[Resolvido] Xenon é Permitido SIM!
Re: Xenon Proibido ou Não?
sagatiba escreveu:segundo o que passou na tv agora, é permitindo desde que seja legalizado, minha pergunta é, tem como legalizar o de 8000k??
Não tem como. A lei é clara ao dizer que as luzes têm que ser BRANCAS ou AMARELAS.
Xenon de 8000k jamais será permitido uma vez que já é azul.
blue fox escreveu:Pelo que falou no Jornal Nacional agora,
teremos que ir ao Detran tres vezes.
1º - pedir autorização para colocar,
2º - levar o carro pra fazer vistoria
3º - alterar o documento.
Vai dar um trabalhão, mas acho que vou fazer...
Eu vou fazer. Mas você não precisa ir ao DETRAN 3 vezes não. Quando você pede a autorização, você já faz a vistoria. Depois vai fazer o teste (talvez no INMETRO) e só então voltará ao detran pra legalizar. Ou seja, apenas 2 vezes!
cebasp escreveu:blue fox escreveu:Pelo que falou no Jornal Nacional agora,
teremos que ir ao Detran tres vezes.
1º - pedir autorização para colocar,
2º - levar o carro pra fazer vistoria
3º - alterar o documento.
Vai dar um trabalhão, mas acho que vou fazer...
Bom, se você conseguir legalizar me fala como fez, porque acho essa lei uma palhaçada...
Acabei de cruzar com um Fiesta com halógena e o farol apontado pro alto, acho que tudo bem que xenon tem que ter um conjunto óptico específico para ter um melhor foco, mas acho que basta regulagem que esta de bom tamanho.
Mas como nosso país é o lugar da #@%&! e da sacanagem, lá vamos nós pra mais um retrocesso na nossa ordem e progresso...
Como já disse anteriormente, só deixei os faróis do milha, já que não vi nada na lei sobre isso, apenas que tem que a luz tem que ser branca e que não ofusque tanto o condutor vindo em sentido oposto.
Resumindo, se for pra discutir... FICO REVOLTADO!![]()
Abraços.
Carlos da Mata.
No próprio Jornal Nacional, um cara (talvez dono de uma marca de xenon) falou que não precisa de um conjunto ótico adequado pra legalizar. Que basta apenas que ao instalar o xenon, fazer a regulagem. E ele mesmo disse que seja com xenon ou halogena, se não estiver regulado irá ofuscar qualquer motorista!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
09/01/09 - 20h59 - Atualizado em 09/01/09 - 21h28
Jornal Nacional esclarece dúvidas sobre o uso dos faróis de xenônio
Novas regras começaram a valer em 1º de janeiro deste ano.
Faróis de xenônio são mais potentes que os comuns halogênios.
As novas regras para os faróis de xenônio começaram a valer no primeiro dia do ano. Com isso, todos os carros novos nacionais ou importados equipados com farol de xenônio, fabricados a partir de 1º de janeiro de 2009, deverão ter obrigatoriamente dispositivos de limpeza dos faróis (esguicho) e regulagem automática do facho da luz.
A portaria publicada pelo conselho de trânsito nacional cita especificamente os carros novos, mas levantou uma dúvida entre os milhares de brasileiros que instalaram faróis de xenônio depois de comprar o carro.
Os motoristas que instalaram os faróis antes do dia primeiro deste ano ou aqueles que ainda pretendem coloca-los nos carros que saíram de fábrica sem eles precisam seguir três passos:
1º - Pedir autorização prévia ao Detran do seu estado (mesmo os que já instalaram o equipamento e não o regularizaram);
2º - Depois da instalação, procurar um posto de inspeção licenciado pelo Denatran;
3º - Caso a mudança seja aprovada, o motorista deve voltar ao Detran para que a mudança seja registrada no documento do carro.
Quem cumpre essas exigências, está dentro da lei e livre de uma multa grave, no caso de ser parado por um policial, que rende cinco pontos na Carteira de Motorista e um prejuízo de R$ 127,00.
“Se o motorista tomou todas as providências necessárias, seguindo a legislação anterior, ele poderá continuar utilizando seu veículo e não precisará fazer qualquer modificação”, afirma Orlando Moreira da Silva, funcionário do setor de infraestrutura de trânsito do Denatran, que faz uma ressalva: “Essa modificação deverá contar no documento do carro”.
O representante das importadoras dos kits de xenônio diz que os equipamentos trazidos para o país respeitam a lei brasileira e que, por isso, não representam risco algum para a segurança do trânsito. “Pelo contrário, o farol de xenônio permite um ganho de visibilidade para os motoristas e diminui o risco de acidentes, mas precisa estar bem regulado”, afirma.
Vídeo exibido no jornal nacional: http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AS,00.html
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... NONIO.html
Só um comentário...
Pra quem disse que estava proibido...
Taí a resposta!
Eu li a resolução e realmente entendi o que o JN esclareceu pro povão agora!
Jornal Nacional esclarece dúvidas sobre o uso dos faróis de xenônio
Novas regras começaram a valer em 1º de janeiro deste ano.
Faróis de xenônio são mais potentes que os comuns halogênios.
As novas regras para os faróis de xenônio começaram a valer no primeiro dia do ano. Com isso, todos os carros novos nacionais ou importados equipados com farol de xenônio, fabricados a partir de 1º de janeiro de 2009, deverão ter obrigatoriamente dispositivos de limpeza dos faróis (esguicho) e regulagem automática do facho da luz.
A portaria publicada pelo conselho de trânsito nacional cita especificamente os carros novos, mas levantou uma dúvida entre os milhares de brasileiros que instalaram faróis de xenônio depois de comprar o carro.
Os motoristas que instalaram os faróis antes do dia primeiro deste ano ou aqueles que ainda pretendem coloca-los nos carros que saíram de fábrica sem eles precisam seguir três passos:
1º - Pedir autorização prévia ao Detran do seu estado (mesmo os que já instalaram o equipamento e não o regularizaram);
2º - Depois da instalação, procurar um posto de inspeção licenciado pelo Denatran;
3º - Caso a mudança seja aprovada, o motorista deve voltar ao Detran para que a mudança seja registrada no documento do carro.
Quem cumpre essas exigências, está dentro da lei e livre de uma multa grave, no caso de ser parado por um policial, que rende cinco pontos na Carteira de Motorista e um prejuízo de R$ 127,00.
“Se o motorista tomou todas as providências necessárias, seguindo a legislação anterior, ele poderá continuar utilizando seu veículo e não precisará fazer qualquer modificação”, afirma Orlando Moreira da Silva, funcionário do setor de infraestrutura de trânsito do Denatran, que faz uma ressalva: “Essa modificação deverá contar no documento do carro”.
O representante das importadoras dos kits de xenônio diz que os equipamentos trazidos para o país respeitam a lei brasileira e que, por isso, não representam risco algum para a segurança do trânsito. “Pelo contrário, o farol de xenônio permite um ganho de visibilidade para os motoristas e diminui o risco de acidentes, mas precisa estar bem regulado”, afirma.
Vídeo exibido no jornal nacional: http://video.globo.com/Videos/Player/No ... AS,00.html
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... NONIO.html
Só um comentário...
Pra quem disse que estava proibido...
Taí a resposta!
Eu li a resolução e realmente entendi o que o JN esclareceu pro povão agora!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda
socket escreveu:Eu li a resolução e realmente entendi o que o JN esclareceu pro povão agora!
Era o MÍNIMO que eles podiam fazer depois da burrada que cometeram a pouco tempo atrás quando anunciaram que quem tinha xenon deveria tirar, muita gente tomou multa, teve seu carro ou documento apreendido por burrada deles e dos agentes de trânsito que nada sabem sobre a legislação correta, mas apenas assistiram o jornal ou ouviram um colega comentar a respeito da lei.
CD: Alpine 9887
Amp: Alpine PDX 4.100 / Alpine PDX 1.600
Kit: Focal K2 Power 165KR (porta) / Fosgate Audiophile RFA-64 (pezinho)
Sub: JL Audio 10w6v2
Cabos: Knukonceptz 0AWG e 4AWG (Força) / Audison Sonus (Speaker) / Audison Best (RCA)
Cabos: Knukonceptz 0AWG e 4AWG (Força) / Audison Sonus (Speaker) / Audison Best (RCA)
- Piloto de Autorama
Agora no meu caso tenho um pequeno problema.
Tenho que levar o carro pra fazer algum tipo de vistoria no Detran antes ou depois do teste? Meu carro é rebaixado, rodas aro 18" e não é legalizado por causa do seguro. Vou ter que levantar o carro e tirar as rodas pra ir no Detran pra legalizar o xenon? Putz!
Tenho que levar o carro pra fazer algum tipo de vistoria no Detran antes ou depois do teste? Meu carro é rebaixado, rodas aro 18" e não é legalizado por causa do seguro. Vou ter que levantar o carro e tirar as rodas pra ir no Detran pra legalizar o xenon? Putz!
- Piloto de Autorama
Agora so resta saber oq precisa fazer pra conseguir a autorizacao do xenon..
Quem souber (se é so regular mesmo), passa pra gente.. Pq ter o carro apreendido ninguem merece..
Vlw galera.. Segunda devo ir no Detran tb pra descobrir melhor oq precisa..
Quem souber (se é so regular mesmo), passa pra gente.. Pq ter o carro apreendido ninguem merece..
Vlw galera.. Segunda devo ir no Detran tb pra descobrir melhor oq precisa..
- Coordenador Regional
Como eu também estou pensado em colocar molas esportivas,
vou ter que mudar as prioridades....
primeiro vou tentar fazer esta regularização do xenon....
e o segundo passo regularizar a altura...
putz... vou viver no detran...
vou ter que mudar as prioridades....
primeiro vou tentar fazer esta regularização do xenon....
e o segundo passo regularizar a altura...

putz... vou viver no detran...

- Barbeiro de Auto Escola
éee vo pedi autorização, coloca o 6000 k nas milhas....
e depois vo v se troco o farol por 6000 k ou tento nos 8000K
vai que da né... pelo menos o farol mascara negra nao explode na cara e dai passe por isso ...
vai que da né... pelo menos o farol mascara negra nao explode na cara e dai passe por isso ...
Punto Spo®Ting 1.8 Branco carbono
DVD - RODA TSW PANORAMA - XENON MILHA 12000K - BUZINA MARITIMA - INSULFILM
DVD - RODA TSW PANORAMA - XENON MILHA 12000K - BUZINA MARITIMA - INSULFILM
- Motorista de Auto Escola
Brunoauk_ escreveu:éee vo pedi autorização, coloca o 6000 k nas milhas....
Mas eu acho que a lei faz referência ao farol principal e não auxiliar. O Punto vem com farol de neblina (auxiliar) e na legislação diz que tem que ter luz amarela (3.000K a 4.300K) e não branca (6.000K), então teoricamente você está fora da lei.
Segunda-feira vou ligar no Detran-RN pra obter informações a respeito dessa autorização, vou conseguir umas lâmpadas de 6.000K com um amigo que vende kits aqui na cidade para legalizar e depois coloco meus 8.000K de volta.
- Piloto de Autorama
valmir escreveu:o vendedor da fiat hj me falou q foi parado numa blitz por causa dos faróis... eis q o guarda fez ele abrir o capô e ele mostrou q não era xenon, eram simples CV!
ou seja, os cara veem algo diferente de amarelo mandam parar!
Era só o cara mandar ele desligar os faróis e mandar ligar de novo depois de algum tempo. Qualquer lampada halogenea se estabiliza imediatamente, o xenon depois de algum tempo.
- Piloto de Autorama
Pedro Josino escreveu:Agora no meu caso tenho um pequeno problema.
To com a mesma dúvida que você!
Vou ter que levantar o carro (%$#)...
hudsonzan escreveu:Pq ter o carro apreendido ninguem merece..
Ninguém vai apreender seu carro por estar usando xenon não...
Você só pagará a multa...
Talvez apreendam na reincidência de multa!
Pedro Josino escreveu:Segunda-feira vou ligar no Detran-RN pra obter informações a respeito dessa autorização, vou conseguir umas lâmpadas de 6.000K com um amigo que vende kits aqui na cidade para legalizar e depois coloco meus 8.000K de volta.
Pois ligue mesmo pq eu ia fazer isso tb...
Dps comparamos as informações!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda