Página 1 de 3

Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Dom Mai 09, 2010 7:22 pm
por apmed2000
Histórico do Automodelismo de Fenda no Brasil

No final da década de 50 e início da década de 60, os então automodelistas de competição com seus micro-modelos a controle remoto encontravam dificuldade na disputas, pois muitas vezes acabavam enroscados com os cordões umbilicais que ligavam os controladores (direção, aceleração e frenagem) aos seus micro-modelos.

Baseados na observação do férro-modelismo, imaginaram criar a semelhança de trilhos, Fendas (Slots) que servissem de guia para a direção de seus auto-modelos; criaram inicialmente pinos fixos nos chassis para seguir a fenda, e os contatos eram fixados ao fundo dos mesmos chassis. Posteriormente, adotaram sapatas móveis (pickup-shoes) com os contatos, já com cordoalhas fixados nas mesmas, o que permitiria aos contatos permanecerem alinhados com as tiras de cordoalhas fixas ao longo da pista. Para a transmissão da corrente elétrica, introduziram duas sapatas flexíveis (lâminas de latão ou niquelina) que entravam em contato com dois trilhos metálicos ligados aos controladores, reóstatos, que eram manejados pelos competidores.
O sistema foi aperfeiçoado com a adoção da sapata móvel e a instalação de cordoalhas na pista, em substituição aos frisos metálicos.

O automodelismo de fenda nasceu nos EUA sob o nome de Slot car e posteriormente com a industrialização do Japão recebeu o nome comercial de autorama. Sob licença passou a ser produzido no Brasil pela fábrica Estrela, mantendo a denominação japonesa e sendo divulgado como brinquedo. Com essa denominação o automodelismo de fenda quase foi jogado ao abandono das caixas de brinquedos em quartos de crianças.

Em 1961, o autorama já era um brinquedo difundido nos Estados Unidos. Em Porto Alegre, alguns comandantes da Varig trouxeram a novidade para o Brasil.
Na mesma época em São Paulo, o grupo de senhores, Felício Cavalli, Bié, Alfredo Araujo, Ewaldo Pacini de Almeida, José Alvares Moraes e outros todos do signo de escorpião começaram se interessar também pelo esporte e fundou a primeira escuderia, a "SCORPIUS" que treinava e competia numa pista montada num quintal do Brás.
A pista foi feita com martelos e talhadeiras, os carrinhos eram preparados por eles mesmos.

Em 1963 a loja Mobral Modelismo de São Paulo, começou a importar equipamentos e carrinhos de autorama, no ano seguinte a Estrela lançava seu primeiro autorama no festival realizado no DEFE, no qual Emerson Fittipaldi tiraria o terceiro lugar.

Alguns pioneiros, que eram automodelistas de "carteirinha" entusiasmados com a oportunidade, iniciaram com a desculpa de "manutenção e testes" passaram a dedicar-se de corpo e alma ao novo ESPORTE-MODELISMO. Assim começaram a surgir casas especializadas.

Surgiram algumas pistas de competição amadoras, subseqüentemente algumas profissionais. Iniciou-se assim um movimento espontâneo de retorno às origens do automodelismo de fenda. Com isso pais e filhos passaram a dedicar-se juntamente com amadores e profissionais no desenvolvimento desse esporte modelismo.

O autorama ou slot car, como é conhecido nos EUA, é um carro em escala 1/24 ou 1/32 que anda em uma pista de madeira, geralmente com 48m de comprimento, ou como foi mais conhecido no Brasil como o autorama residencial amador, com peças de encaixar de plástico.
Os carros andam em uma fenda que possue duas cordoalhas e alimentadas com 13.8 volts de corrente continua (baterias).
O carro em escala possue um guia para andar na fenda, chassis em aço, carroceria em lexan ou acetato, pneus de borracha relação de coroa e pinhão em aço e nylon, e motor elétrico de 13.8 volts (corrente continua) de escovas (carvões) e imãs permanentes.

Estes "carrinhos" nos seus modelos mais sofisticados chegam aos inacreditáveis 160 km/h !!!
Estes carros necessitam de muito reflexo, em uma pista oficial com traçado "Blue king" de 48 metros, o recorde mundial de tomada de tempo, (dar uma volta completa no circuito) informatizado, é de 1.590 segundos !!!
É o segundo esporte em reflexo perdendo apenas para a esgrima.
Nas corridas quem ganha é quem der mais voltas, (com tempo determinado) revezando nas 8 fendas que as pistas tem, identificadas por cores que acompanham a cordoalha.

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Dom Mai 09, 2010 7:39 pm
por apmed2000
Eis a minha coleção:

Imagem

Lotus Renault Preta JPS ano 1985 - Senna - Motor Mabuchi e Lotus Ford Preta JPS ano 1972 - Emerson Fittipaldi - Motor Estrelinha
Imagem

Imagem

McLaren MP4/4 Honda - Senna - ano 1988 - Motor Mabuchi e McLaren M23 Ford - Fittipaldi - ano 1974 - Motor Estrelinha
Imagem

Imagem

FIAT 147 - Motor Mabuchi - ano 1980:
Imagem

FIAT 147 com os faróis acesos:
Imagem

Várias equipes:

Ferrari F1 642 - Prost - Motor Mabuchi - Ano 1991 e Ferrari 312 T4 - Jody Scheckter - Motor Mabuchi - Ano 1979
Nota: os decalques da 312 T4, infelizmente, não são originais da época.
Imagem

Lotus 99T Honda - Senna - Motor Mabuchi - ano 1987 e Ligier Ford JS11 – Jacques Laffite - Motor Mabuchi - Ano 1980
Imagem

BMW - "genérica" - Motor Mabuchi - Ano 2000 e Tyrrel 018 Ford - Alboreto - Motor Mabuchi – Ano 1989
Nota: esta versão da BMW não há em catálogos oficiais e nem mesmo nas equipes reais.
Imagem

Pista Oficial Estrela:
Imagem

Pista atual - adaptação livre - 8,5 metros:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Carros na pista:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Carros extras:
Lotus Rosa - da minha filha - motor mabuchi - ano 2010 e Lotus Verde - inspirada na Lotus 38 dos anos 60 - motor mura doze - ano 1980
Imagem

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Dom Mai 09, 2010 7:47 pm
por Aldrin
(=D>) , show hein...

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Seg Mai 10, 2010 9:31 am
por apmed2000
Obrigado.
Abrs.

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Seg Mai 10, 2010 7:24 pm
por jaydee_ro
Show ae!!!

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Ter Mai 11, 2010 8:38 am
por apmed2000
Obrigado Rodrigo.
Abrs.

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Qua Mai 12, 2010 7:46 pm
por victormiranda
caramba show de bola! tenho 4 carros... 3 mura 12 e um parma...
faz anos que nao ando, mas estou com muita vontade de retomar... lembro-me que era muito divertido! hehe

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Qui Mai 13, 2010 12:15 am
por apmed2000
Obrigado.
Quando eu era "moleque" frequentava muito a Sebring. Bons tempos... 8)
Há alguns anos fui fazer um curso aí e cheguei até o Ibirapuera. Mas, apenas p/ comprar umas peças.
O pessoal que estava correndo no dia, utilizavam aquele modelo profissional com "abas" de plástico na lateral. :oops:
Sou mais saudosista, prefiro os modelos antigos, de plástico duro mesmo. :mrgreen:
Não sou muito fã de bolhas... :wink:
Abrs.

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Qui Mai 13, 2010 4:50 am
por AraujoJr
Eu tinha o Nelson Piquet Série Super Curva, mas vendi pra um cara que coleciona aqui em SP.
Ele me disse que o carro mais raro é a Willians do Senna de 94, a Estrela lançou o Autorama mas parou a fabricação logo após a morte dele, quem comprou, comprou....por isso são raros! segundo ele tem valor de cerca de R$1.000 reais um carrinho desse...é verdade?!
De brinquedos antigos eu ainda tenho um Colossus vermelho, funcionando.

Re: Autorama ou Slot car ou Automodelismo de fenda

MensagemEnviado: Qui Mai 13, 2010 2:55 pm
por apmed2000
Os valores "médios" de um slot car, com carroceria em perfeito estado de conservação, decalques originais da época e revisado (balanceamento, limpeza do induzido, carvão, pneus, e contato novos) gira em torno de R$ 300,00.

Não sei te falar quanto ao preço da Willians 94...
Mas, como foi uma edição "limitada" acredito que possa até ultrapassar este valor...

Veja estes exemplos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ilhoso-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... onando-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-case-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... strela-_JM

Abrs.