Como funciona o Blue&Me?
Como funciona o Blue&Me?
Pessoal,
Li o tópico sobre o update para a versão 5.4 e surgiram algumas dúvidas por aqui. A principal é como funciona o Blue&Me em relação aos "protocolos" do bluetooh do carro em relação aos protocolos dos aparelhos.
Fuçando um pouquinho, caí no site da Microsoft Auto - a divisão da MS que cuida dessas "inovações" para o setor automobilístico - http://www.microsoft.com/auto/devices.mspx
Lá tem uma relação grande de aparelhos compatíveis com os sistemas que a MS desenvolve. O porém é que acaba ñ especificando se é para o sistema Blue&me ou o da Ford.
O que eu queria saber é se alguém aqui manja o que são esses protocolos (ñ sei nem se são protocolos ou se, tecnicamente, existe outro nome) descritos no final da página de cada aparelho - Bluetooth Profile Support. Como exemplo, fui ver a página do HTC Diamond (que a foto é do HTC Touch HD), e lá aparece:
HFP 1.5
SPP
OBEX
PBAP
DUN
A2DP 1.0
AVRCP 1.0
MAP
Dessa lista, apenas SSP e MAP ñ aparecem marcados. O que eles significam? Aí a pergunta mais óbvia: é algum desses itens que faz a leitura de SMS funcionar, desde que o aparelho possua essa função?
Desculpe o post longo... se as perguntas forem muito mirins, desculpas 2 vezes
Mas se alguém aqui que manja tanto do Blue&Me, como de celular, pudesse dar uma explicada, agradeceria bastante.
A propósito, tenho um Samsung SGH E900 que funciona td, menos o SMS, e ñ consta nas listas da FIAT (nem Brasil, nem Itália) e também da MS.
Valeu!
Abs.
Li o tópico sobre o update para a versão 5.4 e surgiram algumas dúvidas por aqui. A principal é como funciona o Blue&Me em relação aos "protocolos" do bluetooh do carro em relação aos protocolos dos aparelhos.
Fuçando um pouquinho, caí no site da Microsoft Auto - a divisão da MS que cuida dessas "inovações" para o setor automobilístico - http://www.microsoft.com/auto/devices.mspx
Lá tem uma relação grande de aparelhos compatíveis com os sistemas que a MS desenvolve. O porém é que acaba ñ especificando se é para o sistema Blue&me ou o da Ford.
O que eu queria saber é se alguém aqui manja o que são esses protocolos (ñ sei nem se são protocolos ou se, tecnicamente, existe outro nome) descritos no final da página de cada aparelho - Bluetooth Profile Support. Como exemplo, fui ver a página do HTC Diamond (que a foto é do HTC Touch HD), e lá aparece:
HFP 1.5
SPP
OBEX
PBAP
DUN
A2DP 1.0
AVRCP 1.0
MAP
Dessa lista, apenas SSP e MAP ñ aparecem marcados. O que eles significam? Aí a pergunta mais óbvia: é algum desses itens que faz a leitura de SMS funcionar, desde que o aparelho possua essa função?
Desculpe o post longo... se as perguntas forem muito mirins, desculpas 2 vezes

Mas se alguém aqui que manja tanto do Blue&Me, como de celular, pudesse dar uma explicada, agradeceria bastante.
A propósito, tenho um Samsung SGH E900 que funciona td, menos o SMS, e ñ consta nas listas da FIAT (nem Brasil, nem Itália) e também da MS.
Valeu!
Abs.
- Piloto de Atari
Re: Como funciona o Blue&Me?
bom, achei alguma coisa, mas ñ me ajudou mto... olhando o manual do SMS Reader que tem no site da fiat, há uma frase que fala da compatibilidade entre o Blue&Me e os aparelhos:
"Blue&Me™ supports most of the mobile phones supporting Bluetooth® 1.1 and HandsFree 1.0 profile (refer to Bluetooth® wireless connection specifications given on your mobile phone owner’s manual)."
Fui procurar sobre o HandsFree 1.0 Profile e achei essa página no Wikipedia (ñ é a melhor fonte, mas ajuda) http://en.wikipedia.org/wiki/Bluetooth_profile, que descreve cada um dos profiles, que são aqueles (alguns) listados na mensagem que deixei acima. Nenhum fala especificamente de SMS, mas acho que o HandsFree é que faz isso acontecer... mais uma pergunta: será que há algum tipo de protocolo no celular que sincroniza com o HandsFree especificamente para SMS? :S
enfim...
"Blue&Me™ supports most of the mobile phones supporting Bluetooth® 1.1 and HandsFree 1.0 profile (refer to Bluetooth® wireless connection specifications given on your mobile phone owner’s manual)."
Fui procurar sobre o HandsFree 1.0 Profile e achei essa página no Wikipedia (ñ é a melhor fonte, mas ajuda) http://en.wikipedia.org/wiki/Bluetooth_profile, que descreve cada um dos profiles, que são aqueles (alguns) listados na mensagem que deixei acima. Nenhum fala especificamente de SMS, mas acho que o HandsFree é que faz isso acontecer... mais uma pergunta: será que há algum tipo de protocolo no celular que sincroniza com o HandsFree especificamente para SMS? :S
enfim...
- Piloto de Atari
Sobre o SMS, é dependente do software da Microsoft em relação a cada fabricante de celular, pelo protocolo de comunicação de dados mesmo do HandsFree (não sei qual parte do protocolo faz isso)...
- Velha Guarda
incógnita...
mandei uma mensagem pra MS Auto... vamos ver se eles respondem algo.
mandei uma mensagem pra MS Auto... vamos ver se eles respondem algo.
- Piloto de Atari
Engraçado é eu ter um HP iPaq 6915 com Windows Mobile 5 e não permitir a leitura das SMS. Então um sistema Windows Mobile não é 100% compatível com Windows Mobile???
Dá que pensar....
Dá que pensar....
HMendes - Porto(Portugal)
Grande Punto 1.3MJ 75cv - 2009
Punto 1.7 TD MKI - 1995
Punto 1.7 TD MKI - 1995
- Piloto de Atari
Por incrível que pareça, não é, hehehe
- Velha Guarda
Meu e-mail pra MS Auto:
Resposta da MS Auto:
Hi,
My name is Rodrigo Bardin and i own a Fiat Punto with Blue&Me system integrated to the car. Since Fiat don´t give us, customers, (sorry) a decent answer, i come to you with the following question:
- how can i know if a mobile device is going to work with Blue&Me system, specially with the SMS reader? Does it has something to do with Bluetooth ad2p profile? What should i look in the mobile speciications?
I have a Samsung SGH E900 and everything works, excepts the SMS reader, and i am about to buy a different device - looks like Sony Ericsson models works fine are the most compatible. Why?
The mobile devices with Windows Mobile seems to have something that blocks the SMS Reader either - i was hoping that WM devices could have 100% compatibility.
Hope you can help.
Thank you.
Best regards.
Resposta da MS Auto:
Hello Mr. Bardin,
It is actually rather difficult to determine which phones support SMS over Bluetooth because it is not something which phone manufacturers typically publish. It does not have anything to do with the A2DP profile, which is used exclusively for streaming audio over the Bluetooth connection.
Fiat has published a list of phones they have tested including the SMS compatibility, look for the link called “List of Supported Phones” :
http://www.fiat.com/cgi-bin/pbrand.dll/ ... owroom.jsp
Unfortunately, you are correct that Windows Mobile phones do not support the SMS feature. This will be fixed in a future version of Windows Mobile.
Best Regards,
Walter
- Piloto de Atari
Enfim, um produto que não é compatível com ele próprio...
HMendes - Porto(Portugal)
Punto 1.7 TD MKI - 1995
Punto 1.7 TD MKI - 1995
- Piloto de Atari
Nem com outros...
- Velha Guarda
Mais um - perguntei sobre iPhone, Android, qual a especificacao pra parte de SMS do Blue&Me e tambem que a lista de telefones disponibilizada pela FIAT esta desatualizada (meu celular nao esta la, por exemplo):
Hi Rodrigo,
Blue&Me uses the AT commands defined for SMS access in the GSM specification 07.07 version 7.5.0. This specification doesn’t explicitly require that these commands be supported over the Bluetooth interface to the phone and so this support decision is left up to the phone manufacturer. I do not know of a way to get this information from the phone manufacturer’s website, the only way that we determine this (or that Fiat determines this) is by testing the actual phone.
Unfortunately, I do not know Fiat’s plans for publishing a newer phone list, I will send them an email and if I hear back I will let you know.
Regarding Windows Mobile, I am actually referring to the release after 6.5.
The Apple iPhone does not support SMS messages over Bluetooth, the HTC G1 Android phone does not support SMS messages over Bluetooth either.
Best Regards,
Walter
- Piloto de Atari