AJUDA A UM LEIGO EM SOM !!! :)

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

AJUDA A UM LEIGO EM SOM !!! :)

por Japz.Punto » Qui Out 16, 2008 2:00 pm

Falae galera!
Estou precisando da opinião de voces...
Seguinte, tenho a frente de um Sony Xplod CDX-GT207X e gostaria de saber se vale a pena comprar a traseira dele no mercado livre por R$120,00.
Sendo que, futuramente, gostaria de fazer um projeto de som, nada muito sofisticado.
Tenho uma caixa dutada com um Subwoofer de 10 da N.A.R ou da JL (não lembro ao certo), mas acho q isso não vai influenciar tanto agora...
Gostaria de idéias sobre que Amplificador, modulo, kit 2 vias e triaxiais ou coaxiais que eu poderia usar.
Não tenho noção de quanto poderei gastar mas por favor nada de orçamentos mt alto, mas também não tava querendo componentes meia-boca.
Pretendia instalar o som sem a caixa dutada por enquanto, pra não ter a necessidade de por o ampli agora e gastar mt dinheiro...
É possível instalar um bom som sem usar modulo ou ampli por enquanto? Usando apenas kit 2 vias, coaxial ou triaxial. Qual melhor opção? 2 vias na frente e coaxial atrás?
Não sei nada sobre som, então todo detalhamento nas respostas vai me ajudar muito!
Qual diferença de triaxiais pra coaxiais? qual seria o melhor?
Qual diferença de módulo e amplificador?

Segue abaixo as especificações do Sony pra vcs verem se vale a pena...

Sony Xplod CDX-GT207X:

· Display LCD com matriz de 13 segmentos.

· Entrada Auxiliar Frontal - conectividade com MP3 player, Diskman, e outros equipamentos.

· Mecanismo resistente a choques Drive-S para CD, CD-R/RW,MP3, ATRAC 3 PLUS E WMA.

· MP3 com ID 3 tag - visualiza o nome da música e cantos com busca fácil de busca músicas e pastas.

· Alta potência 52W x 4, com fidelidade S-MOSFET.

· EQ3 com Xplod - equalizador com ajustes em 3 faixas de frequência (graves, médios e agudos).

· Altíssima fidelidade (relação S/R 120dB) na reprodução de CD.

· 1 Par de saída RCA pré-amplificada - R(traseira) ou Subwoofer (mono) com ajuste de volume do subwoofer e LPF.

· Painel frontal destacável.

· Sintonizador avançado SSIR_EXA com 18 memórias de FM e 12 memórias de AM.

· BMT - Best Tunning Memory - sintonia automática das melhores estações.

· Conversor digital analógico 24bits.

· Relógio digital.

· Dimmer para controle de iluminação.

· Dimensões aproximadas do produto (L x A x P): 17.8 x 5 x 17.9 mm.

· Peso: 1.2 kg

Obrigado!!!!!!!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: AJUDA A UM LEIGO EM SOM !!! :)

por felipe.mm » Qui Out 16, 2008 6:32 pm

Olha Japzz.. vamos por partess!

Se vc esta visando um sistema de boa qualidade, esse player da Sony nao eh mto indicado, a qualidade sonora dele eh ruinzin e nao tem mtos ajustes.. Compensa mais vc comprar um player usado da Alpine ou Pioneer boom!
Seria legal vc dizer para nos quanto realmente pretende gastar para fazer a listinha de produtos legais para vc, mas antes de chegar nessa parte, explicarei a diferença de "x" axiais para vc.. Bem, quanto mais axiais se tem em um falante mais fontes de agudo vc teraa, portanto um coaxial tem 1 tw embutido no mid, um triaxial tem 3 tw, e assim por diante.. quanto mais tw no mid, PIOR eh, ja que fica aquela gritaria no som.. o ideal eh nao passar do coaxial!
A questao sobre módulo e amplificador, bem, eh tdo uma questao de nome, as duas coisas sao a msm ^^, pode chamar de modulo, potencia, amplificador (mais correto)..
A receita de bolo para um sistema de boa qualidade é: um kit 2 vias (frente), um ou dois amplificadores, um subwoofer... coaxiais sao usados na traseira para fornecer uma fonte sonora mais proxima dos passageiros, mas na realidade eles ateh atrapalham, pq interferem no palco sonoro q eh criado pelo kit da frente.. por isso, eu recomendo vc gastar mais no kit 2 vias, e se sentir falta dos coaxiais atras, dps vc investe neles..

Outra coisa, ja que vc pretende usar esse sub q vc ja tem, seria legal nos dizer qual eh para ver se 1 amplificador ja da conta de tdo.. vou dar um exemplo bem massa de sisteminha de som gastando uns 1500 em produto, ai vai:

- kit 2 vias Morel Tempo ou Diamond D1 ou NAR Kevlar R$650,00
- amplificador Blaupunkt GTA 480 R$450,00
- subwoofer NAR 10SW2 R$170,00
- coaxiais NAR Cinza R$150,00

o resto ficaria para instalaçao e fiaçao, para uma boa instalaçao com fios e RCAs de qualidade vc gastaria uns R$800.. nao coloquei o player na lista, pq vai mto do q vc vai querer e da oportunidade, vc pode achar player mto bons usado na faixa dos R$600, já novos complica, sairiam pelo menos uns R$1000. Defina para nos o orçamento q assim tera mais sugestoes..

Por enqto eh soh..

abss
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por savf » Qui Out 16, 2008 7:11 pm

troque o player, esse sony so tem 1 par de RCA
:O
o felipe ja falou tudo :P
como ele disse.. defina o orçamento pq da pra montar um projeto bom sem gastar tanto tambem
t+
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Japz.Punto » Qui Out 16, 2008 7:34 pm

Consegui entender a sobre os axiais! mt obrigado!
Vamos aos poucos agora...
Realmente não tava querendo trocar o player pq iria estourar em mt meu orçamento mesmo comprando um usado.
Como estou vendo q um bom kit 2 vias sai BEM caro (não imaginava q era tanto), o amplificador e o sub vão ficar pra mais tarde.
Só com o kit duas vias eu vou conseguir baixo, medio e agudos? ou seja, ficar só com ele e sem o sub? (sentiu q sou leigo mesmo né? HAUHAUahuahauHAUH)
Se for possível ficar só com o 2 vias essa fiação e RCAs cairam de preço certo?

OBRIGADO !!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por savf » Qui Out 16, 2008 7:57 pm

uma kit 2 vias da nar sai por 150 reais sem crossover
e um com crossover da bravox por uns 290
e sao "bons"
mas se quer economizar..

compre pelo menos um AMP e um subwoofer, e use os falantes originais do punto, nao sao tao ruins..
o punto ja vem com kit 2 vias + coaxiais de fabrica <-
mas vc precisa de um amplificador pra eles tocarem bem.

AMP hurricane 4.120 = 380 reais
subwoofer NAR = 200 reais
caixa pro subwoofer= 90 reais
cabo rca (um simples) = 20 reais
instalação e fiação = 180 reais?

acho q iria gastar isso no total.. e ficaria muito bom..
ai futuramente vc trocaria o kit 2 vias .. sem pressa

nao adianta vc mudar o kit 2 vias e nao usar amp.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Japz.Punto » Qui Out 16, 2008 8:16 pm

O Subwoofer e a caixa dutada eu ja tenho!
Meu primo tinha do antigo projeto de som dele...
Posso fazer o seguinte, compro o AMP Hurricane 4.120 = 380,00 + kit 2 vias da bravox com crossover = 290,00 + instalação, fiação e cabo RCA = 200,00.
Pq ainda não sei se o meu punto vai vir com som, pois só vou compra-lo esse fds !! UAHuAHuhaUHauHA
Acha q vale a pena pedir autofalantes originais e montar só o sub? ou melhor pelado e montar esse som q "fiz" ai em cima?

VLW !!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por savf » Qui Out 16, 2008 8:25 pm

eu acho q ele ja vem com os falantes, nao é opcional nao..
e o player sony q vc flw so tem 1 par de RCA, vc vai precisar de 2 !
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Japz.Punto » Qui Out 16, 2008 9:28 pm

Não existe outro meio de fazer com uma saída apenas?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Qui Out 16, 2008 10:26 pm

a preparaçao de som eh opcional sim.. compensa vc nao gastar com isso, unico problema eh q nao vem com antena dai!
desculpa japz, os preços q passei sao de produtos com um nivel acimaa.. mas o Sávio ja te deu as dicas.. daria pra vc gastar uns R$900 reais soh em produtos q ja ficaria bem legal, entretanto se fosse eu, aos poucos iria montando um sisteminha no nivel q te passei.. quanto ao player, eh legal vc pesquisar bem, mercado livre, forum do autosom.. vera q pode pegar coisa mtooo boa por pouca coisaa.. tem Alpine 9887 saindo por R$1000, pode nao parecer, mas ta mtoo baratoo ^^
nao teria um valor q quer gastar!?

abss
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Japz.Punto » Sex Out 17, 2008 3:18 pm

felipe.mm escreveu:a preparaçao de som eh opcional sim.. compensa vc nao gastar com isso, unico problema eh q nao vem com antena dai!
desculpa japz, os preços q passei sao de produtos com um nivel acimaa.. mas o Sávio ja te deu as dicas.. daria pra vc gastar uns R$900 reais soh em produtos q ja ficaria bem legal, entretanto se fosse eu, aos poucos iria montando um sisteminha no nivel q te passei.. quanto ao player, eh legal vc pesquisar bem, mercado livre, forum do autosom.. vera q pode pegar coisa mtooo boa por pouca coisaa.. tem Alpine 9887 saindo por R$1000, pode nao parecer, mas ta mtoo baratoo ^^
nao teria um valor q quer gastar!?

abss

Então Felipe, realmente pra mim fica complicado pagar R$1000,00 em um player, mas entendo completamente que está barato...
Acho q o projeto q o Savio fez está bem mais ao meu alcance...
Gosto de som mas meu vício está nas rodas, então estou preferindo economizar no som pra poder botar uma rodinha melhor...
O que posso fazer pra manter esse player com apenas uma saída RCA e montar esse projeto?
Ou não existe saída pra isso?
O orçamento seria de uns R$800,00

Abraços e mt obrigado pela atenção!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo