Consumo - ELX e HLX
Re: Consumo - ELX e HLX
paidesanto escreveu:...
CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
Sua média para cidade está boa....já para estrada eu não diria o mesmo.
Se estiver na garantia, leve na concessionária....se for o CB, possivelmente eles vão realizar uma atualização via EDI.
CB não influencia no consumo.
- Instrutor de Auto Escola
Frmg escreveu:O computador de bordo não é louco, mas como já foi explicado no tópico do Cutoff ele faz a medição de consumo instantâneo de forma errada pelo antigo sistema de vacuômetro.
Isso significa que quanto mais fundo você pisar no acelerador pior será o consumo mostrado pelo CB no modo instantâneo. Isso é errado!!!
O que determina o consumo é o giro do motor e não o quanto você pisa no acelerador. Claro que pisando fundo no acelerador você empobrece a mistura e a injeção eletrônica vai mandar mais combustível para equilibrar a mistura dentro da câmara de combustão, porém isso só ocorre se o giro conseguir subir, mas se permanecer na mesma faixa não importa o quanto você pise o consumo não aumenta.
O resultado disso tudo no Punto é que tem gente que faz a medição na bomba e descobre que mesmo pisando fundo o consumo não é alterado ou até melhora.
E tem também aquele velho problema do alerta de abastecimento aparecer precocemente. Quando mais você economizar usando o método carga de condução, mais o computador de bordo vai ficar perdido.
O alerta vai aparecer mesmo com você tendo ainda 1/4 de tanque para rodar.
Desculpe me intrometer aqui na conversa, mas isso que tu escreveu, sem ofensas, é uma meia-verdade...
O que determina o consumo de um carro é a quantidade de ar que é admitida num determinado intervalo de tempo... O sensor de massa de ar admitido pelo motor fica junto com a borboleta de aceleração (os atuais são sensores a fio ou fita quente, que medem a quantidade de ar que passa pelo duto de admissão por meio da queda de temperatura que a massa de ar causa no fio quente) e mede quanto ar foi admitido, e com esse valor calcula a quantidade de combustível que deve ser injetada para formar a mistura "ideal", ou o tal fator lambda...
Existem as duas formas de aumentar a massa de ar ingerida pelo motor: aumentar a rotação do motor (rpm) ou aumentar a abertura da borboleta de ar.
A primeira forma (rpm) aumenta a quantidade de vezes que um determinado volume de ar é ingerido pelo motor num determinado intervalo de tempo - veja bem, volume e não massa de ar - e assim pode-se ter um grande volume de ar sendo admitido num intervalo de tempo sem ter uma grande massa de ar sendo admitida, devido à perda de carga (queda de pressão) na borboleta de admissão (neste caso pouco aberta) e um consumo não elevado. Quem comanda a borboleta é o pezão - acelerador.
A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Para calcular o real consumo, tem-se que combinar as duas condições... não sei como é feito o cálculo ou medição do consumo no Punto, mas geralmente se utiliza o sinal que é enviado pela central de injeção eletrônica para os bicos de injeção, medindo o tempo de abertura e assim determinando quanto combustível é injetado num determinado intervalo de tempo, e comparando-se isto com a velocidade tem-se o consumo instantâneo...
E o consumo medido na bomba pode não ser confiável, pois o combustível bombeado para o motor não vai todo para a combustão... existe uma linha de retorno do combustível para o tanque...
Abraço!
Volvo C30 T5 http://www.brvolvoforum.com/topic/volvo-c30-t5-0708-dupont
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Punto Sporting http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=3985
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
Comprei um Hlx 1.8.
Álcool
Cidade 4.3 km/l
Estrada 7 km/l
Ele esta com 700 km.
Um absurdo.
Álcool
Cidade 4.3 km/l
Estrada 7 km/l
Ele esta com 700 km.
Um absurdo.
- Piloto de Atari
calma q melhora... pode ter certeza. Ou então vê isso, q tá errado 4.3 na cidade com alcool pra um 1.8
- Velha Guarda
RABD
Desculpe, mas só vi agora sua resposta.
Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.
Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.
A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.
Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações
Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento

A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.

Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.
A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.
Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações

- Piloto de Auto Escola
Frmg escreveu:RABD
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.![]()
´
Agora eu peço desculpas por não ter respondido antes.. tava procurando esse tópico há tempos, mas não lembrava do nome dele...
Por que diabos a Fiat não pegou o sinal da central pros bicos pra calcular o consumo?! O cálculo tá lá, pronto pra ser usado...
Só não concordo com uma coisa que tu escreveu bem no final, ou não entendi direito: "A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação"
Para uma determinada rotação, abrindo pouco ou bastante a borboleta, o consumo altera sim... A quantidade de combustível que os bicos fornecem é função da rotação (rpm) e da carga (o quanto a borboleta está aberta, ou seja, a pressão do ar na admissão)... Quanto mais se acelera o carro (abertura maior da borboleta), maior é a pressão do ar na admissão, e assim maior é a massa de ar que é admitida... Quanto maior a massa de ar admitida, maior a quantidade de combustível que os bicos precisam injetar, pois a relação ar/combustível (famosa lambda) precisa estar dentro dos limites de inflamabilidade do combustível, e geralmente está entre 0,95 (rica) e 1,10 (pobre)... Para aumentar a quantidade de combustível, os bicos permanecem mais tempo abertos na admissão, pois a massa de combustível a ser injetada precisa ser maior para uma maior massa de ar (consequencia da maior carga)...
Resumindo: o consumo depende tanto da rotação quanto da carga, e os dois fatores são independentes...
Uma pergunta só: onde tu conseguiu essa informação que o CB não pega o sinal da central, e sim de um vacuometro?
Valeu!
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
paidesanto escreveu:SAUDAÇÕES AMIGOS, LENDO OS TÓPICOS POSSO DIZER QUE O MEU CARRO AINDA COMETE O MAIOR DOS ABSURDOS, VEJAM:
PUNTO ELX 1.4 RODANDO COM ALCOOL:
CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
paidesanto, o que tu tá fazendo de medir a vazão na saída da bomba não é um método funcional...
Se reparares no sistema de combustível, a sequencia por onde o combustível passa é do tanque para a bomba, da bomba pela tubulação até a "aranha", e lá se divide em dois fluxos: um vai para os bicos injetores (é a quantidade que é consumida pelo motor) e a outra retorna para o tanque, pois próximo a "aranha" existe o regulador de pressão de combustível, que é uma válvula que modula a pressão, mantendo ela sempre próxima ao nominal do sistema.
Resumindo, o que tu tá medindo é a vazão da bomba, e tá esquecendo de descontar o retorno para tanque...
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
camarada acho que voce ta confundindo as bombas...
ele deve estar pegando KM rodados / litros colocados....
- Piloto de Autorama
prador escreveu:camarada acho que voce ta confundindo as bombas...
Ops... foi mal...
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
Ex-Alfa Romeo GT JTS
Ex-Celta VHC
- Piloto de Autorama
Re: consumo
fiz a media do meu sexta ele esta com 7200 rodados
no alcool puro fiz a media dele a 120 com ar ligado fez 8.9 mas fiz a media no posto completando o tanque porque co cb tava marcando 7.1 é doido
no alcool puro fiz a media dele a 120 com ar ligado fez 8.9 mas fiz a media no posto completando o tanque porque co cb tava marcando 7.1 é doido
- Piloto de Atari