Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Ele ''bombeia'' o acelerador nas curvas que faz com o pé embaixo? Isso é técnica pra fazer curva com pé embaixo?

Gustavo - Belo Horizonte MG
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
punta taco num é freiar e usar o acelerador dosadamente ao mesmo tempo nao??!?!?!?!?!
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Thales escreveu:punta taco num é freiar e usar o acelerador dosadamente ao mesmo tempo nao??!?!?!?!?!
Mas é isso que ele tá fazendo no vídeo, nas curvas ele mantem o giro tocando no acelerador.
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Mas ele freia antes da curva.... faz ela de maneira racional mantendo o carro com uma certa aceleração mas pensei que seria intercalar mais o uso freo x acelerador ou não seria?!
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Se eu nao tivesse comprado um Punto nunca entraria aki e veria essa valiosa dicas, vlw mesmo Frmg.
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Link do meu carro (fotos nas pag 1 e 2):

http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=6253&st=0&sk=t&sd=a&start=15
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Puts cara, quanta informação e ninguém ainda viu o tal do cutoff do Punto???
Pow, muito bacana essa explicação sobre a economia do motor, eu sabia mais ou menos que tinha relação com a força motriz que vai das rodas pro Motor, mas não tinha essa idéia de nível de rotação!Muito bacanca, belo Post Frmg!
Espero que alguém post a rotação de cutoff do Punto, eu ainda não tô com o meu pra fazer o teste!
Pow, muito bacana essa explicação sobre a economia do motor, eu sabia mais ou menos que tinha relação com a força motriz que vai das rodas pro Motor, mas não tinha essa idéia de nível de rotação!Muito bacanca, belo Post Frmg!
Espero que alguém post a rotação de cutoff do Punto, eu ainda não tô com o meu pra fazer o teste!

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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
É um pouco complicado, mas vou tentar explicar o que é e para que serve o Punta-Taco do vídeo apresentado ai em cima.
Para ficar melhor para entender a grosso modo vamos utilizar o exemplo de uma bicicleta com marchas
Você esta pedalando o mais rápido que pode em uma marcha curta, mas a velocidade é baixa. Ao passar para uma marcha mais pesada como não existe embreagem se continuar tentando pedalar com a mesma força que estava pedalando a toda velocidade na marcha anterior suas pernas vão sentir um tranco quando a marcha engatar.
Agora vamos fazer o contrário...
Você esta em uma marcha pesada em alta velocidade pedalando pouco, se derrepente você mudar para uma marcha mais leve mesmo pressionando os freios para diminuir a velocidade das rodas, na hora que a marcha leve engatar suas pernas vão causar um tranco porque estão em baixa velocidade e pela inércia tendem a se manter assim em movimentos lentos sendo forçadas a disparar.
Essa inércia é que causa o tranco tanto na bicicleta quanto nos carros quando a marcha é engatada.
Nos carros ao reduzir da 5ª para a 4ª marcha o motor que esta a 3000 rpm em 5ª marcha com o carro a 100km/h tende a ir para mais de 5000rpm em 4ª marcha para manter o carro a 100km/h.
Se a 4ª marcha for engatada simplesmente deixando a rotação do motor vindo da 5ª a 2000rpm quando a 4ª marcha entrar o peso do motor que esta girando lentamente vai segurar todo o sistema de tração e causar um impacto que trava as rodas momentaneamente até que o motor recupere por inércia a rotação correta para aquela velocidade do carro.
Para corrigir esse problema veio a idéia do Punta-taco.
Nada mais é do que dar um toque no acelerador antes de reduzir para colocar o motor na rotação mais próxima possível da ideal para a marcha inferior evitando o tranco da inércia.
Assim com a rotação próxima ou ideal o tranco é minimizado ou até mesmo nulo no caso de um Punta-taco perfeito melhorando e muito a tração do carro nas frenagens e curvas.
Punta-taco é uma das coisas mais complicadas de se fazer até mesmo para pilotos profissionais. Muitas vezes pela aparente ausência do tranco achamos que acertamos o punta-taco, mas podemos estar gastando combustível demais com toques fortes no acelerador ou comprometendo a embreagem com toque fracos demais.
Punta-taco perfeito só na F-1 onde a força do toque no acelerador é calculada eletrônicamente para atingir exatamente a rotação perfeita necessária para a marcha que será engatada.
É preciso muito treino, estar familiarizado com o carro e entender sobre seu funcionamento sabendo qual a rotação que o carro precisará na marcha que se pretende engatar e na velocidade em que for engatar, para que assim o toque seja apropriado para chegar na rotação ideal. Conta giros é fundamental para isso.
É muito trabalho.
É freio, acelerador, embreagem, volante, cambio, olho na pista e ainda tem que calcular a força certa do toque no acelerador
Para ficar melhor para entender a grosso modo vamos utilizar o exemplo de uma bicicleta com marchas
Você esta pedalando o mais rápido que pode em uma marcha curta, mas a velocidade é baixa. Ao passar para uma marcha mais pesada como não existe embreagem se continuar tentando pedalar com a mesma força que estava pedalando a toda velocidade na marcha anterior suas pernas vão sentir um tranco quando a marcha engatar.
Agora vamos fazer o contrário...
Você esta em uma marcha pesada em alta velocidade pedalando pouco, se derrepente você mudar para uma marcha mais leve mesmo pressionando os freios para diminuir a velocidade das rodas, na hora que a marcha leve engatar suas pernas vão causar um tranco porque estão em baixa velocidade e pela inércia tendem a se manter assim em movimentos lentos sendo forçadas a disparar.
Essa inércia é que causa o tranco tanto na bicicleta quanto nos carros quando a marcha é engatada.
Nos carros ao reduzir da 5ª para a 4ª marcha o motor que esta a 3000 rpm em 5ª marcha com o carro a 100km/h tende a ir para mais de 5000rpm em 4ª marcha para manter o carro a 100km/h.
Se a 4ª marcha for engatada simplesmente deixando a rotação do motor vindo da 5ª a 2000rpm quando a 4ª marcha entrar o peso do motor que esta girando lentamente vai segurar todo o sistema de tração e causar um impacto que trava as rodas momentaneamente até que o motor recupere por inércia a rotação correta para aquela velocidade do carro.
Para corrigir esse problema veio a idéia do Punta-taco.
Nada mais é do que dar um toque no acelerador antes de reduzir para colocar o motor na rotação mais próxima possível da ideal para a marcha inferior evitando o tranco da inércia.
Assim com a rotação próxima ou ideal o tranco é minimizado ou até mesmo nulo no caso de um Punta-taco perfeito melhorando e muito a tração do carro nas frenagens e curvas.
Punta-taco é uma das coisas mais complicadas de se fazer até mesmo para pilotos profissionais. Muitas vezes pela aparente ausência do tranco achamos que acertamos o punta-taco, mas podemos estar gastando combustível demais com toques fortes no acelerador ou comprometendo a embreagem com toque fracos demais.
Punta-taco perfeito só na F-1 onde a força do toque no acelerador é calculada eletrônicamente para atingir exatamente a rotação perfeita necessária para a marcha que será engatada.
É preciso muito treino, estar familiarizado com o carro e entender sobre seu funcionamento sabendo qual a rotação que o carro precisará na marcha que se pretende engatar e na velocidade em que for engatar, para que assim o toque seja apropriado para chegar na rotação ideal. Conta giros é fundamental para isso.
É muito trabalho.
É freio, acelerador, embreagem, volante, cambio, olho na pista e ainda tem que calcular a força certa do toque no acelerador
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Cansei só de ler... Confesso que já tentei algumas vezes fazer isso no Palio, nem de perto consegui... Precisa de muito treino, realmente... E pista livre, pra não se preocupar com transito...
E o cutoff do Punto não precisa qual é exatamente... é só reparar no CB quando o consumo vai pra 50km/l...
E o cutoff do Punto não precisa qual é exatamente... é só reparar no CB quando o consumo vai pra 50km/l...
- Velha Guarda
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
du_viagem escreveu:Puts cara, quanta informação e ninguém ainda viu o tal do cutoff do Punto???
Pow, muito bacana essa explicação sobre a economia do motor, eu sabia mais ou menos que tinha relação com a força motriz que vai das rodas pro Motor, mas não tinha essa idéia de nível de rotação!Muito bacanca, belo Post Frmg!
Espero que alguém post a rotação de cutoff do Punto, eu ainda não tô com o meu pra fazer o teste!
post inútil o meu, minha net deu pau, só vi a primeira pagina e acabei postando besteira, burrice d novato

P.s. Burrice com exeção de ser um ótimo post do Frmg, bacana mesmo!

- Piloto de Autorama
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Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)
Liga não cara... aqui todo mundo esquece as coisas que já postaram ou leram... é muita info... 

- Velha Guarda
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