Qual saida do radio original? Qual entrada da Power One?

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Qual saida do radio original? Qual entrada da Power One?

por everton bruno » Seg Set 22, 2008 10:31 pm

Caros amigos, tenho um punto 1.8 hlx, com radio original e blue&me...
Revirei o forum sobre os artigos de instalação de som , mas acabei indo dormir com uma duvida de 4 semanas...
Qual saida do radio devo pegar para mandar para a Power One, e qual entrada desse amplificador devo usar?
Tenho um bicho papao de 12", quatro cornetas sellenium d-250x e dois super twiters sellenium...
Por favor não exclui meu topico, to com dificuldades de colocar o som no punto, ja que tive de desfazer do meu Temprão!
Preciso do som, e ah...tenho um projeto pra acomodar a sonzeira no porta malas que em breve estarei copartilhando as fotos, caso eu consiga ligar esse amplificador no radio!
Muito obrigado desde ja!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Qual saida do radio original? Qual entrada da Power One?

por Rush » Ter Set 23, 2008 9:29 am

Everton, vc precisa comprar um conversor pra fazer a ligação.
A saida do som original é amplificada, e a entrada do modulo, não aceita amplificação. Na pratica, se vc puxar os fios e ligar na tora, vai ficar muito ruim o som. Mas muito ruim MESMO!

Vc precisa comprar um conversor que tenha na entrada o sinal amplificado e na saida, o sinal "amansado", via RCA... Simplesmente não adianta colocar pontas RCA nos fios do radio..

ah, o conversor custa uns R$60... costumava ter na Leosound - http://www.leosound.com.

EDIT:
http://www.leosound.com.br/loja/product ... cts_id=435
http://www.leosound.com.br/loja/product ... ts_id=2282

Veja no segundo q ele abaixa a tensão numa relação de 3,5:1....
Isso quer dizer que:
Pra regular o ganho do P-One, vc precisa saber quantos "volts" a saida pre-amplificada dá. Quando vc tem um som com RCA é facil, pq ta no manual do aparelhor (geralmente 2v ou 5v).
Com o conversor, vc pode gravar um 'test tone' de 60Hz ( a frequencia de 60Hz é importante se vc estiver usando um multimetro meia boca), dar 'repeat" nele.
Com um multimetro, meça qntos volts está dando na saida do RCA a uns 80% do volume maximo... não é o modo exato pra aferir isso, pq existe distorção do sinal, mas é o modo mais rapido de vc chegar num valor aceitável...
Regulagens "by olhometro" podem fazer muito sub feder (ou queimar) bobina ai... cuidado com seu equipamento...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por everton bruno » Ter Set 23, 2008 5:41 pm

Rush!
Muito obrigado pela dica, mas se eu comprar o conversor, eu puxo quais fios do radio original pra ele?
Os do falante traseiro, porque uma cara " ex-fiat" que tem o curso do punto me vendeu um adaptador que vai atras do radio, do lado dos plugues amarelo e verde que vão pro blue&me e sai RCA, porem pelas fuçadas que dei nos topicos deste forum tive a imprensao que ali nao eh saida e sim entrada auxiliar...
Fiquei enrolado e creio que essa cablagem não vai dar certo!
Mas ja que me falou do conversor, eu não sei da onde eu puxo os fios do radio, e se puder me dizer, se tem algum jeito de nao cortar fios e mandar agarantia pro espaço!
Tambem penso em colocar uma chave de "ON-OFF" no remoto do amplificador para que na hora de fazer ou atender uma ligação pelo blue&me eu possa desligar o som do porta malas e ter o audio apenas dentro do veiculo!

Sei que to pedindo demais, mas se puder me ajudar...
Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Rush » Ter Set 23, 2008 11:36 pm

Olha, se vc precisa de saidas RCA num rádio SEM rca, vc precisa desse conversor.
O que deve ser feito é puxar o sinal dos autofalantes e jogar no conversor, fazendo um Y em algum lugar da fiaçào.

Vc pode puxar o sinal direto do plug q encaixa no som, sem decapar nenhum fio (sem stress com garantia do som nesse caso).
Ai pra vc saber qual fio deve ser "interceptado", tem 2 jeitos:
1) Vc desmonta a porta e ve a cor dos fios que estão indo pra lá... da um trabalho #@%!!!
2) Com um multimetro, vc usa o fade/balance pra jogar o som em 1 autofalante. Vai com o multimetro procurando onde está o sinal...

eu não sei te ajudar em cores ou com pinagem do som pq nem o Punto eu tenho ainda.... heheheh
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por everton bruno » Sex Set 26, 2008 1:22 am

Rush!

Tb tenho um plugue que vai atras do radio e liga os cabos de enegia e os cabos ed saida de som, plugue femea e macho que encaixara no femea original.

na emenda do femea e do macho eu posso puxar os fios para os conversores, mas o sinal ainda ira para as portas atraves do plugue original que ficara encaixado depois dessa gambiarra toda: acredito que o sinal sera dividido!

se eu mandar o som da power one para as portas quando for atender uma ligação o quarteirao todo ira ouvir.
pretendo fazer a ligação do modulo independente das portas, pois tenho a chave para desligar a sonzera e deixar o original apenas durante a conversaão, entendeu?
rsrs....

Sequencia: 1-saidas do radio, plugue femea, emenda, plugue macho, plugue femea orinal que vai para as portas...na emenda eu desceria os fios para o conversor, sera que tendo o sinal dividido dessa forma ainda sim eu precisaria do conversor? sera que o som ficariaa bom?

os fios que vão para quais portas eu descobri, ai eu mandaria para a power one corretamente!

Acredito que mandando os fios direto do plugue eu colocaria naquelas entradas simplesinhas da power one, acho que da certo sim, o que vc acha?

Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari