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VELOCIDADE X ROTAÇÕES

MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 5:59 pm
por albertohayashi
GALERA PEGUEI ESTRADA COM MEU HLX E NOTEI QUE O MOTOR ANDA SEMPRE "CHEIO" OU SEJA, A 100KM MEU CARRO ESTA A 3.000 GIROS...140KM FICOU COM 4.000 GIROS.
É NORMAL? É ASSIM MESMO?
EU TINHA UMA CLASSE A QUE FICAVA NOS 2.500 GIROS A 100KM.
AH, TAMBÉM ACHEI O MOTOR BARULHENTO OU A ISOLAÇÃO ACÚSTICA DO CARRO QUE NÃO É MUITO BOA. MESMO CHUVA CAINDO NO TETO FAZ UM BARULHO BEM MAIOR QUE NA CLASSE A.

MensagemEnviado: Sex Mai 02, 2008 7:03 pm
por puntosilver
super normal, cada motor tem regime de giro diferente......

MensagemEnviado: Sáb Mai 03, 2008 8:26 pm
por Chamber
Tem um critério para saber se o escalonamento do câmbio é longo ou curto. A 100 Km/h e em 5ª marcha, se o motor está numa rotação de até 3.000 RPM o câmbio é longo. Com rotação acima dos 3 mil o câmbio é curto. Exatos 3.000 giros o câmbio não é curto nem longo.
Só para se ter uma idéia, todo carro 1.0 fica entre 3.800 e 4.200 giros a 100 Km/h. Eles tem que ter um câmbio bem curto para compensar a falta de potência.

O seu Classe A era 1999, não?
É que os primeiros vinham com um câmbio beeeem longo, privilegiando consumo e silêncio. A partir do ano modelo 2.000 a Mercedes mudou o escalonamento das marchas, encurtando-o. É que brasileiro gosta de carro esperto no trânsito, não liga tanto assim pra consumo e barulho. Europeus se orgulham de estar a 100 Km/h e o motor sussurando a + ou - 2.200 giros...

MensagemEnviado: Dom Mai 04, 2008 8:49 pm
por AndreBsB
O Punto 1.8 eu ACHO que a 100km/h fica em uns 2.800rpm, mas preciso confirmar.

Outro dia dirigi o Corsa VHC de um amigo e é difícil de acostumar com aquele carro manco e com câmbio curto. Eu tava cortando giro em quase todas as marchas.

O Palio era manco mas era bom esticar a 2a até uns 80km/h. :D

MensagemEnviado: Seg Mai 05, 2008 8:18 am
por Chamber
AndreBsB escreveu:O Punto 1.8 eu ACHO que a 100km/h fica em uns 2.800rpm, mas preciso confirmar.

É mais ou menos isso mesmo, no HLX. No Sporting é um pouco mais pois seu câmbio é mais curto que o do HLX, para privilegiar a tocada esportiva.

MensagemEnviado: Ter Mai 06, 2008 10:50 am
por AndreBsB
Eu queria ver a diferença real entre HLX e Sporting pelo câmbio mais curto e longo. Qualquer dia eu dou uma puxada com o Vinicius (Babacana). O Stilo Sporting com câmbio mais curto não deu conta. Apesar de não parecer, a diferença de peso é pouca.

MensagemEnviado: Ter Mai 06, 2008 1:35 pm
por dioguito
eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso? :roll:

MensagemEnviado: Ter Mai 06, 2008 2:07 pm
por Chamber
dioguito escreveu:eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso? :roll:

Um motor 1.3 ainda mais 16v girando a 2.500 a 100Km/h???????
Tem certeza????? Tô achando muito pouco...

MensagemEnviado: Ter Mai 06, 2008 4:09 pm
por dioguito
Chamber escreveu:
dioguito escreveu:eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso? :roll:

Um motor 1.3 ainda mais 16v girando a 2.500 a 100Km/h???????
Tem certeza????? Tô achando muito pouco...


Chamber, reparei isso semana passada... nunca tinha reparado... vou conferir e te falo... mas acho que é isso mesmo...

MensagemEnviado: Ter Mai 06, 2008 4:14 pm
por Chamber
dioguito escreveu:
Chamber escreveu:
dioguito escreveu:eu li que o giro do Punto a 100km/h de quinta é de 2.800 mesmo... fiquei curioso quanto a isso.. tenho um Palio 1.3 16v Fire e ele fica exatamente a 2.500 rpm a 100km/h... as 16v tem influência nisso? :roll:

Um motor 1.3 ainda mais 16v girando a 2.500 a 100Km/h???????
Tem certeza????? Tô achando muito pouco...


Chamber, reparei isso semana passada... nunca tinha reparado... vou conferir e te falo... mas acho que é isso mesmo...

Vê lá direitinho pois motores de baixa cilindrada tem câmbio mais curto, ainda mais quando tem 16V, para sair logo da zona de baixa rotação.