Fiat Punto ELX 1.4 2007

Pessoal venho me apresentar ao clube e como o título sugere estou com um Punto ELX 2007.
A estória desse exemplar é curiosa. O carro foi faturado em fevereiro de 2008 e utilizado até dezembro de 2012 quando então foi encostado pelo antigo proprietário, pois este havia comprado um outro veículo, marcando apenas 49 mil km no hodômetro. Desde então o Punto rodou esporadicamente e hoje se encontra com quase 52 mil km.
Contando com um golpe de sorte e também com o fato do veículo ser de propriedade de pessoas muito próximas acabei entrando em negociação e trazendo o carro para casa. Abaixo deixo algumas fotos do modelo e logo em seguida falarei das intervenções necessárias.

DSC_0845 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0844 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0843 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0842 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0841 por sheldonn_reis, no Flickr
Observem que o carro não está em sua melhor forma e isso é por que eu não postei fotos de interior dele por pura vergonha do estado lastimável em que se encontra.
Embora a forma externa não esteja das melhores mecanicamente falando o carro está muito bom apesar de não ter tido manutenção criteriosa nesses últimos anos. A ideia inicial é deixar o carro em condições de uso diário e para tanto decidi atacar o problema por partes. No primeiro momento efetuarei a substituição de todos os fluídos, filtro e correias e somente após isso partirei para uma manutenção mais criteriosa e é nesse ponto preciso do auxílio de vocês. Eis a relação de peças:
Óleo do motor (3l)
Óleo de freio (1l)
Óleo cx. marchas (2l)
Óleo hidráulico (1l)
Filtro de óleo
Filtro de ar
Filtro de combustível
Jogo de velas
Cabo de velas
Correia dentada
Correia acessórios
Correia alternador
Rolamento correia
Referente aos fluídos conferi junto ao manual que o óleo do motor recomendado pela Fiat é da marca Selènia e os demais fluídos da marca Tutela, entretanto tenho sentido uma dificuldade de encontrar esses lubrificantes no mercado paralelo, uma vez que o preço praticado pela concessionária aqui é proibitivo. Gostaria de saber se poderia substituir esses fluídos por outros de um fabricante diferente. Caso seja possível por gentileza digam qual a melhor marca para utilizar.
Em relação aos filtros encontrei da marca Tecfil. Já utilizei produtos desse fabricante e sempre foi bem sucedido, nunca enfrentando qualquer tipo de problema. E vocês já usaram produtos desse fabricante ou seria melhor adquirir tudo Fiat mesmo?
Referente às velas e cabo de velas encontrei da marca NGK e Bosch respectivamente, então gostaria de saber qual fabricante é homologado pela Fiat, pois comprarei deste. Julgo as velas NGK uma das melhores do mercado, bem como o cabo de velas Bosch.
Por fim as correias. Encontrei da marca Dayco e Continental e sei que ambas são de boa qualidade. Qual a marca utilizada pela Fiat? O rolamento da correia dentada encontrei SKF e Nytron qual deles é o original?
Fico por aqui e conforme tudo andando foi postando atualizações. Aguardo a resposta de vocês. Abraços e até breve.
A estória desse exemplar é curiosa. O carro foi faturado em fevereiro de 2008 e utilizado até dezembro de 2012 quando então foi encostado pelo antigo proprietário, pois este havia comprado um outro veículo, marcando apenas 49 mil km no hodômetro. Desde então o Punto rodou esporadicamente e hoje se encontra com quase 52 mil km.
Contando com um golpe de sorte e também com o fato do veículo ser de propriedade de pessoas muito próximas acabei entrando em negociação e trazendo o carro para casa. Abaixo deixo algumas fotos do modelo e logo em seguida falarei das intervenções necessárias.

DSC_0845 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0844 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0843 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0842 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0841 por sheldonn_reis, no Flickr
Observem que o carro não está em sua melhor forma e isso é por que eu não postei fotos de interior dele por pura vergonha do estado lastimável em que se encontra.
Embora a forma externa não esteja das melhores mecanicamente falando o carro está muito bom apesar de não ter tido manutenção criteriosa nesses últimos anos. A ideia inicial é deixar o carro em condições de uso diário e para tanto decidi atacar o problema por partes. No primeiro momento efetuarei a substituição de todos os fluídos, filtro e correias e somente após isso partirei para uma manutenção mais criteriosa e é nesse ponto preciso do auxílio de vocês. Eis a relação de peças:
Óleo do motor (3l)
Óleo de freio (1l)
Óleo cx. marchas (2l)
Óleo hidráulico (1l)
Filtro de óleo
Filtro de ar
Filtro de combustível
Jogo de velas
Cabo de velas
Correia dentada
Correia acessórios
Correia alternador
Rolamento correia
Referente aos fluídos conferi junto ao manual que o óleo do motor recomendado pela Fiat é da marca Selènia e os demais fluídos da marca Tutela, entretanto tenho sentido uma dificuldade de encontrar esses lubrificantes no mercado paralelo, uma vez que o preço praticado pela concessionária aqui é proibitivo. Gostaria de saber se poderia substituir esses fluídos por outros de um fabricante diferente. Caso seja possível por gentileza digam qual a melhor marca para utilizar.
Em relação aos filtros encontrei da marca Tecfil. Já utilizei produtos desse fabricante e sempre foi bem sucedido, nunca enfrentando qualquer tipo de problema. E vocês já usaram produtos desse fabricante ou seria melhor adquirir tudo Fiat mesmo?
Referente às velas e cabo de velas encontrei da marca NGK e Bosch respectivamente, então gostaria de saber qual fabricante é homologado pela Fiat, pois comprarei deste. Julgo as velas NGK uma das melhores do mercado, bem como o cabo de velas Bosch.
Por fim as correias. Encontrei da marca Dayco e Continental e sei que ambas são de boa qualidade. Qual a marca utilizada pela Fiat? O rolamento da correia dentada encontrei SKF e Nytron qual deles é o original?
Fico por aqui e conforme tudo andando foi postando atualizações. Aguardo a resposta de vocês. Abraços e até breve.