Player Original com Blue&Me

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: Player Original com Blue&Me

por eclampsium » Ter Ago 11, 2009 2:29 pm

Se você usar alto-falantes da frente e atrás da mesma marca, ajuda, pois existe uma característica dos falantes chamada sensibilidade, geralmente expressa em decibéis... É uma relação de quanto ele vai tocar de pressão sonora (volume) para uma dada potência padrão. S um altofalante tem 88db de sensibilidade e outro tem 91db, o último tocará 2 x mais alto com a mesma potência... É claro que vc pode tocar mais alto com um falante baixo com potência maior, o que quero dizer é que falantes com sensibilidade acima de 90 db, tocam bem sem precisar de potências estúpidas. Mas o X da questão é que fica difícil você equalizar o timbre e a linearidade de kits de marcas diferentes dentro do carro por que eles respondem de formas diferentes ao incremento de potência.... Em qualidade, os falantes da porta traseira são "descartáveis", a menos que vc queira fazer um sistema verdadeiramente 5.1 com dvd dentro do caro, esqueça os de trás... Concentre seu som na frente. O Kit Diamond é excelente, o Bravox é mais em conta e pode resolver... Mas um som barato e bom, seria o kit diamond que vc falou e um sub no porta-malas com um módulo 4 canais, ligando dois canais no kit 2 vias e dois canais em bridge para o sub. Esta seria uma configuração econômica e que permite upgrades futuros....Os falantes de trás dá para deixar nos canais traseiros do aparelho e regular os falantes da frente com o amplificador pelo RCA para que sua potência seja alcançada antes que os traseiros (se for o contrário os traseiros rapidamente estragarão e começarão a roncar...).

Uma opção com 2 módulos, é um 4 canais para dentro e um específico para sub no pora-malas. Mais caro, mas mais sofisticado... Vc pode usar os kits bravox na frete e o traseiro que o Jaydee indicou e usar o módulo específico para o sub em passa baixa só para ele... Mas, eu vou arrastar a brasa mais ainda para o lado da qualidade... Vc poderia comprar um Kit 2 vias para o local original na frente e ao invés de comprar um falante para trás, compraria mis um 6,5 polegadas sem tweeter (não kit 2 vias, só um midbass) e usaria todos estes na frente com um módulo de 4 canais (Os mid bass vc teria que fazer o famoso "Pezinho"na frente, angulando para o ouvinte). 2 canais para o kit 2 vias na porta e os tweeters colocados em posição frontal elevada (preferência acima da sua orelha na sua posição de dirigir) tipo saindo das colunas dianteiras... Os outros dois canais alimentaria 2 midbass no pézinho frontal e usaria a passa baixa regulável (crossover ativo) do módulo, para que eles comecem a reproduzir graves a partir da frequência de corte da plaquinha que vem no kit 2 vias. Ex: Se o kit corta em 100hz (ler o manual do produto), vc regula no módulao passa baixa para 100hz... nos mid bass e não abusa do ganho de volume nestes 2 canais (regulagem do módulo). Aí, vc terá médios, agudos e médio graves bem definidos na frente, sendo cada um reproduzido por um altofalante diferente... quando um altofalante só tenta fazer todas as frequências o resultado é distorção e baixa resitência e durabilidade (caso da maioria dos sistemas de som originais comuns...).
Tendo tudo isto na frente, eu faria um sub com um tipo de caixa que complementasse os sub graves apenas e não os médio graves, no porta malas, para isto uma caixa dutada ou Band-pass ficaria jóia para uso interno... Para uso externo, tem que analizar o altofalante com seu montador, alguns precisam de caixa sela mesmo...

Defina seu caminho primeiro, tipo usarei um módulo 4 canais (2 frente ou até mesmo 2 canais nos 4 altofalantes nos espaços originais, com perda de qualidade e 2 em bridge para o sub) Ou 2 módulos, um para o sub e um para os falantes internos. Para sub, hoje eu recomendaria um amplificador que fosse mono e que desse 300-400 rms em um canal a 4 ohms e 500 rms em 2 ohms e fosse do tipo digital, para não judiar muito da sua bateria... Um módulo destes, de marca boa vai custar a partir de 500-600 a 1000 reais (Ex, MTX, Kenwood, AUdiobahn, DUB, FOsgate). Depois deifinimos os altofalantes e depois o tipod e caixa do sub.

PS: Sons médios e agudos, viajam no ar de forma mais linear e se beneficiam de posicionamento direcional adequado. Médio graves e graves/sub-graves, atravessam anteparos e reformam a onda após este, o direcionamento é menos crítico para a qualidade. Melhor ainda seria talvez colocar o kit 2 vias em pézinhos e o médio grave na porta... Seu palco sonoro ia ficar show...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por eclampsium » Ter Ago 11, 2009 2:36 pm

PS2: Existe um cd da IASCA com músicas para avaliar a qualidade do som e dicas de o que você deveria ser capaz de ouvir em cada faixa no seu carro em determinado trecho da música... Mas é em Inglês...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Thiago » Ter Ago 11, 2009 6:09 pm

A cada +3dB de sensibilidade dobra a potencia eletrica mas não a sonora. Pra tocar 2x mais alto precisa de +10dB de sensibilidade, nossos ouvidos tem progressao em escala logarítmica. Mas mesmo assim a sensibilidade da uma boa diferença.. +- 10% a cada dB
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por felipe.mm » Qua Ago 12, 2009 3:11 am

meu voto vai pra:

1 kit 2 vias
1 amplificador de 4 canais
1 sub de 10" de maximos 200W RMS

vai de morel tempo na frente, audiophonic club 4100 e nar 10SW2 (se espaço for problema, opte por um MTX).. e assim vc guardaria grana para investir num equalizador ou processador para colocar ao inves de trocar o player original, ou ainda esse $$ iria para seu bolso.. eu tenho um par de coaxiais NAR de Kevlar nas portas traseira, soh os uso qdo quero ouvir algum som pra fora do carro, ja que os tweeters do meu kit estao no vidrinho.. mas de resto sempre ando com os coaxiais desligados!

:P
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por DanielDL » Qua Ago 12, 2009 9:47 am

Minha sugestão:

Jah que vc quer um som relativamente bom para fora e um, interno de qualidade. vai ae minha sugestão.

- Conversor RCA no som original: Para não perder o Blue ME, certo.. ja existem conversores com adptador 3M que não prescisa de cortar e imendar chicote original.
- Chave para ligar a potência... Vc instala e quando quiser ouvir um som pra fora vc liga a potência, qdo quiser viajar pu "qualidade" vc desliga o módulo.
- Acredito que com um Sub Pionner de 450WRms, uma caixa dutada com o litragem certinha umas 2 cornetinas Selenium D250x mais um super tweeter Hinnor, vc vai ficar muito satisfeito.
- Módulo pra tocar ae vc escolhe de acordo com o $$$$ mais acredito que um módulo (nem precisa ser digita, mas se for melhor) de uns 800-900WRms toca tudo bem.

A meu ver. vc irá ficar com o som que irá te atender, dentro do seu orçamento, e com uma caixa leve e fácil de remover no caso da necessidade de uso do porta-malas.

qqr dúvida.... só entrar em contato... blz.?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DanielDL » Qua Ago 12, 2009 9:52 am

jaydee_ro escreveu:Som pequeno não quer dizer som fraco, Diogo... Eu curto qualidade... com cornetas e super tweeter vai ter um som pra fora, mas pra dentro já era... é só barulho.

Concordo Plenamente..... para resolver isso... eh só instalar a chave de liga-desliga, a potência, e consequentemente a caixa a a barulheira dentro do carro....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por eclampsium » Qua Ago 12, 2009 4:18 pm

Aí... mais idéias para acoplar... O esquema liga e desliga da para montar um qualidade razoável com um kit 2 vias na frente e um sub atrás e quando quer liga o som externo, para que não atrapalhe o interno quando vc quer qualidade rodando por aí...! Neste esquema monte um sub conhecido por render bem com o porta-malas aberto, e vc pode ter algo mais tipo 2 cornetas ou 2 pentaxiais que são ligados quando vc quer e tem os graves complementados pelo sub.... Dá para tomar a cervejinha fora do carro... Agora se vc quer fzer aquela festa fora do carro... aí é melhor conversar com o pessoal de plantão aí que entende de som externo. Limito-me a comentar projetos internos (>:D<)
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por jaydee_ro » Qua Ago 12, 2009 10:04 pm

O papo tá profissional aqui...

Tow até tendo umas idéias pro meu som...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por DanielDL » Qua Ago 12, 2009 10:42 pm

Ae.... no meu som... eu fiz o esquema do liga e desliga... e tenho até a sugestão do local de colocar a chave.... em breve vou postar mais fotos no link do meu carro pra vcs verem.... acho q fico show.... o local.....
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Qua Ago 12, 2009 10:51 pm

Liga e desliga do módulo ou de "cositas más", tipo som pra fora???
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo