[INFO] Cometa Elenin
[INFO] Cometa Elenin
Bom, sem querer retomar a discussão do polêmico tópico do fim do mundo, resolvi criar esse tópico pra falar desse cometa.
Por favor, nada de discussões/fanatismos/profecias pra não desvirtuar o tópico e consequentemente o fechamento... Assim como eu, temos várias pessoas que gostam de falar sobre esse assunto aqui no Clube...
"Editoria: Quinta-feira, 25 ago 2011 - 16h32
Stereo capta interação de ejeção solar e cauda do cometa Elenin "
No dia 19 de agosto, a sonda espacial Stereo-B, que observa o Sol durante 24 horas, registrou um interessante evento: a interação da coma gasosa do cometa Elenin e uma ejeção de massa coronal proveniente do Sol.
No vídeo, a dinâmica dos eventos pode ser facilmente observada na forma de uma forte oscilação da longa cauda cometária, que parece se contorcer sob a influência de uma poderosa rajada do vento solar.
Apesar de estar rumando em direção ao periélio no dia 10 de setembro, o brilho de C/2010 X1 Elenin continua diminuindo, depois de um pequeno aumento de intensidade verificado em agosto. Observadores amadores calculam que Elenin aparenta magnitude entre 9 e 10, bem inferior ao valor calculado de 6.5 que deveria apresentar nessa época do ano.
As últimas estimativas mostram que o núcleo do cometa tem cerca de 2.5 km de diâmetro, com uma coma de 4 minutos angulares, o equivalente a 213 mil km. Devido à aproximação do Sol e consequente sublimação de material, a cauda de Elenin atinge 3 milhões de quilômetros.
No entender do astrônomo amador Michael Mattiazzo, que observa cometas desde 1986, o enfraquecimento do brilho de Elenin associado à longa cauda observada pode indicar que o cometa esteja vaporizando muito rapidamente à medida que se aproxima do Sol. Se a suposição estiver correta, Elenin poderá não resistir ao periélio (máxima aproximação com o Sol) e se desintegrar.
Fonte: http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Stereo_capta_interacao_de_ejecao_solar_e_cauda_do_cometa_Elenin&posic=dat_20110825-163459.inc
Por favor, nada de discussões/fanatismos/profecias pra não desvirtuar o tópico e consequentemente o fechamento... Assim como eu, temos várias pessoas que gostam de falar sobre esse assunto aqui no Clube...
"Editoria: Quinta-feira, 25 ago 2011 - 16h32
Stereo capta interação de ejeção solar e cauda do cometa Elenin "
No dia 19 de agosto, a sonda espacial Stereo-B, que observa o Sol durante 24 horas, registrou um interessante evento: a interação da coma gasosa do cometa Elenin e uma ejeção de massa coronal proveniente do Sol.
No vídeo, a dinâmica dos eventos pode ser facilmente observada na forma de uma forte oscilação da longa cauda cometária, que parece se contorcer sob a influência de uma poderosa rajada do vento solar.
Apesar de estar rumando em direção ao periélio no dia 10 de setembro, o brilho de C/2010 X1 Elenin continua diminuindo, depois de um pequeno aumento de intensidade verificado em agosto. Observadores amadores calculam que Elenin aparenta magnitude entre 9 e 10, bem inferior ao valor calculado de 6.5 que deveria apresentar nessa época do ano.
As últimas estimativas mostram que o núcleo do cometa tem cerca de 2.5 km de diâmetro, com uma coma de 4 minutos angulares, o equivalente a 213 mil km. Devido à aproximação do Sol e consequente sublimação de material, a cauda de Elenin atinge 3 milhões de quilômetros.
No entender do astrônomo amador Michael Mattiazzo, que observa cometas desde 1986, o enfraquecimento do brilho de Elenin associado à longa cauda observada pode indicar que o cometa esteja vaporizando muito rapidamente à medida que se aproxima do Sol. Se a suposição estiver correta, Elenin poderá não resistir ao periélio (máxima aproximação com o Sol) e se desintegrar.
Fonte: http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Stereo_capta_interacao_de_ejecao_solar_e_cauda_do_cometa_Elenin&posic=dat_20110825-163459.inc
- Coordenador Regional
Re: [INFO] Cometa Elenin
Eu já havia lido isso e os dedos coçaram para colocar mas deixei pra lá. Agora, com as "bençãos" de um Coordenador Regional, podemos voltar a dialogar sobre esse fenômeno natural de novo e brincar de cientistas amadores
O interessante é que as imagens atuais da sonda SOHO não mostram o tal cometa, sinal de que o mesmo, mesmo estando próximo ao Sol de fato, está se desintegrando. Será que acontecerá o mesmo com ele, o que aconteceu com aquele outro cometa, o Schumacher sei lá o que, que era pra ser um espetáculo no céu e acabou virando poeria ?

O interessante é que as imagens atuais da sonda SOHO não mostram o tal cometa, sinal de que o mesmo, mesmo estando próximo ao Sol de fato, está se desintegrando. Será que acontecerá o mesmo com ele, o que aconteceu com aquele outro cometa, o Schumacher sei lá o que, que era pra ser um espetáculo no céu e acabou virando poeria ?

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Pelo jeito vai ser esse o fim dele mesmo Shadow...
Aguardemos novas informações...
Aguardemos novas informações...

- Coordenador Regional
Acho que o Elenin, vai virar "poeirin".
fiquei fora por 1-2 dias do forum e não entendi o porque o outro foi "locked" !
Só ví um monte de post editado.. rsrsrs
fifi "mode ON"
Well, acho que tem o dedo do wells!!!

fifi "mode ON"
Well, acho que tem o dedo do wells!!!

- Velha Guarda
kkkkkkkkkkkkkkk

- Coordenador Regional
Não ia ter um alinhamento muito perigoso no dia 26 de Setembro ?
FAIL...
Respondendo o Ferranda: Veio o bundão, achando que é o machão encara eu e se f****. Também mostrou os podres do "Wells", falando que ES é praia de Mineiro
FAIL...
Respondendo o Ferranda: Veio o bundão, achando que é o machão encara eu e se f****. Também mostrou os podres do "Wells", falando que ES é praia de Mineiro

Ferranda escreveu:Acho que o Elenin, vai virar "poeirin".![]()
fifi "mode ON"
Well, acho que tem o dedo do wells!!!![]()
![]()
![]()
É, o Wells fez o outro maluco lá SURTAR e começar a atirar pra tudo que é lado, RESULTADO :
BANNNNNNNNNNNNNNNNNNN NO MALUCO HAUHAUHAUHUAHUAHUHAUAHUHAUHAUA...
TISSOT
- Velha Guarda
poeiraaaaaaaaaae pronto 

- Instrutor de Auto Escola
hauahuahhaua pronto agora o tópico vai ter que ser chamado: Um maluco chamado "Maurilio Santos Junior"....
Mas então, to esperando pelo 11 de setembro pra ver o que vai acontecer...

Mas então, to esperando pelo 11 de setembro pra ver o que vai acontecer...

- Coordenador Regional
calma, crianças afoitas e ensandecidas afinal, segundo as teorias "dele" o problema estaria não no cometinha em si mas em toda uma conjuntura de alinhamentos e interações de campos magnéticos e como ainda estamos longe de 26 de setembro, que Tutatis nos ampare antes que o céu caisa sobre nossas cabeças 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador