Fiat Punto ELX 1.4 2007
Fiat Punto ELX 1.4 2007
Pessoal venho me apresentar ao clube e como o título sugere estou com um Punto ELX 2007.
A estória desse exemplar é curiosa. O carro foi faturado em fevereiro de 2008 e utilizado até dezembro de 2012 quando então foi encostado pelo antigo proprietário, pois este havia comprado um outro veículo, marcando apenas 49 mil km no hodômetro. Desde então o Punto rodou esporadicamente e hoje se encontra com quase 52 mil km.
Contando com um golpe de sorte e também com o fato do veículo ser de propriedade de pessoas muito próximas acabei entrando em negociação e trazendo o carro para casa. Abaixo deixo algumas fotos do modelo e logo em seguida falarei das intervenções necessárias.

DSC_0845 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0844 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0843 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0842 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0841 por sheldonn_reis, no Flickr
Observem que o carro não está em sua melhor forma e isso é por que eu não postei fotos de interior dele por pura vergonha do estado lastimável em que se encontra.
Embora a forma externa não esteja das melhores mecanicamente falando o carro está muito bom apesar de não ter tido manutenção criteriosa nesses últimos anos. A ideia inicial é deixar o carro em condições de uso diário e para tanto decidi atacar o problema por partes. No primeiro momento efetuarei a substituição de todos os fluídos, filtro e correias e somente após isso partirei para uma manutenção mais criteriosa e é nesse ponto preciso do auxílio de vocês. Eis a relação de peças:
Óleo do motor (3l)
Óleo de freio (1l)
Óleo cx. marchas (2l)
Óleo hidráulico (1l)
Filtro de óleo
Filtro de ar
Filtro de combustível
Jogo de velas
Cabo de velas
Correia dentada
Correia acessórios
Correia alternador
Rolamento correia
Referente aos fluídos conferi junto ao manual que o óleo do motor recomendado pela Fiat é da marca Selènia e os demais fluídos da marca Tutela, entretanto tenho sentido uma dificuldade de encontrar esses lubrificantes no mercado paralelo, uma vez que o preço praticado pela concessionária aqui é proibitivo. Gostaria de saber se poderia substituir esses fluídos por outros de um fabricante diferente. Caso seja possível por gentileza digam qual a melhor marca para utilizar.
Em relação aos filtros encontrei da marca Tecfil. Já utilizei produtos desse fabricante e sempre foi bem sucedido, nunca enfrentando qualquer tipo de problema. E vocês já usaram produtos desse fabricante ou seria melhor adquirir tudo Fiat mesmo?
Referente às velas e cabo de velas encontrei da marca NGK e Bosch respectivamente, então gostaria de saber qual fabricante é homologado pela Fiat, pois comprarei deste. Julgo as velas NGK uma das melhores do mercado, bem como o cabo de velas Bosch.
Por fim as correias. Encontrei da marca Dayco e Continental e sei que ambas são de boa qualidade. Qual a marca utilizada pela Fiat? O rolamento da correia dentada encontrei SKF e Nytron qual deles é o original?
Fico por aqui e conforme tudo andando foi postando atualizações. Aguardo a resposta de vocês. Abraços e até breve.
A estória desse exemplar é curiosa. O carro foi faturado em fevereiro de 2008 e utilizado até dezembro de 2012 quando então foi encostado pelo antigo proprietário, pois este havia comprado um outro veículo, marcando apenas 49 mil km no hodômetro. Desde então o Punto rodou esporadicamente e hoje se encontra com quase 52 mil km.
Contando com um golpe de sorte e também com o fato do veículo ser de propriedade de pessoas muito próximas acabei entrando em negociação e trazendo o carro para casa. Abaixo deixo algumas fotos do modelo e logo em seguida falarei das intervenções necessárias.

DSC_0845 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0844 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0843 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0842 por sheldonn_reis, no Flickr

DSC_0841 por sheldonn_reis, no Flickr
Observem que o carro não está em sua melhor forma e isso é por que eu não postei fotos de interior dele por pura vergonha do estado lastimável em que se encontra.
Embora a forma externa não esteja das melhores mecanicamente falando o carro está muito bom apesar de não ter tido manutenção criteriosa nesses últimos anos. A ideia inicial é deixar o carro em condições de uso diário e para tanto decidi atacar o problema por partes. No primeiro momento efetuarei a substituição de todos os fluídos, filtro e correias e somente após isso partirei para uma manutenção mais criteriosa e é nesse ponto preciso do auxílio de vocês. Eis a relação de peças:
Óleo do motor (3l)
Óleo de freio (1l)
Óleo cx. marchas (2l)
Óleo hidráulico (1l)
Filtro de óleo
Filtro de ar
Filtro de combustível
Jogo de velas
Cabo de velas
Correia dentada
Correia acessórios
Correia alternador
Rolamento correia
Referente aos fluídos conferi junto ao manual que o óleo do motor recomendado pela Fiat é da marca Selènia e os demais fluídos da marca Tutela, entretanto tenho sentido uma dificuldade de encontrar esses lubrificantes no mercado paralelo, uma vez que o preço praticado pela concessionária aqui é proibitivo. Gostaria de saber se poderia substituir esses fluídos por outros de um fabricante diferente. Caso seja possível por gentileza digam qual a melhor marca para utilizar.
Em relação aos filtros encontrei da marca Tecfil. Já utilizei produtos desse fabricante e sempre foi bem sucedido, nunca enfrentando qualquer tipo de problema. E vocês já usaram produtos desse fabricante ou seria melhor adquirir tudo Fiat mesmo?
Referente às velas e cabo de velas encontrei da marca NGK e Bosch respectivamente, então gostaria de saber qual fabricante é homologado pela Fiat, pois comprarei deste. Julgo as velas NGK uma das melhores do mercado, bem como o cabo de velas Bosch.
Por fim as correias. Encontrei da marca Dayco e Continental e sei que ambas são de boa qualidade. Qual a marca utilizada pela Fiat? O rolamento da correia dentada encontrei SKF e Nytron qual deles é o original?
Fico por aqui e conforme tudo andando foi postando atualizações. Aguardo a resposta de vocês. Abraços e até breve.
- Piloto de Atari
Re: Fiat Punto ELX 1.4 2007
Olá, seja muito bem vindo ao PuntoClube!
-Fique a vontade para comentar, tirar dúvidas e ajudar sempre que quiser.
-Observe as regras do Fórum sempre antes de postar em uma nova área.
-Não esqueça de utilizar a Ferramenta Pesquisar antes de criar um novo Tópico, pois muitas vezes suas dúvidas já podem ter sido respondidas.
-Quando possível crie um novo tópico do seu carro e poste as fotos para podermos ver. O tópico deve ser criado na área "Carros dos Membros - Público", leia atentamente as regras antes de criá-lo, pois existem requisitos que seu tópico deve atender para poder ser movimentado posteriormente para a área de "Membros Premium", que você terá acesso após seu perfil ser analisado pelos Administradores do Fórum.
-Se você tem interesse nos adesivos do Clube você pode conseguir aqui:
Link - (Nossa Loja Virtual/ PRONTA ENTREGA)
http://www.clubeautoshop.com.br/presta/index.php?
ou Link 02 - (Pedido pelo Fórum/ DEPENDE DE DISPONIBILIDADE)
http://puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=24948&p=480175&hilit=Adesivo#p480175
Parabéns pela EXCELENTE iniciativa de se tornar membro do nosso grupo... Forte abraço!
Não deixe de conferir as matérias e reportagens do nosso site: http://www.puntoclube.com/site/
e não deixe de Curtir a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/PuntoClube/
Parabéns pela ótima aquisição, um belo carro e pouco rodado, perfeito

-Fique a vontade para comentar, tirar dúvidas e ajudar sempre que quiser.
-Observe as regras do Fórum sempre antes de postar em uma nova área.
-Não esqueça de utilizar a Ferramenta Pesquisar antes de criar um novo Tópico, pois muitas vezes suas dúvidas já podem ter sido respondidas.
-Quando possível crie um novo tópico do seu carro e poste as fotos para podermos ver. O tópico deve ser criado na área "Carros dos Membros - Público", leia atentamente as regras antes de criá-lo, pois existem requisitos que seu tópico deve atender para poder ser movimentado posteriormente para a área de "Membros Premium", que você terá acesso após seu perfil ser analisado pelos Administradores do Fórum.
-Se você tem interesse nos adesivos do Clube você pode conseguir aqui:
Link - (Nossa Loja Virtual/ PRONTA ENTREGA)
http://www.clubeautoshop.com.br/presta/index.php?
ou Link 02 - (Pedido pelo Fórum/ DEPENDE DE DISPONIBILIDADE)
http://puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=24948&p=480175&hilit=Adesivo#p480175
Parabéns pela EXCELENTE iniciativa de se tornar membro do nosso grupo... Forte abraço!

Não deixe de conferir as matérias e reportagens do nosso site: http://www.puntoclube.com/site/
e não deixe de Curtir a nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/PuntoClube/
Parabéns pela ótima aquisição, um belo carro e pouco rodado, perfeito

- Roda dura de Auto Escola
Muito obrigado pelas boas vindas jcbergmannjr. O amigo teria algumas dicas para me dar em virtude das minhas dúvidas?
- Piloto de Atari
Sinceramente, sou novo na FIAT, acabei de vir da GM, mas pelo que já "experimentei" no mercado, dê preferência a marca Bosch pois não vai se arrepender. Já quanto ao óleo, são tecnologias tão homeopáticas que se for em um Ipiranga e trocar tudo estará bem servido! Os amigos do fórum irão lhe informar melhor sobre isso, mas particularmente o cuidado com os óleos é de que atendam as características EXIGIDAS no manual, já a marca é recomendada, não é obrigatória... Quanto aos rolamentos já utilizei os da NFK, são ótimos, sem problemas.
Seja bem vindo!
Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk
- Motorista de Auto Escola
jcbergmannjr escreveu:Sinceramente, sou novo na FIAT, acabei de vir da GM, mas pelo que já "experimentei" no mercado, dê preferência a marca Bosch pois não vai se arrepender. Já quanto ao óleo, são tecnologias tão homeopáticas que se for em um Ipiranga e trocar tudo estará bem servido! Os amigos do fórum irão lhe informar melhor sobre isso, mas particularmente o cuidado com os óleos é de que atendam as características EXIGIDAS no manual, já a marca é recomendada, não é obrigatória... Quanto aos rolamentos já utilizei os da NFK, são ótimos, sem problemas.
Obrigado pelas dicas meu caro. Vou fazer um estudo apurado e ver o que é possível ser feito para efetuar uma manutenção com qualidade e a um preço justo. Próximo à minha casa temos um posto Ipiranga e passarei lá com o manual e verei a possibilidade de efetuar as trocas de óleo nesse posto. Um abraço.
PauloMOC escreveu:Seja bem vindo!
Obrigado Paulo. Estou cheio de dúvidas, mas acredito que o pessoal daqui poderá me ajudar.
- Piloto de Atari
Óleo do motor deve ser o Selenia Pure Energy 5w30 sintético cerca de R$32,00 o Litro. Filtro de combustível R$15,00, filtro de ar R$30,00, tensor automático cerca de R$140,00, correia R$82,32, filtro de óleo cerca de R$20,00, velas NGK R$14,29 cada, chicote de cabo de velas R$141,00, correia de acessórios R$60,99, correia de transmissão que vai na polia condutora R$26,23, óleo hidráulico R$30,00, tensor da correia fixo na correia de acessórios R$142,16. Kit de duas coifas da semi arvore R$73,82. Óleo do câmbio 80w90 R$25,00 o litro, fluído de freio 8,00 e mais a moldura do seu retrovisor que custa R$10,31. Estes preços são de concessionária e pode ter desconto.

- Piloto de Atari

Mandou muito bem

ous3t escreveu:Óleo do motor deve ser o Selenia Pure Energy 5w30 sintético cerca de R$32,00 o Litro. Filtro de combustível R$15,00, filtro de ar R$30,00, tensor automático cerca de R$140,00, correia R$82,32, filtro de óleo cerca de R$20,00, velas NGK R$14,29 cada, chicote de cabo de velas R$141,00, correia de acessórios R$60,99, correia de transmissão que vai na polia condutora R$26,23, óleo hidráulico R$30,00, tensor da correia fixo na correia de acessórios R$142,16. Kit de duas coifas da semi arvore R$73,82. Óleo do câmbio 80w90 R$25,00 o litro, fluído de freio 8,00 e mais a moldura do seu retrovisor que custa R$10,31. Estes preços são de concessionária e pode ter desconto.
Meu caro muito obrigado pelas dicas. Fiz uma pesquisa na concessionária de minha cidade e os valores estão relativamente mais altos do que esses que você citou. Só para você ter uma ideia os 3l de óleo do motor estão custando R$ 118 e o tensor da correia custa R$ 200. Esses são somente alguns exemplos de valores com boa margem de aumento de preço.
Sou uma pessoa criteriosa em se tratando de manutenção de carros, no entanto como vou pegar um carro que não sei como as coisas foram feitas e os gastos provavelmente serão relativamente altos para deixar o veículo em pé, estou me cercando de informações para comprar peças originais com o melhor preço possível. Justamente por isso que estou perguntando quias os fabricantes originais de velas, cabos de velas, correias e rolamentos para a Fiat, pois sabendo quem fabrica basta comprar de mesma marca para se efetuar uma manutenção de qualidade.
Certamente o ideal seria levar a uma concessionária e fazer tudo por lá, mas o valor é impraticável. Com esses itens acrescido de mão de obra eu teria que desembolsar um valor próximo a R$ 2 mil. Dessa maneira começa a ficar bastante oneroso levantar o carro não concordas?
- Piloto de Atari
Sheldonn escreveu:ous3t escreveu:Óleo do motor deve ser o Selenia Pure Energy 5w30 sintético cerca de R$32,00 o Litro. Filtro de combustível R$15,00, filtro de ar R$30,00, tensor automático cerca de R$140,00, correia R$82,32, filtro de óleo cerca de R$20,00, velas NGK R$14,29 cada, chicote de cabo de velas R$141,00, correia de acessórios R$60,99, correia de transmissão que vai na polia condutora R$26,23, óleo hidráulico R$30,00, tensor da correia fixo na correia de acessórios R$142,16. Kit de duas coifas da semi arvore R$73,82. Óleo do câmbio 80w90 R$25,00 o litro, fluído de freio 8,00 e mais a moldura do seu retrovisor que custa R$10,31. Estes preços são de concessionária e pode ter desconto.
Meu caro muito obrigado pelas dicas. Fiz uma pesquisa na concessionária de minha cidade e os valores estão relativamente mais altos do que esses que você citou. Só para você ter uma ideia os 3l de óleo do motor estão custando R$ 118 e o tensor da correia custa R$ 200. Esses são somente alguns exemplos de valores com boa margem de aumento de preço.
Sou uma pessoa criteriosa em se tratando de manutenção de carros, no entanto como vou pegar um carro que não sei como as coisas foram feitas e os gastos provavelmente serão relativamente altos para deixar o veículo em pé, estou me cercando de informações para comprar peças originais com o melhor preço possível. Justamente por isso que estou perguntando quias os fabricantes originais de velas, cabos de velas, correias e rolamentos para a Fiat, pois sabendo quem fabrica basta comprar de mesma marca para se efetuar uma manutenção de qualidade.
Certamente o ideal seria levar a uma concessionária e fazer tudo por lá, mas o valor é impraticável. Com esses itens acrescido de mão de obra eu teria que desembolsar um valor próximo a R$ 2 mil. Dessa maneira começa a ficar bastante oneroso levantar o carro não concordas?
Olá amigo, tudo bem? Os preços que te passei são da concessionária Fiat de minha cidade, todas as peças e lubrificantes são originais Fiat. Três litros do óleo 5w30 sai por R$96,00 no total aqui na minha cidade. Existe duas marcas de velas que são originais no motor Fire 1.4: NGK e Bosch. Não use correia Dayco que vai ficar fazendo barulho. No caso da mão de obra concordo que na concessionária certamente vai ficar mais caro. Eu posso ver as marcas das peças pra você e se tiver precisando de referência de qualquer peça do Punto. Fiz uma revisão dos 75000 km semelhante a sua porém troquei também a guarnição da tampa de válvulas, coxim do motor, embreagem,tampa do reservatório óleo, eletroválvula de partida a frio, pivô, as coifas da semi arvore, anti chama, anel bobina, pastilhas de freio fiz tudo em ano e ainda faz nem um mês que troquei o compressor do ar condicionado. Provavelmente seu carro não vai precisar fazer muita coisa que já vai ficar TOP.
- Piloto de Atari