Consumo - ELX e HLX
Re: Consumo - ELX e HLX
paidesanto escreveu:...
CIDADE 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTRADA: 7.5 (INDIFERENTE DE VELOCIDADE, RÁPIDO OU DEVAGAR NÃO IMPORTA)
ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
Sua média para cidade está boa....já para estrada eu não diria o mesmo.
Se estiver na garantia, leve na concessionária....se for o CB, possivelmente eles vão realizar uma atualização via EDI.
CB não influencia no consumo.
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Re: Consumo - ELX e HLX
Frmg escreveu:O computador de bordo não é louco, mas como já foi explicado no tópico do Cutoff ele faz a medição de consumo instantâneo de forma errada pelo antigo sistema de vacuômetro.
Isso significa que quanto mais fundo você pisar no acelerador pior será o consumo mostrado pelo CB no modo instantâneo. Isso é errado!!!
O que determina o consumo é o giro do motor e não o quanto você pisa no acelerador. Claro que pisando fundo no acelerador você empobrece a mistura e a injeção eletrônica vai mandar mais combustível para equilibrar a mistura dentro da câmara de combustão, porém isso só ocorre se o giro conseguir subir, mas se permanecer na mesma faixa não importa o quanto você pise o consumo não aumenta.
O resultado disso tudo no Punto é que tem gente que faz a medição na bomba e descobre que mesmo pisando fundo o consumo não é alterado ou até melhora.
E tem também aquele velho problema do alerta de abastecimento aparecer precocemente. Quando mais você economizar usando o método carga de condução, mais o computador de bordo vai ficar perdido.
O alerta vai aparecer mesmo com você tendo ainda 1/4 de tanque para rodar.
Desculpe me intrometer aqui na conversa, mas isso que tu escreveu, sem ofensas, é uma meia-verdade...
O que determina o consumo de um carro é a quantidade de ar que é admitida num determinado intervalo de tempo... O sensor de massa de ar admitido pelo motor fica junto com a borboleta de aceleração (os atuais são sensores a fio ou fita quente, que medem a quantidade de ar que passa pelo duto de admissão por meio da queda de temperatura que a massa de ar causa no fio quente) e mede quanto ar foi admitido, e com esse valor calcula a quantidade de combustível que deve ser injetada para formar a mistura "ideal", ou o tal fator lambda...
Existem as duas formas de aumentar a massa de ar ingerida pelo motor: aumentar a rotação do motor (rpm) ou aumentar a abertura da borboleta de ar.
A primeira forma (rpm) aumenta a quantidade de vezes que um determinado volume de ar é ingerido pelo motor num determinado intervalo de tempo - veja bem, volume e não massa de ar - e assim pode-se ter um grande volume de ar sendo admitido num intervalo de tempo sem ter uma grande massa de ar sendo admitida, devido à perda de carga (queda de pressão) na borboleta de admissão (neste caso pouco aberta) e um consumo não elevado. Quem comanda a borboleta é o pezão - acelerador.
A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Para calcular o real consumo, tem-se que combinar as duas condições... não sei como é feito o cálculo ou medição do consumo no Punto, mas geralmente se utiliza o sinal que é enviado pela central de injeção eletrônica para os bicos de injeção, medindo o tempo de abertura e assim determinando quanto combustível é injetado num determinado intervalo de tempo, e comparando-se isto com a velocidade tem-se o consumo instantâneo...
E o consumo medido na bomba pode não ser confiável, pois o combustível bombeado para o motor não vai todo para a combustão... existe uma linha de retorno do combustível para o tanque...
Abraço!
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Re: Consumo - ELX e HLX
Comprei um Hlx 1.8.
Álcool
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Ele esta com 700 km.
Um absurdo.
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Re: Consumo - ELX e HLX
calma q melhora... pode ter certeza. Ou então vê isso, q tá errado 4.3 na cidade com alcool pra um 1.8
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Re: Consumo - ELX e HLX
RABD
Desculpe, mas só vi agora sua resposta.
Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.
Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.
A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.
Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações
Desculpe, mas só vi agora sua resposta.
Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento

A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.

Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.
A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.
Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações

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Re: Consumo - ELX e HLX
Frmg escreveu:RABD
Desculpe, mas só vi agora sua resposta.
Resumindo, você expôs de forma técnica o que eu havia afirmado de forma mais leiga para facilitar as coisas. Não me ofendeu, pelo contrário ajudou bastante, afinal de contas é sempre bom encontrar alguém com esse nível de conhecimento
A segunda forma (carga) aumenta a massa de ar que é admitida em uma determinada rotação. Consegue-se isto abrindo mais a borboleta de aceleração, diminuindo assim a perda de carga nesta e obtendo-se uma maior pressão interna no coletor de admissão. Assim, a massa de ar que é admitida é grande também, pois tem-se um baixo volume sendo admitido num intervalo de tempo, mas uma grande massa devido à grande pressão da admissão. Para medir este consumo é utilizado o vacuometro.
Resumindo, ao pisar fundo no acelerador abrindo a borboleta a massa de ar aumenta e o medidor de vacuômetro no painel vai ao ponto máximo indicando consumo máximo o que não expressa a verdade já que os bicos injetores não estarão fornecendo a mesma quantidade de combustível que forneceriam num mesmo período utilizado em rotação mais alta.![]()
Esse problema ocorre porque se não me engano o CB do Punto não esta apto a coletar os dados corretamente direto da centralina Magnetti Marelli que a Fiat utiliza.
A informação de consumo ideal como você já disse SERIA o resultado dos dados enviados pelos sensores a fio ou fita quente processados pela centralina, ou seja, o mesmo valor que informa o quanto de combustível os bicos precisam fornecer para cada determinado momento.
Este valor deveria ser usado também para informar o consumo no display do CB, mas não sei porque a Fiat não fez assim. A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação.
Se souber mais algo para acrescentar eu ficaria muito grato por compartilhar as informações
´
Agora eu peço desculpas por não ter respondido antes.. tava procurando esse tópico há tempos, mas não lembrava do nome dele...
Por que diabos a Fiat não pegou o sinal da central pros bicos pra calcular o consumo?! O cálculo tá lá, pronto pra ser usado...
Só não concordo com uma coisa que tu escreveu bem no final, ou não entendi direito: "A maior prova disso é que hipoteticamente em uma mesma rotação abrindo pouco ou abrindo muito a borboleta o consumo instantâneo varia quando o fornecimento de combustível pelos bicos é teoricamente o mesmo para aquela rotação"
Para uma determinada rotação, abrindo pouco ou bastante a borboleta, o consumo altera sim... A quantidade de combustível que os bicos fornecem é função da rotação (rpm) e da carga (o quanto a borboleta está aberta, ou seja, a pressão do ar na admissão)... Quanto mais se acelera o carro (abertura maior da borboleta), maior é a pressão do ar na admissão, e assim maior é a massa de ar que é admitida... Quanto maior a massa de ar admitida, maior a quantidade de combustível que os bicos precisam injetar, pois a relação ar/combustível (famosa lambda) precisa estar dentro dos limites de inflamabilidade do combustível, e geralmente está entre 0,95 (rica) e 1,10 (pobre)... Para aumentar a quantidade de combustível, os bicos permanecem mais tempo abertos na admissão, pois a massa de combustível a ser injetada precisa ser maior para uma maior massa de ar (consequencia da maior carga)...
Resumindo: o consumo depende tanto da rotação quanto da carga, e os dois fatores são independentes...
Uma pergunta só: onde tu conseguiu essa informação que o CB não pega o sinal da central, e sim de um vacuometro?
Valeu!
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Re: Consumo - ELX e HLX
paidesanto escreveu:SAUDAÇÕES AMIGOS, LENDO OS TÓPICOS POSSO DIZER QUE O MEU CARRO AINDA COMETE O MAIOR DOS ABSURDOS, VEJAM:
PUNTO ELX 1.4 RODANDO COM ALCOOL:
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ESTA MÉDIA É NA BOMBA, PQ O CB JA NÃO APITA MAIS NADA TA TOTALMENTE FORA DE CONTROLE, HORA ACUSA CONSUMO DE 5, HORA DE 9,, TA TOTALMENTE LOKO, E O CONSUMO NA BOMBA É O MESMO 7.5, ISSO A 12 TANQUES CHEIOS JA... O QUE FAZER ? O CB PODE INFLUENCIAR NO CONSUMO ?
paidesanto, o que tu tá fazendo de medir a vazão na saída da bomba não é um método funcional...
Se reparares no sistema de combustível, a sequencia por onde o combustível passa é do tanque para a bomba, da bomba pela tubulação até a "aranha", e lá se divide em dois fluxos: um vai para os bicos injetores (é a quantidade que é consumida pelo motor) e a outra retorna para o tanque, pois próximo a "aranha" existe o regulador de pressão de combustível, que é uma válvula que modula a pressão, mantendo ela sempre próxima ao nominal do sistema.
Resumindo, o que tu tá medindo é a vazão da bomba, e tá esquecendo de descontar o retorno para tanque...
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Re: Consumo - ELX e HLX
camarada acho que voce ta confundindo as bombas...
ele deve estar pegando KM rodados / litros colocados....
ele deve estar pegando KM rodados / litros colocados....
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Re: Consumo - ELX e HLX
prador escreveu:camarada acho que voce ta confundindo as bombas...
ele deve estar pegando KM rodados / litros colocados....
Ops... foi mal...
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Re: consumo
fiz a media do meu sexta ele esta com 7200 rodados
no alcool puro fiz a media dele a 120 com ar ligado fez 8.9 mas fiz a media no posto completando o tanque porque co cb tava marcando 7.1 é doido
no alcool puro fiz a media dele a 120 com ar ligado fez 8.9 mas fiz a media no posto completando o tanque porque co cb tava marcando 7.1 é doido
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