Troca do Oleo - 7.500 ou 15.000 ?!

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Troca do Oleo - 7.500 ou 15.000 ?!

por BBrasil » Seg Ago 17, 2009 1:26 pm

Boa tarde, Pessoal,

Abrir este tópico, pois olhando no forum não achei nada que esclarecece este assunto, peço desculpas se estou repetindo, alias sou novo por aqui...

O Punto é o meu segundo carro zero, tive um Palio 07/08. Como no Palio, a concessionária me informou que devo trocar o oleo a cada 7.500km, mas consultando o manual, la fala que somente devo trocar o oleo a cada 7.500 em condições anormais, se não, trocar apenas nas revisões.

Como já todos sabemos, que concessionária é doida para empurrar serviços desnecessários, resolvi mandar um e-mail para o faleconoco da Fiat e colo o e-mai abaixo:

_______________________________________________________________________________________________________

Prezado Sr. Bruno,

Em resposta ao e-mail, informamos que a troca do óleo do motor deve ser efetuada juntamente com as
revisões programadas do veículo, conforme especificação contida no manual de uso e manutenção.
Salientamos que o óleo do motor deverá ser substituido a cada 7.500 km se o veículo for utilizado,
predominante, numa das seguintes condições particularmente severas:
- Reboques, estradas lamacentas, arenosas ou poeirentas, trajetos curtos inferiores a 8 km, motor que
roda freqüentemente em marcha lenta ou em distâncias longas com baixa velocidade.
Se nenhuma destas condições ocorrer, troque o óleo e o filtro a cada 15.000 km ou 12 meses, o que
ocorrer primeiro.

Agradecemos o contato e colocamos nossa Central de
Relacionamento Fiat à disposição pelo 0800.7071000.

Atenciosamente,

Jennyffer Almeida.

CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT

----- Mensagem Original -----
De: [email protected]
Para: [email protected]
Enviada em: 16/08/2009 22:13:11
Assunto: Fazer uma Pergunta

Fale Conosco - Site FIAT
----------------------
Dados do cliente :
----------------------
Nome : Bruno Brasil Conceição
Email : [email protected]
Tel residencial : Tel comercial :Celular :Fax:
Estado : SP

----------------------
Dados do veiculo :
----------------------
Placa : Chassi :Ano :Automovel : Quilometragem :
----------------------
Outros :
----------------------
Opcao : Fazer uma Pergunta
Sobre : O Site
Concessionaria :
----------------------
Descricao :
----------------------
Boa noite,

Comprei um Punto ELX 1.4 0km 09/10, a concessionaria me disse que devo trocar o oleo do veiculo a
cada 7.500km, mas olhando no manual, la diz que somente deve ser trocado a cada 7.500 carros que
passam por situações como: muito tempo parado com o motor ligado, estradas de terra, reboque, etc,
mas eu rodo apenas em rodovia e não fico com o carro muito tempo parado, muito menos para reboque.
O que devo fazer ?

________________________________________________________________________________________________________________

Acho que o manual, como é desenvolvido pela Fiat, e é o que sempre é consultado para o que vale para garantia ou não, é o que se vale, pois o papel que a concessionária em passou dizendo que deve ser feito a troca de oleo a cada 7.500, vale tanto quanto um pedaço de papel de pão, não tem logo, assinatura e muito menos nome de alguem de lá.

Gostaria de saber se alguém aqui ja deixou para trocar o oleo nas revisões e se ja enfrentou algum problema, pois pelo que vi aqui, todas as concessionárias praticamente falam para trocar antes.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Troca do Oleo - 7.500 ou 15.000 ?!

por mkk » Seg Ago 17, 2009 2:11 pm

A troca de oleo/filtro a cada 7.500 km nao e` obrigatorio! Se vc acha q o uso do carro nao e` severo, troque somente aos 15.000 km ou um ano. Se o carro ainda estiver na garantia, eu indico a troca, pois se acontecer alguma coisa c/ o motor, com certeza vao alegar q a culpa foi da nao troca de oleo e vao querer se isentar do conserto em garantia...Pesquise em varias concessionarias pq o preco varia muito.
Depois q acaba a garantia, so troco o oleo em lojas especializadas pq geralmente sai muito mais barato q concessionaria. Troco a cada 7.500 por opcao, ja q nao quero dar chance ao azar de estragar o motor por causa de oleo velho....
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por BBrasil » Seg Ago 17, 2009 2:20 pm

Eu pensei justamente nisso, mas o meu problema é o seguinte:

Eu rodo por dia, 100 a 110km, portanto eu tava trocando o oleo do meu Palio a cada 3,5 meses, ou seja, se eu trocar no que fala no manual, economizo metade da grana !

E quanto a oleo velho, isso valia para os minerais antigos, hoje os oleos sinteticos e semi duram muito mais...

Acabei de conversar com uma cara aqui do trampo, que pegou um Voyage 0km, e la só falaram para ele trocar nas revisões, com 15mil.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por kelsen » Seg Ago 17, 2009 2:39 pm

Eu também fiquei com essa dúvida quando li o manual, mas no meu caso, devo trocar a cada 7.500 km devido ao tipo de uso que faço do carro ( percurso em média de 6km por dia). No seu caso, você tera que analisar o seu tipo de uso, se é severo ou não, como informa o manual. Mas, como falaram acima, se seu carro ainda esta na garantia de fabrica, é melhor você trocar aos 7.500 por enquanto, para evitar alguma zebra que por ventura possa surgir.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Th3bo » Seg Ago 17, 2009 2:53 pm

Troca de óleo a cada 7500
primeira revisão é aos 15mil
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por BBrasil » Seg Ago 17, 2009 2:55 pm

Th3bo escreveu:Troca de óleo a cada 7500
primeira revisão é aos 15mil

Amigo Th3bo, aonde você viu isso ? Você leu o inicio do topico ???
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AraujoJr » Seg Ago 17, 2009 3:17 pm

trocar oleo semi sintetico com 7500 é exagero da Fiat...troca a cada 15000 junto com o filtro,...tranquilo...
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Seg Ago 17, 2009 4:30 pm

Putz.
Esse negocio de troca de oleo é fda!

Lembram do marea, a Fiat colocou no manual troca a cada 20.000km, pois o oleo era semi-sintetico e o escambau....
PS: não foi somente a Fiat que fez isso, a VW tbem, era uma briga que os dois travaram quanto ao custo da manutenção por km rodado.
Deu no que deu, um monte de motores ferrados com 40.000km, cheio de borra de oleo. E o pior, com os carros já fora do periodo de garantia. E as montadoras colocavam a culpa só nos combustiveis adulterados. O que era uma grande mentira. E o prejuizo era somente do consumidor.

Pelo que sei, a primeira troca é aos 7.500km.
Eu pessoalmente prefiro não passar disso nas trocas subsequentes. Acredito ser uma economia que não vale tanto a pena.
Faça as contas, quanto de combustivel vce gastou nesse periodo, e quanto vai gastar na substituição de oleo + Filtro. E quanto sairá um motor refeito.

Diga-se de passagem, oleo bem cuidado, reflete na economia do veiculo e emissão de poluentes.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por BBrasil » Seg Ago 17, 2009 4:40 pm

Eu nao sabia dessa historia, interessante...

Mas fica aquele pensamento, de estar fazendo algo desnecessario e a concessionaria ganhar com isso... (X()
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Seg Ago 17, 2009 5:06 pm

Nas trocas intermediarias, troque fora do concessionaria...
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo