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Qual a melhor faixa de RPM para troca de marcha no punto?

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Sex Mai 02, 2008 6:42 pm
por marcelsovi
Então, segue as 2 situações:
Vovô MODE ON: Andar na cidade de boa.... sem pisar forte... Hoje troco na faixa de 2500RPM.
Sem noção MODE ON: Quando você esta andando de boa e vem um espertinho querer dar uma de machão. O carro atinge melhor desempenho esticando quase até o limite todas as marchas?
Nas duas situações qual o melhor momento para trocar marchas?
Abraço e até mais!

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Sex Mai 02, 2008 6:56 pm
por socket
Troco entre 2500 e 3000 rpm...
Mas se quiser andar no modo insano gastador louco... passe das 4000 rpm!
Se tiver um zé mané querendo andar... de acordo "os especialistas" aqui do forum... vc deve trocar a marcha nos 6000 rpm! E claro... acelerando com gosto!
Só não vale errar a marcha (pisar pouco na embreagem)...
Aí é pedir pra sair!

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Sex Mai 02, 2008 7:03 pm
por BART
Eu passo entre 2,5 e 3 tbm...
Mas qdo aparece algum engraçadinho e não é difícil, pisa sem dó até 6 6,2 hehehehehe

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Sáb Mai 03, 2008 12:32 am
por shimi
andando devagar troco em 2.5, 3k
andando mais rapido... 6.2k

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Sáb Mai 03, 2008 9:04 am
por BaBaCaNa
BART escreveu:Eu passo entre 2,5 e 3 tbm...
Mas qdo aparece algum engraçadinho e não é difícil, pisa sem dó até 6 6,2 hehehehehe
x2

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Sáb Mai 03, 2008 9:38 am
por CAPRA
mais calmo, passo próximo aos 3500 (faixa do torque máximo) e pra encarar, 5750, faixa da potência máxima, mais que isso ele começa a ficar "amarrado"...

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Sáb Mai 03, 2008 8:09 pm
por Chamber
Andando de boa, para ter economia, eu troca em 2000, 2500 RPM.
Para ter o melhor desempenho de qq carro, o correto é passar a marcha passando 10% da rotação de potência máxima. Isso serve para a rotação não cair muito ao passar para a próxima marcha, mantendo-se o motor sempre próximo ao regime de potência máxima.

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Dom Mai 04, 2008 12:56 pm
por marcelsovi
Chamber escreveu:Andando de boa, para ter economia, eu troca em 2000, 2500 RPM.
Para ter o melhor desempenho de qq carro, o correto é passar a marcha passando 10% da rotação de potência máxima. Isso serve para a rotação não cair muito ao passar para a próxima marcha, mantendo-se o motor sempre próximo ao regime de potência máxima.
Em quantos rpm o punto está em potencia maxima?

Enviado:
Dom Mai 04, 2008 1:09 pm
por socket
marcelsovi escreveu:Chamber escreveu:Andando de boa, para ter economia, eu troca em 2000, 2500 RPM.
Para ter o melhor desempenho de qq carro, o correto é passar a marcha passando 10% da rotação de potência máxima. Isso serve para a rotação não cair muito ao passar para a próxima marcha, mantendo-se o motor sempre próximo ao regime de potência máxima.
Em quantos rpm o punto está em potencia maxima?
ELX: Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) /
5750rpm
HLX/Sporting: Potência máxima (ABNT) / regime: 113,0 CV (Gas) - 115,0 CV (Alc) /
5500rpm

Enviado:
Dom Mai 04, 2008 4:12 pm
por Chamber
socket escreveu:ELX: Potência máxima (ABNT) / regime: 85,0 CV (Gas) - 86,0 CV (Alc) / 5750rpm
HLX/Sporting: Potência máxima (ABNT) / regime: 113,0 CV (Gas) - 115,0 CV (Alc) / 5500rpm
Ou seja, a melhor rotação para se mudar de marcha buscando o melhor desempenho possível seria de 6325 RPM no ELX e de 6050 RPM no HLX.