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Qual a melhor faixa de RPM para troca de marcha no punto?

MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 6:42 pm
por marcelsovi
Então, segue as 2 situações:

Vovô MODE ON: Andar na cidade de boa.... sem pisar forte... Hoje troco na faixa de 2500RPM.

Sem noção MODE ON: Quando você esta andando de boa e vem um espertinho querer dar uma de machão. O carro atinge melhor desempenho esticando quase até o limite todas as marchas?

Nas duas situações qual o melhor momento para trocar marchas?

Abraço e até mais!

MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 6:56 pm
por socket
Troco entre 2500 e 3000 rpm...

Mas se quiser andar no modo insano gastador louco... passe das 4000 rpm! :P

Se tiver um zé mané querendo andar... de acordo "os especialistas" aqui do forum... vc deve trocar a marcha nos 6000 rpm! E claro... acelerando com gosto! :P
Só não vale errar a marcha (pisar pouco na embreagem)...
Aí é pedir pra sair!

MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 7:03 pm
por BART
Eu passo entre 2,5 e 3 tbm...
Mas qdo aparece algum engraçadinho e não é difícil, pisa sem dó até 6 6,2 hehehehehe

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 12:32 am
por shimi
andando devagar troco em 2.5, 3k
andando mais rapido... 6.2k

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 9:04 am
por BaBaCaNa
BART escreveu:Eu passo entre 2,5 e 3 tbm...
Mas qdo aparece algum engraçadinho e não é difícil, pisa sem dó até 6 6,2 hehehehehe

x2

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 9:38 am
por CAPRA
mais calmo, passo próximo aos 3500 (faixa do torque máximo) e pra encarar, 5750, faixa da potência máxima, mais que isso ele começa a ficar "amarrado"...

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 8:09 pm
por Chamber
Andando de boa, para ter economia, eu troca em 2000, 2500 RPM.
Para ter o melhor desempenho de qq carro, o correto é passar a marcha passando 10% da rotação de potência máxima. Isso serve para a rotação não cair muito ao passar para a próxima marcha, mantendo-se o motor sempre próximo ao regime de potência máxima.

MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 12:56 pm
por marcelsovi
Chamber escreveu:Andando de boa, para ter economia, eu troca em 2000, 2500 RPM.
Para ter o melhor desempenho de qq carro, o correto é passar a marcha passando 10% da rotação de potência máxima. Isso serve para a rotação não cair muito ao passar para a próxima marcha, mantendo-se o motor sempre próximo ao regime de potência máxima.


Em quantos rpm o punto está em potencia maxima?

MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 1:09 pm
por socket
marcelsovi escreveu:
Chamber escreveu:Andando de boa, para ter economia, eu troca em 2000, 2500 RPM.
Para ter o melhor desempenho de qq carro, o correto é passar a marcha passando 10% da rotação de potência máxima. Isso serve para a rotação não cair muito ao passar para a próxima marcha, mantendo-se o motor sempre próximo ao regime de potência máxima.


Em quantos rpm o punto está em potencia maxima?


ELX: Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm

HLX/Sporting: Potência máxima (ABNT) / regime: 113,0 CV (Gas) - 115,0 CV (Alc) / 5500rpm

MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 4:12 pm
por Chamber
socket escreveu:ELX: Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm

HLX/Sporting: Potência máxima (ABNT) / regime: 113,0 CV (Gas) - 115,0 CV (Alc) / 5500rpm

Ou seja, a melhor rotação para se mudar de marcha buscando o melhor desempenho possível seria de 6325 RPM no ELX e de 6050 RPM no HLX.