Qual a diferença em Módulo MOSFET e DIGITAL?
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Qual a diferença em Módulo MOSFET e DIGITAL?
Procurei e não encontrei.
Queria saber qual a diferença entre os amplificadores MOSFET e DIGITAL. E se tem compatibilidade específicas com os CD Players?
Queria saber qual a diferença entre os amplificadores MOSFET e DIGITAL. E se tem compatibilidade específicas com os CD Players?
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Re: Qual a diferença em Módulo MOSFET e DIGITAL?
olhaa.. eu nao sei mto dos detalhes tecnicos.. sei q MOSFET eh uma sigla para designar um tipo de transistor q tem suas caracteristicas especificas, mas em se tratando de som automotivo, amplificadores MOSFET são de Classe AB, tem boa qualidade sonora, servindo mto bem para o estereo, rendem no maximo 80% se nao me engano e tem uma taxa de THD baixa.. já os Digitais sao da Classe D, em relaçao aos MOSFET, tem maior potencia, servem mto bem para o mono, chegam a render mais de 90%, esquentam mto menos e sao mto menores, qto a taxa de THD eh similar aos MOSFET.. Uma revoluçao no caso dos Digitais, são os famosos PDX da Alpine, que possuem uma qualidade boa tanto para o mono quanto para o estereo, por isso sao tao "populares".. Ha ainda os amplificadores Booster, verdadeiros lixos, tem THD mto alta, esquentam mto, e a qualidade sonora eh mto ruim..
isso eh o pouco q sei ;P
abs
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abs

- Instrutor de Auto Escola
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Re: Qual a diferença em Módulo MOSFET e DIGITAL?
Primeira coisa... nao existe amplificador Digital pra audio... ate porque audio e analogico.
A Terminologia Mosfet tambem e equivocada.
Quando se fala de amplificador digital geralmente esta se falando de um amplificador classe D ou mesmo classe H (O Banda ICE)
A classe de um amplificador tem relaçao com a topologia de amplificaçao utilizada no projeto.
Os amps mais comus sao classe A/B que usam um par de transistor em push pull, cada um amplificando metade da onda de audio.
Os classe D distorcem a onda de audio original transformandoa de forma quasi-senoide que possuem para uma onda quadrada, que por ter fator de crista menor sao mais faceis de amplificar, dai vem o maior rendimento de um amp classe D. Para retornar isso a um formato audivel ou seja numa senoide ou proxima disso, os amps classe D utilizam uma serie de filtros de frequencias. Ou seja a qualidade de audio e melhor num classe A/B e o rendimento por W de energia consumida em termos de ganho de amplificaçao, maior no classe D.
A Denominaçao mosfet e invariavelmente comfundida com a de amplificador de fonte chaveada, ou seja que possui uma fonte de alimentaçao simetrica, ou seja uma fonte que pode modular a corrente fornecida conforme a solicitaçao do equipamento, permitindo menor consumo medio de energia e atingir potencias maiores.
Entretanto nem todo amplificador de fonte chaveada utiliza transistors de efeito de campo modificado (Modified Field Effect Transistor) Muitos usam transistors bipolares. Os Mosfets costumam ter resposta melhor e serem mais rapidos e suportar mais corrente, o que costuma se traduzir em melhor qualidade de audio, entretanto o projeto do amplificador e qualidade dos componentes influencia muito no resultado final.
Alguns "mosfets" que nao sao mosfets bem conhecidos: Hurricane HA4120 - audiobank Linha KA, Roadstars, Ligthining Audio
Alguns "mosfets" que sao mosfets: Banda 2.4, 4.8, 5.0, Rockford Fosgate, MTX, Pyramids.
OU seja existe muita coisa nessa conversa...
Procure no google "topologias de amplificaçao de Audio" que vai achar bastante coisa interessante
[]
Sandro
A Terminologia Mosfet tambem e equivocada.
Quando se fala de amplificador digital geralmente esta se falando de um amplificador classe D ou mesmo classe H (O Banda ICE)
A classe de um amplificador tem relaçao com a topologia de amplificaçao utilizada no projeto.
Os amps mais comus sao classe A/B que usam um par de transistor em push pull, cada um amplificando metade da onda de audio.
Os classe D distorcem a onda de audio original transformandoa de forma quasi-senoide que possuem para uma onda quadrada, que por ter fator de crista menor sao mais faceis de amplificar, dai vem o maior rendimento de um amp classe D. Para retornar isso a um formato audivel ou seja numa senoide ou proxima disso, os amps classe D utilizam uma serie de filtros de frequencias. Ou seja a qualidade de audio e melhor num classe A/B e o rendimento por W de energia consumida em termos de ganho de amplificaçao, maior no classe D.
A Denominaçao mosfet e invariavelmente comfundida com a de amplificador de fonte chaveada, ou seja que possui uma fonte de alimentaçao simetrica, ou seja uma fonte que pode modular a corrente fornecida conforme a solicitaçao do equipamento, permitindo menor consumo medio de energia e atingir potencias maiores.
Entretanto nem todo amplificador de fonte chaveada utiliza transistors de efeito de campo modificado (Modified Field Effect Transistor) Muitos usam transistors bipolares. Os Mosfets costumam ter resposta melhor e serem mais rapidos e suportar mais corrente, o que costuma se traduzir em melhor qualidade de audio, entretanto o projeto do amplificador e qualidade dos componentes influencia muito no resultado final.
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Alguns "mosfets" que sao mosfets: Banda 2.4, 4.8, 5.0, Rockford Fosgate, MTX, Pyramids.
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Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
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Re: Qual a diferença em Módulo MOSFET e DIGITAL?
:O
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http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=7816
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Re: Qual a diferença em Módulo MOSFET e DIGITAL?
Pyramid consegue ser Mosfet com toda aquela qualidade sofrivel!?
bela explicaçao sepacheco, mas resumindo tdo.. os mais fanaticos por som, costumados a ouvir opera, musica classica e talz, com ctz preferem amplificadores de classe AB para o estereo, mas diria, como proprietario de um PDX, que a qualidade desse amplificador, msm sendo digital esta no msm patamar de um Wharf por exemplo, q eh mto usado para estereo e bem reconhecido.. meu projeto original era um Wharf Flex, mto bom o ampli, mas nao aguentava ficar com o som no alto, como eu gosto, por mais de 2 horas, esquentava e estourava o fusivel, o primeiro q queimo ateh queimou por completo, o segundo queimou soh o fusivel mas nao rolava mais, ai troquei por um PDX q veio com problema e um canal, tive q trocar por outro, ai sim virou meu msm.. EUAHEIu
abraçoo
bela explicaçao sepacheco, mas resumindo tdo.. os mais fanaticos por som, costumados a ouvir opera, musica classica e talz, com ctz preferem amplificadores de classe AB para o estereo, mas diria, como proprietario de um PDX, que a qualidade desse amplificador, msm sendo digital esta no msm patamar de um Wharf por exemplo, q eh mto usado para estereo e bem reconhecido.. meu projeto original era um Wharf Flex, mto bom o ampli, mas nao aguentava ficar com o som no alto, como eu gosto, por mais de 2 horas, esquentava e estourava o fusivel, o primeiro q queimo ateh queimou por completo, o segundo queimou soh o fusivel mas nao rolava mais, ai troquei por um PDX q veio com problema e um canal, tive q trocar por outro, ai sim virou meu msm.. EUAHEIu
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Re: Qual a diferença em Módulo MOSFET e DIGITAL?
Sim os filtros utilizados nos classe D vem evoluindo MUITO e um bom classe D consegue performance bem proxima a um classe A/B mediano mas ainda nao e a mesma coisa. Quado falamos de classes D e T do nivel do PDX, a menos que todo o sistema seja de ponta MESMO a diferença entre um bom classe A/B e ate mesmo um classe A pra um Classe D desse nivel passa despercebida.
Alem disso o carro nao e um ambiente muito propricio para ouvir musica, logo esse nivel de refinamento ate nao se aplica, fica mais na discussao teorica que na na real percepçao.
Alem disso energia eletrica e extremamente escassa no carro.. uma bateria um pouquinho subdimensionada ja leva toda a vantagem do classe A/B pro buraco... Por isso o grande sucesso dos classe D para baixas frequencias, pois pouquissimos sistemas tem condiçoes de segurar mais de 500-600 WRMS de classe A/B com total desempenho, enquanto esse mesmo sistema roda 1500 WRMS Classe D mole...
Alem disso o Amplificador nao e o ponto mais sensivel de um sistema, sendo minimamente decente, ja serve.
Ou seja a discussao nao e so de um equipamento , mas de um sistema como todo... se sair desse contexto vira especulaçao apenas...
[]
Sandro
Alem disso o carro nao e um ambiente muito propricio para ouvir musica, logo esse nivel de refinamento ate nao se aplica, fica mais na discussao teorica que na na real percepçao.
Alem disso energia eletrica e extremamente escassa no carro.. uma bateria um pouquinho subdimensionada ja leva toda a vantagem do classe A/B pro buraco... Por isso o grande sucesso dos classe D para baixas frequencias, pois pouquissimos sistemas tem condiçoes de segurar mais de 500-600 WRMS de classe A/B com total desempenho, enquanto esse mesmo sistema roda 1500 WRMS Classe D mole...
Alem disso o Amplificador nao e o ponto mais sensivel de um sistema, sendo minimamente decente, ja serve.
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