[Dica] Parafusos Anti-furto p/ Rodas

Opa galera,
Venho aqui deixar a dica pro pessoal que pensa em adquirir parafusos anti-furto.
Comprei um jogo de 4 parafusos da marca McGard. Estes parafusos são fabricados na Alemanha e importados pela Burg do Brasil.
Comprei na Autoz (http://www.autoz.com.br). São caros, mas valem a pena. Porém tenho alguns comentários a fazer a respeito.
Antes disso lhes apresento o produto...
Caixa dos parafusos:

Comparação dos parafusos, da esquerda pra direita: antifurto McGard, deslizante e original da fiat.

Foto dos parafusos nas rodas.


Eu aprovei e recomendo. Porém faço-lhes uma grande ressalva (é grande, mas quem se interessar, leia pois é muito útil). Existem 2 tamanhos de parafuso pra ser usado no Punto, de acordo com a loja. Um tem 37mm e outro 24,1mm de comprimento. Mas o maior é pra chave de roda 19mm (padrão do Punto) e o menor é pra chave de roda 17mm. Fiquei na dúvida na hora da compra mas entrei em contato com o SAC da Autoz e obtive a seguinte resposta:
Perante essa resposta, como a chave do carro é 19mm, comprei o maior, de 37mm e tive problemas sérios. Simplesmente esses parafusos são muito compridos pro Punto. Quando instalei na traseira eles até que ficaram bons. Mas quando instalei na frente, deu @#%$^&! e das grandes. O parafuso quando apertado até o final "tocou" no fim do cubo da roda e travou o rolamento, fazendo com que a roda não girasse. Se o problema fosse só isso, bastava tirar o parafuso e pronto. Mas quando comecei a tirar o parafuso, ele "vinha vindo"... na boa... e chegou na metade, parou! Aí já bateu aquele pensamento "ih, deu @#%$^&!". Ou eu deixava ele ali daquele jeito ou fazia o que tinha que ser feito, tirar à força. Pois bem, optei pela segunda opção! Fui tirando a muito custo e sentindo a #@%&! do parafuso moer toda a rosca do cubo... e assim foi. Sorte que ele não quebrou lá dentro da rosca, pois estava muito #@%&! mesmo. Mas quando o saquei... tava ele bem moído na ponta (1 dedo +-, justamente a parte que "tocou" no fim). Aí fui otimista e pensei que a rosca do cubo estava boa e enfiei meu antigo parafuso lá... e assim perdi o parafuso tb. Ou seja, o cubo já tava sem rosca e moeu a ponta toda do parafuso. Aí sim bateu o desespero. Já estava imaginando o prejuízo de um cubo novo. Diante disso, arranquei os parafusos antifurto das outras rodas, que por sorte as de trás não deram zica. Só as da frente, e por mais sorte ainda, só em uma das rodas. Aí fiquei estressado... e fiquei esperando o dia seguinte pra resolver (já era noite). Nem dormi direito preocupado e logo de manhã cedo tive que rodar com uma roda apertada apenas com 3 parafusos (e com o medo de empenar a roda me acompanhando). Não passei de 40km/h até chegar na concessionária. Quando cheguei lá, falei com o mecânico e ele me disse que tinha que trocar cubo e rolamento (na minha cabeça veio logo um "#@%&! que pariu"). Cotei as peças e mão de obra, e deu a bagatela de R$417.
Como, POR SORTE, o rolamento não tinha a pronta entrega, fui me arrastando a 40km/h por uns 15km até a outra concessionária pra ver se tinha o rolamento. Mas quando cheguei lá um mecânico disse que dava pra dar um jeito. Ele pegou um torno próprio com a rosca fiat (muito fina por sinal) e comecou a reabrir a rosca do cubo. Deu um trabalhinho, mas por sorte ele conseguiu, pois se não conseguisse reabrir eu teria que arcar com esse prejuízo e claro que eu ia cair em cima da empresa que me vendeu os parafusos, pois fui enganado. Dei R$20 pro mecânico (por baixo dos panos) e saí de lá direto pra uma retifica pra cortarem meus parafusos antifurto pra que eu pudesse usar. Aproveitei tb e mandei reabrir todas as outras roscas pra garantir que estavam todas ok e não ter stress... (ainda bem que estavam). Após cortados os parafusos, o cara instalou lá e ficou show de bola! Gastei mais R$20 e pronto! Salvei minha cabeça do stress de ter que reclamar com a empresa e possivelmente processar e blabla...
Hoje fiz aqui uns ensaios de tirar e pôr os parafusos antifurto novamente (já que eles não são deslizantes, como os que uso) e correu tudo bem. Eles estão na medida certa e não espanaram ou moeram nada!
Aqui está o resultado do parafuso anterior que enfiei e moeu (vejam como não tem mais rosca na ponta):

Então pra evitar dor de cabeça, comprem o parafuso menor, de 24,1mm que dará 100% certo! Mas pra isso vocês tem que comprar um soquete que adapte de 17mm pra 19mm. Ou então comprem uma chave de roda em CRUZ que já tem todas as medidas.
Link para compra do de 24,1mm (recomendado, mas lembrem-se que é chave 17mm):
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... 5&ItemID=1
Link para compra do de 37mm (se optar por este, leve em uma retifica antes de instalar e peça pra cortar um pouco o parafuso):
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... 4&ItemID=1
Bom... depois do stress todo posso dizer que estou satisfeito com o produto. Ele cumpre com o que promete.
Quem quiser tb ler um teste da quatro rodas... que testou os mesmos parafusos, tá aqui o link:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 3662.shtml
Eles aprovaram!
E confesso que vale muito mais a pena esses parafusos do que os antifurto que se vendem por aí. O segredo desses parafusos de R$40 são todos iguais. Se eu comprar e vc também, eu consigo tirar sua roda. Já no caso dos parafusos McGard, o segredo é único e seu anti-furto tem até número de série! E caso você perca o segredo, você pode solicitar um novo à empresa de acordo com o seu número de série!
É melhor gastar R$180 do que perder R$3 ou R$4mil em rodas por ter usado um parafuso antifurto de R$40!
Aquela velha história do barato sai caro!
Venho aqui deixar a dica pro pessoal que pensa em adquirir parafusos anti-furto.
Comprei um jogo de 4 parafusos da marca McGard. Estes parafusos são fabricados na Alemanha e importados pela Burg do Brasil.
Comprei na Autoz (http://www.autoz.com.br). São caros, mas valem a pena. Porém tenho alguns comentários a fazer a respeito.
Antes disso lhes apresento o produto...
Caixa dos parafusos:

Comparação dos parafusos, da esquerda pra direita: antifurto McGard, deslizante e original da fiat.

Foto dos parafusos nas rodas.


Eu aprovei e recomendo. Porém faço-lhes uma grande ressalva (é grande, mas quem se interessar, leia pois é muito útil). Existem 2 tamanhos de parafuso pra ser usado no Punto, de acordo com a loja. Um tem 37mm e outro 24,1mm de comprimento. Mas o maior é pra chave de roda 19mm (padrão do Punto) e o menor é pra chave de roda 17mm. Fiquei na dúvida na hora da compra mas entrei em contato com o SAC da Autoz e obtive a seguinte resposta:
Prezado Carlos, bom dia!
Agradecemos por contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Em resposta a sua mensagem informamos que para efetuar a escolha correta é necessário que consulte junto ao seu modelo o tamanho da chave de roda que utiliza. Junto aos modelos apresentados em site, a rosca 37,00 mm é para a Chave de 19mm e a rosca 24,1 mm é para a chave de 17mm. Qualquer dúvida nosso Televendas fica à disposição através do 19-37728740.
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente
[email protected]
http://www.autoz.com.br
Fone: (19) 3772 8740
Fax: (19) 3772 8738
AutoZ by DPaschoal
Perante essa resposta, como a chave do carro é 19mm, comprei o maior, de 37mm e tive problemas sérios. Simplesmente esses parafusos são muito compridos pro Punto. Quando instalei na traseira eles até que ficaram bons. Mas quando instalei na frente, deu @#%$^&! e das grandes. O parafuso quando apertado até o final "tocou" no fim do cubo da roda e travou o rolamento, fazendo com que a roda não girasse. Se o problema fosse só isso, bastava tirar o parafuso e pronto. Mas quando comecei a tirar o parafuso, ele "vinha vindo"... na boa... e chegou na metade, parou! Aí já bateu aquele pensamento "ih, deu @#%$^&!". Ou eu deixava ele ali daquele jeito ou fazia o que tinha que ser feito, tirar à força. Pois bem, optei pela segunda opção! Fui tirando a muito custo e sentindo a #@%&! do parafuso moer toda a rosca do cubo... e assim foi. Sorte que ele não quebrou lá dentro da rosca, pois estava muito #@%&! mesmo. Mas quando o saquei... tava ele bem moído na ponta (1 dedo +-, justamente a parte que "tocou" no fim). Aí fui otimista e pensei que a rosca do cubo estava boa e enfiei meu antigo parafuso lá... e assim perdi o parafuso tb. Ou seja, o cubo já tava sem rosca e moeu a ponta toda do parafuso. Aí sim bateu o desespero. Já estava imaginando o prejuízo de um cubo novo. Diante disso, arranquei os parafusos antifurto das outras rodas, que por sorte as de trás não deram zica. Só as da frente, e por mais sorte ainda, só em uma das rodas. Aí fiquei estressado... e fiquei esperando o dia seguinte pra resolver (já era noite). Nem dormi direito preocupado e logo de manhã cedo tive que rodar com uma roda apertada apenas com 3 parafusos (e com o medo de empenar a roda me acompanhando). Não passei de 40km/h até chegar na concessionária. Quando cheguei lá, falei com o mecânico e ele me disse que tinha que trocar cubo e rolamento (na minha cabeça veio logo um "#@%&! que pariu"). Cotei as peças e mão de obra, e deu a bagatela de R$417.

Hoje fiz aqui uns ensaios de tirar e pôr os parafusos antifurto novamente (já que eles não são deslizantes, como os que uso) e correu tudo bem. Eles estão na medida certa e não espanaram ou moeram nada!
Aqui está o resultado do parafuso anterior que enfiei e moeu (vejam como não tem mais rosca na ponta):

Então pra evitar dor de cabeça, comprem o parafuso menor, de 24,1mm que dará 100% certo! Mas pra isso vocês tem que comprar um soquete que adapte de 17mm pra 19mm. Ou então comprem uma chave de roda em CRUZ que já tem todas as medidas.
Link para compra do de 24,1mm (recomendado, mas lembrem-se que é chave 17mm):
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... 5&ItemID=1
Link para compra do de 37mm (se optar por este, leve em uma retifica antes de instalar e peça pra cortar um pouco o parafuso):
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/D ... 4&ItemID=1
Bom... depois do stress todo posso dizer que estou satisfeito com o produto. Ele cumpre com o que promete.
Quem quiser tb ler um teste da quatro rodas... que testou os mesmos parafusos, tá aqui o link:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 3662.shtml
Eles aprovaram!
E confesso que vale muito mais a pena esses parafusos do que os antifurto que se vendem por aí. O segredo desses parafusos de R$40 são todos iguais. Se eu comprar e vc também, eu consigo tirar sua roda. Já no caso dos parafusos McGard, o segredo é único e seu anti-furto tem até número de série! E caso você perca o segredo, você pode solicitar um novo à empresa de acordo com o seu número de série!
É melhor gastar R$180 do que perder R$3 ou R$4mil em rodas por ter usado um parafuso antifurto de R$40!
Aquela velha história do barato sai caro!