AJUDA COM SOM SQ SONY + BRAVOX / NAR

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

AJUDA COM SOM SQ SONY + BRAVOX / NAR

por octanton » Qui Fev 17, 2011 2:10 pm

Salve Galera,
Andei dando uma boa pesquisada aqui no Forum, mas não encontrei alguma resposta que tirasse minha duvida 100%, vamos lá.
Faz um bom tempo q eu tenho um projeto engavetado de melhora do som do meu carro.
E finalmente o projeto está sendo “desenbargado” e indo para execução hehehe.

É o seguinte, eu quero montar um som de boa qualidade interna, os famosos SQ.
O player eu já tenho, coloquei no meu carro logo que comprei neh (não optei pelo blueme e em certos pontos me arrependo até hoje, mas tudo bem, bola pra frente hehehe)

Detalhes: Como o meu já veio com a pré disposição para som, o famoso kit duas vias original.

Player:
CDX GT237X

Agora minha dúvida, qual ficaria melhor para buscar qualidade?

Frente:
2 vias SONY XS-GTR1720S 75W R$ 340,00 na JNE aqui da Paulista

Tras:
Coaxial BRAVOX CX-60-B R$ 100,00 na JNE aqui da paulista

OU

Frente:
2 vias NAR VR65.01 R$ 350,00

Tras:
Coaxial NAR CS65.1 R$ 150,00

Agora é o seguinte, como meu player possui saida SUB, eu estava pensando em ligar eles diretamente no som, e mais para frente adquirir um sub e amp (amp somente para o sub)

O que sei é o seguinte:

SONY é 75RMS, vai alem dos 52W de cada entrada do meu player (sobraria som).

O NAR é 50RMS (acho que ficaria de igual para igual 50W NAR x 52W PLAYER).

Bom, eu admiro muito o som da SONY, tenho um xplod de 600RMS em casa (claro, sei q som automotivo é bem diferente de um system), mas me falaram absurdamente bem da qualidade do NAR.

Como falei, meu objetivo é escutar minhas musicas com qualidade dentro do carro.
Será também nescessario preparar as portas com manta asfaltica?
PUNTO ELX 1.4 | VERMELHO ALPINE | CHAVE CANIVETE | SONY | KIT ANTI GRILOS | PLANEJANDO NAR 300 + 2x 2 VIAS NAR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: AJUDA COM SOM SQ SONY + BRAVOX / NAR

por zollv » Sex Fev 18, 2011 8:10 am

Vai de NAR que estará bem servido. Eu faria um pouco diferente pensando em sq, esqueceria os coaxias e iria de KR65.01. Quanto ao tratamento das portas asfautica de 3mm é show, mais utilizaria auto adesiva por ser mais clean.
Agora é o seguinte, como meu player possui saida SUB, eu estava pensando em ligar eles diretamente no som, e mais para frente adquirir um sub e amp (amp somente para o sub)

Entendi que vc ta pensando em utilizar a ampl do hu p/stereo e mais tarde por um ampl mono p/sub, se for o caso vc vai ter um som um tanto frustante e muito desequilibrado e com ruidos ja em vol moderados. Vai ter muito grave e acabará engolindo o stereo, na tentativa de inibir isso vc vai eq o player, de forma a "jogar tudo no stereo e afogar o sub", e não teria um set sq que foi o que disse qrer buscar. Nessa ocasião seria melhor um ampl 4c ou 2 ampl.
O que sei é o seguinte:

SONY é 75RMS, vai alem dos 52W de cada entrada do meu player (sobraria som).
O NAR é 50RMS (acho que ficaria de igual para igual 50W NAR x 52W PLAYER).

Os 52w que vc mencionou é a potencia de "propaganda" do seu player, e eles não dizem mais essa é a pot max mais tbn com o max de ruidos (10%THD sendo q valores acima de 1% ja causam fadiga) na verdade seu player é 23,2wx4, provavelmente com 5%THD (isso vc tera q ver no seu manual) para vc ter uma ideia o EP4 é um excelente ampl para SQ-entry tem 0,08% THD. Outra coisa, vc disse "(sobraria som)", potencia RMS deve apenas ser compativel com a potencia fornecida pelo ampl, vc deve se referir sim a eficiencia dB/m (SPL) quanto maior esse valor mais sensivel é o auto-falante e mais spl ele produz p/ watt, os mais sensiveis tem valor acima de 90 dB/m.
Espero ter adicionado algo a mais, e tbn criado mais dúvidas abrindo mais o leque qnt a escolha dos ekips, sony, pionner, selenium, bravox, buster, huriquane, "bixo-papao" .... existe muita coisa boa que os vendedores não comentaom como BRAX, dynaudio, scanspeak, zapco e afins... marcas top lá fora q no Brasil lojista nem sabe q existe.. hahahaha

abs
Marcello
Imagem Laranjão Saudades Imagem Vivacce OHpeladão

VENDO MEU SOM >> http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=16288&p=367068#p367068
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: AJUDA COM SOM SQ SONY + BRAVOX / NAR

por qsboy » Sex Fev 18, 2011 10:08 am

Você tem q fazer o projeto total do seu som do seu veículo senão depois você vai querer fazer alguns ajustes.

Primeiro um AMP que deverá suportar os kits/falantes + SUB, vamos supor .. você pega um AMP de 600 RMS @ 4 OHM - 4 canais.
Pegue metade dos canais e jogue pros falantes internos (300 watts / 4 = 75 RMS) e a outra metade de 300 RMS jogue pra um sub de uns 250 rms que o som vai ficar com boa qualidade.

Depende do quanto vc pretende gastar no total com isso, já tem uma idéia?
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola