[Video] Calibragem dos pneus!!!

Publique aqui Fotos e Vídeos do Fiat Punto. Comente, critique e dê sua sugestão.

[Video] Calibragem dos pneus!!!

por DanielTrombetta » Sáb Set 26, 2009 3:35 pm

Pessoal, dá uma olhada nesse vídeo!

Sei que existem tópicos falando sobre calibragem correta dos pneus, mas criei esse tópico pro pessoal ver esse vídeo que mostra uma grande diferença nos testes!

Lembrando que, conforme ta falando, 1,5bar = 24psi e 2,5bar = 40psi...

To na dúvida ainda...sempre usei 28psi!

Abraços
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Re: [Video] Calibragem dos pneus!!!

por Devides » Sáb Set 26, 2009 4:20 pm

Geralmente coloco 29psi no meu (aro 15), mas nao sei qual é ideal!

to na duvida tbm!!!

meu carro tava totalmente descalibrado(fazia umas 2 semanas que eu nao calibrava, e nesse tempo as vezes andava com carro cheio, e em diversas situacoes), com 25psi em alguns pneus, e 29psi em outros..
resultado: 4.8km/l....calibrei, e o consumo foi para 7,8km/l e 10.9 na estrada! me surpreendi
[X]Sub Pioneer 10"- [X] Xenon 6000k Farol e Milha - [X] Roda 17" 205/50/17 - [X] Banco de Couro Fiat
[X] Bocao Friso Cromado - [X] Aerofolio
- [ ] Rasteira na Criança
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por jaslee » Sáb Set 26, 2009 4:54 pm

no meu aro 15 uso 31 PSI em todos os pneus.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por shadowcps » Sáb Set 26, 2009 5:19 pm

minha humilde opinião: o video mostra bem o que acontece MAS faltou o principal: informar a pressão recomendada pelo fabricante para se chegar à alguma conclusão.
Como está, induz a calibrar os pneus com pressão acima da recomendada MAS isso tbem traz problemas não só de estabilidade mas também, de sobrecarga aos componentes da suspensão, uma vez que pneus mais cheios (duros) absorvem menos irregularidades, não amortecendo os choques que chegam a a toda suspensão.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por cgw » Sáb Set 26, 2009 6:11 pm

Subcalibrados tá bom pra Drift, hehehehehehehe

Sempre usei 29psi..........
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por rafaelsiq » Sáb Set 26, 2009 9:20 pm

Sempre uso 36 psi na frente e 33 atras (dicas de um amigo piloto profissional) o carro tem uma ótima pegada e o consumo fica muito melhor, ainda mais pra mim que pego muita estrada, só tem que tomar atenção redobrada com os buracos pois os mesmos vão direto para os amortecedores com essa calibrage, quanto as rodas nem preciso me preocupar tanto pois são as de liga leve originais 15" e os pneus perfil 60 então não tem problema...
Um abraço...
PS: Quem quiser experimentar essa calibragem vai se surpreender em como melhora o carro mas como foi dito, cuidado com os buracos :wink: ...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por DanielTrombetta » Dom Set 27, 2009 6:45 am

Era isso que eu queria saber...tava esperando alguém que tivesse essa experiência de usar calibragem alta pra dizer se realmente é melhor...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por DanielTrombetta » Dom Set 27, 2009 4:35 pm

Bom pessoal, resolvi fazer um mini teste e já obtive algumas diferenças. Não foram tão significativas pq o trajeto foi de curta distância. Saí de um posto perto de casa e fui ate o centro, onde eu trabalho, e voltei. Um percurso de 13km exatamente, por onde passo por subida, descida, um treho que dá pra esticar até 100km/h +-, semáforo, asfalto bom, remendado, paralelepípedo, uma curva em paralelepípedo bem acentuada que faz um 180 graus e semáforos.

Na primeira volta, fiz com a calibragem que sempre usei, 28 psi. 1 a mais que o recomendado no manual que é de 27 pra carro vazio. As marcas do cb foram de 13.0km, tempo 19:10, vel méd 40km/h e consumo médio 6,9km/l (álcool).

Na segunda volta (com a mesma tocada, estrada vazia, acho que só deu diferença em um semáforo que eu nao parei agr e tinha parado na 1a vez). Usei agr a calibragem que o rafael falou, com 36 na frente e 33 atrás. Os números já mudaram um pouco. Foram 13.0km, tempo 18:55, vel méd 41km/h e consumo médio de 7,1km/l(álcool).

Além dos números, senti diferença tb na condução do carro. Estava chovendo o tempo todo. Apesar de parecer um pouco mais duro nas irregularidades da pista, o conforto não teve mudanças significativas. Em estabilidade melhorou bem! Fiquei surpreso na curva no paralelepípedo que o carro vai meio que de lado quando ta molhado saindo, bastante de traseira a uns 60km/h ficou mais firme e sem "sambar" na pressão mais alta. Além das curvas em geral ter mais pegada mesmo...

Mas o certo seria fazer um teste maior, tipo num percurso de uns 100km ou mais...mas por enquanto ta bom. Vou ficar na nova calibragem mesmo.

Quem tiver tempo e paciência pra fazer um teste semelhante, posta pra gnt dps as diferenças...

Abraço
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por viniat » Dom Set 27, 2009 5:04 pm

Essa semana levantei de 29psi para 33psi em todos...
Cara conforto está igual.

Agora o pneu dianteiro não "dobra" tanto quando viro rápido em esquinas...
[Maniac mode on]
Mas a traseira está saindo muito fácil... eu gostei está divertido!
Só dar uma cutucada que ela já sai... dai mantenho o voltante reto para voltar, é legal!
[Maniac mode off]
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por socket » Dom Set 27, 2009 7:05 pm

rafaelsiq escreveu:Sempre uso 36 psi na frente e 33 atras (dicas de um amigo piloto profissional) o carro tem uma ótima pegada e o consumo fica muito melhor, ainda mais pra mim que pego muita estrada, só tem que tomar atenção redobrada com os buracos pois os mesmos vão direto para os amortecedores com essa calibrage, quanto as rodas nem preciso me preocupar tanto pois são as de liga leve originais 15" e os pneus perfil 60 então não tem problema...
Um abraço...
PS: Quem quiser experimentar essa calibragem vai se surpreender em como melhora o carro mas como foi dito, cuidado com os buracos :wink: ...

É uma maravilha calibrar pneu assim...
Mas é uma tristeza que seus pneus com 20 a 25mil km vão estar prontos pra ir pro lixo... todos desgastados...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo