CAI - Cold Air Intake By Karecones! 8)
Kareka PARABENS pela iniciativa !!
Eu tambem já fiquei namorando aquelo buraco entre a trava do capo e o farol direito...
Mas a minha ideia é fazer um funil ali com chapa lanternada, aproveitar a caixa do filtro original e usar um filtro esportivo in a box, pra não perder a reserva de ar que fica ali (Caixa de ressonancia) que ajuda nas pisadas abruptas.
As coisas não saem nos carros por dois motivos:
São mais caras
Aumentam o tempo de montagem
Já fi que a forma como está a admissão de ar do 1.4 é para ficar mais rápido de encaixar o motor.
No Marea aspirado por exemplo, existe de fabrica uma tomada de ar forçado, tanto que é botar filtro conico e perder 0,5 s no 0-120.... isso mesmo, vem mais CV no Dina mas o carro fica mais lento porque a pressão de admissão depois dos 60 Km/H fica menor. Entretanto se colocar um esportivo in a box , melhora em torno de 0,3-0,5 no 0-120
Quanto a temperatura do ar não influenciar... LOGICO QUE INFLUENCIA, seja numa mobilite ou num onibus espacial !
Os ganhos com isso, claro que são proporcionais. No Marea aspirado vem 7 CV a mais estimo que no punto 1.4 deva vir 1,5 á 2 CV .
A coisa é simples: Na combustão se aproveita apenas o oxigênio que existe no ar (80%) o restante e expelido, até porque tem muito de gas inerte pra combustão (Xenonio, Argonio, Nitrogênio) no Ar.
Quanto mais frio o ar , mais denso ele está (termodinâmica basica) ou seja temos mais moleculas de O2 (comburente) disponiveis para reagir com mais combustivel, o que vai melhorar o rendimento por um melhor enchimento da camara.
Claro que não basta o ar estar frio. Ele precisa ter a maior pressão e velocidade (fluxo) possivel para que o pistão faça menos força para sugar a mistura para dentro da câmara de combustão.
Nisso entra as restrições da linha (dobras, curvas, calosidade do duto de admissão, coletor e cabeçote). Esse foi um motivo que cada vez mais os carros naturalmente aspirado tem vindo com coletores de admissão e dutos de admissão de plastico, isso porque eles são menos rugosos e tranferem menos calor pro ar que está passando por ali. CLARO que não estou falando de super coletores de metal, polidos 1 a 1 com dutos equalizados e tratados com nikasil e etc.. e tal, até porque isso é exclusividade de POUQUISSIMOS carros de fabrica. com o Plastico se faz um coletor mais barato, mais leve e mais eficiente que o bom e velho ferro fundido.
[]
Sandro
Eu tambem já fiquei namorando aquelo buraco entre a trava do capo e o farol direito...
Mas a minha ideia é fazer um funil ali com chapa lanternada, aproveitar a caixa do filtro original e usar um filtro esportivo in a box, pra não perder a reserva de ar que fica ali (Caixa de ressonancia) que ajuda nas pisadas abruptas.
São mais caras
Já fi que a forma como está a admissão de ar do 1.4 é para ficar mais rápido de encaixar o motor.
No Marea aspirado por exemplo, existe de fabrica uma tomada de ar forçado, tanto que é botar filtro conico e perder 0,5 s no 0-120.... isso mesmo, vem mais CV no Dina mas o carro fica mais lento porque a pressão de admissão depois dos 60 Km/H fica menor. Entretanto se colocar um esportivo in a box , melhora em torno de 0,3-0,5 no 0-120
Quanto a temperatura do ar não influenciar... LOGICO QUE INFLUENCIA, seja numa mobilite ou num onibus espacial !
Os ganhos com isso, claro que são proporcionais. No Marea aspirado vem 7 CV a mais estimo que no punto 1.4 deva vir 1,5 á 2 CV .
A coisa é simples: Na combustão se aproveita apenas o oxigênio que existe no ar (80%) o restante e expelido, até porque tem muito de gas inerte pra combustão (Xenonio, Argonio, Nitrogênio) no Ar.
Quanto mais frio o ar , mais denso ele está (termodinâmica basica) ou seja temos mais moleculas de O2 (comburente) disponiveis para reagir com mais combustivel, o que vai melhorar o rendimento por um melhor enchimento da camara.
Claro que não basta o ar estar frio. Ele precisa ter a maior pressão e velocidade (fluxo) possivel para que o pistão faça menos força para sugar a mistura para dentro da câmara de combustão.
Nisso entra as restrições da linha (dobras, curvas, calosidade do duto de admissão, coletor e cabeçote). Esse foi um motivo que cada vez mais os carros naturalmente aspirado tem vindo com coletores de admissão e dutos de admissão de plastico, isso porque eles são menos rugosos e tranferem menos calor pro ar que está passando por ali. CLARO que não estou falando de super coletores de metal, polidos 1 a 1 com dutos equalizados e tratados com nikasil e etc.. e tal, até porque isso é exclusividade de POUQUISSIMOS carros de fabrica. com o Plastico se faz um coletor mais barato, mais leve e mais eficiente que o bom e velho ferro fundido.
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola
Eu reparei que existe diferença de captação de ar entre o 1.4 e o 1.8. Enquanto que no 1.8 a captação de ar fica lá na frente em cima da grade, longe do ar quente, a captação do 1.4 fica em cima do cabeçote, o pior lugar para se captar ar de admissão.
Então acho que o CAI não traga muito brnefício para o 1.8 já que ele já vem com um de fábrica, mas no 1.4 esse esquema é quase que obrigatório.
Então acho que o CAI não traga muito brnefício para o 1.8 já que ele já vem com um de fábrica, mas no 1.4 esse esquema é quase que obrigatório.
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Kit Sporting:
sepacheco escreveu:Kareka PARABENS pela iniciativa !!
São mais caras
[]
Sandro
Eita homem que fala bonito!

Trocando a linguagem pro "pionês", o ar qto mais frio, melhor! Se não fosse assim, não existiria carros c/ nitro!

Queria colocar um tubo de inox, assim como um sistema de exaustão e mais adiante polir os dutos da válvulas, mas é mto pra pouco motor!
Melhor trocar de carro!

Pensei nesse esquema da chapa, mas pro filtro cônico. Tipo isolar ele do motor. Ainda estou estudando a melhor posição.
Não creio que c/ a caixa original fique melhor, a não ser que se modifique ao menos o tubo captador dela. Ele fica de lado como o filtro conico, mas só puxa o ar de frente.
O que eu fiz foi apenas ajudar o motor a respirar melhor, pois o ar entra naturalmente no filtro e não precisa esperar o motor puxá-lo.
O risco de entrar água é o mesmo do original, pois a altura ficou praticamente a mesma (uns 5cm mais baixo).
Obviamentenão vou passar num alagamento em que a água chegue próxima ao capô.
Pode chover à vontade que não vai beber água!!! A grade está um pouco mais pra baixo do que a posição do filtro.
- Motorista de Auto Escola
Chamber escreveu:Eu reparei que existe diferença de captação de ar entre o 1.4 e o 1.8. Enquanto que no 1.8 a captação de ar fica lá na frente em cima da grade, longe do ar quente, a captação do 1.4 fica em cima do cabeçote, o pior lugar para se captar ar de admissão.
Do 1.8 é interessante colocar apenas um cano pra "alongar" o filtro e deixá-lo na mesma posição da tomada de ar do filtro original.
Se vc tirar o original e colocar o filtro na mangueira, vai pegar ar quente.
No 1.4 a captação é na frente do cabeçote, quase na mesma posição que está o meu agora, só que mais longe da grade.
rodrigomqs escreveu:Kareka, é só mostrar que teve um ganho que encomendo o meu!
E como anda o consumo depois do CAI by Karekones?
[]
O consumo até agora parece que está o mesmo. Depois que coloquei, só abasteci pra viajar. Na estrada tá a mesma coisa. No próximo tanque verei como se comporta na cidade.
Kareka ABC escreveu:rodrigomqs escreveu:Kareka, é só mostrar que teve um ganho que encomendo o meu!
E como anda o consumo depois do CAI by Karekones?
[]
O consumo até agora parece que está o mesmo. Depois que coloquei, só abasteci pra viajar. Na estrada tá a mesma coisa. No próximo tanque verei como se comporta na cidade.
Kareka, vc pode ter certeza q qdo vc fizer a média na cidade, será maior do que na estrada...pq na cidade, vc terá vários pico de aceleração (vai chamar no barulho toda hora) e na estrada é aceleração constante, não tendo tanto prazer com o barulho qto na cidade!!!

- Velha Guarda
Certeza que consome mais com o CAI, pois a injeção se adapta ao maior volume de ar que passa pelo corpo de borboleta, injetando mais combustível.
Anda mais mas consome um pouco mais.
Anda mais mas consome um pouco mais.
Anderson – Santos/SP
Kit Sporting:
Kit Sporting:
Eu colocaria o filtro esportivo apenas pelo ronco que ele proporciona, pois em termos de rendimento a diferença é ínfima. Ultimamente curto o filtro no carro dos outros. Tenho gostado do motor mais original. Sem contar que podem ser confiáveis, mas nunca serão mais confiáveis que o filtro original. Pode ser um paradigma, mas acredito nisso.
- Piloto de Testes da FIAT