nada, hehehe só pra ver o qq me falam...
Aliás, fiquei com dúvida de qual trocaram no meu... vou ligar lá amanhã pra conferir... e perguntar como quem não quer nada, hehehe só pra ver o qq me falam...
- Velha Guarda
Sem dúvida, mandaria trocar o óleo e também o filtro para não misturar um óleo com o outro.
Se o manual recomenda o semi-sintético, é porque tem algum fundamento. Veja só:
"O turbo não tem desgaste e não quebra sozinho, se as manutenções no motor, como troca de óleo e filtros, e a utilização de combustível de qualidade, forem realizadas rigorosamente de acordo com o manual do fabricante." http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ?recid=125
Incrível como o pessoal das Oficinas Autorizadas não presta atenção nas recomendações da fábrica. Exemplo: Acho que todo proprietário de TJet sabe que a suspensão desse carro é diferente da dos outros Puntos, mas os mecânicos, não..... No meu TJet, trocaram os batentes dos amortecedores por batentes do Punto comum, entre outras kgadas. Dá pra confiar???
Se o manual recomenda o semi-sintético, é porque tem algum fundamento. Veja só:
"O turbo não tem desgaste e não quebra sozinho, se as manutenções no motor, como troca de óleo e filtros, e a utilização de combustível de qualidade, forem realizadas rigorosamente de acordo com o manual do fabricante." http://www.omecanico.com.br/modules/rev ... ?recid=125
Incrível como o pessoal das Oficinas Autorizadas não presta atenção nas recomendações da fábrica. Exemplo: Acho que todo proprietário de TJet sabe que a suspensão desse carro é diferente da dos outros Puntos, mas os mecânicos, não..... No meu TJet, trocaram os batentes dos amortecedores por batentes do Punto comum, entre outras kgadas. Dá pra confiar???
- Barbeiro de Auto Escola
Acabei de voltar da concessionária.
Fiz eles colocarem o óleo correto que é o 15W40 (base sintética) e também mandei trocar o filtro de óleo novamente.
E acompanhei tudo de perto.
Agora sim está tudo certo.
De acordo com o link que eu indiquei acima, carros 16V e Turbo geram mais borra e sujeira no motor.
Para diminuir essa sedimentação de sujeira que ocorre nestes motores deve-se trocar o óleo na km recomendada e usar combustível de boa qualidade.
Uma vez aconteceu de fazer um barulho de tucho batendo seco no meu Gol 16V Turbo.
Quando levei no mecânico pra verficar, o cárter estava imundo de sedimentação.
O meu mecânico teve que tirar a sujeira praticamente de balde.
Saiu muita sujeira e isso estava bloqueando a subida de óleo para o motor.
Eu não confio em concessionária e sempre que possível gosto de ficar ali do lado acompanhando o serviço e verificando se está tudo de acordo, se as peças estão corretas, verifico código de peças.
Se não tem como eu verificar na hora eu peço para discriminarem tudo certinho na nota fiscal indicando código de peças e tudo mais que foi feito para depois eu conferir.
Fiz eles colocarem o óleo correto que é o 15W40 (base sintética) e também mandei trocar o filtro de óleo novamente.
E acompanhei tudo de perto.
Agora sim está tudo certo.

De acordo com o link que eu indiquei acima, carros 16V e Turbo geram mais borra e sujeira no motor.
Para diminuir essa sedimentação de sujeira que ocorre nestes motores deve-se trocar o óleo na km recomendada e usar combustível de boa qualidade.
Uma vez aconteceu de fazer um barulho de tucho batendo seco no meu Gol 16V Turbo.
Quando levei no mecânico pra verficar, o cárter estava imundo de sedimentação.
O meu mecânico teve que tirar a sujeira praticamente de balde.
Saiu muita sujeira e isso estava bloqueando a subida de óleo para o motor.
Eu não confio em concessionária e sempre que possível gosto de ficar ali do lado acompanhando o serviço e verificando se está tudo de acordo, se as peças estão corretas, verifico código de peças.
Se não tem como eu verificar na hora eu peço para discriminarem tudo certinho na nota fiscal indicando código de peças e tudo mais que foi feito para depois eu conferir.
PTurbo escreveu:Eu não confio em concessionária e sempre que possível gosto de ficar ali do lado acompanhando o serviço e verificando se está tudo de acordo, se as peças estão corretas, verifico código de peças.
Mesmo na garantia dá pra pedir um relatório discriminado das peças trocadas?
Abraço
- Barbeiro de Auto Escola