CAI - Cold Air Intake By Karecones! 8)

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

por sepacheco » Sáb Abr 19, 2008 9:09 pm

Kareka PARABENS pela iniciativa !!

Eu tambem já fiquei namorando aquelo buraco entre a trava do capo e o farol direito...

Mas a minha ideia é fazer um funil ali com chapa lanternada, aproveitar a caixa do filtro original e usar um filtro esportivo in a box, pra não perder a reserva de ar que fica ali (Caixa de ressonancia) que ajuda nas pisadas abruptas.

As coisas não saem nos carros por dois motivos:
São mais caras
Aumentam o tempo de montagem

Já fi que a forma como está a admissão de ar do 1.4 é para ficar mais rápido de encaixar o motor.

No Marea aspirado por exemplo, existe de fabrica uma tomada de ar forçado, tanto que é botar filtro conico e perder 0,5 s no 0-120.... isso mesmo, vem mais CV no Dina mas o carro fica mais lento porque a pressão de admissão depois dos 60 Km/H fica menor. Entretanto se colocar um esportivo in a box , melhora em torno de 0,3-0,5 no 0-120

Quanto a temperatura do ar não influenciar... LOGICO QUE INFLUENCIA, seja numa mobilite ou num onibus espacial !

Os ganhos com isso, claro que são proporcionais. No Marea aspirado vem 7 CV a mais estimo que no punto 1.4 deva vir 1,5 á 2 CV .

A coisa é simples: Na combustão se aproveita apenas o oxigênio que existe no ar (80%) o restante e expelido, até porque tem muito de gas inerte pra combustão (Xenonio, Argonio, Nitrogênio) no Ar.
Quanto mais frio o ar , mais denso ele está (termodinâmica basica) ou seja temos mais moleculas de O2 (comburente) disponiveis para reagir com mais combustivel, o que vai melhorar o rendimento por um melhor enchimento da camara.
Claro que não basta o ar estar frio. Ele precisa ter a maior pressão e velocidade (fluxo) possivel para que o pistão faça menos força para sugar a mistura para dentro da câmara de combustão.

Nisso entra as restrições da linha (dobras, curvas, calosidade do duto de admissão, coletor e cabeçote). Esse foi um motivo que cada vez mais os carros naturalmente aspirado tem vindo com coletores de admissão e dutos de admissão de plastico, isso porque eles são menos rugosos e tranferem menos calor pro ar que está passando por ali. CLARO que não estou falando de super coletores de metal, polidos 1 a 1 com dutos equalizados e tratados com nikasil e etc.. e tal, até porque isso é exclusividade de POUQUISSIMOS carros de fabrica. com o Plastico se faz um coletor mais barato, mais leve e mais eficiente que o bom e velho ferro fundido.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por rodrigomqs » Sáb Abr 19, 2008 11:21 pm

Kareka, é só mostrar que teve um ganho que encomendo o meu!
E como anda o consumo depois do CAI by Karekones?

[]
Rodrigo - São Paulo
Punto HLX 1.8 Cinza Scandium
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Chamber » Dom Abr 20, 2008 11:59 am

Eu reparei que existe diferença de captação de ar entre o 1.4 e o 1.8. Enquanto que no 1.8 a captação de ar fica lá na frente em cima da grade, longe do ar quente, a captação do 1.4 fica em cima do cabeçote, o pior lugar para se captar ar de admissão.

Então acho que o CAI não traga muito brnefício para o 1.8 já que ele já vem com um de fábrica, mas no 1.4 esse esquema é quase que obrigatório.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Velha Guarda
Velha Guarda

por Kareka ABC » Seg Abr 21, 2008 1:47 am

sepacheco escreveu:Kareka PARABENS pela iniciativa !!

Eu tambem já fiquei namorando aquelo buraco entre a trava do capo e o farol direito...

Mas a minha ideia é fazer um funil ali com chapa lanternada, aproveitar a caixa do filtro original e usar um filtro esportivo in a box, pra não perder a reserva de ar que fica ali (Caixa de ressonancia) que ajuda nas pisadas abruptas.

As coisas não saem nos carros por dois motivos:
São mais caras
Aumentam o tempo de montagem

Já fi que a forma como está a admissão de ar do 1.4 é para ficar mais rápido de encaixar o motor.

No Marea aspirado por exemplo, existe de fabrica uma tomada de ar forçado, tanto que é botar filtro conico e perder 0,5 s no 0-120.... isso mesmo, vem mais CV no Dina mas o carro fica mais lento porque a pressão de admissão depois dos 60 Km/H fica menor. Entretanto se colocar um esportivo in a box , melhora em torno de 0,3-0,5 no 0-120

Quanto a temperatura do ar não influenciar... LOGICO QUE INFLUENCIA, seja numa mobilite ou num onibus espacial !

Os ganhos com isso, claro que são proporcionais. No Marea aspirado vem 7 CV a mais estimo que no punto 1.4 deva vir 1,5 á 2 CV .

A coisa é simples: Na combustão se aproveita apenas o oxigênio que existe no ar (80%) o restante e expelido, até porque tem muito de gas inerte pra combustão (Xenonio, Argonio, Nitrogênio) no Ar.
Quanto mais frio o ar , mais denso ele está (termodinâmica basica) ou seja temos mais moleculas de O2 (comburente) disponiveis para reagir com mais combustivel, o que vai melhorar o rendimento por um melhor enchimento da camara.
Claro que não basta o ar estar frio. Ele precisa ter a maior pressão e velocidade (fluxo) possivel para que o pistão faça menos força para sugar a mistura para dentro da câmara de combustão.

Nisso entra as restrições da linha (dobras, curvas, calosidade do duto de admissão, coletor e cabeçote). Esse foi um motivo que cada vez mais os carros naturalmente aspirado tem vindo com coletores de admissão e dutos de admissão de plastico, isso porque eles são menos rugosos e tranferem menos calor pro ar que está passando por ali. CLARO que não estou falando de super coletores de metal, polidos 1 a 1 com dutos equalizados e tratados com nikasil e etc.. e tal, até porque isso é exclusividade de POUQUISSIMOS carros de fabrica. com o Plastico se faz um coletor mais barato, mais leve e mais eficiente que o bom e velho ferro fundido.

[]

Sandro

Eita homem que fala bonito! :lol:

Trocando a linguagem pro "pionês", o ar qto mais frio, melhor! Se não fosse assim, não existiria carros c/ nitro! :lol:

Queria colocar um tubo de inox, assim como um sistema de exaustão e mais adiante polir os dutos da válvulas, mas é mto pra pouco motor!
Melhor trocar de carro! :twisted:

Pensei nesse esquema da chapa, mas pro filtro cônico. Tipo isolar ele do motor. Ainda estou estudando a melhor posição.
Não creio que c/ a caixa original fique melhor, a não ser que se modifique ao menos o tubo captador dela. Ele fica de lado como o filtro conico, mas só puxa o ar de frente.
O que eu fiz foi apenas ajudar o motor a respirar melhor, pois o ar entra naturalmente no filtro e não precisa esperar o motor puxá-lo.

O risco de entrar água é o mesmo do original, pois a altura ficou praticamente a mesma (uns 5cm mais baixo).
Obviamentenão vou passar num alagamento em que a água chegue próxima ao capô.
Pode chover à vontade que não vai beber água!!! A grade está um pouco mais pra baixo do que a posição do filtro.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Kareka ABC » Seg Abr 21, 2008 1:56 am

Chamber escreveu:Eu reparei que existe diferença de captação de ar entre o 1.4 e o 1.8. Enquanto que no 1.8 a captação de ar fica lá na frente em cima da grade, longe do ar quente, a captação do 1.4 fica em cima do cabeçote, o pior lugar para se captar ar de admissão.

Então acho que o CAI não traga muito brnefício para o 1.8 já que ele já vem com um de fábrica, mas no 1.4 esse esquema é quase que obrigatório.

Do 1.8 é interessante colocar apenas um cano pra "alongar" o filtro e deixá-lo na mesma posição da tomada de ar do filtro original.
Se vc tirar o original e colocar o filtro na mangueira, vai pegar ar quente.
No 1.4 a captação é na frente do cabeçote, quase na mesma posição que está o meu agora, só que mais longe da grade.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Kareka ABC » Seg Abr 21, 2008 1:58 am

rodrigomqs escreveu:Kareka, é só mostrar que teve um ganho que encomendo o meu!

[]

O consumo até agora parece que está o mesmo. Depois que coloquei, só abasteci pra viajar. Na estrada tá a mesma coisa. No próximo tanque verei como se comporta na cidade.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por BART » Seg Abr 21, 2008 4:22 pm

Kareka ABC escreveu:
rodrigomqs escreveu:Kareka, é só mostrar que teve um ganho que encomendo o meu!

[]

O consumo até agora parece que está o mesmo. Depois que coloquei, só abasteci pra viajar. Na estrada tá a mesma coisa. No próximo tanque verei como se comporta na cidade.

Kareka, vc pode ter certeza q qdo vc fizer a média na cidade, será maior do que na estrada...pq na cidade, vc terá vários pico de aceleração (vai chamar no barulho toda hora) e na estrada é aceleração constante, não tendo tanto prazer com o barulho qto na cidade!!!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Chamber » Ter Abr 22, 2008 9:22 am

Certeza que consome mais com o CAI, pois a injeção se adapta ao maior volume de ar que passa pelo corpo de borboleta, injetando mais combustível.
Anda mais mas consome um pouco mais.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Velha Guarda
Velha Guarda

por AndreBsB » Ter Abr 22, 2008 1:28 pm

Eu colocaria o filtro esportivo apenas pelo ronco que ele proporciona, pois em termos de rendimento a diferença é ínfima. Ultimamente curto o filtro no carro dos outros. Tenho gostado do motor mais original. Sem contar que podem ser confiáveis, mas nunca serão mais confiáveis que o filtro original. Pode ser um paradigma, mas acredito nisso.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por eu_okra » Seg Mai 05, 2008 9:18 pm

FICOU SHOW DE BOLA, EU PRETENDO COLOCAR NO MEU. MAIS TENHO Q ARRUMAR ALGUEM Q FACA O SERVICO DIREITO.
EU TINHA UM FILTRO ESPORTIVO NUM ASTRA SPORT. ELE FICOU COM
UM RONCO SHOW DE BOLA.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo