Olá, pessoal.
Primeiramente, desculpem pela falta de atenção ao tópico que criei, meu trabalho está tomando todo o meu tempo! Vamos lá...
Primeiramente, o câmbio DuaLogic Plus não é automático, mas automatizado. Esse assunto já foi amplamente discutido aqui no fórum, por isso eu não vou entrar em detalhes.
CÂMBIO DUALOGIC PLUS
1) MODO AUTOMÁTICO NORMAL:
É muuuuuito suave, proprietários de carros automáticos que andaram no passageiro do meu carro não notaram diferenças. O câmbio possui um mapeamento que privilegia a troca em baixas rotações, 2000 RPM quando vc pisa pouco e 5500 RPM quando pisa tudo, se vc estiver com o acelerador em posições intermediárias, as trocas serão em rotações intermediárias, numa correspondência quase linear. O motorista tem a opção de comandar a troca manualmente. Para trocar de marcha, o carro assume o acelerador e vai diminuindo a aceleração mesmo se vc mantiver o acelerador pressionado, desacopla a embreagem, faz a troca, equaliza a rotação do motor com a velocidade, acopla a embreagem e libera vagarosamente o acelerador pra vc. A troca é lenta, mas muito suave, sem NENHUM tranco (salvo da 1 pra 2, um tranquinho mínimo). Esse processo todo leva mais de 1 segundo. Minha opinião pessoal: não gosto, pois o câmbio troca de marcha muitas vezes, a rotação fica baixa demais, o motor fica sem força (baixo toque), o acelerador fica com uma resposta mais fraca e lenta, ou seja, desconfigura completamente a esportividade do carro. Chamo este modo de TIOZÃO.
2) MODO MANUAL NORMAL:
Igual ao automático, mas você escolhe o momento das trocas, que continuam muuuuuuito suaves e o acelerador continua fraco e lento. Ainda não gosto desse modo, mas ele é BONZINHO...
3) MODO AUTOMÁTICO ESPORTIVO:
Opa, agora começamos a falar a minha língua

. Parece outro carro, o acelerador responde mais forte e mais rápido (uma pisadinha lhe dá, rapidamente, uma baita potência), as trocas são muito mais rápidas, mas temos os trancos. Os trancos são, na verdade, "cabeçadas", ou seja, uma repentina diminuição na aceleração, seguida imediatamente de um rápido desacoplamento da embreagem, uma rápida troca de marchas e um rápido acoplamento da embreagem. No acoplamento da embreagem, a rotação do motor é "casada" com a velocidade do carro, mas a aceleração é devolvida ao motorista imediatamente após o acoplamento e, se vc estiver acelerando forte, tome cabeçada... Após algumas horas de "pilotagem", vc se acostuma e já não sente mais as trocas fortes, mas para o passageiro, tome cabeçadas

As trocas acontecem de 2500 RPM até 6200 RPM, isso mesmo, se vc pisar TUDO, o carro troca as marchas com mais de 6000 giros!!!

Claro, vc tem a opção de comandar manualmente a troca. Pessoalmente, eu gosto muuuuito desse modo do câmbio, é bem ESPORTIVO.
4) MODO MANUAL ESPORTIVO:
Vcs já devem imaginar que esse é o meu modo preferido. Acelerador rápido, muita potência, trocas de marcha bem rápidas, muuuitas cabeçadas, enfim, é o modo de câmbio que eu mais gosto. Muita esportividade e vc está totalmente no comando da fera, é ANIMAL.
MOTOR 1.8 16v
O motor é muito forte e bastante "elástico", mas eu acho que a propaganda da FIAT engana um pouco. A real força desse motor aparece à partir dos 3000 RPM, abaixo disso ele é fraco. A primeira marcha é muito longa e tudo isso deixa a arrancada do carro um pouco lenta. As demais marchas estão perfeitas para ele, mas vc tem que fazer as trocas nas rotações corretas ou deixar o câmbio automático, no modo esportivo, cuidar disso.
DIREÇÃO
Aqui está um componente que pode assustar muita gente. A direção tem assistência hidráulica, mas é pesada se for comparada com a de um FIT, por exemplo. Se vc precisar fazer muitas manobras, pode cansar o braço, se for uma manobrinha rápida vc nem percebe. Em compensação, ela lhe transmite exatamente o que está acontecendo com os pneus e é extremamente precisa. Quando vc está "pilotando", vc percebe quando o pneu desliza numa curva, percebe as ondulações e irregularidades do piso, enfim, lhe passa a exata situação do carro naquela hora, e eu ADORO isso...

Se vc estiver apenas "desfilando", pode achá-la um pouco pesada.
SUSPENSÃO
Aqui vem a controvérsia. A suspensão é muito macia e tem um curso bastante longo. Ela faz o carro "rolar" demais nas curvas, principalmente em alta velocidade. O amigo que me perguntou sobre o FIT vai estranhar a macies, o FIT é bem mais duro. Mas ela é bem estável e com a ajuda dos pneus 195/55 aro 16", segura demais o carro nas curvas em alta, não deixa escapar a frente e nem desgarrar a traseira. Se deslisar, sai com as 4 rodas e basta vc tirar um pouco o pé pra controlar, é bem fácil.
FREIOS
Bons, seguram bem o carro, apesar de seu peso. O ABS com EBD funciona muito bem.
CONSUMO
Ando quase todo o tempo no AUTOMÁTICO ESPORTIVO e ele tá fazendo 7,5 km/l no álcool e 9,0 km/l na gasolina, rodando na cidade, 50% do tempo com o ar ligado. Na estrada são 10,5 km/l no álcool com o ar ligado todo o tempo, gasolina em estrada eu não tenho ainda. São medidas do computador de bordo.
Pra melhorar o consumo, eu uso, sempre que for possível, o "Cruise Control", popular Piloto Automático, porque ele mantém uma aceleração mínima necessária para manter a velocidade do carro constante. Além disso, a opção "Sport" do câmbio altera o mapeamento da injeção eletrônica e o carro consome mais. Assim, pra gastar menos combustível, aconselho usar o modo TIOZÃO.
OUTROS
É bem fácil encontrar uma posição boa de dirigir, tem regulagem de altura, distância e inclinação do encosto nos bancos e regulagem de altura e profundidade na direção. O banco é muito bom, daqueles que te seguram nas curvas, com couro ficam ainda melhores. O ar condicionado digital é muito bom, vc só regula a temperatura e ele "se vira", consegue gelar bastante.
Bom, é isso. Escrevi demais, mas tem bastante informação pra quem quer conhecer o carro. Recomendo um "Test Drive" na concessionária, mesmo que seja na versão 1.6.
Se alguém tiver alguma dúvida ou quiser uma informação mais específica, pergunta ae.