marrones escreveu:adriano fernando escreveu:aqui na minha cidade tem muito ahsuaushuasha

Saberias que inseto é realmente ?
Estranho que você deixa quietinho ele apaga as luzes, toca nele novamente ele acende, como se fosse desligar e ligar um xenon. uehueheuheuhe
É um Pirilampo.
Vaga-lume e pirilampo. Ambos são besouros da mesma família.
O pirilampo possui dois olhinhos luminosos na cabeça; enquanto o vaga-lume possui luminescência no abdome.
Os Elaterídeos têm cor variante do castanho escuro ao marrom avermelhado. Na parte anterior do tórax, duas manchas que, quando apagadas, têm coloração alaranjada.
Usa-se achar que essas manchas são os olhos do pirilampo. Mas são suas "lanternas". Uma terceira lanterna fica no abdómen e só entra em actividade quando o insecto está voando. É tão desenvolvida que chega a emitir um facho de luz de quase um metro de diâmetro. Esses vaga-lumes costumam voar muito alto, acima da copa das árvores. A luz que emitem é contínua. Na lanterna torácica, a luz tem uma tonalidade esverdeada. Na lanterna abdominal, é amarelo-alaranjada. O ciclo de vida dos elaterídeos é longo: dois ou mais anos. Os adultos vivem somente no verão, períodos em que se acasalam. Os ovos são postos em madeiras semi-apodrecidas no interior das matas. Após cerca de quinze dias, surgem as primeiras larvas, que passarão quase dois anos comendo outros insectos e crescendo, até se transformarem nas pupas, que irão depois converter-se em insectos adultos.